segunda-feira, 19 de janeiro de 2015
36

[CONHECENDO O AUTOR] Entrevista - Gustavo Sylar

Olá leitores!
A entrevista de hoje é com Gustavo Sylar, autor de A Chave de Arkne.


L.S. - Quem é o autor Gustavo Sylar?
Gustavo Sylar - Gustavo Sylar é um jovem de 21 anos que ama cultura. Fanático por cinema, amante da literatura. Vive em São Paulo, é estudante de Audivisual. Adora esportes, principalmente natação, e adora ouvir histórias de pessoas mais velhas para se inspirar.

L.S. - Há quanto tempo você escreve?
G.S. - Escrevo desde que tinha 10 anos, inventava historias bobinhas, mas me divertia muito, era mais por hobby, mas depois que comecei a estudar produção de roteiros para tv, aos 17 anos, comecei a cogitar a escrever profissionalmente.

L.S. - Como surgiu a ideia de escrever "A Chave de Arkne"? O que te inspirou a escrevê-lo?
G.S. - Eu já tinha o personagem Arthur criado na minha mente, sempre quis usá-lo, aliás, eu já havia usado em algumas histórias curtas, mas queria realmente levá-lo para um nível maior, pois sempre foi meu personagem preferido, eu só precisava de uma história para colocá-lo, então comecei a rabiscar e a história foi surgindo naturalmente. Acho que o que mais me inspirou foi a própria personalidade do personagem, que exigia uma história onde o personagem precisasse rever os valores que realmente importam e não ter uma vidinha fechada e egoísta, acho que essa necessidade de mostrar a graduação da personalidade do protagonista foi o que realmente me inspirou.

L.S. - Quanto tempo você demorou para escrevê-lo?
G.S. - Levei mais ou menos um ano. Seis meses para criar a história e escrever o roteiro e mais seis para criar o livro propriamente dito.

L.S. - Porque os leitores devem ler "A Chave de Arkne"?
G.S. - A chave de Arkne não é uma história que mostra apenas lutas, magias, aventuras... Ela faz o leitor pensar sobre a amizade, que é um tema muito presente, e também sobre como alguns valores são importantes para que possamos nos sentir humanos de verdade. A chave de Arkne não dá nenhuma lição de moral, mas faz o leitor refletir por si só naquilo que lhe convém.

L.S. - Você tem alguma rotina para escrever, alguma disciplina, um horário determinado ou escreve quando surge oportunidade?
G.S. - Escrevo pelo menos trinta minutos por dia, assim não há desculpa pela falta de tempo, mas se ainda assim se for em um período mais corrido como na época de trabalhos e provas da faculdade, eu tento pelo menos escrever 10 minutos, mas ficar sem escrever nunca, é extremamente importante praticar.

L.S. - O que você está lendo no momento? Qual seu gênero de leitura preferido? E autor, algum preferido?
G.S. - Estou lendo no momento “Corvos” do autor George Dawes Green, estou amando. Meu gênero preferido é terror e suspense sem dúvidas, mas adoro os policiais. Tenho dois autores que sou muito fã: Stephen King e Neil Gaiman.

L.S. - O que tem a dizer sobre a literatura nacional?
G.S. - Realmente complicado falar de literatura nacional, mas está tomando espaço na vida dos leitores, e fico muito feliz por isso. Muita gente reclama da falta de espaço e da concorrência que os autores nacionais enfrentam, mas eu acho que se houver muita luta e determinação conseguimos sim conseguir nosso lugar. Temos ótimos autores nacionais que estão ficando tops e não são aqueles mais famosinhos não, mesmo autores de editoras pequenas estão se destacando muito. Acho que isso tende a crescer.

L.S. - Para você, qual importância dos blogs literários na divulgação de livros/autores nacionais?
G.S. - Extremamente importante. Os blogueiros são responsáveis por divulgar nosso trabalho e muita gente passa a ler tal livro por causa de alguma resenha, ou de algum comentário... Acho que sem os blogueiros para passar suas impressões de um livro, seria bem mais difícil divulgar uma obra.

L.S. - Quais são seus próximos projetos na área literária?
G.S. - Por enquanto tenho um roteiro de uma série de sete livros. Literatura de alta fantasia, mas é um projeto a longo prazo, pois no momento estou envolvido na criação de uma série de TV e o tempo está escasso, mas creio que daqui a no máximo dois anos começo a escrever.

L.S. - Agradecemos pela entrevista. Gostaria de deixar alguma mensagem para os nossos leitores?
G.S. - Só tenho a agradecer o apoio do Blog Literalizando Sonhos que é lindo. E espero que gostem do livro, que é o primeiro de muitos, espero hahaha. E agradecer aos leitores que dão oportunidades para os nacionais, acreditem, tem muita gente talentosa esperando para ser lida por aí. 

http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2015/01/top-comentarista-3-janeiro.html









36 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Adorei a entrevista! Muito legal conhecer um pouco mais sobre o autor. Ainda não conhecia o livro dele, mas achei a capa muito bonita e a história interessante.
    Concordo com o autor, acho que a literatura nacional aos poucos está conseguindo o seu lugar no mercado!
    Fico feliz por ele reconhecer nosso trabalho e a importância das nossas resenhas :).

    Beijo ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie! Não conhecia o autor nem o livro, mas deve ser muito bom mesmo!
    bjs, se puder comentar nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2015/01/assassinato-na-torre-eiffel.html
    e tem promoção no ar:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2015/01/promocao-ferias-com-leituras.html

    ResponderExcluir
  3. Oiee

    Não conhecia o livro nem o autor mas a história parece ser bem interessante.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Lii,
    Amei a entrevista. Já conhecia o autor de outros blogs e torço muito pelo sucesso de sua saga de livros que vem por aí. É um projeto audacioso e no Brasil, literatura fantástica tem um espaço pequeno, mas tenho certeza que ele vai ultrapassar esses obstáculos.Primeiro, ele é fã de Neil Gaiman, o mestre da fantasia *-* já tem tudo pra dar certo! kkkk Amei a entrevista, mesmo.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adoro as entrevistas, porque sempre acabo conhecendo autores novos e suas obras. É fantástico ver que graças aos blogs os autores nacionais estão finalmente se destacando e mostrando que o nosso país tem talentos nas mais diversas áreas da literatura. E foi ótimo ver que ele é fã do Stephen e do Neil, que são dois dos meus autores favoritos. Que venha a próxima entrevista.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Li, adorei a entrevista! Adorei o autor e sua saga tb! Que ótimo saber que Neil e Stephen são os autores preferidos dele. Geralmente vem muita inspiração dai. Beijo!
    http://entreeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Realmente, livros nacionais maravilhosos há muuitos ♥ Não sei se já conhecia o livro do Gustavo, mas fiquei curiosa para ler, por mais que não goste muuito de fantasia, ação e coisas do tipo.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiee.

    Não conhecia o autor e nem a obra dele, mas fiquei um pouco curiosa. E gostei muito da capa.
    Bom, o nacionais estão ganhando mesmo muito espaço e espero que continuem crescendo

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline.
    Conheci um pouquinho do Gustavo através dessa entrevista, e assim como ele gosto do Gaiman, já King não tive coragem de ler seus livros de terror.
    A literatura nacional vem crescendo e surpreendo cada vez mais, os leitores estão dando mais atenção a quem é de casa.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!
    Ainda não conhecia o livro e nem o autor, adorei a entrevista, o Gustavo parece ser muito gente boa e abrir esse espaço no blog para divulgar escritores nacionais é muito bom, parabéns!!!
    Beijos,
    http://www.thousandlivestolive.com/

    ResponderExcluir
  11. Amo historias sobre fantasia e magia, fiquei com muita vontade de ler esse livro, beijos. <3
    http://papo-da-viana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Amei a entrevista faz com que conhecemos mais a vida do autor apear que nao conhecia nem ele nem o livro ambos parecem ser mtoo bom parebeens...

    ResponderExcluir
  13. Oiee,
    Adorei conhecer sobre o autor! =)
    Também sou amante da Cultura e me identifiquei com outros aspectos da entrevista, como o gosto pelas obras de Stephen King.
    Bjs e sucesso ao blog e ao entrevistado!

    ResponderExcluir
  14. Ola Li , parabéns pela entrevista, não conhecia o autor , sucesso sempre. Muito legal essa disciplina dele escrever todo dia por meia hora. Adoro fantasia vou esperar sua resenha para saber mais do livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa, quando vi a foto de Gustavo Sylar, a primeira coisa que reparei foi o quanto ele é novo. Não penso que idade define se um autor escreve bem ou não (até porque um dos meus livros preferidos é divergente e a autora escreveu quando tinha 17 anos), mas quando vejo pessoas novas assim fico admirada! Fiquei super empolgada com a historia do livro e espero um dia ter a oportunidade de lê-lo. :D

    ResponderExcluir
  16. Conheci já o livro, porém não achava tão interessante, mais conhecendo bem o autor e sua obra fiquei bem interessada.

    ResponderExcluir
  17. oi, tudo bem?
    não conhecia o autor ou o livro, mas gostei de saber mais a respeito dele.
    E nossa, ele escreve desde bem novinho mesmo! Muito legal
    Desejo muito sucesso para o Gustavo, e que ele consiga o tempo necessário para desenvolver essa longa série, afinal, sete livros são muitos livros, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Nossa como assim, eu ainda não conhecia esse autor? Me apaixonei pela capa do livro dele, e foi bom conhecer um pouquinho mais a respeito do autor! ;)
    Gostei da entrevista!

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pela entrevista!! Não conhecia o autor e fiquei bastante interessada no livro. Sucesso Gustavo Sylar!!!!

    Jéssica
    http://www.coracaoleitor.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu não conhecia o livro do Gustavo, o enredo pelas palavras do autor me parece interessante e fiquei curiosa em conhece-lo. Espero que autor tenha muito sucesso!

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  21. Saudações,

    Já conhecia um pouco do Lorde Gustavo pelas perguntas que fiz, e achei a maturidade dele impressionante! Além da rapidez para escrever A Chave de Arkane, postei a resenha ontem com meses de atraso ><

    Venha visitar o Castelo
    Att
    The Queen’s Castle, Ana P. Maia ♛
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/
    Ps.: Digno parceiro, peço desculpas pela ausência!

    ResponderExcluir
  22. Um autor tão novo, isso é tão bacana, mais e mais jiovens estão se arriscando na escrita, o Brasil só tem a ganhar. Verdade o que ele disse, tem muitos talentos esperando só serem lidos. Mas o que tem de porcaria...OMG! É muito escritor ruim e fanfarrão se achando o dono da cocada preta e se damos uma crítica negativa ainda nos insultam me rede virtual. é complicado isso.
    Mas falando da entrevista... gostei muito, boas perguntas e respostas respondidas com coerência, achei o livro dele bem interessante.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    Adorei a sua entrevista, muito boa mesmo! É muito bom conhecer mais sobre os autores nacionais. Não conhecia o trabalho do Gustavo, e adorei! Parece ser muito bom o seu livro!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  24. Olá, eu adoro ler intrevistas de autores, pois assim podemos saber mais sobre eles, as opiniões e inspirações deles. Não conhecia esse autor, gostei de saber sobre ele...
    Bjss!!

    http://stylishsgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Muito boa a entrevista. Ainda não conhecia o autor, mas foi bem legal saber um pouco mais a respeito dele.
    Queria conseguir gostar do King tanto quanto ele, mas me dá um soninho kkkk

    bjs

    ResponderExcluir
  26. Não conhecia nem o autor e nem o livro e me interessei, ele disse que tem lutas,magia e aventura..então já me ganhou.

    Por isso gosto desse quadro de entrevistas, a gente conhece muito autor bom e livros maravilhosos.

    bjs

    ResponderExcluir
  27. Oie, tudo bom?
    Concordo com o autor, ainda não estamos no ideal, mas nossos autores estão crescendo. Aliás, ele escreve um gênero que os autores nacionais adoram: a fantasia. Desejo muito sucesso pro Gustavo.
    beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Não conhecia o autor e esse livro ainda mas me interessei demais, o livro é tudo que eu mais adoro em histórias. Sucesso pro autor!

    ResponderExcluir
  29. Oie, tudo bem?
    Eu adorei o post. Já conhecia o autor por causa da parceria com a editora e adorei ver mais de perto sobre ele. Eu já tinha um Q de curiosidade quanto a esse livro, mas depois dessa entrevista com certeza irei solicita-lo a editora no próximo trimestre.

    ResponderExcluir
  30. Legal conhecermos um pouco sobre os autores e suas obras. Também não conhecia me interessei pelo livro, capa bem legal e concordo com ele que tem muita gente talentosa, esperando esperando uma oportunidade de seus livros serem lidos.

    ResponderExcluir
  31. Oi Aline! Tudo bem?
    Eu acho super importante o papel de nós blogueiros na vida de um autor. Digo isso porque eu não sabia desse autor e só o conheci através do seu blog hehehehe
    Adorei a entrevista e posso dizer que Gustavo você tem tudo para dar certo como autor,não desista desse sonho lindo!!!
    Parabéns Literalizando Sonhos pela super entrevista!!!
    Beijos Pão de Queijo.

    ResponderExcluir
  32. MJá avia lido sobre esse livro e fiquei bastante interessada na leitura, e fiquei ainda mais quando soube algumas coisas sobre o autor e mais sobre o livro.

    ResponderExcluir
  33. Oie!
    Eu não conhecia o autor, mas a capa de A chave de Arkne chamou minha atenção, com essa ilustração maravilhosa! Admiro quem escreve desde tão novo, ainda mais com essa determinação, e é publicado cedo...
    Bjs

    ResponderExcluir
  34. Já tinha lido sobre "A Chave de Arkne" e tinha me interessado pela obra, agora estou sabendo um pouco mais sobre ela e, meu interesse aumentou consideravelmente.
    Não conhecia o autor, ele parece super simpático.
    A literatura nacional cresce cada vez mais, espero que mais talentos surjam, pois nós é que ganhamos ^^ .
    Gustavo, você criou o que me parece ser um ótimo livro =) !!

    ResponderExcluir
  35. Oie!
    Não conhecia o autor e nem o livro dele, mas achei muito legal, o autor também é muito simpático.
    Estou impressionada que ele tenha começado a escrever com dez anos, ainda que histórias bobinhas como ele mesmo disse, com dez anos eu mal desenhava um bonequinho de palitinho. kkkkk

    beijos,

    www.lendoeesmaltando.com

    ResponderExcluir
  36. Eu adoro conhecer novos autores e seus livros. Gosto muito da temática fantasia ainda mais quando o personagem é forte e revê seus conceitos e suas crenças,acho que iria gostar desse livro.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links