segunda-feira, 24 de novembro de 2014
28

[PROJETO BLC] Postagem #3 - A Origem de Um Clássico

Olá leitores!
Hoje temos mais uma postagem do Projeto BLC.

Esta postagem faz parte do Projeto Blogagem Literária Coletiva promovido pelos Blogs: Os Literatos, Chá & Livros e Diário de uma Livromaníaca.

A Origem de Um Clássico

Imagem do seriado Dracula, exibido pela NBC entre outubro/13 e janeiro 14.

 

É de consenso geral que Drácula, de Bram Stoker, é um clássico da literatura mundial sendo o pai das histórias vampirescas. Stoker criou a sua maior obra na Era Vitoriana, uma época inigualável e que todas as suas características são muito bem retratadas no decorrer da história.

Dia 08 de novembro é celebrado o aniversário desse célebre autor, então para homenageá-lo, vocês serão historiadores por um mês e deverão contar as origens desse clássico, o que levou Bram Stoker a escrever o romance que marcaria uma época cativando leitores até os dias atuais!

Mas atenção! Será permitido usar referenciais históricos, porém a principal fonte de consulta deverá ser a imaginação de vocês.

Missão dada, agora mãos à obra e vamos explorar as catacumbas de um certo castelo na Transilvânia!

Amo Drácula, mas confesso que tive bastante dificuldade com esse tema, pois escrever, criar, imaginar o motivo que levou Bram Stoker a escrever esse clássico da literatura foi bem complicado.

"O ano era 1897. Naquele dia, Bram estava entediado e sem inspiração. Queria escrever uma nova história, mas não tinha ideia sobre o que escrever. Pensou, pensou e nada. Rascunhou várias páginas, mas nada parecia estar bom. Cansado, acabou adormecendo debruçado sobre a mesa. E então ele começou a sonhar...

Estava em um castelo, o lugar parecia distante...  Bram servia a um Conde, uma figura notória e nem um pouco comum. O Conde era alto, magro, tinha cabelos e olhos negros.
Bram se encaminhava para seu escritório para servir-lhe uma bebida, na taça um líquido espesso e vermelho chamou sua atenção e o fez pensar que tipo de bebida seria aquela. Perdido em seus pensamentos, entrou no escritório e encontrou o Conde parado próximo à uma estante, de costas para a porta. Quando ele se virou para receber a bebida, Bram se assustou com o que viu e deixou a cair a bandeja e a taça. Só então, quando a bebida se espalhou pelo tapete e ele sentiu o cheiro de ferro, foi que se deu conta do que era: sangue. Ainda assustado, olhou novamente para o Conde e viu que seus olhos não estavam mais negros e sim vermelhos, e os caninos longos e afiados que imaginou ter visto quando entrou no escritório, realmente estavam lá. Bram olhou incrédulo para o Conde, que furioso pelo desperdício de sua tão adorada "bebida",  não pensou duas vezes e o atacou, mordendo seu pescoço e sugando seu sangue.

Bram acordou sobressaltado. Após alguns minutos, quando se acalmou, começou a escrever sua história. O protagonista era um homem magro, alto, pele pálida, olhos vermelhos, caninos longos e afiados, vestia-se elegantemente e sua imagem não se refletia no espelho. E a esse singular personagem deu o nome de Drácula."

Abraham "Bram" Stoker (Dublin, 8 de Novembro de 1847 — Londres, 20 de Abril de 1912) foi um romancista, poeta e contista irlandês, mais conhecido atualmente por seu romance gótico Drácula.

Espero que tenham gostado!
Beijos e até o próximo tema.

http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2014/11/top-comentarista-1-novembro.html








28 comentários:

  1. Oie Aline,
    Sei que você disse que foi difícil desenvolver o tema, mas eu adorei o resultado! Então, garanto que o trabalho valeu a pena!
    Arrasou! *-*
    Beijinhos
    http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Aline!!!
    Adorei o projeto...
    Eu não costumo gostar muito de vampiros, mas é justamente a história do Drácula que salva hahha
    Eu sempre quis ler o livro de Bram Stoker, mas nunca arranjei ele pra comprar, aliás se você spuber onde deixa o link pra mim haha
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oii, ameeeei o projeto! Super criativo, né? Adorei o post!
    estantedorefugio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Achei o texto bastante criativo. Rs
    Drácula é um classico, então todo mundo sabe um pouco sobre ele.
    Apesar, de ser um pouco nova nessa minha mania de ler livro, ainda não sabia que Stoker era o autor de Drácula um clássico bastante conhecido.

    ResponderExcluir
  5. ASSISTI AO FILME ""DRACULA DE "BRAM STOKER".MUITO BOM GOSTARIA DE LER O LIVRO.ACREDITO QUE DEPOIS DE NOSFERATUM,O MELHOR FILME QUE JÁ ASSISTI.DEPOIS APARECEU VARIAS VERSÕES DE DRACULA.VLAD...E OUTROS NOMES.

    ResponderExcluir
  6. Oi !
    Amo com certeza vampiros <3 são meus amores
    Não entendi direito , a parte vermelho foi você que fez ?ahhahahahaha ficou muito bom ,podia escrever um livro sabia ? :3
    Beijos

    http://www.nossaspaixoesopsnossoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Li! Muito legal esta projeto e seu texto. Garanto que eu teria uma dificuldade incrível para escrever algo tão legal quanto seu texto.
    Me peguei assustada aqui com sua forma simples e cativante de escrever.

    Espero ver mais histórias assim por aqui.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que bacana!
    Dracula um dos vampiros mais conhecido
    ja que deu origem a tudo ahahah! Sinceramente adooorei este projeto!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do projeto, amo vampiros!
    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Oiee

    Apesar do tema dificil ficou muito legal .

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  11. Otimo tema, mas vc se saiu super bem. Ficou muito legal :)
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Não conheço direito a história do Drácula, e vampiros nao são lá os meus seres sobrenaturais favoritos, mas gostei bastante do projeto. Ficou muito bom ^^
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Li, tudo bem???
    Achei muito legal no fim das contas, a sua escolha da inspiração do autor, fazer com que a história o procurasse. Deve ser difícil escrever, eu sempre fico imaginando da onde eles tiram tanta imaginação, risos...
    Esse projeto é muito legal, incentivando a criatividade dos participantes e quem sabe, dando o pontapé inicial para vocês se tornarem os próximos escritores???
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Incrível esse projeto, acho que incentivar a criatividade é tudo de bom. Seu texto ficou muito legal e tudo bem plausível, adorei. E olhe que de Drácula eu entendo. Esse é um dos meus livros favoritos e eu amo tudo sobre vampiros desde que tinha uns 9 anos de idade, sempre assisto tudo que é filme e leio tudo que é livro á respeito. Parabéns pelo projeto e pelo post.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  15. Adorei o projeto seu texto ficou incrível, adoro histórias sobrenaturais , Drácula sempre um ícone e saber mais sobre ele é maravilhoso. Cada autor tem seus momentos de inspiração ... bom saber como surgiu a história de Drácula .abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, flor!
    Que original da sua parte imaginar como surgiu a história de Drácula! (rs) Sempre ouvi os boatos de que o personagem foi inspirado em Vlad Tepes e, confesso, gosto de pensar que Bram Stoker se fascinou com uma pessoa real ao desenvolver Drácula. Então, claro, gostei da sua ideia! Imagine se o próprio Bram tivesse sido vítima de um vampiro!? Adorei! Muito original, flor. Parabéns.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Li !
    Sempre gostei de vampiros, e claro que o Drácula é um clássico, mas até hoje não tive tempo de ler o livro.. Adorei o projeto, e olha, realmente ficou muito bom! Esse pequeno post conseguiu me prender totalmente!
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Drácula é vida, não tenho outra palavra que possa descrevê-lo - ironicamente -.
    Vampiros sempre me fascinaram, mas Drácula, sem dúvidas é o MELHOR
    Ainda não consegui fazer a minha publicação e olha que ela está quase pronta há semanas!

    The Queen’s Castle, Ana P. Maia ♛
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/
    PS.: Peço perdão pela ausência, o Castelo já está reaberto e as teias de aranha já foram retiradas. Aguardarei vossa visita!

    ResponderExcluir
  19. Oi Li :)
    Amei o projeto. Li esse livro empurrado rsrs, amo vampiros mas essa leitura é um pouco cansativa e ao mesmo tempo maravilhosa.

    Bjinhos
    Jéssica Rodrigues
    http://lilianejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Projeto legal Li *--*
    No ano passado, durante a semana do terror, citamos grandes clássicos da literatura, e claro, que Drácula não poderia faltar. Acho legal a galer adaptar essa cultura para as novas gerações, mas sou meio contra a alterar o contexto da obra. Uma coisa é trazê-la para o século XXI, outra é reescrevê-la.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  21. Ual, me pareceu que tem um meio que romance entre eles, ou é impressão? Gosto e amo draculas, por serem sobrenaturais e bem curiosos, criaturas da noite. Legal o projeto, ficou bem legal o teu achei bem legal a iniciativa blc.
    Beijos Aline, acho bem legal a interação das blogueiras nos blogs.
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  22. Oi Aline.
    Sabe que nunca me liguei na história do drácula, assisti alguns filmes assustadores, mas no fundo não o conheço bem rsrs.
    Gostei desse projeto porque incentiva a criatividade, e a proposta é bacana...tentar criar uma história para o autor, e muitas história realmente nasceram assim, de um sonho.

    Beijos.
    www.leiturasdapaty.com.br

    ResponderExcluir
  23. Eu já vi algumas postagens sobre esta ideia, aliás que eu acho bem legal. Em relação ao tema, Drácula sempre mexeu e sempre vai mexer com o imaginário das pessoas, você se saiu bem.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  24. Oi! Adorei a ideia, muito criativa. Gostei muito da forma como você escreveu. Com certeza muitas ideias surgem de sonhos e acho interessante pensar que esta pode ter surgido de um sonho também. Você escreveu muito bem, parabéns! :)
    beijos

    ResponderExcluir
  25. Com certeza é um tema difícil, mas adorei o que você escreveu, parabéns! Tenho muita vontade de ler este livro, sinto que irei amá-lo..

    ResponderExcluir
  26. Interessante a orgiem do descrita no post e pelo que entendi, são os participantes do BLC que estão escrevendo baseado nos fatos, achei muito legal a ideia e curtir o seu texto!

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Aline!
    Também senti muita dificuldade em desenvolver o meu texto... Mas amei o projeto! Faz com que possamos pesquisar sobre um determinado assunto e desenvolver um texto em cima do proposto. Amei seu texto... O meu ficou enorme kkkkkk (falo muuuuuuiiitoooo) kkkkk
    Parabéns pela postagem!

    beijos
    Ariana Silva
    https://ariabooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Li,
    Eu gostei muito da adaptação de Drácula que está nos cinemas. Interpretada pelo brilhante Luke Evans. O cara é incrível e fez um Drácula sem igual. O personagem foi humanizado e eu ADOREI isso! <3
    O mais bizarro é que o Conde Vlad realmente existiu, era malvado e causava terror nos seus súditos, mas mesmo assim é um herói na Romênia. Acho uma história curiosa e adoro ler sobre isso. Adorei seu texto. Eu também escreveria depois de um sonho desses kkkkk.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links