quarta-feira, 29 de julho de 2015
10

[PROJETO CULTURAÇÃO] #3 Julho/2015

Olá!
Hoje é dia do post do mês do Projeto Culturação! \o/

O Culturação é promovido e idealizado pelos blogs Monykisses e Diário de uma Livromaníaca.
Para participar do Culturação clique aqui.

E vamos ao tema escolhido:

Dia 04/07 – 150 Anos de Alice no País das Maravilhas

Estou atrasado, estou atrasado! Este mês nós vamos mergulhar no universo de Lewis Carrol e invadir o País das Maravilhas, que está comemorando 150 anos de existência. Vamos fazer de Alice nossa inspiração! E nossa missão será espalhar beleza em forma de postagens cujo o tema é Alice no País das Maravilhas. Podem ser ilustrações, livros pelo mundo, roupas, figuras, bonecos, variações, etc. ou o que mais você achar que deve ser mostrado ao mundo.

E como não poderia deixar de ser, o tema escolhido homenageia os 150 anos dessa incrível história criada por Lewis Carrol.

Alice's Adventures in Wonderland, frequentemente abreviado para Alice in Wonderland (Alice no País das Maravilhas) é a obra mais conhecida de Charles Lutwidge Dodgson, publicada a 4 de julho de 1865 sob o pseudônimo de Lewis Carroll. É uma das obras mais célebres do gênero literário nonsense.

O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, revelando uma lógica do absurda característica dos sonhos. Este está repleto de alusões satíricas dirigidas tanto aos amigos como aos inimigos de Carrol, de paródias a poemas populares infantis ingleses ensinados no século XIX e também de referências linguísticas e matemáticas frequentemente através de enigmas que contribuíram para a sua popularidade. É assim uma obra de difícil interpretação pois contém dois livros num só texto: um para crianças e outro para adultos.

Este livro possui uma continuação Alice do Outro Lado do Espelho, e ambos influenciam ainda diversos autores e filmes como A Liga Extraordinária, de Alan Moore e Sandman, de Neil Gaiman.

Origem

A 4 julho de 1862, durante um passeio de barco pelo rio Tâmisa, Charles Lutwidge Dodgson, na companhia do seu amigo Robinson Duckworth, conta uma história de improviso para entreter as três irmãs Liddell (Lorina Charlotte, Edith Mary e Alice Pleasance Liddell). Eram filhas de Henry George Liddell, o vice-chanceler da Universidade de Oxford e decano da Christ Church, bem como diretor da escola de Westminster. A maior parte das aventuras foram baseadas e influenciadas em pessoas, situações e edifícios de Oxford e da Christ Church, por exemplo, o Buraco do Coelho (Rabbit Hole) simbolizava as escadas na parte de trás do salão principal na Christ Church. Acredita-se que uma escultura de um grifo e de um coelho presente na Catedral de Ripon, onde o pai de Carroll foi um membro, forneceu também inspiração para o conto.

Lewis Carrol em 1863

Alice Liddell em 1858














Deste modo, a 4 de Julho de 1865 (precisamente três anos após a viagem) a história de Dodgson foi publicada na forma como é conhecida hoje, com ilustrações de John Tenniel.

Ilustrações originais de John Tenniel:







 Diversas versões e adaptações para o cinema surgiram:

Clássica versão da Disney




E a versão mais recente de Tim Burton



Essa versão de Tim Burton ganhará um segundo filme que sairá em 2016. 


Fonte: Wikipédia
Imagens: Google

Bom, é isso. Espero que gostem do post. ;)
Beijos.



10 comentários:

  1. Nunca fui muito fã de Alice no País das Maravilhas, mas com certeza é uma história que tem milhares de fãs pelo mundo. Parabéns pela postagem.
    Bjs, ROse.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, Alice no País das Maravilhas é uma história que para mim sempre vai marcar gerações.
    Não sabia que em 2016 rolaria um segundo filme da adaptação de Tim Burton, mas adorei a notícia, o primeiro filme me conquistou de cara.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Alice no País das Maravilhas para mim sempre foi e sempre será a minha história de contos de fadas preferida, amo todas essas cores, o enredo e por surgirem adaptações cada vez melhores. Amo <3
    Curtir o projeto, de como foi criado e fico feliz em saber que foram fieis aos desenhos feito pelo autor.
    Abçs!

    ResponderExcluir
  4. Ontem mesmo eu terminei de ler Alice no País das Maravilhas e fiz resenha no meu blog (http://literarizei.blogspot.com.br/2015/07/livros-alice-no-pais-das-maravilhas.html#links) mas antes já tinha assistido a muitas adaptações do cinema, inclusive a um curta bem antigo e super curtinho, acho que foi um dos primeiros curtas a serem feitos... enfim, sempre gostei de Alice no País das Maravilhas e o teu post ficou lindo. Não sabia que a versão do Tim Burton vai ganhar continuação, já tô super ansiosa! Beijo.

    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Li!
    Nossa, Alice no País das Maravilhas tem todos esses anos?! Ainda me surpreendo quando uma obra sobrevive a anos e conquista gerações e mais gerações. Perdi a conta de quantas vezes assisti essa versão clássica da Disney na minha infância; ainda não assisti a essa versão mais recente de Tim Burton, mas pretendo em breve.
    Amei o tema escolhido assim como esse post!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro Alice no País das Maravilhas, já li varias adaptações dos livros, acho super criativo, e adorei esse projeto, para dar a oportunidade dos leitores de conhecer um pouco mais sobre a obra.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu adoro Alice no País das Maravilhas...eu vi a as duas versões....Adorei!
    E fiquei feliz em saber que terá o 2º \0/\0/\0/
    Eu não conhecia a origem da história, legal conhecer!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Não sabia que Alice no País das Maravilhas esta fazendo aniversario e já são 150 anos incrível!
    Adorei saber mais sobre a obra adoro a historia desde de pequena !!

    ResponderExcluir
  9. Não sabia que a versão do Tim iria ganhar uma continuação, mas adorei. Amava ver Alice no País das Maravilhas quanto era criança, então curti muito o post, já que me fez conhecer mais um pouquinho dessa obra maravilhosa!

    ResponderExcluir
  10. Amoooooooo! Alice e esse incrível mundo sempre acompanhei as publicações desde 11 anos de idade. Sempre fui encantada por Alice e agora sabendo sobre que Tim Burton lançara mais um filme em 2016 estou mega empolgada.

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links