terça-feira, 2 de junho de 2015
30

[RESENHA] O Teste - Joelle Charbonneau

Lido em: Maio/2015
Título: O Teste
Autor: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Categoria: Literatura Estrangeira / Distopia
Ano: 2014
Páginas: 320
ISBN: 9788567028231
Onde comprar: Submarino  ||  Saraiva
Skoob
Ótimo!




Sinopse: O Teste - No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam.
Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?

Biografia: Escritora de coração, Joelle já produziu e estrelou diversas operas e musicais na região de Chicago antes de se tornar uma escritora em tempo integral. Além de adorar dar aulas de canto. Estreou na literatura com a série Rebecca Robins, mas ganhou o mundo com a trilogia distópica Teste.

Estava doida para ler O Teste, pois tive ótimas indicações sobre o livro (valeu Thi!), e como o tema do mês de maio de um dos desafios que estou participando foi Distopia, aproveitei a oportunidade.

Malencia 'Cia' Vale é uma adolescente de 16 anos que mora na Colônia Cinco Lagos. Ela está se formando no colégio e seu sonho é ser uma das escolhidas para O Teste, comandado pela Comunidade das Nações Unificadas (CNU), formando líderes para ajudar o governo. Porém, poucas informações são divulgadas sobre O Teste e ainda assim, Cia vai em busca de seu sonho, deixando família e amigos, sem saber o que irá encontrar pela frente. Cia parte com outros três alunos de sua Colônia que também foram escolhidos, Tomas Endress, Malachi Rourke e Zandri Hicks, com destino à Tosu City, onde O Teste é realizado. O Teste começa com 108 pessoas, onde no máximo 20 irão passar. Um teste onde os mais fracos são eliminados sem dó, nem piedade. E não estou falando de força física, e sim mental.


"(...) O Teste nem sempre é justo, nem sempre é correto." Pág. 11


"(...) O Teste é mais do que acontece nas classes. Pedir ajuda durante a noite será visto como fraqueza. Líderes não são fracos. O Teste está procurando líderes." Pág. 96


Diversos acontecimentos durante as etapas do Teste fazem com Cia se questione cada vez mais sobre os métodos aplicados, se lembrando do conselho de seu pai para não confiar em ninguém. Mas como não confiar em ninguém, estando em um local distante de casa, com provas estressantes pra não falar outra coisa e onde todos são desconhecidos? Como saber quem está ao seu lado e quem está fingindo? Esse é um, dos inúmeros testes que Cia passa.


"(...) -Cuidado com quem você confia, Cia. Faça isso e tudo ficará bem." Pág. 47


Cia é uma protagonista que me agradou bastante. Ela é determinada, corajosa, perspicaz e inteligente. Não tem frescura e encara as situações de frente. Tomas foi o personagem de quem Cia mais se aproximou, devido à convivência deles nos tempos de colégio. Obviamente o livro tem sua pequena dose de romance, porém não é o foco da história.

Os outros personagens também agradaram: Daileen, a melhor amiga de Cia, não aparece muito nesse livro, mas deu para ver o quanto a amizade delas era verdadeira; Michal, para mim ele é um enigma; Will, é uma das pessoas que Cia conhece no Teste e se apega; os pais de Cia, que não queriam que ela partisse para  O Teste, principalmente seu pai; e seus irmãos, Zeen, Hart, Win e Hamin, onde Zeen é com quem Cia mais tem afinidade. Não quero me aprofundar muito falando sobre os personagens, pois tenho receio de dar algum spoiler.

Intenso, brutal, questionador, sombrio, misterioso, imprevisível, repleto de ação, tensão e adrenalina, assim é O Teste


"(...) Todos fingem rir. Ninguém ri realmente." Pág. 102


"(...) Suas escolhas significam a diferença entre sucesso e fracasso." Pág. 136


Narrado em primeira pessoa pela visão de Cia, O Teste é o tipo de livro que prende a nossa atenção e só conseguimos largá-lo quando chega ao fim. A autora tem uma escrita fluída, rica em detalhes, e em momento algum se torna cansativa, pelo contrário, somos "tragados" pela história... sério, perdi a noção do tempo lendo, de tão envolvente que é a escrita de Joelle.

E aí você pode me perguntar: "Mais uma distopia... O que essa tem de diferente das outras?"
Devo dizer que há semelhanças com Divergente e Jogos Vorazes, porém O Teste vai além, e nos traz além das características típicas de distopias (a crítica social, o governo opressor, a falsa sensação de segurança, etc), o aspecto psicológico totalmente relevante na história.

Um final surpreendente que me deixou ansiosíssima para a continuação, que espero ler em breve.

Eu comecei a leitura com expectativas altíssimas, de tanto que haviam recomendado bem o livro, e devo dizer que todas as minhas expectativas foram superadas! O primeiro livro da trilogia me ganhou, se continuar assim, O Teste tem tudo para se tornar uma das minhas distopias favoritas, junto com Divergente.

Gostei bastante da capa, tem a ver com a história. A diagramação é simples, folhas amareladas, a fonte achei um pouco pequena, mas quando comecei a leitura fiquei tão ligada na história, que em nada me atrapalhou. Na contra-capa veio um marcador destacável. Adorei! Ótimo trabalho da Editora!




Leitura mais do que recomendada! Fãs de distopias, leiam! :)

Beijos.






30 comentários:

  1. Hello!
    Já tinha visto essa trilogia nas livrarias e sempre me lembrava divergente! Achei que era parecido mesmo, e como nao gostei mto de divergente, nem pensei em ler esse o teste.
    Se suas expectativas estavam altas e foram superadas, me animei de tentar ler. Quem sabe eu gosto ne?!
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Só de ler a sua Resenha fiquei sem fôlego, foi como seu eu estivesse lendo, pq qdo eu leio e a história é boa, é como se eu fosse parte do livro...
    Gostei muito...parece ótimo...cheio de suspense, de atitudes, enfim, muito curiosa para ler.
    Parabéns pela resenha! Detalhou bem, sem tirar a minha curiosidade...
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  3. Tenho um monte de série para ler, e esta infelizmente está nesta lista. Espero gostar como a maioria gostou.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Já passei por essa capa milhões de vezes e finalmente adiciono a lista realmente é o tipo de leitura que eu gosto.
    beijos
    http://mytinybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ola lindona estou louca para ler essa trilogia, amo distopias e confesso que a força e garra da protagonista me chamam muito atenção. A capa está linda. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Oii Li!

    Sou super fã de distopia e estava louca para ler esse livro, mas no final pedi outro livro para a editora :/
    Parabéns pela resenha <3

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  7. AH! Eu aqui tô mais que apaixonada por essa distopia ouço falarem tanto dela (muito bem) que vou me apaixonando mais ainda.
    Fiquei inspirada em Cia e acho O Teste tão facil de se apaixonar com essa protagonista. Gosto de livros aonde é preciso encarar desafios e isso me fez me aproximar mais ainda dessa historia.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tenho certeza de que vou gostar muito desse livro. Amo distopias e desde que vi o livro estou curiosa para ler, principalmente por que amo Jogos Vorazes.

    ResponderExcluir
  9. Que bom que gostou, Line! Fico feliz em ter acertado na indicação! :o) #baitalivro

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Bom, eu não sou muito de ler distopia, esse não é mesmo o meu estilo literário, mas prometi a mim mesma que iria sair um pouco da minha zona de conforto, acho que a gente acaba deixando passar histórias incríveis porque, inicialmente, parecem não ser do nosso gosto literário. Ainda não li Jogos Vorazes, divergente ou o teste, mas foi ótimo saber que o livro superou as suas expectativas que já eram altas! Eu já vi os filmes de jogos vorazes e pelo o que você contou na resenha me lembrou um pouco mesmo! Fiquei curiosa!
    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Sou apaixonada por distopia e esse livro já está na fila para ser lido, quero comprar os outros da série primeiro para só então começar a ler.

    ^^

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Eu já li O Teste e amei a leitura! Eu achei que a autora abordou a historia de um maneira diferente, no livro temos combates psicológicos e corpo a corpo, eu simplesmente amei tudo.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Amo distopias e essa já esta na minha lista de leituras faz tempo. O enredo é bastante interessante, mesmo não parecendo tão original. A protagonista sempre é muito elogiada pelos leitores, o que já faz dela uma concorrente ao título de favorita no meu coração <3 E por falar nela, Malencia é um nome extremamente engraçado pra mim, só consigo pensar em chamar a protagonista de Melancia rsrsrs

    ResponderExcluir
  14. Oláá
    Sua resenha está ótima, gostei muito. Eu tinha o livro pois havia ganhado, mas acabei trocando por outro, achei que não riria gostar tanto mas ainda assim tenho curiosidade.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Aah, esse livro ♥ O teste é uma das minhas séries distópicas favoritas, mas confesso que esperava bem mais do terceiro livro. O primeiro é mesmo surpreendente, lembro que fiquei esperando ansiosamente pelo lançamento de "Estudo Independente" assim que virei a última folha. Espero que você curta o resto da trilogia :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá! Também já tinha lido inúmeras críticas positivas sobre a obra e o seu texto reacendeu a minha vontade de realizar a leitura. ;) Parece ser um livro incrível, ainda mais pelo fato da protagonista ser determinada, sem frescuras rs. Também gostei de saber que a crítica social é evidenciada na história. Beijos!!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu estava querendo saber sobre o que se tratava esse livro já tinha algum tempo. E simplesmente adorei sua resenha!
    Tô indo agora mesmo comprar os livros, a trilogia está na promo por 23 reais :O
    Obrigada pela dica!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bom?
    Realmente esse livro é incrível e trata-se de uma das minhas distopias preferidas. A Cia é sensacional e uma protagonista forte e determinada. A narrativa da autora merece destaque e prepare-se porque o segundo livro mantém o alto nível da trama.
    beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi! Esta é uma das minhas distopias preferidas, eu praticamente fiquei sem as unhas tamanha a emoção que senti ao ler, a protagonista é ótima, corajosa e o cenário bem convincente.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  20. Oi, Li!
    Eu tenho esse livro aqui, e assim como você vejo tanta gente falar e fico sempre ansiosa pra ler, mas a fila de leituras não pára.
    Preciso passar ele na frente. Cada vez que leio uma resenha dele fico mais ansiosa pra ler. rsrs
    Espero curtir tanto a leitura quanto você e os demais.

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Vários amigos leram e falaram bem, mas não tive vontade de ler os livros. Não ainda. E elogiam a personagem também. Quem sabe eu leia, pois tem pontos que gosto, distopia, nos prende na leitura. Beijos

    ResponderExcluir
  22. Já li váááárias resenhas de O Teste e a cada uma minha vontade de ler aumenta!
    Cia parece ser realmente uma personagem principal incrível e a distopia parece ter sido muito bem formulada.
    Espero muito poder matar minha curiosidade em breve e devorar esse trilogia hahahahaha
    Beijão!

    ResponderExcluir
  23. Tenho lido inúmeras resenhas positivas em relação a esse livro. Como se trata de uma distopia, claro que já iria ler, pois é um dos meus gêneros preferidos. O que achei interessante nesse é que ele foca mesmo na parte distópica da coisa, e deixa assuntos como romances e mimimis bem em segundo plano. Outra coisa que me agrada é a protagonista digna de elogios. Enfim, vou ler muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Toda resenha que vejo sobre esse livro é muito positiva.
    A história parece envolvente e eu estou louca para ler.
    A capa é maravilhosa.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oiiii louca para começar a ler essa série... já tenho os dois primeiros livros... não vejo a hora de começar... tô finalizando alguns livros de parceria e vou começar as leituras de meus livros rs... Eu também tenho altas expectativas na leitura deste livro... sempre leio resenhas positivas e tenho a impressão que parece que só eu ainda não a iniciei rs.... xero!

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Que bom que você curtiu tanto a leitura. E eu adoro uma protagonista sem mimimi!!! Por isso sinto que vou gostar da Cia.
    Eu tinha esse livro, mas acabei colocando numa promoção e nunca mais comprei outro, kkkkk. Eu também tenho altas expectativas (que espero ter atendidas como você), porém, também tenho medo da série com um todo, porque vi muitas resenhas negativas sobre o terceiro
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Li, tudo bem?
    Gostei bastante de sua resenha, O Teste é realmente uma leitura rápida e fluida, os fatos que acontecem faz com que nós lemos vários páginas sem notarmos.O que me deixou decepcionado foi a personagem Cia que é muito ingenua com tudo que acontece ao seu redor...

    ResponderExcluir
  28. Olá Li,

    Já tinha lido muito rapidamente sobre esse livro, mas nunca parei para pesquisar a fundo.
    Porem agora lendo sua resenha notei que provavelmente vou gostar bastante já que ele mexe com esse lado mais politico e lembra um pouco outras distopias.

    http://coisasdemineira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?

    Eu não sou muito fã de distopia, mas as resenhas que eu leio desta trilogia só me fazem ficar ainda mais curiosa sobre essa história e acho que vou acabar dando uma chance.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. "-Cuidado com quem você confia, Cia." melhor conselho ever haha
    Noossa, lembra muito divergente e gostei um pouco, nao muito, entao ate animei um pouco em lê-lo. Ainda mais depois que vc falou que suas expectativas foram supridas. E além do mais, que capa lindaaaa!! Eu sempre me apaixono pelas capas haha pode ate ser um defeito rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links