quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
38

[RESENHA DUPLA] O Extraordinário Mundo de Greta - Washington Albuquerque

Lido em: Fevereiro/2014
Título: O Extraordinário Mundo de Greta
Autor: Washington Albuquerque
Editora: Independente
Categoria: Literatura Nacional / Literatura Fantástica
Ano: 2013
Páginas: 112
ISBN: 0
Skoob
Ótimo!




Sinopse: Um ceifeiro chamado Amadeu, vaga pelos campos latino americano, ponderando sua posição em prol dos humanos. Descrente das chances de mudanças, da consciência da raça terrena e de sua salvação, ele julga seus esforços e trabalho em vão. Porém seu destino muda ao ser designado a uma nova região onde deve atuar. Recém chegado ele fica abismado com a beleza tropical do país e em especial, com a euforia que contagia seus habitantes. A chegar ao marco zero, seu ponto de partida, ele se depara com uma situação curiosa, flagrando uma menina que vaga pelo plano espiritual e passa a chamar sua atenção. Ao se aproximar, ele percebe que ela não está viva, mas também não está morta, o que irá deixá-lo intrigado. Com ela, o ceifeiro aprenderá os detalhes dos seres humanos, e sendo incentivado por uma amiga, Verônica, a ceifeira da Morada da Neve, Amadeu mergulhará fundo nos sentimentos e na vida dos terrenos, fazendo descobertas que irão mudar e decidir sua posição em relação aos humanos e também lhe acender sentimentos dos quais ele nunca imaginara experimentar ou sequer possuir. A menina o tocará profundamente, e sensível a sua delicadeza, o ceifeiro se entregará, experimentando o carinho, amor, dor, ódio e dúvida, e com a ajuda de sua pequena amiga, ele entenderá o que faz dos humanos, seres tão peculiares.

Biografia: Nascido em Curitiba, é desde cedo apaixonado pela arte, e atualmente atua nessa de diversas formas, como instrumentista, desenhista, tatuador. Recentemente tem se encorajado e aventurado no mundo literário, possui mais de 4 trabalhos finalizados, porém ainda não publicados. Atualmente trabalha na Yo! Tattoos & Dreadlocks! como tatuador e dreadmaker, como designer e administrador na marca de roupas Popim Jeans, nesta, também como colunista da página de moda do Blog Popim Jeans.

Este é o livro do primeiro Book Tour que participamos.
Devo começar dizendo que este livro foi uma grata surpresa. Desde o início, a premissa do livro me interessou e a sinopse me chamou a atenção. Quando o li, fui magicamente surpreendida pelo Mundo de Greta.

“Muitas vezes me pego pensando na humanidade. Se as pessoas sabem o que estão fazendo, apesar do livre arbítrio, parecem baratas tontas em meio ao lixo, não querendo comparar a Terra com lixo, mas é nisto que estão a transformando.  (...) É lamentável, mas é o direito que a humanidade tem, e por mais que eu não aceite estar vendo tudo indo por água abaixo desta forma, não posso interferir.” Pág. 13 e 14

“- Quer ver uma coisa legal? – perguntei.

- Sim! Mas o que é?
- Você vai gostar, eu acho.
- Então voa fadinha! – exclamou ela me apertando com as pernas agora. Soltei um sorriso envergonhado e tentando disfarçar o fato de eu estar gostando daquilo.” Pág. 63

Com uma narrativa simples, trama bem construída, personagens cativantes e diálogos construtivos, o autor soube conduzir muito bem a história. O Extraordinário Mundo de Greta prende a atenção do leitor e você só consegue parar de ler quando termina.  É impossível não ficar curioso para descobrir mais sobre Greta e o seu misterioso mundo. O livro é curto, o que permite uma rápida leitura. 

A relação entre Amadeu e a menininha é a coisa mais linda de se ver. Os dois criaram um laço tão intenso, que resultou em uma história encantadora e um final surpreendente. Confesso que chorei...rs

“(...) Diferente do que eu pensei, muitas coisas interessantes eu vi com a menina, principalmente o chocolate, o que iria para minha lista de coisas que os humanos fizeram de bom, ou melhor, eu deveria começar a tal lista. Apesar de tudo, creio que o que mais me deixou satisfeito, foi ver aquela pequena sorrir.” Pág. 80

“Eu estremeci, um sentimento surreal inundou meu corpo e minha mente, lágrimas que nunca haviam estado em mim, escoriam pelo meu rosto.” Pág. 98

“Sobrevoei  a região e então decolei, subindo cada vez mais, pronto para partir para o marco zero e voltar a função, mas em meio ao caminho, as palavras daquela pequena brincalhona me cercavam e eu tinha certeza que nunca esqueceria aquela menina, tão bela quanto as cores, tão transparente e sincera quanto a água e tão majestosa quanto uma borboleta, e apesar de desconhecido seu nome, para mim, ela será sempre única e perfeita como Greta.” Pág. 101 e 102 

Lindo, emocionante, encantador... Sabe o tipo de livro que toca fundo no coração? Então...  A delicadeza da história tornam o livro realmente Extraordinário

A publicação é independente.  A capa é simples e linda, e tem tudo a ver com a história. A diagramação é ótima, com fontes em bom tamanho o que torna a leitura agradável.

Agradeço ao autor Washington Albuquerque pela oportunidade de ter participado do Book Tour e ter tido a oportunidade de conhecer sua obra.

Conheça Greta e seu mundo, tenho certeza que você não vai se arrepender! =)

Mais do que recomendado!







O Extraordinário Mundo de Greta é um livro completamente diferente de tudo que costumo ler.
Uma história meio sobrenatural, onde ceifadores da morte convivem no meio dos humanos, esperando a hora para cumprirem seu trabalho (que não é visto com bons olhos) :o  de levar as almas para fazerem a sua travessia.

O livro é narrado em primeira pessoa, onde o personalidade principal, o ceifador Amadeu, conta experiências que vivenciou enquanto cumpria sua função na América do Sul. O conhecimento que eles tem sobre a vida dos humanos é mínima, não sabem praticamente nada. Porém, enquanto ele trabalhava, conheceu uma garotinha que lhe deixou muito intrigado. E por causa dela, ele começou a interagir com os humanos e descobriu coisas que mudaram seu modo de pensar.
Conheceu sua dores, suas alegrias, o por quê de alguns ansiarem pela morte, de outros não aceitarem.

" Eu estava surpreendido, cada vez mais com esses seres julgados inferiores, considerados a infecção do mundo, eu estava maravilhado com suas virtudes, e também desesperado com a malícia, que se os consumiu por inteiro, um dia exerceu muita influência em suas vidas. Podia ser muito errado o que eu estava fazendo, mas eu não conseguia evitar. Após a experiência com o senhor, eu comecei a experimentar as lembranças de todas as almas antes de ceifa-las, ao menos as que davam permissão. " Pág.40

E uma coisa me tocou demais, o sentimento que surgiu entre o ceifador e a garotinha. Ele não sabia quem  ela era, mas se tornou muito importante para ele. Tanto que acabou sendo surpreendido por causa dessa aproximação entre os dois.

"Eu não sabia para onde correr,ou o que fazer. Voei de volta para a praça,  lá a menina ainda se distraia. Pousei e me sentei no banco, a observando totalmente deslocado.- O que houve?  - questionou ela se aproximando. - Eu preciso, antes de tudo, dizer que você significa muito para mim, que é minha amiga.- Eu sei seu bobo, por isso está triste? -ela se aproximou, sentou-se ao meu lado no banco e pousou a mão sobre meu ombro.- Não,  isso me completou, você me ensinou muito, e eu lhe devo minha existência." Pág. 96 e 97

Eu nem consigo descrever ao certo o que senti ao ler essa história tão peculiar. Como eu disse, foi diferente de tudo que já li.
Mas a mensagem que livro conseguiu me transmitir foi que, às vezes julgamos certas coisas sem conhece-las, pré julgamos sem ter o conhecimento necessário.Ou então deixamos de conhecer algo por não darmos a devida atenção necessária, por não nos importarmos, passando desapercebido aos nossos olhos.
Podemos sim, mudar de opinião à respeito de certas coisas e de certas pessoas. 
Basta nos darmos a oportunidade de conhecer melhor o que realmente aconteceu antes de fazer qualquer tipo de julgamento. 
Eu sei que nem sempre é assim que funciona, mas se essa oportunidade nos for dada, tem que ser aproveitada.

O Extraordinário Mundo de Greta me surpreendeu. 
E para quem gosta desse tipo de história, vale muito a pena ler!

Beijokas!









38 comentários:

  1. Oi, meninas!
    Gostei da história, diferente... Esses livros mais reflexivos sempre dão o que pensar!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Olá, meninas!
    Caramba, também é bem diferente de tudo que já li!
    A premissa da história parece ser bem interessante, me lembrou um outro livro (Desastre), onde o Fado também desprezava os humanos e tinha uma imagem totalmente diferente deles (nós).
    Achei muito interessante, parabéns pelas duas resenhas, ficaram ótimas!

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas!
    Gostei muito da história leve e poucas páginas ,dar par se deliciar em 1 dia,despertou meu interesse e curiosidade afinal ela estar viva ou morta?!As resenhas perfeitas parabéns!
    Beijinsss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o livro para descobrir, Rose! rs
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  4. Bem diferente essa história hehe , adorei o post amor .
    Beijos ♥

    http://lajuhcarvalho.blogspot.com
    http://facebook.com/lajuhcarvalho

    ResponderExcluir
  5. Oiee...
    Eu tenho um amor por ceifeiros desde que comecei a assistir Supernatural *-*
    Gostei da temática desse livro e achei a sua resenha ótima <3

    Beijos da Di
    Parte de Minha História
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di!
      Esse livro é ótimo, se você gosta de ceifeiros, vai adorar!
      Beijos

      Excluir
  6. Oiie!
    Adorei a capa do livro e a sua resenha.
    Ambos encantadores!
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser bom, eu também gostei da premissa dele quando vi sobre o livro, gostei da sua resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adoro histórias que tocam a gente <333
    Adorei a resenha, e adorei conhecer o livro, porque nunca tinha ouvido falar dele!

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. O que acontece todas as vezes que eu leio as resenhas de vocês?
    É... Mais um livro adicionado à lista!
    Achei em interessante o que escreveram, e mesmo sabendo que é possível que eu chore - porque eu SEMPRE choro com qualquer coisa - fiquei muito interessada em ler!

    Ana P.M. ♛ Queen Reader - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, adorei essa resenha dupla! Confesso que eu já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca me interessei por ele, mas acabei mudando de ideia agora. Gosto de livros que emocionam!
    Ah, a propósito, indiquei o blog de vocês numa tag: http://lerissakunzler.blogspot.com.br/2014/03/resposta-da-tag-7-things-7-blogs.html
    Beijos. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que mudou de ideia, Lery!
      Leia, você vai gostar!
      Vou ver a tag. Obrigada pela indicação!
      Beijos

      Excluir
  11. Não conhecia esse livro, mas fiquei bem interessada.Já adicionei a minha lista do skoob hskuahsu
    ADorei o blog!

    Beijos
    www.garotaagridoce.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa, onde eu estava que não conhecia esse livro?
    Preciso ler, e já! Adorei sua resenha, me deixou remoendo de curiosidade.
    E eu adoro conhecer novos autores nacionais também, hehe

    Beijos
    http://boombacereja.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi! Adorei as resenhas, meninas! Já ouvi falar desse livro uma vez no Facebook e gostei muito, mas acabei esquecendo de colocá-lo na minha lista. Obrigada por me lembrar!

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita! ♥

    ResponderExcluir
  14. Hey, tudo bem?
    Vi o post do book tour no blog Entre Aspas e fiquei encantada com a sinopse e vi aqui no seu blog da uma conferida na resenha. Adorei e me fez ficar com mais vontade de ler! Parece um livro que me prenderia do inicio ao fim!
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog! c:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, Cindy! Não fique na vontade! hehe
      Beijos

      Excluir
  15. O livro já está em minha lista de desejados e depois dessa resenha, estou querendo ele ainda mais hahaha. Adorei a resenha, parabéns.

    Yo
    oparaisodoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Adorei essa capa, bem simples e bonita. Mas o livro não é algo que me interessou muito. Histórias de fantasias como essa já não me atraem tanto ):

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou suspeita para falar, pois acho a capa linda! hehe
      Beijos

      Excluir
  17. Oi gurias!
    *-*' de cara pelo título eu não esperaria que o livro fosse tão intrigante, mas lendo a resenha de vocês me deu muita vontade de ler <333
    Poxa, a história me remeteu à Menina que Roubava Livros e eu adoro esse tipo de narrativa, que trata da morte como algo normal, uma consequência da vida, que é o que ela é.
    Não conhecia o autor e agora vou pesquisar mais sobre ele.
    Bom saber que as duas gostaram! <3 quero ler também .. kkkk
    Excelente resenha, meninas!

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      Também adoro A Menina que roubava livros, mas apesar da semelhança do ceifeiro, são histórias bem diferentes! Ambas lindas! =)
      Beijos

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Oi Li!
    Estou louca pela chegada do livro, com a resenha fiquei ainda mais ansiosa.
    Beijocas!
    www.nadasimples.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá!!!
    Menina amei a capa do livro, sempre analiso as capas, e se elas me chamam atenção, eu fico curiosa para saber a sinopse e assim, decido se leio ou não rsrs
    Essa ideia de ceifeiros tive mais ou menos conhecimento porque assistia ao supernatural, este seriado acaba trata destes tipos de assunto... Achei muito interessante a tua resenha :D bjs

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links