sexta-feira, 8 de julho de 2016
7

[NOTÍCIA] Geladeira Cultural

Olá, leitores!
Hoje trago mais uma notícia inspiradora que vi recentemente.



Imagem: Andréa Rego Barros/PCR

O Projeto Geladeira Cultural Recife, que transforma geladeiras usadas em bibliotecas, estreou no dia 17 de junho. O Projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, e tem como objetivo facilitar o acesso da população aos livros.

A iniciativa consiste em transformar geladeiras usadas em armários para os livros. As bibliotecas estilizadas serão encaminhadas para entidades filantrópicas e profissionalizantes, mas o objetivo é expandir para creches, escolas e empresas.

No evento que oficializou o início do projeto, seis associações da cidade receberam geladeiras com os kits de livros. Além delas, a creche dos funcionários da Prefeitura também recebeu.
Outras 100 carcaças de geladeiras serão doadas pela Celpe (Companhia Energética de Pernambuco) para colaborar com a ação. De acordo com o presidente da companhia, Antônio Sanches, a ideia é que as próprias crianças beneficiadas pela iniciativa façam a arte destas geladeiras.

Imagem: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

A Geladeira Cultural foi idealizada pelo movimento Periferia & Cidadania. "É um trabalho importante para ocupar a mente das crianças. Mente parada, mente poluída e o que não queremos é que esses jovens fiquem sem ter o que fazer. A ideia é que eles recebam a carcaça e as tintas e eles mesmos façam a geladeira", comentou o criador do Periferia & Movimento, Sérgio Santos.
Fernando Dourado, titular da Secod, explicou a relação do programa com o combate às drogas: "O objetivo é dar cultura a essas crianças e, com isso, uma retaguarda para que possam se livrar do ambiente das drogas".

Facebook do Projeto


DOAÇÕES

Quem quiser doar livros ou até mais geladeiras deve ligar para o número (81) 9.9390-1679, mandar um e-mail para secodpcr@recife.pe.gov.br ou se dirigir ao hall da Prefeitura do Recife, que fica na Avenida Cais do Apolo, 925.

Fonte: Folha Pe
           JC





7 comentários:

  1. oi
    esse projeto é bem interessante, acho que já vi algo sobre isso passando na televisão uma vez, mas era em outra cidade.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, amei. Um ótimo projeto, bem interessante.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Li! Incrível esse projeto. Toda atividade que mantenha crianças e jovens longe das drogas e coisas do tipo é válida. Envolvendo livros, melhor ainda!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  4. =)
    aqui em fortal eles tentaram fazer, mas destruiram a geladeira =/
    mas não desistiram, agora eles fizeram posto nos terminais de onibus (eu passei um dia desses tinha vários livros e pessoas folheando)
    acho essas iniciativas muito boas! cultura e educação =) espero que sirva de exemplo para todo mundo

    ResponderExcluir
  5. Que projeto lindo, cada vez mais iniciativas que influenciam a leitura estão sendo criadas, espero que seja um sucesso, todos merecem ler livros e expandir seus horizontes

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse projeto achei muito interessante, dessa forma a leitura consegue chegar a muitas pessoas, que não tem acesso fácil a uma biblioteca, esse incentivo é muito importante para desencadear a leitura.

    ResponderExcluir
  7. Projeto incrível. A geladeira deixa os livros mais acessíveis e pode ser menos intimidante e menos oneroso do que uma biblioteca.

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links