domingo, 23 de fevereiro de 2014
8

[CONHECENDO O AUTOR] Entrevista Sávio Lopes

Olá!
Hoje vamos conhecer o autor Sávio Lopes, de Deixe a Inglaterra Tremer (resenha aqui).


Literalizando Sonhos - Quem é o autor Sávio Lopes?
Sávio Lopes - Levemente esquizofrênico.

L.S. - Há quanto tempo você escreve?
S. L. - Há 4 anos. Antes disso, eu sempre gostei de escrever diários e histórias curtas, desde que me entendo por gente, mas não era uma prática rotineira.

L.S. - Como surgiu a ideia de escrever "Deixe a Inglaterra Tremer"? O que te inspirou a escrevê-lo?
S. L. - A ideia surgiu quando comecei a pesquisar, durante minha graduação, a literatura produzida pelo autor beat Jack Kerouac e seus relatos de viagem que misturam ficção e realidade. Pensei que seria interessante tentar fazer algo do tipo com minhas próprias experiências. Foi realmente um experimento, na época eu não pensava em publica-lo.

L.S. - Quanto tempo você demorou para escrever "Deixe a Inglaterra Tremer"?
S.L. - Mais ou menos 2 anos. Escrevi um rascunho em um ano e depois passei por um longo processo de revisão e alterações que durou, em média, um ano também.

L.S. - Porque é que os leitores devem ler "Deixe a Inglaterra Tremer"?

S.L. - Não diria que eles “devem” ler, principalmente por ser um livro que nem todo mundo gosta. Vejo que muitos leitores não estão acostumados com relatos do cotidiano e sempre esperam que a literatura seja fantástica. Contudo, acho que o livro traz uma visão de Londres e da Inglaterra que é pouco relatada e, até mesmo, pouco vista, principalmente quando se trata do turismo na cidade e é isso que torna, ao meu ver, o livro interessante.

L.S. - Como é sua rotina para escrever? Você tem alguma rotina para escrever, alguma disciplina, um horário determinado ou escreve quando surge oportunidade?
S.L. - No momento, estou escrevendo minha dissertação e minha rotina é escrever o máximo que eu posso, a maior parte do dia. Já os textos literários, eu tento escrever quando não estou inspirado pra escrever os trabalhos científicos, mas não tem sobrado muito tempo.

L.S. - O que você está lendo no momento? Qual seu gênero de leitura preferido? E autor, algum preferido?
S.L. - Estou lendo uma coleção com dois contos do J.D. Salinger Raise High The Roof Beam Carpenters e Seymour: an Introduction. Me interesso muito pela literatura modernista e pelas expressões ligadas à contracultura (temas da minha epsquisa de mestrado), independente do gênero. Alguns dos meus autores favoritos são Virginia Woolf, Dostoiévski, Jack Kerouac, Hunter S. Thompson e J.D. Salinger.

L.S. - O que acha da nossa literatura? Ou melhor, o que tens a dizer sobre a literatura nacional?
S. L. - Eu gosto muito da literatura brasileira. Acho muito interessante como temos a capacidade de criar obras literárias que se inspiram em estilos vindos de outros países, mas, ainda assim, possui uma identidade própria, original. Isso, ao meu ver, torna a Literatura Brasileira uma das melhores do mundo.

L.S. - Para você, qual importância dos blogs literários na divulgação de livros/autores nacionais?
S. L. - Extremamente importante. Todo autor precisa de um alavanco inicial, pois pouca gente se interessa por autores novos e/ou desconhecidos. A partir do momento em que os blogeiros fazem o belo ato de dar oportunidade ao novo autor, ele começa a receber atenção, o que, até então, parecia impossível. Ao menos tem sido assim para mim.

L.S. - Quais são seus próximos projetos na área literária?
S.L. - Ainda não sei ao certo. Estou escrevendo um livro novo, que também é relacionado com música (dos anos 90), ficção e com relatos pessoais (infância). Não sei ainda se vou tentar publica-lo ou o que vou fazer com ele.

L.S. - Agradecemos pela entrevista. Gostaria de deixar alguma mensagem para os nossos leitores?
S.L. - Um pedido aos leitores: que leiam novos autores; não somente 'Deixe a Inglaterra Tremer', mas muitos outros autores bons que têm surgido por aí. Nunca saberemos o que tem sido produzido de bom pelo nosso país afora se não dermos chances.

8 comentários:

  1. Oi Parceiras Lindas *-*
    Achei demais a entrevista, estou louca para ler o livro rsrs
    Beijos,
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi meninas! :)
    Parabéns pela parceria.
    Tenho visto outras postagens sobre o autor e só tenho cada vez mais vontade de ler o livro dele :)
    Estou igual ele tentando escrever uma dissertação. Não consigo focar em mais nada, na verdade. kkkk
    A faculdade esgota, rs.
    Achei muito bacana ele dar credibilidade aos blogueiros, isso é bacana de se ver *-*'
    Espero poder lê-lo em breve. Ótima entrevista!

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, Mari!
      Você vai gostar, o livro é ótimo!
      Beijos

      Excluir
  3. Interessante essa entrevista com o autor, o livro dele parece ser legal,

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Li e Lu! Como vocês estão?
    Vi esse livro no catálogo da Novos Talentos assim que lançou - eu dou uma olhada de vez em sempre pra ver o que vai entrar na minha lista de compras para a Bienal. Gostei bastante da entrevista. O estilo literário do autor é bem diferente do meu, e apesar disso, os livros dos autores citados parecem interessantes. Achei bem legal o que ele disse no fim sobre os autores novos. Pena que ainda há o preconceito, pois alguns brasileiros pensam que "literatura nacional é só clássico ou não presta", e a verdade não é essa; com certeza não.
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Karol, ainda há preconceito, e muito. Temos ótimos autores!
      Beijos

      Excluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links