terça-feira, 30 de dezembro de 2014
21

[RESENHA] A Chave de Arkne - Gustavo Sylar

Lido em: Dezembro/2014
Título: A Chave de Arkne
Autor: Gustavo Sylar
Editora: Selo Jovem
Categoria: Literatura Nacional / Literatura Fantástica
Ano: 2014
Páginas: 217
ISBN: 9788566701000
Skoob
Muito bom!





Sinopse: Arthur Sullivan é um garoto de dezessete anos que possui um certo desprezo pela humanidade. Buscando fugir desse mundo trivial e vazio ele ingressa em um “coven”, cujos membros são pessoas bem peculiares. No entanto, esse garoto aos poucos vai se perguntando se de fato foi uma boa ideia ser integrante desse grupo tão exótico, aliás, há muitos segredos e mistérios girando em torno dessas pessoas, especialmente sobre “Susana” a sigilosa líder e alta sacerdotisa.

Biografia: Gustavo Sylar nasceu em 03 de fevereiro de 1993 na cidade de São Paulo, mas morou na Bahia por alguns anos. É estudante de Audiovisual e apaixonado por cinema e literatura. Começou a escrever histórias aos 10 anos e sempre teve como inspirações as animações japonesas. Um pouco mais tarde decidiu ser escritor, após se ver fascinado pelas obras fantásticas de Stephen King e Neil Gaiman. É grande fã do gênero horror e suspense.

*Livro cedido gentilmente pelo autor.

Arthur tem dezessete anos, misântropo, não tem quase nenhum amigo e pessimista ao extremo. Um belo dia, voltando da aula, uma garota gótica chamada Carla puxa conversa com ele no ônibus. Ele estranha a atitude, pois isso nunca tinha acontecido antes, mas por educação, resolve responder. Ao mesmo tempo em que a acha uma chata, algo nela o atrai. No meio da conversa, ela diz algo sobre ele ser o décimo terceiro, Arthur não entende e questiona o que ela queria dizer com isso. A garota se esquiva e convida-o para sair prometendo explicar do que se trata, deixa então seu número de telefone com ele. Após essa abordagem no ônibus, ele fica pensando muito sobre o décimo terceiro e curioso, liga para Carla e combina de se encontrar com ela. Eles se encontram em um pub, mas para sua surpresa, ela o leva para outro destino, o cemitério. Achando tudo muito estranho, mas muito curioso, Arthur a segue e acaba conhecendo o Clube Ghoe, um grupo que dizia ter a missão de salvar a humanidade por conta de uma profecia muito antiga, e Arthur seria o décimo terceiro escolhido para se juntar ao grupo por possuir uma energia espiritual muito intensa. Após ouvir toda história e ainda descobrir que podia desenvolver poderes, ele não pensou duas vezes e resolveu se juntar ao grupo. A partir disso a história se desenvolve.


Quando comecei a ler A Chave de Arkne, não sabia muito bem o que esperar, mas confesso que foi um livro que me surpreendeu. A leitura flui de maneira agradável, tanto que o li em apenas um dia. 

A Chave de Arkne possui um enredo original. Gustavo soube criar uma trama  instigante e cativante. Com sua escrita leve e detalhada, é possível entrar na história e conhecer todos os locais, vivenciando todas as situações.

A evolução de Arthur como pessoa ao longo da história é visível. Ele que não sentia nada de bom, nem felicidade, empatia, nada, em determinado dia, após alguns acontecimentos se vê feliz e sem o peso em seu ombro. E se apaixonar, será que é possível que alguém como ele um dia viesse a se apaixonar?

"Arthur olhou mais uma vez o céu, mas agora era diferente. sentia-se como se um enorme peso tivesse saído de suas costas. Pela primeira vez em muito tempo estava realmente feliz." Pág. 66

 "Arthur a observava com carinho. Ele sabia que sentia algo por Carla, mas estava confuso. Mas era possível? Um garoto que nunca sentira nenhum afeto por uma pessoa simplesmente se apaixonar?" Pág. 68

Aventura, mistério, magia negra, lutas, trevas, descobertas, amizade e suspense fazem de A Chave de Arkne uma história bastante interessante.

Personagens marcantes compõem uma trama rica e bem estruturada: Arhur, um personagem singular, dono de uma negatividade própria; Carla, alegre e amiga, fundamental para o desfecho do livro; Felipe, melhor amigo, companheiro; Susana, a alta sacerdotisa; Kevin, o sacerdote, dono de uma presença marcante; Areta, doce e sensível; Alex, Tommy, Lisa, Sarah, Marielle, os cinco escolhidos, cada um com sua difícil história de vida, peças fundamentais da história. Entre outros.

"(...) O esquadrão de resgate já estava formado: Uma ex-bruxa e quatro humanos fracos sem quaisquer talentos divinos, mas é claro que havia a força física de Gerson, a inteligência de bia, a esperteza de Areta e a luz de Felipe. Talvez esse grupo não seja tão ruim." Pág. 114

Com capítulos curtos, o livro é dividido em duas partes. Narrado em terceira pessoa, possui apenas um capítulo narrado em primeira pessoa, por um determinado personagem, para apresentar o mundo de Arkne

"Ainda não sei bem se Arkne é um país, ou uma cidade ou até mesmo um simples pedaço territorial, não me aventurei muito a explorar mais à risca, me contive em permanecer em uma fazenda a qual tive ajuda de pessoas muito simpáticas; isso mesmo há pessoas m Arkne, pessoas humanas, assim como eu, assim como você, mas voltando ao assunto; Assim como a terra, Arkne é um lugar comum como qualquer outro, com pessoas, animais, costumes, religião, a única diferença é que não podemos ir para lá de carro, ônibus ou avião. É necessário usar magia." Pág. 145

Adorei a capa. Fonte em bom tamanho e boa diagramação. O que não me agradou foi que as páginas são brancas e encontrei alguns erros de revisão, mas nada que atrapalhasse a leitura.


Com certeza mais um nacional que eu agradeço por ter tido a oportunidade de ler.

Recomendado!

 Beijos.
http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2014/12/top-comentarista-2-dezembro.html








21 comentários:

  1. Olha eu simplesmente acho linda as capas da Selo Jovem.
    Tem livro deles que estou doida para ler, mas infelizmente esse livro não me chamou tanta atenção como os outros que conheço. Um deles é Sereia Negra que deve ser lindo e estou doida para ler já tem tempo viu? Mas depois que li sua resenha, achei a história bacana, mas tipo, eu acho que não faz muito meu gênero. Não sei, acho que só lendo mesmo pra saber. Até porque a gente acaba se surpreendendo com os livros que lemos e isso ja aconteceu várias vezes comigo.

    Enfim...Parabéns pela sua resenha, até porque vc abordou muito bem a história do livro e seu ponto de vista também foi essencial =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Imagina ser chamado para um grupo para salvar a humanidade!!!
    Gostei muito desse livro.

    ResponderExcluir
  3. Oi Li,
    A história parece muito interessante, lerias com certeza =D
    também não gosto de páginas brancas , mas quando a trama é envolvente isso passa despercebido.
    Amei a resenha!!


    Beijos!
    Marília Lopes
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. A capa é linda. Me lembrou o Hobbit de A a Z. Fiquei interessada nesse grupo em que Arthur entra. Boa parceria, o livro parece ótimo. Achei muito legal o enredo, por ele ser esse descendente que iria salvar o mundo por essa profecia. São poucas páginas, mas mesmo assim, por a leitura ser boa, foi apenas em 1 dia. E o bom é de ser os personagens, bem construídos e desenvolvidos, fazendo a leitura mais fluida.
    Abraços Aline,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Li, o livro é curtinho e parece ser maravilhoso, sério! Eu adorei sua resenha e fiquei muito interessado em saber a continuação disso, quero ver se ele irá desenvolver os seus poderes e como ficará toda a trama.
    Quero conhecer mais um pouquinho sobre Arthur.

    Beijos literais,
    Luiz Henrique (Luke)
    instanteliteral.com

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Não conhecia esse livro livro e totalmente me interessei pela história chamou a minha atenção e parece ser diferente. Gostei da resenha muito bem escrita.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. A capa é bem lindinha, me chamou bastante atenção, tem tudo que eu gosto em um livro, aventura, mistério, romance, além disso é de um gênero que eu curto muito.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Flor.

    Achei a capa deste livro super linda e fiquei um tanto curiosa para ler o livro, mas ainda assim, não sei se seria uma leitura muito proveitosa para mim. Espero um dia ter a chance de ler o livro e espero gostar tanto quanto você

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Antes de mais nada: QUE CAPA PERFEITA!
    Adorei a diagramação do livro, ficou muito muito linda mesmo.
    Não tinha ouvido falar dessa história ainda, mas parece ser bem interessante, adoro livros desse gênero.
    amei a resenha.
    beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Oi Li!
    Essa capa é muito bonita, sem contar que só por ser uma fantasia me deixa curiosa. Nunca li nada com esse estilo, é uma pena que as páginas sejam brancas, mas como o livro não é tão longo isso não atrapalha muito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Não conhecia o livro, mas parece ser muito bom, fiquei curiosa. Adoro quando os personagens amadurecem ♥ Tento passar longe de páginas brancas...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie,
    Não conhecia o livro, mais a história não me interessou e provavelmrnte não irei le-lo.
    Mais apesar de não ter gostado do livro a história parece ser bem instigante e mágica.

    ResponderExcluir
  13. Ola, tudo bom?
    Adoro livros de fantasia e esse parece bem interessante!
    Definitivamente vou dar uma olhada :)

    Gabriel - http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline !
    Gostei do livro , parece encantador e cativante ! Acho perfeito estes livros onde o personagem principal é um nada e depois se transforma em tudo e se apaixona pela pessoa que o trouxe a aquele destino =3.
    Beijos

    http://www.nossaspaixoesopsnossoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Parece um livro bom, o tema sem duvida é bem diferente.
    Mas misericórdia, marcar um gótica que nem conheço e a bonita me levar pro cemitério, saio correndo. Nada contra góticos, acho eles lindo, mas né convenhamos...rsrsrsr
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom?
    A proposta do livro é interessante, mas não entendi muito bem o início da trama. Eu nunca iria com uma estranha até um cemitério...rs. A narrativa me pareceu instigante e dinâmica.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, como vai?
    Primeiramente tenho que falar que amei esta capa, super me encantou e fascinou-me rsrs. Parece ser um livro muito interessante e achei a premissa muito bacana, principalmente quando o personagem amadurece com o tempo. Adoro livros desses gêneros com mistérios e fantasias. Parabéns pela resenha e espero ler algum dia...
    Beijos e sucesso.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas adorei a premissa. Parece ser uma ótima fantasia, e livros originais e com personagens bem construídos sempre ganham minha atenção, rs
    A capa é muito bonita, e pelas fotos, deu para perceber como a diagramação é bem feita.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá... tudo bem???
    Poxa não conhecia esse livro ein... e fiquei bem curiosa pela leitura dele.. não costumo ler livros desse tema, porém o livro tem que me chamar muita atenção para que meu interesse venha surgir... esse si me pareceu misterioso, cheio de aventura e união de amigos... e isso já é uma boa pedida para atrair os meus olhos... tudo que descreveu sobre a leitura chamou muito minha atenção.... e saber que é nacional o interesse ficou ainda maior... Xero!!

    ResponderExcluir
  20. Oieee, tudo bem? Eu também não gosto de livros com folhas brancas rsrs, achei a capa interessante e a apesar da história ser meia estranha eu acho que leria. Pq tipo assim de uma hora para outra você é a pessoa de uma profecia de energia espiritual? Não sei, achei essa introdução não muito interessante, mas como eu não li o livro todo não posso opinar, fiquei muito curioso e vou procurar saber mais sobre o livro. Talvez eu goste, os livros nacionais são campeões em me surpreender rs, Abraços.

    Gustavo S.
    Blog Leitores Compulsivos.

    ResponderExcluir
  21. A capa é linda e a premissa do livro muito me interessou.
    Sempre que leio uma resenha de livro nacional fico feliz, são tantos escritores bons que temos espalhado pelo Brasil.

    Bjs
    Blog Coração Leitor

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links