quinta-feira, 22 de maio de 2014
20

[RESENHA] Insurgente - Veronica Roth


Lido em: Janeiro/2014
Título:
Insurgente
Autor:
Veronica Roth
Editora:
Rocco
Categoria:
Literatura Estrangeira / Distopia
Ano:
2013   Páginas: 509
ISBN:
9788579801556
Skoob
Ótimo!





 Sinopse: Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.

Biografia: Veronica Roth é uma autora muito jovem e por isso a sua biografia ainda é relativamente curta. Nasceu no dia 19 de Agosto de 1988 em Chicago, que é a cidade onde se desenrola a história de DIVERGENTE. Veronica afirma que escreve desde a altura em se considerava velha demais para brincar ao ‘faz de conta’. Devido à sua paixão pela escrita, e também incentivada pela sua família, ingressou na Northwestern University para estudar Escrita Criativa, e foi aí que a trilogia DIVERGENTE se iniciou!
Um dia enquanto ia para a Universidade estava ouvindo música e a imagem de alguém saltando de um prédio emergiu na sua mente, dando a ideia para a Audácia. É então que Veronica decide começar a trabalhar no primeiro esboço de DIVERGENTE, preferindo investir o seu tempo nesta história a fazer os trabalhos acadêmicos. Em Maio de 2011, com apenas 23 anos, lança DIVERGENTE, o seu primeiro livro que se tornou num êxito esmagador em mais de 15 países. Passado apenas um ano, em Maio de 2012, publica a sequência INSURGENT.

Esta resenha estava pronta desde Janeiro, mas como eu queria postar mais próximo da data de Divergente no cinema, acabei deixando na gaveta, e agora chegou a hora de postar.

Insurgente. Substantivo. Uma pessoa que age em oposição à autoridade estabelecida, mas que não é necessariamente considerada agressiva.

Em Insurgente, Tris encara as consequências de algumas de suas ações, ela enfrenta um verdadeiro terror psicológico em decorrência dos eventos do primeiro livro. O que me chamou a atenção foi a coragem e determinação dela (sem falar na teimosia). E devo dizer, em alguns momentos ela me irritou muito!!! rs. O que mais me irritou foi sua teimosia e sua mania de se achar auto suficiente  para resolver as coisas, além de se fechar em um casulo. Ela realmente torrou minha paciência! rs . Porém, continuo admirando a forma como a Tris luta pelo que acredita e como não demonstra seu medo para os inimigos.

"Em vez de chorar, assumo a liderança do grupo, com Tobias andando silenciosamente ao meu lado, e, embora não esteja tocando em mim, ele me dá apoio." Pág. 12

"(...) Sinto saudade da maneira como meus passos ecoavam no complexo da Audácia. Sinto saudade do ar frio subterrâneo. Mas, mais do que tudo, sinto saudade dos medos que senti nas últimas semanas, tão pequenos quando comparados aos de agora." Pág. 25
"(...) Então, por que é tão difícil perdoar a mim mesma?" Pág. 447

Tobias derreteu meu coração mais uma vez! Mas também me irritou um pouco, porém, ele passava de estúpido a fofo em uma fração de segundos, e isso fazia com que qualquer irritação se esvaísse. rs ♥

Problemas no relacionamento de Tris e Tobias se afloram, pois ele a quer manter a salvo e ela quer resolver tudo, se arriscando. Tris bagunça, Tobias conserta... acho que isso resume bem o livro!

"Olho para Tobias enquanto ele vai embora. Sinto que um vão se abriu dentro de mim, um vazio que cresce tão rapidamente que vai me despedaçar." Pág. 166

"Acho que choramos para liberar nosso lado animal, sem perder a humanidade. Porque, dentro de mim, há uma fera que rosna, ruge e luta por liberdade, por Tobias e, acima de tudo, pela vida. Por mais que eu tente, não consigo matar essa fera." Pág. 334
"Jogo um braço ao redor do pescoço dele e encosto meus lábios nos seus. Ele segura meu rosto com as duas mãos e me beija de volta. Diminuo a distância entre nós, até que ela deixa de existir, destruindo os segredos que guardamos e as suspeitas que alimentamos. Para sempre, eu espero." Pág. 506

Tristeza, culpa, medo, omissões, segredos, guerra, amor, conflitos... Insurgente é cheio de ação. Repleto de novos cenários e situações. Saímos do complexo da Audácia e conhecemos outras partes da cidade. Praticamente um tour. Vemos o complexo da Amizade, da Franqueza, da Erudição e dos sem-facção. Conhecemos mais sobre os Divergentes e sua importância.

"A tristeza não é tão pesada quanto a culpa, mas rouba mais de nós." Pág. 370

"Descobri que as pessoas são compostas de camadas e mais camadas de segredos. Você pode achar que as conhece, que as entende, mas seus motivos estão sempre ocultos, enterrados em seus próprios corações. Você nunca as conhecerá de verdade, mas às vezes decide confiar nelas." Pág. 494

Neste segundo livro, vemos mais de perto personagens que não foram tão importantes no primeiro livro. A evolução e o amadurecimento de alguns personagens na história é notável: Caleb, Christina, Peter, Jeanine (bitch), Marcus...

Apenas um conselho: não se apegue. Veronica continua matando personagens com o piscar dos olhos. (Acho que ela andou tendo umas aulinhas com George R.R. Martin, rs).
E o final? Veronica Roth realmente gosta de nos torturar! rs

Narrativa em primeira pessoa, seguindo a mesma linha do primeiro livro. Ótima escrita, direta e leve ao mesmo tempo, a leitura flui. Metáforas, sentimentos e situações muito bem delineados.
A capa é demais, diagramação e fonte ótimas,  e folhas amareladas que tornaram a leitura bem agradável. Nota dez para a Editora Rocco.

Super recomendado!

E você, já leu Insurgente? Assistiu Divergente no cinema? Gostou? Deixe sua opinião. =)

Curiosidade: As filmagens de Insurgente começarão agora no final do Maio. Quem aí está ansioso???

PS: Comecei a ler Convergente há um mês, porém a leitura está lenta propositalmente, devido à acontecimentos que fiquei sabendo que ocorrem e acho que ainda não estou preparada psicologicamente para eles. Sabe quando você está ansiosa e ao mesmo tempo com medo? Então... Mas assim quer terminar de ler, postarei a resenha aqui.
 

20 comentários:

  1. Oie Li! Ain sou meia (totalmente) suspeita para falar da trilogia, sou fã de carteirinha e não tenho palavras para falar. Só sei que sua resenha conseguiu colocar em palavras tudo que se sente ao ler o segundo volume.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. Oi Li, tudo bem?
    Eu já li várias resenhas sobre os três livros dessa trilogia e a história me parece ser bem interessante. E as pessoas gostam bastante dos livros, mas não é um livro que pretendo ler, pelo menos não agora, já que tenho muitas leituras pra fazer e dou preferência a livros que não são séries. Provavelmente verei o filme primeiro e caso eu goste muito ai sim pensarei em ler brevemente os livros!
    Adorei sua resenha e fico feliz que a leitura tenha te agradado.

    Bjo :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiah!
      Assista ao filme sim. Tenho certeza que depois que assistir vai querer ler! rs
      Beijos

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Li, bom ver que você classificou o livro como ótimo, estou lendo ele no momento e tinha receio que acabasse sendo um livro ponte( de enrolação , sabe?) e que deixasse todo o que é importante só para o último. Percebi a tendencia para o assassinato de personagens, queria muito ver a estória do Will se desenrolar :( rss

    Bj
    http://expressaomodaeliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pétala!
      Eu também tava na torcida pelo Will, pena que não rolou...rs
      Depois me diz o que achou do livro!
      Beijos

      Excluir
  5. Oi, acabei de começar a seguir seu blog e adorei! Realmente, Convergente deixa a desejar, ainda mais comparado aos livros anteriores. Fiquei com a mesma sensação, saber o final antes de ler prejudicou a leitura! Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra!
      Seguindo o seu também!
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Aline =)

    Ainda não tomei coragem para começar a ler essa série. Embora muitas pessoas tenham vindo me perguntar se já li. Gostei muito da sua resenha, mal posso esperar para lê-lo.

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Indicamos seu blog a uma tag ! Da uma olhadinha lá.
    http://cloudofdream.blogspot.com.br/2014/05/tag-4x4.html

    ResponderExcluir
  8. Oi Li!
    Nossa, estou louca pra ler essa série, parece muito boa, a historia parace legal e ainda por cima tem muitos comentários positivos sobre ela.



    Beijos - cloudofdream.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu quero muito ler Divergente, ver o filme e ler logo a trilogia toda, todos falam tão bem que é impossível não ter essa vontade, sério.
    Sua resenha me animou ainda mais ^.^

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Li linda! <3
    Ahhh, eu ainda não li nenhum livro da série :/
    Eu odeio livros da Rocco, são tão caros, snif.
    E nunca entram em promoção. rs
    Eu ainda não vi o filme, mas espero que eu vá gostar tanto quanto o pessoal tem gostado.

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Li, amei a sua resenha. Tris também me irritou muitas vezes nesse livro e Tobias, por mais que tentasse não conseguia me chatear com ele, rsrs.
    O final também me deixou louca, quis desesperadamente ler Convergente, mas tive que esperar (de forma torturante) o lançamento.
    Aguardarei a sua resenha do último livro.

    Bjim!!!

    Tammy - Livreando

    ResponderExcluir
  12. Preciso ler esta série. Está na minha lista há algum tempo, mas não consegui ainda.
    www.bookspelagi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Seu melhor conselho sem dúvidas foi "não se apegue" ahauhauahuahauha
    eu li a trilogia em 2 dias (não dormi, não comi, não fiz nada além de ler freneticamente)

    Ana P. Maia ♛ Queen Reader - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Está ai uma serie que não me animei em ler , principalmente depois de todos os spoilers que soltaram no face. Quero vê o filme que todos estão elogiando bastante, mas os livros, quem sabe um dia.
    Não se apegue .... essa foi ótima.

    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links