segunda-feira, 8 de junho de 2015
48

[RESENHA] A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff

Lido em: Maio/2015
Título: A Playlist de Hayden
Autor: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Categoria: Literatura Estrangeira /
Ano: 2015
Páginas: 288
ISBN: 9788581637044
Onde comprar: Livraria Cultura  ||  Saraiva
Skoob
Bom!





Sinopse: A Playlist de Hayden - Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente
Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.
A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.

Biografia: MICHELLE FALKOFF é graduada pela Iowa Writers’ Workshop e hoje é a Diretora de Comunicação e Lógica Jurídica da Northwestern University School of Law. A PLAYLIST DE HAYDEN é o seu primeiro livro.

*Livro cedido em parceria com a Editora.


Sam mora em Libertyville e seu único amigo é Hayden. Os dois são inseparáveis, a diversão deles é ir ao Shopping na CCI, o paraíso da ficção científica e dos geeks, jogar RPG e ouvir música. Hayden era bastante tímido e tinha dislexia, o que dificultava muito seu aprendizado, tinha um difícil relacionamento com seus pais, mal falava com a mãe e com o pai, menos ainda. Sofria constantemente bullying de seu irmão, Ryan, juntamente com os amigos Jason e Trevor. Mas, apesar de tudo, Sam e Hayden viviam suas vidas, se divertindo à sua maneira e deixando de lado todas as injustiças cometidas contra eles, ou pelo menos era isso que Sam achava. Até que um dia, Hayden é encontrado morto e ao seu lado, uma garrafa de vodca junto com um frasco vazio de medicamento tarja preta, e do lado um pen drive com um bilhete para Sam.



Sam, que se culpa o tempo todo pela morte do amigo, passa então a ouvir sempre a playlist, tentando entender o porquê da atitude de Hayden.

No decorrer da história ele vai descobrindo como Hayden se sentia, e descobre também que o amigo guardava segredos que ele nem imaginava.

Perda, tristeza, bullying, crueldade, vingança, culpa, superação... A Playlist de Hayden é um mistério a ser desvendado por Sam.


"Era um sentimento estranho, como estar preso dentro de um bloco de gelo." Pág. 11


"(...)O que eu deveria entender? Ele se matou e me deixou aqui sozinho para encontrá-lo. E eu tinha certeza absoluta de que era tudo culpa minha, apesar de esse não ser um assunto no qual eu estava preparado para pensar naquele momento. Mas eu ouvia várias e várias vezes aquela playlist, procurando pela música que confirmasse aquilo, a música que jogaria toda a culpa em cima de mim. Mas até agora eu não tinha encontrado nada." Pág. 13


"(...) Parecia apenas que ele havia levantado um muro ao redor de si mesmo para que não tivesse de lidar com o que estava acontecendo. E, é claro, eu não tinha calculado que todo mundo possui um limite." Pág. 54


Personagens com personalidades próprias compõem uma misteriosa trama: Ryan, o irmão cruel, que se acha e não está nem aí para os outros, junto com Jason e Trevor formam a Trifeta do Bullying; Astrid, a garota de gênio forte e personalidade marcante, um enigma por quase toda a história; Atena, uma incógnita a ser desvendada.

A história é narrada em primeira pessoa pelo ponto de vista de Sam. Algumas coisas me incomodaram: por tratar de assuntos um tanto delicados e polêmicos como o bullying e suicídio, a autora tinha diversas possibilidades para explorar a premissa, mas acho que em alguns momentos ela se perdeu, incluindo elementos demais e uma simplicidade na resolução dos fatos, que não condiz com a história.  E, pelo nome do livro, achei que a playlist tivesse mais significado para a história, mas foi apenas um pano de fundo para a história. 

Sobre a playlist, devo dizer que gostei das músicas, algumas eu já conhecia, outras conheci por causa do livro. A cada capítulo eu escutava a música citada no início do mesmo.

Além das músicas, na história são citados jogos online, séries de TV (The Walking Dead), autores (Stephen King), Star Wars.

A leitura não atingiu minhas expectativas, mas também não me decepcionou totalmente. Apesar de tudo, dá para tirar algo de bom da história. Fica o alerta com relação ao bullying e os pedidos de socorro silenciosos de quem passa por isso.

A capa tem a ver com a história. Diagramação simples, fonte em bom tamanho, páginas amareladas. Cada início de capítulo tem um nome de música da playlist e no rodapé a tradução do nome. Destaque para o bilhete que veio junto com o livro e o site para ouvir toda playlist citada no livro, sem contar o fone de ouvido. Muito capricho da Novo Conceito!


 Beijos. ;)






48 comentários:

  1. Que pena que não foi tudo o que você esperava!
    Estou lendo e até agora, estou gostando.
    A capa é linda mesmo
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nossa terminei de ler a Sinopse e pensando, deve ser bom...ai fui ver o Book Trailer e achei demais...
    Uma louca vontade de ler!
    E pela sua resenha, parece que é mais ou menos...teria tudo para ser Ótimo, mas não foi né?
    Enfim, apenas um boa leitura! Mas assim mesmo estou com vontade de ler!
    Ótima resenha!
    Linda semana!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  3. Desde quando vi o livro estou louca para lê-lo. essa já é a segunda resenha que leio do livro e já li que não é tão bom. Vou ler sem grandes expectativas pois senão vou me decepcionar, mas vou ler sim. Bjus.

    ResponderExcluir
  4. Li por cima sua resenha, pois pretendo começar a ler o livro ainda esta semana.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que pena que você não gostou tanto assim. Já vi resenhas bem positivas sobre o livro e eu já o tenho na lista de querências.

    ^^

    ResponderExcluir
  6. Hello!!
    Desde que vi essa capa no lançamento, com essas pessoas com fones na capa que eu já tinha me animado a ler.
    Apesar de não gostar do tema de suicidio, eu tinha ficado curiosa sobre toda a estória e li muitas resenhas positivas em relação a estória.
    Gostei da ideia de realmente ter uma playlist para gente ouvir enquanto ler o livro e entender melhor tudo.
    Uma pena que o livro não tenha atingido as suas expectativas, as vezes isso acontece mesmo.
    Mas mesmos assim quero mto conhecer o livro.
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Esse livro me lembra Os 13 porquês, e como eu amei e favoritei e pirei com Os 13 porquês, é provável que vá ter um sentimento ao menos semelhante quando ler A playlist de Hayden

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  8. Eu achei a capa demais e o enredo bem legal. Quando o livro lançou, confesso que não senti vontade para ler, mas depois de algumas resenhas, a vontade bateu. A história por trás dos personagens é algo que me prende bastante em livros, gosto de mistérios e sempre bom desvendar alguns né? Estou no momento para ler coisas fofas assim, com muito drama, amor e mais drama. Além do mais, ele traz alguns temas que acho bem bacana e estou ansiosa para saber se autora inovou nesse aspecto.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Essa é a minha próxima leitura, vi muitas resenhas elogiosas sobre o livro, a dor do personagem. fiquei curiosa sobre a relação com a música. Enfim, estou bem entusiasmada para iniciar a leitura.

    ResponderExcluir
  10. Que pena que não era tudo o que você esperava, pra mim o livro foi absurdamente lindo. Uma experiência e tanto, amei. Vai ver eu não tinha expectativas tão altas quanto as suas ou elas eram diferentes então. Também já resenhei o livro!

    ResponderExcluir
  11. Olá. Que bom que você foi sincera.
    Ouço as pessoas falarem muito bem sobre esse livro,mas tenho medo de comprar e me decepcionar da mesma forma que me decepcionei com ACEDE.
    Mesmo assim eu adoraria um fone novo kkk
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  12. Há uns dois meses atrás eu vi todo mundo falando muito bem desse livro. As primeiras impressões era muito positivas e eu estava muito animada para a leitura, e agora lendo a sua resenha, eu realmente me desanimei um pouco. Espero mesmo que ele seja melhor do que eu to esperando.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Li, tudo bem?
    Pena que a leitura não atingiu suas expectativas.
    Confesso que não criei muitas, mas só vou saber o que pensar depois que terminar a leitura.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  14. Oi Li, tudo bem?
    Confesso pra você que conforme vou lendo resenhas sobre esse livro minhas expectativas sobre ele baixam cada vez mais.
    Recebi o livro recentemente e ainda não li, mas pretendo fazer isso assim que possível para tirar minhas conclusões da história.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu não vejo a hora de ler esse livro! Já vi muitas resenhas e a maioria tem coisas em comum com a sua, principalmente a decepção com o livro, mesmo que parcialmente. Eu estou tentando abaixar um pouco minhas expectativas com o livro para não me decepcionar com ele, mas já ouvi a playlist no site e tem muita música que eu gosto! Gosto muito quando os livros tratam de assuntos que atingem os jovens... É um alerta pra todo mundo!
    Beijos

    LuMartinho |Face

    ResponderExcluir
  16. Estou simplesmente apaixonada por esse livro! Hayden, morrer e deixar a melhor amiga para trás é ser muito cruel da parte dele, mais as amizades nem sempre são revelados todos os segredos!

    ResponderExcluir
  17. Oi tudo bom?
    Ai eu sou uma das únicas pessoas que amou com todas as forças esse livro? Bullyng é um tema complicado e ai, esse livro, essas referencias

    Simplesmente ótimo

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Livro emocionante, que traz importantes temas para a gente refletir: depressão, suicídio, bullying.
    No entanto, achei que a playlist não foi usada adequadamente pelo o autor. Acho que ele se perdeu nas referências que iriam ajuda no luto do Sam.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Ola!
    Eu recebi aquele livreto desse livro e não gostei não tanto que nem postei minhas impressões dele e pelo jeito não estava enganada.
    Beijos!
    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Só vejo criticas negativas sobre esse livro, e pelo jeito ninguém gostou mesmo. Bem, não é meu tipo de leitura, por isso não me interessei muito.

    Beijos, Ahri Prado.

    ResponderExcluir
  21. Ola Li acabei de ler também fiquei com a impressão que muitos personagens ficaram impune, a playlist afinal em meu ver, não revelou grande coisa. Beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu li os primeiros capítulos do livro e fiquei apaixonada, mas confesso que agora não estou animada para continuar a leitura, sabe? Vou esperar passar um tempo para que assim eu tenha deixado de lado todas as expectativas, porque acredito que se eu ler agora irei me decepcionar um pouco com a leitura, sabe? Enfim, gostei bastante da sua resenha e é uma pena o livro não ter atingido as suas expectativas.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, flor!
    Pena que não gostou muito do livro… Eu tenho altas expectativas sobre ele, porque li a primeira centena de páginas, mas a sua não é a primeira resenha que o avalia assim. Um bom livro com potencial… Um bom livro que a autora poderia trabalhar melhor. Espero não me decepcionar com a simplicidade da resolução dos fatos, como citou.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Os assuntos tratados nesse livro são bem intensos, ainda não o li mas como abrange também sobre bullying pretendo ler em breve, tenho filhos e sempre estou conversando com eles sobre isso.
    Adorei sua resenha, parabéns por falar de forma tão simples e sincera para nos incentivar a ler.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  25. Oii, tudo bem?
    Eu li os primeiros capitulos do livro e gostei muito, porém tenho lido algumas resenhas em que os blogueiros se decepcionaram um pouco com a historia, e fico com medo de isso acontecer comigo, mas de todo o jeito o livro já está na minha listinha de desejados.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Que pena que o livro não atendeu suas expectativas. :/
    Eu quero muito conhecer a trama, adorei a história e espero que eu goste bastante e não me decepcione também. rsrs
    Adoro essa capa. <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  27. aaah minha próxima leitura depois das outras 500 kkkkkk espero nao me decepionar =/

    http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oie!!!
    Eu li as primeiras impressões desse livro e me encantei com a história e fiquei bastante curiosa sobre o desfecho.
    Pena que não correspondeu as suas expectativas. Espero gostar muito do livro.
    ;*

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Que pena que não gostou muito do livro, ouço falar bem dele!
    Adorei a resenha!

    www.thunderwave.com.br

    ResponderExcluir
  30. Ai que pena que não atingiu suas expectativas. Eu amei a leitura.
    Me fez refletir muito o que eu acho melhor nas histórias.
    O final depois de tudo o que senti, achei que foi mais tranquilo do que imaginava mesmo. Mas mesmo assim eu gostei muito.

    Principalmente a conversa de Ryan e Sam, acho que nada justifica mas é sempre bom tentar entender ambos os lados.

    Beijos
    Fer
    http://www.matoporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Li os primeiros capítulos e gostei bastante, espero concluir logo a leitura para saber se vou concordar com você. Vi várias pessoas falando que a leitura foi meio decepcionante.
    Adorei sua resenha e as fotos, beijos!

    ResponderExcluir
  32. Oi Li,

    Gosto de resenhas sinceras como a sua e aí a decisão de ler ou não cabe ao leitor. Eu li muitas resenhas positivas e confesso que estou bastante animada para ler. Uma pena não ter atingido suas expectativas, mas também não tão ruim já que você colocou que algo ficou. Se os assuntos tão sérios foram tratados superficialmente eu também ficarei incomodada. E concordo com você às vezes o escritor(a) perde um pouco a mão no processo.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oi Li, sua linda, tudo bem?
    Bullying é um assunto tão importante de discutirmos, ele está se alastrando e se agravando cada vez mais, por isso, quando vejo que um autor, explora o assunto, eu fico feliz, pois sei que várias pessoas serão alcançadas. Pena que ela não desenvolveu muito bem o assunto. Já li algumas outras resenhas também dizendo que se frustraram um pouco.
    Mas no balanço geral, parece ser um livro bom.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Novo Conceito arrasou mais uma vez nesse livro.
    Ele chegou para mim essa semana.
    Espero ler em breve, o pouco que eu li já me encantou. ^^

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  35. Gosto de tramas em que trazem uma playlist bem interessante, mas foi uma pena que essas músicas ficaram como um pano de fundo. Pena também que a autora se perdeu um pouco no desenvolvimento e soluções dos temas aos quais ela abordou. Pelo menos não foi de todo ruim. Se tiver oportunidade, vou dar uma conferida, mas vai demorar um bocado.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  36. Olá!

    Recebi esse livro de cortesia, mas ainda não li. As resenhas estão indo entre o amor e ao ódio com a história. Não sei onde irei me encaixar ainda. Que pena que não foi uma excelente leitura para você :( Espero gostar mais, rs. Parabéns pela resenha!

    Beijos
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  37. Olá,
    Já tinha lido outras resenhas desse livro, mas em nenhuma delas as autoras não ficaram satisfeitas. Entendo que pra você a leitura não atingiu as expectativas, acontece...
    Ainda estou curiosa quanto a leitura, acho que pra mim pode ser interessante.

    Beijos
    http://bibliotecacolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Ahh! Eu amei essa leitura, não é um dos favoritos, mas superou minhas expectativas, que pena que não atingiu as suas, mas confesso que amei todo o enredo! Já leu "A Lista Negra", então, acho que você vai gosta muito, lhe recomendo!!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Oii,
    Eu estou louca pra ler esse livro, é o mais urgente da minha lista, a cada nova resenha que eu leio fico mais curiosa e sedenta para conhecer. O livro segue uma linha de narrativa que eu amo e mal posso esperar para lê-lo.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  40. Realmente a Novo conceito Caprichou né flor? Esse livro é muito amor :D
    Estou com ele em casa esperando a vez para ser lido, só é uma pena que o livro não foi 100% do seu agrado. Estou doida para ouvir essas musicas da Playlist espero gostar dela assim como você. ;)

    Bjokas!

    ResponderExcluir
  41. Olá! Deve ser um livro um tanto pesado, mas com uma lição bem bonita. Imagino a angústia de Sam ao passar pela situação, assim como a vontade dela de saber mais sobre o amigo e suas motivações. Acho que a playlist deve ter acrescentado muito à obra, trazendo um pouco de leveza. Fiquei com vontade de ler, apesar de ter outros livros para priorizar. Vou deixar para mais tarde! Beijos

    ResponderExcluir
  42. Confesso que li poucas coisas com medo de spoilers. Porque já passei o olho em muitas resenhas e até agora nada do meu exemplar chegar. Estou tão curiosa! Rs
    Beijooos

    Top Comentarista de Junho- A menina que roubava livros

    ResponderExcluir
  43. Oii, tudo bem com você?
    Assim como em outros blogs que vi com essa resenha, eu não a li, sorry, kkkkk, mas é que estou lendo o meu e quero ter todas as surpresas entende. Percebi que o livro não atraiu suas expectativas, que pena, mas vejo que ainda assim foi um bom livro não é?

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  44. Oi, Li!
    Estou lendo o livro e até o momento gostando bastante mesmo sendo uma história sombria. Gosto quando as autoras aliam músicas em suas histórias fica tudo mais emocionante. Espero que o livro me conquiste completamente! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  45. Oi Fer,

    Este livro deve ser muito intenso e mesmo tenso, pois trata de temas pesados como perda, bullying, rejeição, suicídio, dentre outros, pena que em alguns momentos a autora se perdeu e deixou de explorar mais, pelo menos isto que entendi da sua resenha. Concordo com você temas tão atuais merecem serem abordados de forma mais ampla.
    Coitado do jovem Sam que além de perder o único melhor amigo tem a tarefa de entender algumas coisas a partir da Playlist.
    O legal do que lemos é que, nós apaixonados por livros, ainda que não tenhamos nossas expectativas totalmente satisfeitas, sempre tiramos algo de positivo de tudo.
    Parabéns pela resenha espetacular!

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  46. Já no começo alguém morre, já fico chorosa kkkkkk O livro parece ter uma carga bem emocional.
    Gosto de ouvir as músicas que são citadas nos livros, por isso acho que vou gostar de lê-lo, mesmo que você não tenha gostado tanto assim ;-)

    ResponderExcluir
  47. Oiee
    eu curti muita a leitura
    principalmente pelo livro ser
    bem leve pra uma temática tão pesada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  48. Geeeente eu ganheeeei esse livro e nao vejo a hora de lê-lo!!! Você nao ta entendendo o quanto eu quero férias pra ter tempo e poder ler kkk Sua resenha ficou incrivel veey!! E me deixou mais curiosa haha'
    Beijos

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links