segunda-feira, 10 de agosto de 2015
33

[RESENHA] O Álbum - Timothy Lewis

Lido em: Agosto/2015
Título: O Álbum
Autor: Timothy Lewis
Editora: Novo Conceito
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance
Ano: 2015
Páginas: 240
ISBN: 9788581637365
Onde comprar: Submarino  | Saraiva
Skoob
Favorito!




Sinopse: Para Adam, negociante de objetos usados, a casa de Gabe Alexander é apenas uma propriedade que será esvaziada e vendida pelo maior lance. Entretanto, em meio às prateleiras repletas de relíquias, um álbum antigo atrai sua atenção. Nele há cartões-postais amarelados pelo tempo, escritos ao longo de 60 anos. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, as provas do amor incondicional entre Gabe e Pearl Alexander.
Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho. A soma de todas essas verdades talvez responda perguntas que Adam se faz há muito tempo.

Biografia: Timothy Lewis escreve livros e peças de teatro. Professor de Escrita Criativa, ele é também locutor profissional, poeta, ator e compositor. A inspiração para O ÁLBUM veio dos cartões-postais trocados por seus tios-avós durante 60 anos. Timothy vive no Texas com sua esposa.

*Livro cedido em parceria com a Editora.

Sabe quando um livro te encanta e mexe tanto com você que te deixa sem palavras para descrevê-lo? Foi exatamente isso que O Álbum fez comigo.


Em um dia de trabalho, Adam, comerciante de objetos usados, se depara com um álbum contendo inúmeros cartões-postais. Curioso e intrigado ele começa a lê-los e então percebe que está diante de uma linda e verdadeira história de amor, a história de Gabe e Pearl. Separado há dois anos, ele se interessa cada vez mais pelos postais, querendo conhecer à fundo o que uniu e manteve junto aquelas duas pessoas por tantos anos, em busca de encontrar respostas para o fracasso de seu próprio casamento. Então ele conhece Yevette, que era como uma neta para Gabe e Pearl, e ela lhe conta a emocionante história dos dois. À par de toda a história, ele finalmente descobre o segredo do amor duradouro e incondicional do casal.

"(...) Em um mundo fast-food de relacionamentos abreviados, que poção do amor sobrenatural conseguiu manter Gabe e Pearl apaixonados um pelo outro por mais de meio século?" Pág. 5


"Perguntas solitárias ainda atormentavam minhas noites agitadas e as transformavam em dias sem respostas." Pág. 44


Gabe é um personagem que me encantou desde o início, romântico, sensível e inteligente. Procurava sempre maneiras de surpreender e agradar a esposa.
Pearl, ou Huck como era chamada, era determinada e intensa, se encantou com Gabe à primeira vista.

Gabe enviava cartões-postais para Pearl toda sexta-feira. A cada postal um poema escrito por ele. Foi assim desde o casamento deles, durante sessenta anos.
Desde o início, ele queria viver o amor eterno, e para que isso acontecesse, eles teriam que evitar a "Divisão Longa", que nada mais é do que a soma de todos os problemas que ocasionam o fim de um casamento (o estresse, a falta de tempo, de dinheiro, o egoísmo...).
Conforme vamos conhecendo a história deles, vemos que como todo casal, eles tinham os seus desentendimentos, suas diferenças. Passaram por momentos tensos e difíceis, mas a maneira como lidaram com isso tudo, evitando a Divisão Longa, é o mais importante.
A história de Gabe e Pearl é daquelas capaz de transformar quem não acredita no amor em um romântico de carteirinha.

"(...) Muito mais que um sentimento, aquela paixão era um fato, um fato altamente protegido e baseado na gentileza compartilhada por almas gêmeas." Pág. 84


"(...) Então as perguntas surgiram: será que almas gêmeas evoluíam para amantes? Ou amantes se tornavam almas gêmeas? Em poucas palavras, será que Huck e Gabe estavam destinados a ficar juntos para sempre ou trabalharam para isso acontecer?" Pág. 104

Amor, respeito, cumplicidade, afinidade, amizade, compreensão, dedicação, obstáculos, tragédias, tensão... O Álbum é um livro sobre o amor na sua mais pura essência, o amor verdadeiro, o amor de almas gêmeas.

Personagens muito bem caracterizados pelo autor: Adam, desacreditado da vida, não vive, apenas sobrevive, acaba encontrando uma esperança para si nos postais; Annise, mãe de Pearl, uma pessoa boa, porém um pouco difícil de lidar; Cutter, irmão gêmeo de Pearl;  Ethan, pai amoroso de Pearl; Charlie, Cecil e Benny, amigos de Gabe; Clark, ex-noivo de Pearl, o típico mau caráter; Priscilla e Yevette, respectivamente mãe e filha, eram como filha e neta para Gabe e Pearl; o misterioso Sr. Jack.

A narrativa do livro se divide em três momentos: 2006, quando Adam descobre os postais, narrada em primeira pessoa; 2004, quando Pearl está no asilo, narrado em terceira pessoa; e vários anos, durante toda a história do casal, também narrado em terceira pessoa. Com uma escrita envolvente e um enredo cativante, Timothy Lewis criou uma história emocionante e inspiradora. A delicadeza e intensidade com que ele fala sobre o amor, me deixou em muitos momentos com lágrimas nos olhos.

Mas O Álbum não é apenas mais um romance, é uma verdadeira lição.
O livro nos faz refletir sobre nossas próprias vidas, nossos amores e relacionamentos, o que buscamos e o que fazemos para que dê certo. A resposta que Adam encontrou sobre todas essas questões é simples, e talvez por essa simplicidade toda seja tão difícil enxergar e entendê-la.
Em um mundo onde as pessoas e relacionamentos se tornam cada vez mais descartáveis, poder ler uma história assim é um verdadeiro presente. Tudo bem, é só um livro.. mas foi baseado em uma história real, na história dos tios-avós do autor. Depois de ter conhecido a história de Gabe e Pearl e ter passado pelos mais diversos sentimentos durante a leitura, mesmo que eu nunca encontre um amor assim (sim, eu sou romântica!), valeu a pena ter lido essa obra tão maravilhosa.

O Álbum é um livro maravilhoso e se tornou um dos meus favoritos.

A capa é muito bonita e tem tudo a ver com a história. A diagramação é simples, com folhas amareladas. Achei a fonte um pouco pequena, mas me envolvi tanto com a história, que esse detalhe em nada incomodou. No início dos capítulos que narram a história do casal, tem o desenho de um postal e um poema de acordo com a fase em que estão vivendo. Bom trabalho da Novo Conceito.




Mais do que recomendado! ♥

Beijos. ;)

33 comentários:

  1. Olá!
    Poxa, já fiquei aqui suspirando com a sua resenha, imagina se eu ler!
    Adoro romances, aliás sou romântica!
    E pela sua resenha é muito mais que um simples romance, é uma história de Vida...
    Eu preciso ler! hehehehe
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  2. Olá, Li. Esse livro parece ser bem triste e lindo. Estou doida para ler ele, é o tipo de leitura que me atrai bastante!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi
    já li muitas resenhas interessante desse livro e quero ler ele, parece ser uma leitura qu e mexe com o leitor.
    Que bom que adorou essa leitura a história é interessante.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Li,

    A diagramação desse livro me encanta. Adoro livros bem trabalhados, mostra um certo cuidado e carinho da editora para com a história. O que não me atrai muito é a história em si. Sou fã de fantasia e ação, romance não me chama muito a atenção para ler. Mesmo sendo carregado de uma lição, como você citou na resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?
    No começo na história fiquei pouco confusa do que estava acontecendo, depois a leitura se tornou gostosa e me apaixonei pelo casal e incrível por passar 60 anos recebendo um cartão postal toda sexta-feira, a história não me conquistou tanto assim, gostei dela também ser como uma lição que falou, sua resenha ficou ótima :D
    Beijos
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. É a primeira resenha que leio sobre a obra e realmente histórias assim são raras. É necessário muita empatia para que as coisas deem certo. Fico feliz que tenha gostado do livro e realmente adorei a diagramação e a capa.

    Parabéns pela resenha :D

    http://tedioescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline, tudo bom?
    Fiquei fascinada pela sua resenha, parabéns por ela!
    Ainda assim, não quero colocar grandes expectativas em cima dessa leitura, mas pretendo passá-lo na frente de alguns livros da minha lista de leituras. Não sou das mais romanticas, mas depois do que você falou, acho que não precisaria ser romantica como você para querer um amor como o da Pearl e do Gabe para a vida inteira.
    Beijos!
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Ai que livro lindo!
    Adoro romances e esse parece ser incrível!
    Ótima resenha, já anotei a dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Li.
    Não imaginava que a história do livro fosse tão linda e com lições.
    Fiquei encantada para saber mais desse romance e que lições ele nos traz.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Meninas estou bastante interessada em fazer a leitura desse livro
    Espero poder fazer assim que puder, porque tem alguns da novo conceito que não consegui pegar ainda, porque quem tá resenhando são minhas colaboradoras, mas espero gostar bastante. Eu gostei muito do livro por conta do romance. Mas vamos ver né?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-entre-o-amor-e-o-silencio.html

    ResponderExcluir
  11. Amores românticos, como não aquecer um coração? Histórias assim ficam um bom tempo em nossas mentes. Imagino o que você sentiu após terminar a leitura. Sua resenha ficou ótima. Beijos, Érika

    >> www.queroseralice.com.br <<

    ResponderExcluir
  12. Legal ser uma historia real, gosto de livros assim. Deve ser um livro muito emocionante e fascinante, essa historia dos cartões postais é bem diferente, é de dar suspiros. Sorte de Adam que achou um álbum assim e pode dar um novo sentido a sua vida, já que ele queria saber como um relacionamento durou tanto tempo. Interessante ser um livro que nos faz refletir sobre a nossas vidas.

    ResponderExcluir
  13. Ahhh
    Já me apaixonei pelo livro,agora to desesperada para ler.
    Eu amo livros assim,quando começo não largo ate terminar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Não achei que o livro fosse tudo isso, e não tive vontade de ler. Pelo visto acho que vale dar uma chance
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  15. Oláa, eu estou louca para ler esse livro, ele está aqui na minha estante a minha espera jhahaha só estou esperando abrir um pouco o tempinho para a leitura, mas acredito que ele será o próximo, parabéns pela sua resenha que está incrível!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    A história me parece ser bem bonitinha e agradável. Não é uma leitura que eu faria - agora -, mas em um momento mais tranquilo com certeza leria. Parabéns pela resenha!

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Por incrível que pareça esse é um estilo de livro que gosto de ler, mas não quis solicitar, me remete aos livros da Lucinda Riley. Esse pode ser um ótimo livro para os casais. Depois de ler sua resenha me arrependo um pouco de não tê-lo solicitado, risos. Demonstra ser um ótimo livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. otima resenha, e realmente tive vontade de ler ele, mas infelizmente não é o genero de livro que no momento eu estou querendo ler, por esse motivo não pretendo ler, pelo menos por agora, talvez daqui um tempo eu o leia, obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  19. Oi Querida!
    Eu AMO livros assim!!
    Amor de duas almas gêmeas! Nossa super fofo! E esta capa é linda de morrer, ainda mais por dentro, amei os detalhes interiores!
    Novo conceito arrasou!!
    Preciso ler!!
    Beijos!!! ♡

    ResponderExcluir
  20. Olaaa
    Tenho bastante curiosidade pelo livro, parece ser bem bonito e ja ouvi bastante elogios sobre, ótima resenha e dica.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  21. Oiiiii, é a segunda resenha que leio desse livro e fico encantada, gosto de amores assim, do nada, pelo destino, sou bem romântica nesse sentido. E leituras que me tragam coisas boas e ensinamentos são sempre bem vindas. Espero conseguir lê-lo em breve.

    Ótima resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Ainda não conhecia a historia, mas parece ler emocionante e uma linda historia adorei saber que o livro nos trás uma lição e o modo como ele nos faz refletir sobre nossas vidas !!
    A capa esta linda !!

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem??
    Eu também sou uma romântica e por mais que eu não tenha muita sorte no amor... acredito que um dia viverei um... curti muito a história... quando você falou as formas que o amor é retratado senti até um frio na barriga... é tão bom quando conseguimos nos envolver e nos conectar em uma história... ela flui tão rápido que quando menos esperamos ela termina e o melhor de tudo é a sensação que nos deixa... você conseguiu refletir tudo isso na sua resenha parabéns..> Xero!

    ResponderExcluir
  24. Adoro quando o livro, além de entreter e nos deliciar com um bom romance, ainda passa uma lição. Pela sua resenha deu para ver que a leitura é completamente inesquecível e que merece mesmo ser lida. Agora já tenho certeza que preciso fazê-la o quanto antes. Adorei!

    ResponderExcluir
  25. Nossa, esse livro parece ser lindo demais, realmente algo além de um simples romance. Fiquei muito curiosa para acompanhar essa linda história de amor, e a forma como mudou a vida do protagonista no presente. Sem falar que a capa é divina!
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oie, tudo bom?
    Esse livro vai ser lido pela minha resenhista e ela adorou a premissa da história. Me parece uma narrativa tocante e cativante. Gosto quando a história teme elementos como postais ou cartas.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi, Li! Como vai?
    Ouvi falar sobre O Álbum, mas nunca tinha lido nada a respeito. Apesar de a história não ter me interessado muito e de a capa não ter me chamado tanto a atenção, o quesito lições de vida me fizeram querer ler esse livro. Mas não leria agora. Estou num momento meio pedra, nada me emociona e me toca do jeito que tocava, ando meio indiferente aos romances que leio e tal... é complicado. É como se eu não sentisse. E eu gostaria de sentir. Enfim. Gostei da sua resenha, Li! E achei muito fofa a diagramação com os postais. Amor.
    Beijinhos,
    Karol.
    www.heykarol.com

    ResponderExcluir
  28. Oi, Li! Como vai?
    Ouvi falar sobre O Álbum, mas nunca tinha lido nada a respeito. Apesar de a história não ter me interessado muito e de a capa não ter me chamado tanto a atenção, o quesito lições de vida me fizeram querer ler esse livro. Mas não leria agora. Estou num momento meio pedra, nada me emociona e me toca do jeito que tocava, ando meio indiferente aos romances que leio e tal... é complicado. É como se eu não sentisse. E eu gostaria de sentir. Enfim. Gostei da sua resenha, Li! E achei muito fofa a diagramação com os postais. Amor.
    Beijinhos,
    Karol.
    www.heykarol.com

    ResponderExcluir
  29. Aiiin que lindooooo!!!
    Amooooo livros fofos assim, que nos fazem crescer sabe, deixar de brigar de ficar com raiva por pouca porcaria kkkkkkk
    o amor só suporta se tivermos paciência e respeito.
    A capa é fofa. E a história mais ainda, estou loooouca para ler!!
    bjs

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem?

    Não conhecia o livro e olha que eu acompanho os lançamentos desta editora. Gostei da premissa do livro e acho que vou adorar conhecer uma história tão delicada.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Não tinha lido nada sobre o livro ou o autor da obra até então e gostei muito da sua resenha.
    Eu tb sou mto romântica e este tipo de livro me deixa nas nuvens.
    Eu já fiquei temerosa e de coração na mão por saber de Pearl no asilo... :( sozinha?...
    Eu torci enquanto lia a resenha para que surgisse alguém para Adam... quero romance e mais romance!
    Adorei e este livro vai para minha lista de desejados!
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Esse livro tem uma premissa que me lembra muito 'Os 13 Porques' e 'A Playlist de Hayden', adoro livros que tem um objeto com tema principal. Estou super interessado, parece ter romance, suspense e mistério.
    Abraços ^^

    ResponderExcluir
  33. Oi!
    Nunca tinha ouvido falar do livro, o que é completamente justificavel se nós pensarmos que eu nao gosto de romances hahahaha
    É um bom livro pra eu dar de presente, mas eu não pretendo comprar pra mim.
    Bem, talvez eu gostasse afterall, pq parece ter drama...Mas sei não.

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links