sábado, 3 de janeiro de 2015
30

[RESENHA] Câncer... Por que comigo? - Wilson Pereira Figueredo

Lido em: Dezembro/2014
Título: Câncer... Por que comigo?
Autor: Wilson Pereira Figueredo
Editora: Giostri
Categoria: Literatura Nacional / Romance
Ano: 2014
Páginas: 120
ISBN: 8581084702

Onde comprar: Livraria Cultura, Travessa
Skoob
Ótimo!




Sinopse: Júlia uma mulher independente, de personalidade forte e ambiciosa. Com muito esforço e trabalho conseguiu criar duas filhas e se tornar uma empresária de sucesso. Sua constituição como sujeito se deu a partir dos valores materiais, por isso, sua vida teve como foco principal o ter sem se preocupar em ser.
Um acontecimento inesperado marca sua história e invoca uma pergunta: por que comigo? Diagnosticada com uma doença grave Júlia se vê sem chão. Inconformada, por ser jovem e muito bela, se isola durante um fim de semana para tentar assimilar o golpe recebido, mas um encontro surpreendente trás novo sentido à sua vida e ela vê a possibilidade dessa tragédia ser apenas um novo caminho.

Biografia: Wilson Pereira Figueredo é tanatólogo, acadêmico da 10ª fase de Psicologia e Escritor.
Nasceu em 19 de novembro de 1968, na cidade de Ivaína interior do estado do Paraná. Filho de Basílio Pereira de Figueredo trabalhador rural e Maria Rosa Aragão Figueredo é o décimo primeiro filho de uma família de quinze irmãos. Desde cedo despertou grande interesse pela escrita, literatura, desenho e a arte em geral.  Em janeiro de 1985 chega a Blumenau SC e em março do mesmo ano começa a trabalhar no comércio local. No dia 22 de abril de 1989 contrai matrimônio com Karin da Costa, é pai de três filhos, Maicon da Costa Figueredo, Juan Carlos Figueredo e Nicolas Eduardo Figueredo. No ano de 2007 motivado por uma amiga começa a escrever seu primeiro romance intitulado “Escola da Vida – Caminho para a Felicidade” que é publicado pela editora Seven System da cidade de São Paulo. No ano de 2008 começa a escrever seu segundo romance “O Grande Encontro” publicado pela mesma editora em julho de 2013.

*Livro cedido gentilmente pelo autor.

Vamos à primeira resenha de 2015!

Foi um prazer quando o autor parceiro Wilson Pereira Figueredo nos procurou comunicando o lançamento de seu terceiro livro "Câncer... Por que comigo?" e oferecendo um exemplar para resenha. Já tinha lido o livro Escola da Vida - Caminho para a Felicidade (resenha aqui) e gostado bastante de sua escrita.

Por se tratar de um assunto delicado, não sabia muito bem o que esperar da história. Devo dizer que o livro foi uma grata surpresa. Me encantou e me fez refletir (muito!).

"Por alguns minutos Júlia se viu naqueles motoristas. Suas atitudes muitas vezes eram exatamente iguais, e agora ela estava passando por um problema muito maior e percebeu que essas pequenas coisas negativas não fazia sentido." Pág. 33


Júlia é uma mulher de quarenta e três anos, mãe de duas filhas, Giovanna e Rafaela, é independente e tem estabilidade financeira. Porém, em determinado momento ela encontra um nódulo em seu seio e após fazer os exames, descobre que tem câncer de mama. Júlia perde o chão com a notícia,  e começa a se questionar porque isso aconteceu com ela. Notando o abatimento de sua mãe, Giovanna a incentiva a ir passar uns dias no sítio de uma amiga, afastado da cidade, antes de fazer os outros exames solicitados pelo médico. Aceitando o conselho da filha, Júlia parte com destino ao sítio. E então tem uma das experiências mais importantes de sua vida.

Júlia, que nunca acreditou em Deus, se surpreende com certos acontecimentos e revelações, e passa a entender o porque de tudo que aconteceu em sua vida.

"(...) A melhor forma de vencer qualquer tipo de obstáculo é enfrentá-lo. O mais adequado talvez seja eliminarmos o medo de nossas vidas e colocarmos algo melhor no lugar, seguir em frente, criar coragem suficiente para encará-lo. Não procrastine situações que o incomodam. Quando você enfrenta o desconhecido, sua autoestima sobre e você cria coragem para superar desafios com mais facilidade. " Pág. 43

O que mais me cativou na história, foi que o livro não foca na doença (o que era meu receio) e sim nas causas e nas maneiras de resolver ou amenizar o problema. Muita gente pode pensar que se trata de uma história triste, mas passa bem longe disso, na verdade, é uma história ímpar, repleta de ensinamentos e reflexões.

"(...) não tem como deixar para trás situações não resolvidas elas sempre retornarão para que se feche o ciclo e novas possibilidades de crescimento apareçam." Pág. 67

Durante a história, o autor cita Chico Xavier, Aristóteles e Orígenes de Alexandria. São abordados temas como reencarnação, leis espirituais (lei da afinidade, lei do merecimento e lei do retorno) e perdão. Sei que muita gente não acredita ou tem outras visões sobre esses assuntos, mas devo dizer que Câncer... Porque comigo? foi uma experiência maravilhosa de leitura.

"Não procure saber quem eu sou, a felicidade está em redescobrir quem você É." Pág. 120
Lógico que não deixa de ser citado no livro a importância do autoexame e a necessidade da frequência da mamografia em mulheres a partir de determinada idade.

"(...) A recomendação atual da Sociedade Brasileira de Mastologia é de que a primeira mamografia seja realizada aos 35 anos de idade e que seja repetida anualmente a partir dos 40 anos de idade." Pág. 26

Dono de uma escrita leve e fluída, Wilson soube transmitir em cada diálogo um pouco de algumas verdades da vida. Capítulos curtos tornam a leitura ágil. Li em apenas uma hora!

Capa de acordo com o tema, diagramação simples, fonte em bom tamanho e páginas amareladas propiciaram uma agradável leitura.

Super recomendo!

Na história é citada uma ONG na qual me interessei em pesquisar e conhecer melhor: Rede Feminina de Combate ao Câncer
A Rede Feminina de Combate ao Câncer é uma entidade filantrópica, sem fins econômicos, regida por um Estatuto Social e Regimento Interno atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade social acometidas pelo Câncer.
Seu público-alvo é composto por pessoas com Câncer, usuárias do SUS, que realizam tratamento oncológico via TFD – Tratamento fora do Domicílio, bem como pessoas com Câncer residentes em Maringá e Sarandi, em ambos os casos, encontrando-se em situação de vulnerabilidade social em decorrência da ausência de saúde e condições para custear suas necessidades básicas.

Se quiser saber mais sobre o trabalho deles, acesse o site: http://www.rfcc.com.br/.

Beijos :)
http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2015/01/top-comentarista-3-janeiro.html






30 comentários:

  1. Oiee ^^
    Acho que já tinha lido uma resenha desse livro antes, parece ser bem legal, mas não sei se o leria...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tinha ouvido falar desse livro mas me interessei bastante agora que li a resenha. Parece ser um livro ótimo e com vários ensinamentos e reflexões sobre o tema. Irei lê-lo assim que puder.
    Beijos
    littledreeamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, Aline! Parece que tem um toque de auto-ajuda, que não me agrada muito, mas o tema sim! Quem já teve o privilégio de trabalhar com pacientes oncológicos sabe que é bem assim... Nem sempre a doença é o foco e a gente se surpreende com a força e com as lições que eles nos ensinam.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  4. Hey!!!

    Feliz 2015!!!!

    Gostei da temática do livro. Li há pouco tempo o " 100 Dias de Felicidade" e o tema câncer acaba comigo. Gostei da sinopse. Vou por o livro na lista de leituras para 2015. Vai para o meu jarrinho dos livros,rs. Nunca tinha ouvido falar do autor e muito menos de sua obra, acho que vou me surpreender se ler.

    Bjos,
    Bee

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline! Muito legal a abordagem do livro sobre o tema. Sei da importância de se falar sobre as pessoas que passam por essa situação, e não apenas falar da doença que as comete.
    Não conhecia o autor , mas certamente leria o livro, muito boa sua resenha.
    Bjs

    Expressão Moda & Literatura

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Adorei a resenha e realmente, câncer é um assunto muito delicado que querendo ou não, sempre está presente no nosso cotidiano. Adoro livros que provocam reflexões. Vou procurar saber mais sobre ele...

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Li, tudo bem?

    Acho que não teria estômago para ler este livro, ainda mais depois de ter presenciado a doença na minha família por duas vezes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline,

    Não conhecia o livro, gostei de saber que ele foca nem maneiras de amenizar a dor e não na doença. Li muitos romances espiritas na minha vida, então estou acostumada com temas como reencarnação e leis espirituais. Fiquei feliz em conhecer um pouco da história.

    Bjks

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o autor e nem suas obras, esse livro realmente tem um título que mexe com a gente afinal sempre que acontece algo ruim, perguntamos porque comigo? Gostei porque parece ser uma historia diferente como mencionado que foca mais nas causas de resolver ou amenizar o problema e não em si na doença.

    ResponderExcluir
  10. Oi Li, tudo bem?
    Feliz Ano Novo Linda *-*
    Ahh, resenha ótima, e o livro parece ser encantador. E legal um livro sobre o câncer que busque não abordar apenas o assunto, e deixe a leitura mais descontraída. E o quotes são lindos também :D

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline.
    Que bom que o autor amenizou o assunto e deixou a história mais leve, isso me anima a fazer a leitura, evito enredos tristes e muito densos. Esse pelo visto é bem informativo.
    Não conhecia o autor e nem o livro, mas já anotei a dica.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro meninas, o autor conheci aqui no blog...
    Fiquei encantada e com uma vontade imensa de ler.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Esse livro é como um remedinho pra ajudar a aliviar alguns estresses que algumas pessoas que passam por essa doença que é muito ruim.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar nem do autor, nem do livro, mas só de ler sua resenha e os quotes, dá pra ver que o livro nos passa um ensinamento maravilhoso. Eu gostei bastante e assim que der vou lê-lo.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Nunca imaginei que esse livro seria um romance. Pela capa e titulo sempre acreditei que se tratasse de algum tipo de auto ajuda e tal. Achei muito interessante a premissa e as referencias que o autor levou para o livro. Ainda sim não seria algo que eu leria.
    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  16. O título do livro me atraiu bastante, então já fui ler a resenha bastante interessada. Essa é uma doença que está bem próxima a mim, acho que foi por isso que o livro me despertou curiosidade. É bom saber que ele não trata apenas da doença, mas também de como ela pode abrir os olhos das pessoas para questões muito mais relevantes do que elas pensam. Com certeza irei procurá-lo para ler.

    ResponderExcluir
  17. Gostei do que vc falou sobre o livro, mas acho que o assunto é denso demais pra mim nesse momento...

    PS: pra celebrar um dos lançamentos cinematográficos mais esperados do ano, tá rolando sorteio do livro Cinquenta Tons de Cinza lá no blog! E participar é bem simples: basta ser seguidor! Corre lá!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2015/01/promocao-cinquenta-tons-de-cinza.html

    ResponderExcluir
  18. Já li vários livros relacionados a este tema, do câncer de mama e sempre fico muito interessada quando encontro com um livro que tem um tema forte e o trata que digamos com naturalidade, não foca na doença e sim na recuperação. Gosto de livros assim que trazem reflexões para nós.
    Adorei a sua resenha e com certeza anotei a dica de leitura.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi Li.
    Acho muito legal autores escreverem livros tratando do câncer, acaba ajudando muita gente que tem medo ou não sabe sobre o assunto. Esse livro particularmente parece ser bom, mas eu não o leria por causa dos caminhos que o autor seguiu, os assuntos que ele inseriu pra fazer a personagem se sentir melhor e tal, não é uma coisa que me atraia na leitura.

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    O título e o assunto do livro são bem impactantes. Esse assunto é muito importante e misturá-lo a ficção ajuda pacientes e familiares. Não conhecia a obra, mas achei muito interessante.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oiii,
    Nossa não deve ser fácil passar por algo assim. E o autor não só retratar isso como também alertar as pessoas a fazer o auto exame já ganhou pontos comigo.
    As vezes querem esquecer e abandonar tudo quando algo assim acontece, mais o legal é que o autor não segue totalmente esse caminho dramático.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bom?
    Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas pelo visto ele é muito bom, adorei a resenha e tenho certeza de que a historia é muito profunda e que nos prende de uma jeito, espero ter a oportunidade de ler o livro.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia o livro ainda. Um enredo que promete emocionar e mexer com nossos sentimentos. Esta doença envolve a todos em torno da pessoa e é difícil não se emocionar.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  24. Olá... tudo bem?

    Não é o meu tipo de leitura mesmo que ela seja bem fluida e rápida, porém devo ressaltar que os quotes são totalmente inspiradores e nos coloca já para pensar... não consigo imaginar o que uma pessoa que esse tipo de doença passa ou pensa, porque cada pessoa reage de uma forma... mas confesso que fiquei de olhos bem abertos... porque com isso não se brinca... as mulheres devem se cuidar... sempre em todos os momentos e sentido não por ninguém, mas sim por elas... Xero!

    ResponderExcluir
  25. Noossa amei o tema do livro! Ainda não tive a oportunidade de ler livros desse jeito, mas pela sua resenha fiquei super empolgada! Principalmente porque não trata a doença em si e sim nas causas e nas maneiras de amenizar o problema (como você disse). Gostei muito!

    ResponderExcluir
  26. Oi Li!
    A história parece ser bem interessante, mas não fiquei com muita vontade de ler, pelo menos não por enquanto... Apesar de já ter lido alguns livros que os protagonistas estão doentes esse parece ser bem diferente, trazer um lado mais espiritual...
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Admito que quando vi o título, meu primeiro pensamento foi que não leria esse livro de jeito nenhum. Gosto de dramas, e tal, mas esse parecia muito pesado.
    Bom saber que o livro não foca tanto na doença, e que é desenvolvido para nos fazer refletir. Acho que nesse momento não leria, minha cabeça não está boa para isso, mas quem sabe em breve?
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Essa historia deve ser mtoo comovente triste, tudo que toca a esses tipos de doenças é triste, ele deve nos arrancar lagrimas, gostei mtooo

    ResponderExcluir
  29. Estou em dúvida em relação ao livro pois a história parece ser bastante triste, e quando leio esses livros eles abalam completamente o meu psicologico e me deixam cair um rio de lágrimas. Mas quem sabe um dia né, se um dia eu tiver uma oportunidade com certeza leria esse exemplar.

    ResponderExcluir
  30. A vida humana é tão efêmera quanto se possa imaginar. Frágil, passageira e, ainda assim, nos desgastamos com tão pouco, com algo que deveria ser sem importância.
    Hoje estamos aqui, amanhã talvez não!
    Câncer é só uma das várias formas pela qual a vida pode se findar (uma bem triste, na verdade).
    O livro já me parece muito bom por abordar o tema, sem abordar a doença, muito diferente e interessante.
    Adoro livros com citações <3
    Também pretendo pesquisar essa ONG.

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links