segunda-feira, 18 de agosto de 2014
15

[RESENHA] Se Eu Ficar - Gayle Forman

Lido em: Agosto/2014
Título: Se Eu Ficar
Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance
Ano: 2014
Páginas: 224
ISBN: 9788581635415
Skoob





Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 

Biografia: Forman começou sua carreira escrevendo para a revista Seventeen em que a maioria de seus artigos, centrada nos jovens e preocupações sociais. Mais tarde ela se tornou uma jornalista freelance para publicações como a revista Details, Jane Magazine, Glamour Magazine, The Nation, Elle Magazine e Cosmopolitan Magazine. Em 2002, ela e seu marido Nick fizeram uma viagem ao redor do mundo. De suas viagens, ela acumulou uma riqueza de experiências e de informações que mais tarde serviu como base para seu primeiro livro, um diário de viagem que você não pode começar lá a partir daqui: um ano na margem de uma Shrinking World. Em 2007 ela publicou seu primeiro romance para jovens adultos, intitulado de Sisters In Sanity onde ela se baseia em um artigo que tinha escrito para a revista Seventeen. Seu mais recente romance If I Stay (Se eu ficar), fez Forman levar vários prêmios, entre eles o Indie Choice Award de 2010. 

Confesso que até um mês atrás eu nem sabia da existência desse livro, foi só quando minha amiga Stael me enviou o trailer do filme dizendo ter achado interessante, e aí então pesquisei sobre o filme e sobre o livro e descobri que o livro seria lançado no início de agosto. Como gosto de ler o livro antes de assistir ao filme, comprei o livro na pré-venda e aguardei com muita expectativa por sua chegada, para que eu pudesse finalmente lê-lo.


Se Eu Ficar é um livro profundo e dramático, onde uma escolha definirá a vida e o futuro da personagem principal, Mia.

Mia é uma adolescente, apaixonada por música clássica e por seu violoncelo. Adam, dois anos mais velho, também apaixonado por música e vocalista de uma banda de rock local. E foi essa paixão dos dois pela música que os aproximou. O romance dos dois se desenvolve de maneira natural, e o que achei interessante, foi que a autora não coloca o romance como um conto de fadas, onde tudo é perfeito, mas sim como o amor realmente é, com problemas e dificuldades a serem superados. Apesar de terem se apaixonado cedo, não há dúvidas que o amor dos dois é intenso. O livro tem sua dose de romance, porém, não pense que é uma daquelas histórias água com açúcar, pois está bem longe disso.

 


Em relação à família, Mia não esconde a admiração e amor por seus pais e irmão, mas em muitos momentos se sente deslocada, pois seus pais foram rebeldes e roqueiros e ainda carregam o espírito do rock and roll e o jeito descolado, e ela, apaixonada por música clássica e violoncelo. No início, os pais estranham a escolha da filha, mas nunca deixam de apoiá-la. Apesar de muitas vezes Mia se questionar se realmente pertencia àquela família, o tempo mostra o quão unidos são e o quanto se admiram e se amam.

Narrado em primeira pessoa, a história intercala momentos do presente, com Mia após o acidente, e flashback de momentos vividos com sua família e sua história com Adam.

A luta de Mia, diante da escolha que tem tomar, é algo comovente.  Ela começa tentando entender o que está acontecendo e, no decorrer das 24 horas, ela descobre e entende muita coisa e enfim consegue se decidir. São muitos os motivos para partir, Mia não se vê em um mundo sem seus pais e irmão, sem contar que não se sabe quais sequelas o acidente poderá deixar. E ao mesmo tempo, os motivos para ficar também não são poucos, Adam, Kim, seus avós.... A complexidade de sua escolha fica cada vez mais evidente. A história tem uma carga emocional profunda. Se ela fica? Aí você vai ter que ler para descobrir. ;)

"- Vocês podem achar que são os médicos ou as enfermeiras ou todos estes equipamentos que controlam o show - diz ela gesticulando na direção dos aparelhos. - Nã-não. É ela quem controla o show. Talvez, ela esteja só esperando a hora certa." Pág. 70

"Mas como é que vou decidir isso? Como é que posso ficar sem mamãe e papai aqui comigo? Como é que posso partir sem Teddy? Ou sem Adam? Isso é demais para mim. (...) Sou eu quem deve decidir. Agora sei. E isso me aterroriza mais do que qualquer outra coisa que aconteceu hoje." Pág. 75


Personagens marcantes compõem uma trama muito bem escrita: Mia, nerd e doce, porém insegura, confesso que achei que fosse adorar a personagem, mas não foi bem o que aconteceu, ela me irritou muito e não me agradou muito como protagonista; Adam, descolado, apaixonado e sabe bem o que quer, me encantou; Teddy, o irmão menor, inteligente e brincalhão; Kim, melhor amiga, inteligente; os pais, alegres e descolados.

A capa é baseada no filme. Páginas amareladas, fonte em bom tamanho e ótimo espaçamento. E a diagramação está linda, com notas músicas desenhadas nas páginas. E de quebra, no final do livro tem uma entrevista com os atores que interpretam Mia e Adam. Parabéns à Editora Novo Conceito pelo ótimo trabalho!


Se Eu Ficar, apesar de não ter se tornado um dos meus favoritos, é um bom livro, uma emocionante história. Gosto bastante de livros que falam sobre escolhas, sejam elas quais forem, pois de um jeito ou de outro, sempre nos fazem refletir. Tenho comigo um conceito de que para um livro ser bom, ele tem que nos fazer refletir ou nos tocar de alguma maneira, mexer com a gente, sabe? E nesse quesito Se Eu Ficar me fez refletir e questionar bastante (e chorar também rs). Mas devo dizer que me decepcionei por conta das altas expectativas que eu estava sobre a história, e não foi bem o que eu esperava. Porém não deixa de ser uma boa leitura.

Estou bem ansiosa pela sequência, Para Onde Ela Foi, pois será narrado por Adam, e acho que vai ser bem interessante ver o ponto de vista dele.

Veja abaixo o trailer oficial. O filme tem estreia marcada para o início de setembro:




E vocês, já leram? Pretendem ler? Comentem!

Beijos ;)
*Imagens do filme retiradas da FanPage oficial do filme: Se Eu Ficar

15 comentários:

  1. Olha eu tenho que te confessar que assim que recebi o livro pela editora novo conceito, eu não tive muito interesse em ler não, mas agora com tanto marketing sobre ele acabei ficando bastante interessada, principalmente por causa do filme que quero assistir sem dúvida alguma. Espero gostar do livro, até porque eu gosto de assistir o filme depois de ler e tudo mais.
    Amei a sua postagem. E parabéns pela sua escrita, até porque vc escreve muito bem =]

    Enfim...Se cuida linda e fica com Deus viu?
    Qualquer coisa que precisar estou aqui
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Li!
    Ahhh, esse livro é tão fofinho, né?
    Ele me trouxe uma outra perspectiva sobre a vida após a morte. Ou a vida em coma.
    A autora explorou a escolha da personagem de uma maneira linda e nos fez ficar em dúvida também. Conhecer cada um dos familiares da protagonista machucou nosso coração, mas nos fez entender cada uma das escolhas de Mia.
    Linda resenha!!

    Beijos,
    Mari Siqueira
    Love Lovers Blog

    ResponderExcluir
  3. Oi, Li! Não conhecia o livro e também não sabia do filme. Eu tenho uma queda por histórias dramáticas e adorei os quotes nas imagens! É um livro que eu leria com certeza.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline tudo bem?

    Já li o livro mas não achei tão emotivo assim não consegui me apesar aos personagens e acho que só o filme mesmo será capaz de me fazer me emocionar, a leitura é válida mas deixou um pouco a desejar , acho que pela propaganda e tudo mais a expectativa foi maior do que o livro realmente é mas enfim só lendo para saber as emoções.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parece aqueles dramas que eu choro, mas acabo amando depois...

    http://eucurtoliteratura.blogspot.com.br/2014/08/book-tour-o-menino-principe.html

    ResponderExcluir
  6. Oi Denise.
    Eu li esse livro, e diferente de você não me envolvi completamente, e não entendi ainda porque tanto alvoroço em cima dele.
    A adaptação sim, parece que vai trazer a tona todo drama de Mia, mas o livro sim, não achei essa coca cola toda.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  7. JJá li várias resenhas desse livro, estou mega curiosa para ler ele, espero gostar da história. Boa resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não sei se estou mais curiosa para com o livro ou com o filme. Acho que o final dele me deixaria confusa... Que bom que você gostou da leitura. Gostei da sua resenha, você apontou alguns pontos que alguns blogueiros que fizeram a resenha dele não apontaram, e isso é interessante.
    Beijo,
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu soube desse livro nos trailers de "ACEDE". Tanto eu quanto a Taty ficamos loucas por ele. Ainda não li, mas com certeza irei lê-lo.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu vi esse livro em vários blogs, mas só divulgando o lançamento, ainda não tinha lido uma resenha.
    A princípio achei que não ia curtir, na verdade nem tinha me interessado até ler a sua opinião a respeito.

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu já estava muito ansioso para ler esse livro, mas não sabia que ia virar filme e agora com sua resenha e sabendo que vai virar filme tenho que correr para ler.
    ótima resenha, abraços.

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Eu ate que gostei deste livro, mais eu esperava mais da escritora, tipo não foi como eu tinha imaginado, agora só falta eu ler a continuação Para Onde Ela Foi
    Ótima resenha, parabéns pelo blog :)


    http://kworldofbooks.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Não li ainda, mas tenho um pouco de receio de ler, eu odiei a Mia, achei super chata e cheia de frescuras, e olha que só por resenhas... Mas amo a forma em que o casal se expressa os sentimentos na música, nunca vi o filme também.
    Mas não por isso que vou deixar de apreciar o livro, quero ler e ter minhas conclusões, Chloe é linda e fez bem o papel.
    As quotes são bem sentimentais e um tanto fracas.
    Beijos, ThayQ.

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Eu assisti este filme antes mesmo de saber que tinha o livro rs e confesso que me apaixonei pela história, ainda não tive a oportunidade de ler o livro ainda mais porque vi vários comentários negativos sobre ele, mas depois desta sua resenha fiquei curiosa e acho que vou dar uma chance à leitura.
    Beijoos

    https://cantodelivros.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Eu adorei esse livro! E achei o filme bem resumidinho, ficou coisa de fora.
    Mas, pra quem não leu o livro, como o Rafa, o filme é bem legal. A gente reclama porque espera que seja sempre igualzinho.

    Adorei a resenha e todo o blog.
    Bjs
    http://pipocacomcafe.com

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links