segunda-feira, 6 de julho de 2015
34

[RESENHA] Vango - Entre o Céu e a Terra - Timothée de Fombelle

Lido em: Junho/2015
Título: Vango - Entre o Céu e a Terra
Autor: Timothée de Fombelle
Editora: Melhoramentos
Categoria: Literatura Estrangeira
Ano: 2015
Páginas: 360
ISBN: 9788506077481
Onde comprar: Submarino  ||  Saraiva
Skoob
Muito bom!




Sinopse: Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do escritor francês 'Timothée de Fombelle'. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo do clima de perseguição e aventura de que é feita toda a narrativa, quando acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis - como um intruso escondido num caça da SS, galopando nas Terras Altas da Escócia, dependurado num vulcão italiano ou sobrevoando o Brasil e vários outros lugares num zepelim. O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência e descobrir sua identidade. Também fazem parte da saga outros personagens marcados por vidas cheias de segredos, como Mademoiselle, a Senhora Poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos três anos de idade e Hugo Eckner, personagem verídico, comandante alemão do Graf Zepelin, esse grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Outras personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.


*Livro cedido em parceria com a Editora.



Vango tem 19 anos, é seminarista e está prestes a ser ordenado padre. Na cerimônia de ordenação, na Catedral de Notre-Dame, começa uma perseguição à ele. Ele está na mira tanto da polícia, quanto de um atirador profissional. O motivo? Nem ele mesmo sabe.
Posteriormente, ele descobre que o Padre Jean, seu grande defensor no Mosteiro, havia sido assassinado. Vango era acusado de assassinato. Mas e o atirador, por que estava atrás dele?
A história de Vango é um mistério. Ele foi encontrado com sua babá Mademoiselle, quando tinha 2 ou 3 anos, nas Ilhas Eólias na Sicília. Mademoiselle nunca contou a ninguém como foram parar lá, nem mesmo para Vango.  Ele cresceu na Ilha, com liberdade e tendo sempre sua babá para cuidar dele. Ele desenvolveu desde cedo técnicas para subir nos locais mais altos e inusitados. Dominou a verticalidade.
Porém, desde sempre, Vango tinha a impressão de que era perseguido, sendo considerado por muitos como paranoico. Mas no decorrer da história vemos que não é bem assim.
Assim, a história se desenvolve, com Vango fugindo para salvar a própria pele e em busca de respostas sobre quem ele é e quem é sua família.

Aventura, ação, mistério, suspense... Com um enredo fascinante e um ritmo alucinante, Vango é viciante e empolgante. Só consegui parar de ler quando vi o fim.


"Quem poderia prever o que aconteceria no tempo exato de cozimento de um ovo?
Três minutos para mudar completamente o destino." Pág. 10


"Depois de um longo tempo cruzando os braços e segurando os ombros, ela suspirou de novo. Provavelmente, aquilo era o que os livros chamavam de solidão.
Nunca havia sentido aquilo." Pág. 161


A história se passa no período do final da Primeira Guerra Mundial e o Entreguerras, até 1939, o que possibilitou ao autor inserir diversos personagens e fatos históricos na trama, criando assim um rico e interessante enredo.

Vango Romano é um personagem cativante, misterioso e rico e foi muito bem desenvolvido pelo autor. É impossível não se encantar com seu jeito aventureiro e misterioso.

O tempo todo novos personagens são inseridos na trama, portanto é uma leitura que exige o máximo de atenção. Se você piscar corre o risco de perder algum fato importante.
Personagens singulares, que independente de aparecerem só uma vez ou constantemente no decorrer da história, foram importantes em algum momento: Boulard, o delegado responsável pela perseguição à Vango; Hugo Eckener, velho comandante do Graf Zeppelin, amigo de Vango; Ethel, a misteriosa menina dos olhos verdes, escocesa, apaixonada por Vango; Gata, amiga de Vango; Boris, o atirador; Pippo Troisi, foi quem encontrou Mademoiselle nas Ilhas Eólias; Mozzetta, misterioso, cede sua casa na Ilha para que Mademoiselle more com Vango; Padre Zéfiro, responsável pela administração do mosteiro, amigo de Vango; Padre Jean, defensor de Vango; além de muitos outros personagens que tem ligações uns com os outros em tramas secundárias dentro da história.


"'Mais um pouco', pensou ele, 'Mais um pouco de doçura antes do fim do mundo..." Pág. 262


"Semana após semana, eles encheram de palavras os anos de silêncio." Pág. 344


Não posso deixar de citar os personagens históricos verídicos que também compõem a história: Adolf Hitler; Duke Ellington; Ernst August Lehmann; Grace Marguerite Hay Drummond-Hay; Heinrich Kubis; Herman Göring; Hugo Eckener; Johanna Maass; Joseph Stalin; Master Os Sempill (William Forbes-Sempill); Rudolf Diels; Svetlana Stalin ou Svetlana Iosifovna Allilluyeva.

Narrado em terceira pessoa, com capítulos curtos, Vango é uma leitura no mínimo interessante. O autor possui uma escrita envolvendo e instigante, fazendo com que a leitura flua de maneira agradável.

O final deixou algumas questões em aberto e me deixou bastante curiosa e ansiosa pelo próximo volume.

Sem dúvida alguma, Vango foi uma leitura surpreendente. Uma grata surpresa, que me fez virar fã de Timothée de Fombelle.

A capa tem a ver com a história. A diagramação está perfeita, páginas amareladas, fonte em bom tamanho, letras impressas em vermelho (o que adorei!), notas de rodapé explicativas, algumas imagens e mapas, excelente trabalho da Editora Melhoramentos!










Book Trailer


Recomendo!!!

Beijos.

34 comentários:

  1. Oiie
    Eu li várias resenhas desse livro, e a cada resenha eu fico mais louca para ler.
    Confesso que gosto muito de livros com vários personagens, mas igual vc disse, se não lermos com atenção, ficamos perdidos kkkkkkkk
    Adorei a resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Vi algumas resenhas do livro e fiquei curiosa, seria uma leitura legal creio eu, a premissa me atrai e sua resenha me deu uns bons motivos pra tentar.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu já tinha lido outra resenha e já tinha ficado interessada...
    E vc me fez ficar com mais vontade de ler ainda...pois pelo que notei tem muitos segredos envolvidos, e eu amo suspense!
    Com certeza quero ler!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  4. Li, acho que para quem curte aventura e afins é uma boa pedida.
    Mas eu não gosto do estilo.
    Corro de mistério e suspense.
    Mas gostei muito das fotos utilizadas. Bem interessante.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  5. Oi Li, tudo bem?
    Esse livro parece ser realmente muito bom! Achei a premissa dele muito interessante, pois adoro ler histórias que se passam em período de guerra, e principalmente da 2° guerra. O Fato de se tratar de um thriller também me anima demais a realizar essa leitura!

    Beijos :*
    http://livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Estou com esse livro para ler e dei uma foleada e realmente notei que exige atenção, foi uma trabalho muito bem feito por parte da editora e também na escrita, gosto de livros assim, apesar de ainda não ter lido completamente, pois reservei para um feriado, estou encantada.

    ResponderExcluir
  7. Oii! Tudo bem?
    Vi muitas críticas positivas sobre este livro e estou cada dia mais curiosa sobre ele, aguardando meu exemplar. Espero ler o quanto antes!!

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  8. Gente, esse livro é muito lindo, eu preciso dele pra ontem. Tô morta de inveja de quem tem...

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Todo mundo está falando super bem desse livro e eu estou curiosíssima sobre ele, estou morrendo de vontade de lê-lo. E ele ´um livro muito lindo e tem uma premissa super diferente. Está na minha wishlist com certeza.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Estou DOIDO para ler esse livro, parece ser um livro com aventuras emocionantes e empolgantes.
    Adorei a resenha, só me deixou mais ansioso!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Bom não conhecia este livro, muito boa a resenha, mas não é o tipo de livro que eu curto e não me interessou muito, mas quem sabe futuramente eu mude de ideia e resolva ler.

    ResponderExcluir
  12. Só por você ter dito que no livro tem aventura, ação, mistério, suspense e passa em um periodo de guerra, ele já me ganhou. Apesar de ser narrado em terceira pessoa, o que não gosto muito, eu achei o enredo bem interessante e com toda certeza vou dar aquela lida. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada sobre padres e mesmo Vango não sendo o tipo de história que eu costumo ler, eu fiquei bem curiosa, pois só li elogios e parece ser um livro bem bacana mesmo. Enfim, acredito que esse livro iria me agradar bastante e achei lindas as imagens.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Apesar de não curtir muito livros que sejam ambientados em períodos entre/pós guerras e afins, esse livro me chama muito a atenção! A premissa é muito interessante e pretendo lê-lo!
    A diagramação ficou realmente linda, hein?! Adorei!
    Ótima resenha!
    Beijão!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  15. Olá; gostei da resenha e fiquei com bastante vontade de ler o livro, já que, além de ter uma capa bonita e uma diagramação caprichada, a história parece ser super agitada e interessante.

    ResponderExcluir
  16. Não vi nenhuma resenha negativa deste livro,por isso não sei explicar porquê não me interesso por ele. Mas tudo bem, uma hora encaro para ver.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  17. Por um momento, olhando a capa, pensei que fosse uma história completamente diferente, a pintura é muito fofinha, haha! Daria um bom filme essa história, hehe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oie!!!
    Eu já vi várias resenhas a respeito desse livro e todas elas falavam super bem dele.
    Mas, não sei nem assim eu consigo ter vontade de ler, sabe quando parece que não combina, sei lá.
    Espero que um dia isso passe.
    ;**

    www.saladadelivros.com

    ResponderExcluir
  19. Anônimo9/7/15 15:11

    Estou lendo tantas resenhas desse livro que a minha curiosidade só aumenta, essa coisa de ficção com o real me encanta muito, misturado com aventura, suspense, me deixa mais encantada ainda. A única coisa que me desanima é ele ter final aberto e não ser livro único.

    Amei a sua resenha, muito bem construída.


    bjs

    ResponderExcluir
  20. Quando eu vi esse livro fiquei muito apaixonada pelo enredo. Adoro livros que exploram acontecimentos históricos, estou louca pra poder ler.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá, esse livro parece ser muito bom e cheio de aventura *--* Além da editora pelas suas fotos ter sem duvida feito um ótimo trabalho na diagramação, espero em breve poder lê-lo também <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  22. Eu fiquei muito apaixonada por esse livro, porque é simplesmente incrivel a maneira como o autor mescla aspectos históricos no livro. Fora que o enredo flui bem ´rapido e a obra é demais!!
    Adorei sua resenha
    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oiie!
    Essa é minha atual leitura. Estou por volta da página 70, e estou gostando bastante. P
    ra quem gosta de aventura é um prato cheio, e pra quem gosta de mistério também, porque ficamos sem saber de nada durante uma boa parte. E a diagramação é um show a parte.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Eu adorei a leitura de Vango.
    A maneira que a história é escrita o envolvimento entre história e ficção, é tudo tão encantador. Aguardo ansiosamente a sequência.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi, Li!
    Gosto de thriller mas nunca li um thriller histórico. Esse parece ter tantas informações e personagens que confesso que fiquei meia confusa lendo a sinopse, mas a resenha me ajudou bastante na compreensão. Achei interessante todo esse suspense em volta do Vango. A leitura, com tantos personagens deve ter sido a mil por hora; algo que não curto muito é uma história com diversos personagens... Mas achei linda essa edição, a editora caprichou!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  26. Vi resenhas ótimas sobre o livro e ele me interessou muito, ainda mais por ser um thriller histórico, gênero que acho que nunca li antes.
    O mistério em volta de Vango e o risco que corre sua vida me fazem achar que amarei o livro, pois possui dois elementos que adoro: Mistério e ação.
    Lerei assim que puder e espero que a sequência seja tão boa quanto este primeiro volume.
    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Acho livros com ilustrações bem bacanas, mais nada mais que os livros comuns sem ilustrações. Adorei a historia, e achei Vango bem inteligente, como sou xonada por aventura. Não deixarei de adiciona-lo na minha lista.

    ResponderExcluir
  28. Olá.
    A história de vida de Vango parece ser bem misteriosa e estou mais curiosa ainda para ler.
    To vendo que terei que passar ele na frente dos outros

    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Oi Aline, tudo bem?
    Vango está bem longe dos livros que tenho costume de ler, o que me deixa mega curioso. O suspense com fatos históricos verídicos deve deixar o livro bem interessante e super proveitoso. A letras vermelhas são um verdadeiro charme no livro.

    ResponderExcluir
  30. Oie, tudo bom?
    Estou com esse livro na minha pilha de leitura e espero ler em breve. Gostei da premissa desde a primeira vez que li e fiquei interessada na obra por causa dessa narrativa cheia de aventuras com detalhes históricos. Espero curtir a leitura.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oii, tudo bem?
    Cada resenha que leio desse livro me deixa com mais vontade ainda de lê-lo, eu achei muito interessante a premissa dele, além de relatar fatos históricos, isso é bem interessante. Achei bem legal e bonito ele ser impresso com letras vermelhas, haha.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  32. Adoro quando a narrativa aborda personagens históricos, mas os finais abertos costumam me deixar em parafuso, porque sou curiosa demais. Só que foi direto para a minha lista por conta do plano de fundo da guerra, que está entre os meus cenários favoritos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Oi, Li!
    Estou com esse livro para ler e apesar de estar super curiosa e com a certeza de que vou amar estou adiando por conta das letras. Ao contrário de você, não gosto quando a fonte é colorida, minha vista dói e atrasa minha leitura porque não consigo ler à noite com essas letras vermelhas.
    Mesmo assim estou com boas expectativas para a leitura e em breve vou conferir a história. :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  34. Oi!
    O livro me deixou bem curiosa sobre a historia de Vago parece um livro cheio de aventuras e já vi muita gente falando dele positivamente e adorei o book trailer também gostei de saber que o livro apresenta imagens que nos ajuda a compreender a historia !!!

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links