segunda-feira, 21 de julho de 2014
4

[CONHECENDO O AUTOR] Entrevista Paloma Viricio

Olá!
Que tal conhecermos um pouco mais a nossa parceira Paloma Viricio, autora do livro Poesias que Sangram (resenha aqui)? :)


Literalizando Sonhos - Quem é a autora Paloma Viricio?
Paloma Viricio - Em primeiro lugar gostaria de agradecer a oportunidade de responder essa entrevista e pelo espaço que sempre disponibilizam aqui no blog de vocês. Fico muito honrada. Essa é uma pergunta difícil. Rsrs Sou uma apaixonada por livros, sempre amei ler, essa é uma das grandes paixões da minha vida além da música. Sou simples, comunicativa e ás vezes estressada. Rsrs Não gosto de perder muito tempo com futilidade, não curto pessoas que julgam os outros e promovem algum tipo de preconceito ou intriga...sou da paz.

L.S. - Há quanto tempo você escreve?
P. V. - Escrevo desde os 10/11 anos quando montava peças para serem apresentadas no colégio, mas não era nada oficial. Comecei a escrever de forma mais séria durante e depois que terminei a graduação, estou buscando aprimorar cada vez mais. Acredito que um bom escritor é aquele que nunca está satisfeito com suas obras, como consequência irá buscar sempre melhorar aquilo que faz. E segundo minha mãe, antes mesmo de falar, ela me flagrava em algum canto com um livro dela na mão, rabiscando tudo com caneta! Kkkkk Quem sabe eu já não estava treinando de alguma forma, né?

L.S. - Como surgiu a ideia de escrever "Poesias que Sangram"? O que te inspirou a escrevê-lo?
P. V. - Essa coletânea de poesias surgiu porque já tinha algumas escritas desde os tempos do ensino médio. Ai pensei que seria legal juntar essas antigas com outras mais recentes e construir o livro. Foram diversas inspirações, dentre elas, pensamentos pessoais, observações do mundo, pessoas e criações de situações que personagens viviam ou de pessoas que conhecia. Então, Poesias que Sangram, não é somente sobre situações que passei, é uma gama do meu ser e outros.


L.S. - Quanto tempo você demorou para escrever "Poesias que Sangram"?
P. V. - Como já tinha muita coisa escrita, demorei aproximadamente 3 meses. Isso porque tinha que atualizar o que já tinha, criar outros e complementar tudo. Só que o mais demorado foi a diagramação e revisão...muito cansativo.

L.S. - Porque é que os leitores devem ler "Poesias que Sangram"?
P. V. - Acredito que o livro possa passar reflexões importantes para o leitor. Então, indico Poesias que Sangram e espero que gostem. Poesias são boas em geral porque fazem com que nossa criatividade seja estimulada através das ideologias do outro...então livro de poesia eu indico de forma geral.

L.S. - Como é sua rotina para escrever? Você tem alguma rotina para escrever, alguma disciplina, um horário determinado ou escreve quando surge oportunidade?
P. V. - Tudo depende muito da inspiração. Nem sempre ela me acompanha, viu? Kkk Estou buscando me disciplinar mais. Eu curto escrever mais em períodos noturnos, minha criatividade fica mais aprimorada.

L.S. - O que você está lendo no momento? Qual seu gênero de leitura preferido? E autor, algum preferido?
P. V. - Estou lendo 4 livros...vou apreciando um pouquinho de cada. [A Redenção de Gabriel- Sylvain Reynard, O Retrato-Charlie Lovett, A Rosa da meia-noite- Lucinda Riley e A Vida do Livreiro A.J. Fikry-Gabrielle Zevin].
Não tenho um gênero favorito, brinco que leio desde embalagem de achocolatado até bula de remédio. Então...só não leio muito livros de auto-ajuda, mas não tenho nenhum preconceito.
Tenho diversos autores preferidos. Posso citar James Patterson, Nicholas Sparks, Gabriel García Márquez, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Lucinda Riley, Maurício Gomyde, Márcia Albuq e tantos outros.

L.S. - O que acha da nossa literatura? Ou melhor, o que tens a dizer sobre a literatura nacional?
P. V. - Sou fã da literatura brasileira. Acredito que ainda temos muito que melhorar, ainda mais como leitores, mas eu adoro tudo relacionado a nossa literatura. Com o crescimento de autores nacionais contemporâneos podemos ver que nossa cultura está sendo eternizada e isso é maravilhoso. Apoio sempre que posso a disseminação dos livros no Brasil.

L.S. - Para você, qual importância dos blogs literários na divulgação de livros/autores nacionais?
P. V. - De primordial importância. Se não fossem nossos amigos blogueiros o que seria de nós? Consegui um espaço para mostrar nosso trabalho é complicado, ainda mais quando se trata de literatura e os blogs são muito solidários com autores iniciantes e tantos outros. É claro que existem blogueiros que não ajudam, a não ser por interesse pessoal, mas a maioria é bastante receptiva. Também sou blogueira, ajudo todos sem discriminação. O apoio para o crescimento da nossa literatura é tudo de bom.

L.S. - Quais são seus próximos projetos na área literária?
P. V. - Atualmente estou terminando uma tese acadêmica, que inclusive trata dessa relação entre leitores, autores e editoras através da web. Fiquei durante seis meses pesquisando a comunicação entre o meio literário para escrever esse livro. E estou finalizando a escrita de um outro sobre contos de casais. Espero terminar completamente os dois até o final do ano.

L.S. - Agradecemos pela entrevista. Gostaria de deixar alguma mensagem para os nossos leitores?
P. V. - Eu que agradeço a oportunidade . Gostaria de finalizar essa entrevista deixando para os leitores do Literalizando uma mensagem que fiz sobre a escrita.

"A escrita é algo fabuloso que pode mover o mundo e pessoas. Ser escritor é privilégio de muitos, mas poucos dominam a arte das palavras realmente com a alma. Entretanto, quando isso acontece, o ser humano é capaz de criar asas. É somente através da leitura que conseguimos encontrar a verdadeira liberdade".
Paloma Viricio




4 comentários:

  1. Oiee

    Adoro a Paloma já acompanhava ela pelo blog que ela tem e pelo video do Ação Literária que ela fazia antes , adorei a entrevista e quero muito ler o livro dela acho que vou gostar muito!

    Parabéns pela entrevista e sucesso a Paloma :)

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Andressa! Espero um dia poder lhe enviar um dos meus livros...virão mais por ai! kkk
      Sucesso para nós!
      Beijão!

      Excluir
    2. Olá meninas! Muito obrigada pelo espaço aqui no Literalizando. Espero que os leitores gostem da entrevista.
      Beijão!

      Excluir
  2. Também acompanhado a Paloma pelo blog e ela é sempre muito querida com os blogueiros. Adorei a entrevista!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links