quinta-feira, 4 de maio de 2017
15

[RESENHA] A Bela e a Fera - Elizabeth Rudnick

Lido em: Abril/2017
Título: A Bela e a Fera
Autor(a): Elizabeth Rudnick
Editora: Universo dos Livros
Gênero: Fantasia
Ano: 2017
Páginas: 204
ISBN: 9788550301020
Onde comprar: Submarino  ||  Amazon
Skoob



Sinopse: Bela deseja para sua vida muito mais do que a pequena cidade provinciana de Villeneuve pode oferecer. Lá, ela se destaca da multidão com um ponto de vista único, uma independência vigorosa e um notável amor pelos livros. Ela anseia por viagens e aventuras, e por uma vida tão empolgante quanto as histórias que lê, mas, quando seu amado pai é aprisionado por uma fera em um castelo encantado, o destino de Bela muda para sempre. Ao arriscar sua liberdade e seu futuro, ela assume o lugar do pai, jurando-lhe que escaparia em segredo. No entanto, conforme aprende mais sobre a Fera e seu misterioso castelo, Bela descobre que pode haver mais sobre a história dele – e sobre a sua própria – do que ela jamais poderia ter imaginado.


Biografia: Elizabeth Rudnick já escreveu mais de trinta livros, incluindo os romances Tweet Heart, Pete's Dragon: The Lost Years, e o best-seller juvenil homônimo baseado no live-action de Cinderella. Ela vive em Cabo Cod, no Estado de Massachusetts, nos EUA, com seu marido e três amáveis vira-latas: Jack, Ginger e Belle.


*Livro cedido em parceria com a Editora.


Hoje a resenha é sobre livro mais vendido no Brasil, no mês de abril categoria infantojuvenil: A Bela e a Fera. ♥


"A verdade é que ela tinha mais prazer em ler do que em ter conversas banais e tediosas - queria era viajar para terras distantes e viver aventuras magníficas, ainda que apenas nas páginas de seus livros favoritos."


Sentimentos são...

O livro é a edição oficial do filme, lançado em março.
Eu estava doida por esta edição desde que soube do lançamento, e fiquei muito, muito feliz quando a Universo dos Livros enviou de surpresa para os parceiros. ♥♥♥

Diferente do que costumo fazer nas resenhas, não vou escrever uma introdução falando sobre a história, que já é bastante conhecida. Caso alguém não conheça, a sinopse dá uma boa noção sobre a obra. 
O foco desta resenha é falar sobre as minhas impressões e observações sobre esta que é uma das minhas histórias preferidas, da minha princesa preferida.

Rever e reviver esta história é como voltar à infância. Só que agora ela está muito mais completa e ainda mais encantadora do que antes.

"- As pessoas que falam pelas costas dos outros estão destinadas a permanecer ali." (p. 35)

Bela é uma protagonista forte que sabe o que quer e não se deixa levar pelas ideias de ninguém. Por ser diferente e não querer o que todas as garotas da sua idade querem, ela é vista por todos como estranha. Apesar disso incomodá-la, às vezes, ela se mantém firme em seu propósito, só quer viver novas aventuras nas páginas dos livros e viajar pelo mundo. Quer mais do que o pequeno vilarejo pode oferecer. Nesta nova edição, Bela está ainda mais segura e confiante do que eu me lembrava. Temos uma Bela empoderada e ainda mais cativante.

"- Eu posso ser uma garota do interior (...) Mas não sou uma garota comum." (p. 46)

A Fera é um cabeça-dura, rude e não deixa o orgulho de lado. Se esconde atrás da aparência e não permite que ninguém se aproxime, até Bela chegar em sua vida.

O envolvimento entre os dois, a maneira como ela consegue derrubar todas as defesas, alcançando e evidenciando o que há de melhor nele, é uma das coisas que mais me encantam na obra. E o inverso também acontece, pois a Fera consegue se aproximar e eliminar por completo todo o medo inicial que Bela sentia.

"Você não vive de verdade até que veja a si mesmo refletido nos olhos de alguém." (p. 44)

"(...) Contra todas as probabilidades, a Fera havia lhe mostrado a beleza verdadeira. Ele lhe mostrara que tudo bem ser diferente. Mostrara que não havia problema em se sentir perdida e a fizera perceber o quão desesperadamente ela queria ser encontrada. Ela tinha aprendido que as coisas não são sempre como parecem, que as pessoas podem surpreender. Ele havia lhe dado a única coisa que ela sempre desejara: algo a mais."

Os demais personagens são totalmente cativantes, com personalidades únicas e muito bem explorados na trama. Maurice, pai de Bela; Lumiére e Madame Samovar são os meus favoritos. Apesar de achar Gaston detestável, acho interessante a maneira como sua personalidade foi construída.

Narrado em terceira pessoa, A Bela e a Fera é mais do que um conto de fadas. Repleta de ensinamentos e reflexões, a maior lição da história é "quem vê cara, não vê coração". As aparências enganam sim, e muito. A Fera, vista como um monstro, se revela um verdadeiro príncipe, e Gaston, bonito, charmoso, o herói do povoado, revela-se o verdadeiro monstro. 

Ao ler a história foi como se eu estivesse assistindo ao filme. Porém, a escrita simples e totalmente envolvente da autora permite que o leitor entre de cabeça, vivenciando todas as situações junto com os personagens. Intensificando ainda mais as emoções.

A versão atualizada da história traz ainda respostas para dúvidas que surgiram lá atrás, quando a animação foi lançada, em 1991, como por exemplo o que aconteceu com a mãe da Bela.

Amizade, companheirismo, verdade, sonhos, uma história para agradar pessoas de todas as idades pela linda, singela e inspiradora história de amor.

A capa é belíssima. A edição conta com folhas amareladas e diagramação com bom espaçamento e ótima fonte, que proporcionam uma leitura confortável aos olhos. Mais um ótimo trabalho da Universo dos Livros.



Beijos.;)




15 comentários:

  1. Não tinha ideia de como esse livro era lindo...
    Adorei a resenha.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Não tem como não amar tudo sobre a bela e a fera, essa história fez parte da minha infância com aquela fita vhs verde que os novinhos nem conhecem ^^ , não tive a chace de ver esse filme com a nossa eterna Hermione mais to louca pra ver *-*

    ResponderExcluir
  3. A Bela e a Fera sempre foi um dos meus contos de fada favoritos. Sempre admirei a Bela pela sua personalidade. Achei muito bacana que o livro foi muito procurado com o lançamento do filme. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oiii Aline tudo bem?
    Eu sou perdidamente apaixonada por esse livro, você nem imagina a vontade que tenho lê-lo, achei essa capa bem fofinha e espero assistir ao filme também, lindas fotos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá Lu, tudo bem?
    Eu estou louca para ler esse livro já faz alguns meses, porém ainda não tive oportunidade! Amei sua resenha! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Adoro a Bela e a Fera, é um dos meus contos favoritos, esse livro ficou muito lindo com a capa do filme. Quero muito adquirir para minha estante. Amei a resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline, eu vi o filme e fiquei apaixonada por ele, por isso também quero o meu exemplar!!!! Aliás, A Bela e a fera é o meu conto preferido!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Acredita que eu comprei esse livro na pré-venda e ainda não li?
    Eu adorei o filme e fiquei louca para ler este livro, mas acabei passando outras leituras na frente. Depois de ler seus comentários fiquei ainda mais ansiosa para ler.
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua resenha! Esse livro foi muito difícil para mim de resenhar e desse jeito achei que flui bem melhor! Hahaha.
    Amo demais essa história! <3
    Um beijo,
    Sâm.
    Blog Escrituras da Alma

    ResponderExcluir
  10. Oie
    eu já vi o filme recentemente e foi só amor, to louca para ler o livro, a capa está amor e depois dessa resenha é meio impossível não bater a curiosidade, amei

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. só falta agora lança o livro da A Bela e a Fera a edição original do filme no site issuu

    ResponderExcluir
  13. O que falar desse livro?? Simplismente perfeito, amo tudo relacionado a Bela e a Fera, desde pequena..desde o primeiro filme..a resenha ta perfeita, parabens..amei tudo..

    ResponderExcluir
  14. Alguém sabe a biografia dela?

    ResponderExcluir
  15. OI ALINE, VC TERIA A LISTA COMPLETA DE PERSONAGENS DO LIVRO A BELA E A FERA?

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links