segunda-feira, 2 de maio de 2016
32

[RESENHA] Depois de Você - Jojo Moyes

Lido em: Abril/2016
Título: Depois de Você
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance
Ano: 2016
Páginas: 320
ISBN: 9788580578645
Onde comprar: Submarino  ||  Saraiva
Skoob




Sinopse: Quando uma história termina, outra tem que começar.
Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes.
Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.
Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

Biografia: Jojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres, no Reino Unido. Estudou jornalismo e foi correspondente do jornal The Independent até 2002, quando publicou o seu primeiro romance, Sheltering Rain, foi então que resolveu dedicar-se à escrita.

Confira a resenha de Como eu era antes de você.

Eu estava com muito, muito receio de ler Depois de você, pois para mim Como eu era antes de você não tinha que ter continuação. Na minha cabeça a história estava finalizada, e meu maior receio era de que com essa continuação, a autora quebrasse o encanto da história. Mas sabe como é, a curiosidade fala mais alto. rs
Confira agora o que eu achei de Depois de você.

Louisa Clark está tentando seguir sua vida após a perda de Will. Morou um tempo em Paris, mas acabou se desapaixonando da cidade. Fez uma longa viagem e ainda assim continuou insatisfeita. Por fim se mudou para Londres, onde mora em um apartamento próprio e trabalha em um pub irlandês, no aeroporto East City. Assim que se estabeleceu em sua nova cidade, esperou se sentir como se tivesse começado a viver. O tempo passou e hoje, nove meses depois, ela ainda espera sentir isso.
Apesar de tudo o que fez, Lou não aproveitou e nem se entregou às experiências que vivenciou nos últimos meses. Ela ainda não superou Will e isso faz com que ela esteja apenas sobrevivendo, e não vivendo.
Mas, às vezes, a vida se encarrega de dar uma sacudida para ver se a gente acorda, e foi isso que aconteceu. Uma sucessão de acontecimentos, um acidente, uma revelação, fazem com que a vida de Lou dê uma guinada de 180º. Assim a história se desenvolve.

Lou está fragilizada. Por mais que ela tente viver sua vida da maneira como prometeu a Will, as coisas não estão nem perto de como ela gostaria que estivessem. Senti falta da determinação e da alegria de Lou, tão contagiantes no primeiro livro. Mas aquela Lou não existe mais. Após tudo o que aconteceu,  é como se ela estivesse reaprendendo a viver, e isso fez com que o amadurecimento e crescimento da protagonista se tornasse ainda mais evidente. Apesar de tão diferente, Lou é uma personagem que mais uma vez me agradou. Com suas dúvidas, medos e inseguranças ao lidar com a perda, é uma protagonista quase real. Poderia ser eu, poderia ser você.

"- Você não me deu uma vida, deu? De jeito nenhum. Só acabou com a minha antiga. Desfez em pedacinhos. O que eu faço com o que sobrou? Quando é que vai parecer... - Abro os braços, sentindo na pele o ar fresto da noite, e percebo que estou chorando outra vez. - Vá se foder, Will - murmuro. - Vá se foder por ter me deixado." (p. 13)

"Então esse é o problema de estar envolvida num acontecimento catastrófico e transformador. A gente acha que só vai ter que lidar com o acontecimento catastrófico e transformador, que inclui flashbacks, noites em claro, repassar toda hora os fatos na cabeça, se perguntando se fez o certo, se disse o que deveria, se poderia ter mudado as coisas caso tivesse agido de forma um pouco diferente." (p. 33)

Sam, Lily e Richard são novos personagens que se destacaram bastante na trama. Sam é um paramédico que socorreu Lou; Lily, é uma adolescente problemática que vira a vida de Lou de cabeça para baixo; e Richard, o chefe nada amigável de Lou.
Entre os personagens antigos, destacam-se: Bernard, Josie e Treena, a família de LouNathan, antigo fisioterapeuta de Will; e Sra. Traynor, mãe de Will.
Os personagens secundários foram muito bem explorados, e apesar de ser a história de Lou, a autora nos mostra de como está a vida de cada um após os acontecimentos do final do primeiro livro.

Narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista Lou, Depois de você se mostrou uma ótima história. A narrativa de Jojo Moyes é maravilhosa, ela vai nos envolvendo e instigando, de maneira que fica impossível parar de ler. Com um enredo comovente, a autora desperta emoções e nos toca de um jeito que só ela consegue.
Jojo conseguiu retratar muito bem o processo de superação dos personagens, além de abordar outros assuntos, como feminismo e relações familiares.

"- A vida é curta, não é? Nós dois sabemos disso. Bem, e se você for minha oportunidade? E se for você o que realmente vai me fazer muito feliz?" (p. 301)

Medo, dúvidas, confusão, revelações, superação, uma história delicada e intensa. Depois de você mostra como as surpresas e reviravoltas da vida podem nos fazer "voltar para o eixo".

"Nunca se sabe o que vai acontecer quando se cai de uma grande altura." (p. 143)

"Durante algum tempo, você vai se sentir pouco à vontade em seu novo mundo. É sempre estranho ser arrancado de sua zona de conforto (...) Você tem ambição, Clark. É destemida. Mas escondeu essas qualidades, como quase todo mundo.
Apenas viva bem. Apenas viva." (p. 170)

Apesar de ter gostado muito da história, eu não consegui ver como uma continuação de Como eu era antes de você. Claro, em alguns momentos é impossível não ligar as duas histórias, principalmente nas partes em que Will é citado, mas no geral, acho que eu estava com tanto receio que acabei criando certa resistência e por conta disso senti como se estivesse lendo outra história. Talvez este seja o motivo de ter gostado tanto. Isso pode parecer meio louco, mas espero que tenha conseguido explicar meu ponto de vista.

Sou apaixonada pela capa. A diagramação é simples, folhas amareladas, fonte e espaçamento em bom tamanho.

 

Recomendo muito a leitura.

Beijos.










32 comentários:

  1. Fico com essa mesma resistência pra ler Depois de Você, pensando que não tinha necessidade dessa continuação =( Quer dizer, Como Eu Era Antes de Você acabou tão, mas TÃO perfeito, que a gente fica com receito que uma continuação possa estragar, né?
    Mas em relação a Depois de Você (que ainda não li), vejo opiniões bem diferentes! Vi gente falando que parou de ler porque achou a Lou muito chata, ou porque o livro é "parado demais"... Mas também vi muita gente elogiando igual você!!
    Quem sabe um dia me entrego e compro rs
    Ótima resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Jojo é uma autora que tenho que ler, devo ser a única pessoa que gosta de ler a ainda não conhece a escrita dela rsr. Já tinha ouvido falar muito bem de Como eu era antes de você e como gosto de spoiler (não sou fã de surpresas) eu já sei como términa e tava preparando meu emocional pra ler esse livro, acho que vou me emocionar e muito e agora me sinto preparada pra ler ele e como gostei muito dessa sinopse, dos trechos do livro e da sua resenha, vou querer ler esse livro também ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline.. Não é só você que estava com receio, alias eu ainda estou. Li o livro anterior antes dessa coisa toda em volta dele e vou te confessar que pra mim um livro só bastava. Estávamos envoltos numa atmosfera tão bonita, apaixonante e triste. Tenho medo de quebrar isso; já li varias resenhas, tanto positivas como negativas e ainda tenho duvida se quero ler. Que bom que gostou.
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  4. Eu me sinto um ET em admitir que nunca li nada da autora rs; mas ,esse receio que vc teve em ler Depois de Você, é o mesmo que tenho em relação as obras da Jojo. Já ouvi tantos comentários dizendo o qto seus livros são lindos e emocionantes ,mas a única coisa que consigo ouvir é que eles NÃO tem final feliz e isso me deixa não só com um, mas com os dois pés atrás e mto temetosa.
    Sim, tenho MTA curiosidade em conhecer os livros ,mas não me sinto preparada ainda .
    Talvez o filme me motive mais e eu venha a querer ler os livros da autora. Quem sabe?

    www.emcadapagina.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Li!
    Já ouvi falar bastante de ambos os livros e das expectativas para o filme, mas como eu não gosto do final. Não vou ler. Por mais maravilhoso que o livro seja e é o que sua resenha me passou, eu tomei trauma de personagens que morrem e não leio :/
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá, Li.
    Já li bastante sobre o primeiro livro, então tenho uma ideia de como ele seja. Inclusive, já peguei um caminhão de spoilers por aí. Então, acredito que esse livro não seja tão essencial. Contudo, ver que autora conseguiu trabalhar bem o enredo anima um pouco. Outro detalhe que me agradou foi o bom destaque que ela parece ter dado aos personagens secundários.
    Ótima dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  7. A curiosidade ainda não me venceu, li Como eu era antes de você e ainda acho que uma continuação estragaria tudo, mas sinceramente a cada resenha fico pensativa, acho que ao entrar de novos personagens ampliamos tudo que conhecemos e acho que o livro tratara da superação após o que aconteceu, certeza que irei chorar, agora eu estou mais motivada a ler

    ResponderExcluir
  8. Oi, Li!
    Sou uma manteiga derretida por isso evito livros que possuem histórias tristes, cheios de dramas - livros assim sempre me causam uma baita de uma ressaca literária - por essa razão dificilmente eu leiria Depois de você e consequentemente Como eu era antes de você... e sinceramente, nunca não tive curiosidade em conhecer a história da Lou e do Will.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li o primeiro livro, mas quero muito ler. Esse deve ser muito triste devido a esse momento que Lou esta passando, não é fácil recomeçar. Tenho receio desse segundo volume, pois pode ser que não me agrade, li muitos comentários que foi desnecessário.

    ResponderExcluir
  10. Eu amo Como eu era antes de você. O final dele me destruiu completamente, simplesmente pelo fato de entender a visão do Will, os motivos dele, mas não querer que ele fizesse aquilo.
    Assim como você, não conseguia pensar em uma continuação.
    Me apaixonei pelo Will de uma maneira que um livro sem ele ia me deixar triste mesmo sem ser sad.
    Mas acho que vou ler Depois de Você. A curiosidade é maior.

    ResponderExcluir
  11. Bom, ainda não li o primeiro, mas já fiquei sabendo que o Will morre e fiquei indignada, não que isso tire a minha vontade de ler os livros da Jojo. Fiquei mais interessada ainda por causa do sofrimento da Lou, pois já perdi alguém e depois de anos ainda me sinto abalada, e quando occorreu fiquei sem chão, então eu acho que quem já passou por isso vai se identificar muito com ela.

    ResponderExcluir
  12. Sempre quis ler "Como eu era antes de você" e "Depois de você".
    Dizem que o primeiro livro abala o psicológico e por meio da resenha, a impressão que o segundo livro me passa é de uma certa tristeza também, pois fiquei na bad ao saber que Lou ainda está abalada com sua perda.
    Meu Deus... Isso é muito triste!!! Kkk
    Também fiquei curiosa em relação aos novos personagens.

    ResponderExcluir
  13. Sempre quis ler "Como eu era antes de você" e "Depois de você".
    Dizem que o primeiro livro abala o psicológico e por meio da resenha, a impressão que o segundo livro me passa é de uma certa tristeza também, pois fiquei na bad ao saber que Lou ainda está abalada com sua perda.
    Meu Deus... Isso é muito triste!!! Kkk
    Também fiquei curiosa em relação aos novos personagens.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Li.
    Eu não sei se quero ler esse livro. mas se ler acho que vou ver como você, uma outra história e não continuação. porque para ser continuação tinha que ter os mesmos personagens e isso não dá. As fotos ficaram lindas.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Olá, Li.
    Eu não sei se quero ler esse livro. mas se ler acho que vou ver como você, uma outra história e não continuação. porque para ser continuação tinha que ter os mesmos personagens e isso não dá. As fotos ficaram lindas.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Olá, Li.
    Eu te entendo, a curiosidade sempre vence, rs.
    Eu fiquei numa relação de amor e ódio com o primeiro livro, porque achei o final muito drástico.
    Esse segundo livro talvez me faça dar uma nova chance para a autora.Também acho a capa uma fofura ^.^
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li Como eu era antes de você e preciso ler urgentemente. Fico feliz que Depois de você tenha conseguido manter o padrão do primeiro, isso é ótimo... Estou muito curiosa para conhecer a história da Louise, tenho algumas suspeitas...rs...Espero que neste segundo livro a vida de Louise dê uma melhorada. Gostei da resenha e espero conferir os livros em breve.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Oi Li!
    Confesso que não senti esse frisson todo por Como Eu era Antes de Você. Achei que não era necessário continuação e talvez por isso esteja criando coragem pra ler esse livro.
    A Lou foi uma personagem que me agradou bastante no livro anterior e acho natural que nesse livro ela esteja diferente, afinal de contas ela está de luto e tentando superar a perda. Isso é o que a torna um personagem real.
    Gostei de saber que os personagens secundários foram bem explorados e temos uma visão melhor de como ficaram alguns dos personagens do outro livro.
    Pensando em dar uma chance, rsrs.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. acredita que eu nunca li nenhum livro da jojo
    minhas amigas todas falando do livro/filme já fazendo planos para ir assistir na pré estreia e eu er... ainda não li
    pelo pouco que eu sei da história o primeiro livro não necessitava de continuação, mas enfim enquanto a Jojo e a Lou viver pode haver livros dela...

    ResponderExcluir
  20. Oi! Sinceramente não li nenhum livro de Jojo Moyes. Não há conversas sobre literatura, que não se fale desses livros. Tenho curiosidade, mas ainda não decidi se vou ler. Quem sabe um dia. Estou passando por uma fase de minha vida, muito emotiva, e não estou com vontade de ler nada que me dixe mais triste ainda, com sentimento de perda...Sei que a história é linda, já vi ótimas resenhas e comentários. Mas ainda não é o meu momento.

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Ainda não li o primeiro livro da serie, mas vi as pessoas falarem tanto de Como Eu Era Antes De Você, que ele entro para minha lista de leitura e como vi alguns comentários sobre essa serie também estou com esse receio com esse livro pois parece que o final do primeiro livro agrada, mas lendo o post com certeza irei ler esse livro pois fiquei bem curiosa sobre a historia !!

    ResponderExcluir
  22. Li Como eu era antes de você e fiquei simplismente encantada e devastada com a história, os personagens me envolveram completamente e chorei muito com o final. Quando li não sabia que teria continuação. Fiquei meio receosa de comprar esse livro para ler, vi muitas resenhas negativas e pessoas abandonando a leitura então fiquei com medo de comprar e também não gostar e acabar estragando também minha experiência com o primeiro livro. Mas a curiosidade é maior então ainda vou comprar e ler esse livro. É bom finalmente ver uma resenha positiva. Realmente a edição está linda!

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Eu gostei muito de Como eu era antes de você e tenho esse mesmo receio que você teve, pois acho que o livro não precisava de continuação.
    Tenho lido muito comentários positivos e negativos sobre esse livro, mas preciso ler pra saber. Principalmente pra saber o que aconteceu com cada personagem.

    ResponderExcluir
  24. Eu gostei demais da ideia de uma continuação dessa história, apesar de não precisar mesmo ter.
    Mas foi legal pra saber o que mudou na vida da personagem depois dele. O que ele fez por ela, como a vida dela ficou depois de conhecê-lo.
    E se for um livro que não parece continuação do outro pode ser até melhor. Porque então quer dizer que não é uma cópia, tem originalidade ali. Gostei e quero muito ler.

    ResponderExcluir
  25. Oi Li.
    Eu amei a resenha, porém não gostei do livro na verdade gostaria de não ter lido ele, também sentir falta da nossa mocinha feliz de Como eu era antes de você, acho que o primeiro foi e sempre será o melhor, amei a participação dos personagens secundários, apesar se ter ficado um pouco confusa no começo.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  26. Também estou com receio de ler Depois de Você, queria um livro Como eu era antes de você contado pelo Will. Gosto que os livros da Jojo Moyes sempre mostram personagens realísticos e adorei o fato da Lou se tornar mais "real". É possível sentir o poder dos sentimentos dela no primeiro quote que você postou. Achei interessante poder acompanhar a vida dos outros personagens tambem depois do ocorrido no primeiro livro. Serio que você não conseguiu ver o livro como uma continuação? Na minha cabeça não consigo separar a Lou do Will. Vamos ver o que acontece quando ler. Adorei suas fotos.

    ResponderExcluir
  27. Eu amo muito o livro Como eu era antes de você, esse foi o primeiro contato que eu tive com a Jojo, isso já faz uns 3 anos, e foi amor a primeira lida. E assim como você tinha, eu tenho receio de ler esse livro. Eu não esperava que a Jojo fosse escrever uma continuação, mas quando essa deu a notícia, eu pensei: preciso ler! E então vieram os comentários, alguns odiando, outros amando, e eu não sabendo o que esperar. Eu ainda não me decidir se ainda lerei ou não, pois o primeiro livro pra mim foi perfeito, e não sei se no meu coração cabe um livro que não tenha o Will </3. Mas fico feliz ao saber que você gostou do livro e eu conseguir entender a sua explicação kkk
    Enfim, acho que vai de cada leitor mesmo .. Beijo!

    ResponderExcluir
  28. Ainda não tive oportunidade de ler Depois de Você, mas ele já está na minha lista há um bom tempo... e e tbm sou apaixonada pela capa, principalmente por seguir o mesmo estilo de Como eu Era Antes de Você... Estou aguardando o filme ser lançado agora!

    ResponderExcluir
  29. Eu li metade do Como eu era antes de você e confesso que não me sintonizei muito com a história, mas deve ser porque me contaram o final, daí já comecei a leitura triste, rsrs.
    Penso em ler Depois de você, mesmo sem ter lido o primeiro livro, talvez eu consiga gostar desse.
    Pela sua resenha deu pra ver que a Lou vai aprender a viver novamente, e adoro livros assim.
    bjss

    ResponderExcluir
  30. Ainda não li Como eu era antes de você mas pelo que vejo a autora tem uma ótima escrita. Gostei de saber que neste segundo livro a personagem está mais amadurecida e que mostra a vida dos outros personagens após o primeiro livro. Adorei as quotes, principalmente esta da página 301, me parece que a Lou realmente superou a perda do Will. Espero poder ler os livro da Jojo em breve.

    ResponderExcluir
  31. essa coleção de livros da Jojo é simplesmente maravilhosa
    é realmente uma boa leitura amo muito :)

    ResponderExcluir
  32. Tentei ler o livro mas infelizmente foi para a minha lista de abandonos. Criei muita expectativa, o primeiro livro foi aquele baque e o segundo já não tinha graça sem o Will :(

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links