sexta-feira, 11 de julho de 2014
5

[RESENHA] Rua Direita - Anderson Borges Costa

Lido em: Junho/2014
Título: Rua Direita
Autor: Anderson Borges Costa
Editora: Chiado
Categoria: Literatura Nacional / Romance
Ano: 2013
Páginas: 157
ISBN: 9789895107971

Muito bom!






Sinopse: O romance se passa em um dia qualquer (talvez algumas horas) na vida de um homem na rua Direita, no centro da cidade de São Paulo, no Brasil. Ele tem fome e busca se alimentar. Durante sua busca, o protagonista vê desfilar pela rua, de forma desordenada como a arquitetura da cidade de São Paulo, várias manifestações e aspectos da cultura brasileira, como o carnaval, o futebol e as injustiças sociais. A fome do personagem principal é uma referência à Antropofagia, de Oswald de Andrade.  A narrativa está amarrada por uma cachoeira de citações e referências literárias, musicais, cinematográficas, artísticas e históricas, construindo uma espécie de teia sobre a qual se tece o enredo.

Biografia: Anderson Borges Costa, brasileiro, é coordenador do Departamento de Português da escola internacional Saint Nicholas, em São Paulo, onde também atua como professor de Português e de Literatura Brasileira. É professor de Inglês no curso Cel Lep. É crítico literário e resenhista de livros para várias revistas de arte e literatura, como a Germina, onde assina a coluna "Adrenalina nas Entrelinhas".

Rua Direita foi uma grata surpresa que chegou às minhas mãos. Agradeço ao autor pela oportunidade de ler sua obra.

O livro retrata um personagem faminto que vaga na Rua Direita, em São Paulo, em busca de alimento. E durante sua trajetória, diversos acontecimentos marcam o seu dia (ou horas?) na Rua Direita. A questão que paira no ar: foi tudo real ou alucinação? Sua busca por alimento é para o corpo ou para a alma?  O personagem existe ou é apenas um pouco do que acontece em cada um de nós?

 Fotos: http://www.panoramio.com/photo/15715294
http://marcelofelipeli.blogspot.com.br/2010/02/rua-direita-1900-e-2006.html

A Rua Direita é um universo à parte. Tudo acontece, desde discurso do Presidente da República; jogo de futebol da Seleção Brasileira; desfile de uma Escola de Samba;  Circo; presença de índios...

Em muitos dos acontecimentos, pude ver uma crítica à sociedade, por exemplo: após o discurso do Presidente, ele se dirige até o faminto personagem, aperta sua mão, pousa para fotos e depois vai embora, e o personagem continua ali, em busca de seu alimento. Contrastes também são marcantes na obra: durante o jogo de futebol que acontece na Rua Direita, fica evidente a idolatria aos jogadores, enquanto os famintos, também presentes, continuam “invisíveis” à sociedade.

“As pessoas na rua passavam com pressa, indiferentes a ele, indiferentes a todas as pessoas, diferentes de todas as pessoas, iguais em todas as suas diferenças.” Pág. 148

É o tipo de livro que quando começamos achar que compreendemos, acontece uma reviravolta e milhões de outras dúvidas surgem em nossa cabeça. É um livro realmente instigante. Que nos faz pensar se os delírios absurdos do personagem, são mesmo absurdos. 

“Tinha fome cerebral, psicológica. Tinha fome em sua história. Fome de séculos de andanças pela rua Direita. Tentou alimentar-se de esquecimento.” Pág. 61

Narrativa em terceira pessoa, presa aos delírios do personagem. O livro apresenta um rico repertório intertextual, com vasta referência cultural, histórica, musical e poética. Além das paixões nacionais: futebol e samba.

“(...)Neste debate interno, venceu o grito em seu estômago, que roncou como a cuíca de João Bosco.” Pág. 31

Boa diagramação, fonte em bom tamanho e páginas amareladas possibilitando uma leitura agradável. Ótimo trabalho da Editora Chiado.

Mais do que recomendado! =)


Curiosidades sobre a Rua Direita:
Rua Direita é uma via importante localizada na região da , no centro da cidade de São Paulo, capital do Estado de São Paulo, Brasil. Tem início na Praça da Sé e término na Rua São Bento. Forma em conjunto com a Rua Quinze de Novembro e a Rua São Bento, o histórico triângulo do centro da cidade. Faz esquina com a Rua José Bonifácio, o Largo da Misericórdia e a Rua Quintino Bocaiuva.
Por estar no primeiro trecho no planalto, e não por ser absolutamente reto é que a rua ganhou o nome de 'Direita'. Inicialmente, "Direita de Santo Antonio". Também "Direita da Misericórdia", sendo os templos religiosos as referências.
O Edifício Guinle, situado na rua, é considerado o 1º arranha-céu de São Paulo, com 7 andares, sendo o precursor da verticalização na cidade, construido entre os anos de 1913 a 1916. 
Fonte: Wikipédia

  

5 comentários:

  1. Oiee

    Gostei da resenha e o livro parece ser bem diferente do que costumo ler , não sei se leria por agora ! Mas desejo sucesso ao autor.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu também ganhei do autor o livro, mas ainda não tive tempo de ler, porém, pretendo em breve e espero gostar, pois é uma leitura bem diferente pelo jeito, com bastante referências, muito legal, que bom que gostou da leitura.

    Beijos
    Comenta lá ;))))
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/07/top-5-filmes-de-acao.html

    ResponderExcluir
  3. Como bom filho da selva de pedra, fiquei tentado á ler esse, rs.

    Gosto bastante dos livros que se passam por aqui - uma dica é o autor de ficção André Vianco ;)

    www.highdiota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei a resenha!
    Parece ser um livro bem diferente de todos que conheço e, embora eu nunca tenha ouvido falar dele antes, vou anotar a dica de leitura. Sempre é bom ler coisas diferentes!
    Beijos, Lerissa. :D
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a resenha Aline, não conhecia o livro, mas fiquei bem curioso. A história pareceu bem diferente, e gostei muito do toque de originalidade do autor. Deu vontade de andar nessa Rua Direita tão movimentada xD
    Beijos,
    http://umviciadoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links