segunda-feira, 9 de novembro de 2015
44

[RESENHA] Filho das Sombras - Juliet Marillier

Lido em: Novembro/2015
Título: Filho das Sombras
Autor: Juliet Marillier
Editora: Butterfly
Categoria: Literatura Estrangeira /Literatura Fantástica
Ano: 2013
Páginas: 615
ISBN: 9788588477995
Onde comprar: Submarino  | Saraiva
Skoob
Favorito!




Sinopse: Filho das Sombras narra a história da jovem Liadan, que, tal como a sua mãe, Sorcha, herdou a habilidade de falar com os espíritos da floresta, os quais lhe segredam que ela deve permanecer, para sempre, em Sevenwaters, se quiser que as ilhas Sagradas sejam retomadas dos bretões. 
A Irlanda está numa avassaladora guerra, onde um misterioso homem é temido e reconhecido
como um mercenário feroz. E, assim como sua mãe no passado, ela acaba por ser capturada e sente-se cada vez mais atraída pelo ser das sombras, apesar de saber da maldição da profecia que Seres da Floresta lhe preveniram...

Biografia: Juliet Marillier nasceu na cidade de Dunedin na Nova Zelândia. Cresceu neste cidade, estudou na escola Arthur Street Primary e Otago Girls' High School, depois foi para a Universidade de Otago se formando em Bacharelado em Música.
Ela cresceu ouvindo história sobre a cultura e musica celta, o que influenciaria nas sua obras. Seu primeiro livro foi "Daughter of the Forest" (A filha da floresta), dando inicio à série Sevenwaters. 
Mãe de duas filhas e de dois filhos, vive atualmente na região de Perth, na Austrália.

*Livro cedido em parceria com a Editora.

Resenha do primeiro livro: Filha da Floresta.

Filho das Sombras se passa cerca de dezoito anos após Filha da Floresta.
Sorcha e Red têm três filhos: Niamh, dezessete anos e os gêmeos Sean e Liadan de dezesseis anos. Liadan é a protagonista da história e assim como sua mãe, é curandeira e tem a habilidade de falar com os espíritos da floresta, além de ter o dom de visões tanto do futuro quanto do passado, e também o dom de entrar na mente das pessoas, assim como fazia seu tio Finbar, que conseguia entrar na mente e acalmar as pessoas diante de situações tensas.
Liam, tio de Liadan, é o Senhor de Sevenwaters e está preparando Sean para assumir seu lugar. Red, ou Iubdan, como é chamado, coordena todas as outras tarefas em Sevenwaters, desde plantio, colheita, construções, etc.
Tudo parecia bem, até que Liadan começa a ter visões que à princípio não consegue entender bem, e sensações de que algo irá acontecer. A partir de então uma sucessão de acontecimentos dá origem à jornada de Liadan, onde será exigido muito de seu dom e ela terá que decidir por qual caminho seguir.

"- Lembre-se, Liadan. Tudo acontece como deve acontecer. Siga seu destino com coragem. É o máximo que você pode fazer." Pág. 50

Liadan me conquistou tanto quanto sua mãe Sorcha no primeiro livro. Com características muito semelhantes às da mãe, tanto físicas como de personalidade, Liadan vai além. Ela consegue ser ainda mais determinada e forte que Sorcha. Apesar de tudo o que passa durante a história, enfrenta seus medos e não abaixa a cabeça para ninguém, nem mesmo para os espíritos da floresta, que mais uma vez querem manipular a filha de Sevenwaters para que tudo ocorra como esperam. E no meio disso, uma profecia, em que todos acreditavam e que faz com que Liadan seja alvo de expectativas. Mesmo sem saber onde suas decisões irão levá-la, Liadan segue seu coração e arca com as consequências de seus atos.

Bran ou Homem Pintado é um homem misterioso e exótico, é mercenário, chefe de um bando de homens tão exóticos quanto ele. Vive atormentado por acontecimentos de seu passado. Aparentemente frio, não demonstra o que sente, é prático e resolve as coisas à sua maneira, doa a quem doer.

Liadan e Bran são como luz e escuridão, que se completam, e não vivem sem o outro. Ela com sua luz quer tirá-lo da escuridão de seu passado.

"Enquanto o observava, percebi que, mesmo nas noites mais escuras, havia sempre uma pequena luz brilhando que jamais se apagaria." Pág. 422

Os personagens secundários são fundamentais na história e foram muito bem caracterizados: Sorcha, continua determinada e calma; Red, atencioso, carinhoso e amoroso; Liam, um líder nato; Sean, inteligente e sabe se impor; Niamh, geniosa, sabe o que quer, mas acaba passando por muito sofrimento em consequência de seus atos; Conor, calmo, atencioso; Eamonn, herdou responsabilidades desde muito cedo, foi um dos personagens que me surpreendeu na história; Aisling, irmã de Eamonn, noiva de Sean; Dog, Gull, Snake, Spider, homens do bando do Homem Pintado; Ciarán, druida aprendiz de Conor; Fiacha, o corvo protetor de Liadan; entre outros.

Batalhas, ódio, amor, traição, mentiras, segredos, Juliet Marillier mais uma vez me conquistou com sua escrita instigante e cativante.

A história é narrada em primeira pessoa pelo ponto de vista de Liadan. Com uma escrita minuciosa porém sem se tornar cansativa, a autora consegue nos fazer entrar na personagem, conhecemos suas dúvidas, podemos sentir suas aflições, seus anseios.
A leitura foi bem lenta para mim, mas não porque a escrita é ruim ou porque não gostei pela história, pelo contrário, gostei tanto, que apesar de querer muito saber como terminaria, ao mesmo tempo não queria que terminasse, tamanho o meu envolvimento com a história, principalmente com Liadan, que enquanto durante a leitura parecia ser minha melhor amiga, aquela pela qual eu torcia e aconselhava (sim, sou dessas que fala com os personagens rs).

"(...) Mas a roda do destino gira, gira e todo fim também é um começo." Pág. 426

"Eu não sabia se ria ou se chorava. Como um homem com uma reputação daquelas podia ser tão burro?" Pág. 458

Foi muito bom, mais uma vez, conhecer um pouco mais sobre os celtas e a mitologia irlandesa.

Filho das Sombras, assim como o primeiro livro Filha da Floresta, se tornou um dos meus favoritos. E estou ansiosíssima para ler o terceiro livro.
Mais uma vez Juliet  me encantou e emocionou!

"- Suas ações são só suas - eu disse tentando controlar a raiva. - E suas escolhas também. Cada um de nós carrega o peso da culpa e das decisões que tomamos ou deixamos de tomar." Pág. 507

Assim como no primeiro livro, no início tem um mapa e também algumas observações da autora, explicando data, pronúncias e locais citados na história.

A capa é maravilhosa, com o título em alto relevo e um toque metalizado. Sobre a revisão, encontrei alguns erros, mas nada que atrapalhasse a leitura. Páginas amareladas, fonte em bom tamanho, o início de cada capítulo é decorado, deixando a edição linda.  Mais um ótimo trabalho da Butterfly Editora!
 
 

Beijos.











44 comentários:

  1. Oi, Line.
    Caramba esse livro é puro mistério! - ADORO
    Eu não conhecia, mas fiquei muito curiosa em saber mais e vou pesquisar valores - quem sabe os dois estejam no meu carrinho de compras! ( rs)
    Ultimamente venho gostando cada vez mais com narrativas em primeira pessoa, e saber que a autora apresenta o enredo dessa forma é mto legal.
    Gostei bastante da premissa da sinopse, parabéns pela resenha.
    bjus Ju.
    Visite: Nossa Estante Nacional

    ResponderExcluir
  2. Ainda não comecei essa série, mas meu interesse por ela é enorme. No começo não tinha em mente te-la na minha lista de desejados, por ser um gênero que normalmente não leio, mas as resenhas tem o seu dom de me dobrar.
    Filho das Sombras parece ser tão empolgante quanto Filha da Floresta, com uma protagonista carismática e determinada, além de um enredo cheio de surpresas que junto a narrativa da autora deve ser o segredo para que muitos devorem esses livros apesar do tamanho.
    A parte física é linda, adorei a capa e os detalhes internos, a editora parece não poupar esforços para deixar os livros dessa série lindos.
    Sua resenha me deixou empolgada e espero poder logo conhecer Liadan e Brian.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia da existência dessa série até ganhar um sorteio e vir marcadores desse volume junto. No começo achei o nome da série engraçado e achei que não era lá aquelas coisas... mas pelo visto você gosta bastante D: E também, não parece algo tão banal, pois vc disse que os personagens são bem fundamentados e todos os personagens secundários tem sua importância, logo, a autora manda muito bem! Fiquei curiosa agora!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Amiga olha eu disse que ainda nem comecei a ler essa série, mas uma das minhas colaboradoras terminou a FILHA DA FLORESTA e tá doida para ler. Está querendo já o segundo para poder fazer a leitura porque amou a estória. Menina do céu? O que esse livro tanto tem que deixa a pessoa curiosa?? Até eu estou querendo pegar os meus pra ler, porque todos tem medo de pegar por conta do tamanho, mas depois que começam a ler é uma maravilha O.o Vai entender né? Mas mesmo assim amei seu ponto de vista. Eu confesso que não li sua resenha pq eu n quero pegar spoiler, mas gostei muito mesmo do seu ponto de vista sobre o livro e fico feliz que tenha gostado. Agora vamos ver se eu vou gostar né?! hehehehehe

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/cronica-o-mundo-desabando-e-gente-se.html

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Estou com a serie aqui em casa pra ler, mas cade tempo?
    Ainda nao li nem Filha da Floresta, mas pela resenha já vi que a continuação é tudo de bom tb.
    Já vi varias resenhas elogiando mto a escrita da Juliet Marillier como vc fez, e acho q isso é essencial para nos deixar fãs do livro, mesmo que a história seja algo chiche, se o autor souber desenvolver, nos vamos amar.
    Super te entendo qdo a gente alogan a leitura para que nao termine ne?
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi nossa o livro é lindo amei a sinopse adoro livros de suspense mais um pra minha lista de desejados

    ResponderExcluir
  7. Que incrível! Já tinha visto essa saga antes, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro. Além de ter adorado a capa, por ter esse aspecto sombrio e misterioso, eu gostei bastante da história. Além disso, os personagens aparentam ser incríveis, principalmente por conter personalidades fortes. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  8. Gente, esse livro é tipo mistério, suspense ♥ ♥ aiii dells preciso.
    Tenho lido cada resenha legal dos livros da Butterfly, tô interessada nesse.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  9. Este é o tipo de enredo que me encanta e chama atenção. Não li ainda, mas gostei muito da resenha e do que o livro oferece. Dica mais do que anotada.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Não gosto muito de ler livro que tem mistério sobrenatural, porém a história desse livro me chamou a atenção primeiro, por parecer que a trama foi muito bem construída, e os personagens bem envolvente, me senti com bastante vontade de ler.

    ResponderExcluir
  11. Li, meu livro, Filha da Floresta, chegou recentemente, mas ainda não o peguei para ler, portanto li apenas sua opinião final para não pegar spoilers. Bem, uma coisa nova que descobri sobre a trama e gostei bastante foi a cultura irlandesa presente na narrativa, sempre é bom conhecermos um pouco mais. Fico feliz que com o passar dos anos na história, o livro não tenha se tornado chato e você o favoritou. Quero!

    ResponderExcluir
  12. Oiee! Não li esse livro e fiquei muito encantada com a história. Ainda não havia lido nada sobre livros que contenham personagens que conseguem escutar a natureza. A obra é bem bolada e fiquei com vontade de ler.

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Oie ...
    Adorei sua resenha !
    Livros de mistério são ótimos para prender o leitor ... E isso é ótimo !
    Quero MUITO ler esse livro , mas , antes tenho que ler os livros ateriores .
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline, nunca tinha visto esse livro, achei ele lindo por dentro e gostei muito da premissa. Livros sobre a mitologia celta sempre são muito bem-vindos.
    Vou procurar saber mais sobre os dois livros.
    Bjs,

    Juliana Duvi
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Adoro essa série, também li até o segundo e não tem como não se apaixonar pela história e não se prender.
    Adorei e estou mega encantada e querendo mais.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  16. Olá, que bom ver que a série está se tornando uma de suas favoritas. Eu nunca tive interesse em lê-las, apesar de sempre ouvir comentários super positivos sobre os livros. Mas confesso que a sua resenha me cativou a ir atrás para ler o mais breve possível.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  17. Uma pausa pra eu me sentir estranha aqui, rs.
    Parece que todo mundo quer ler ou leu essa série menos eu.
    Não consegui me interessar...
    Em parte por achar essas paradas de mitologogias, mito demais, em parte por não gostar dos nomes e em parte por achar que não é um livro que vai me agregar coisas boas... É muito estranho o tamanho da aversão que tenho por esta serie... Mas fiquei na dúvida, será que a história do protagonista vai ser conforme a descendência mesmo? Cada livro um filho do antigo protagonista, protagonizará ?

    Bjs Tay do Let It Shine

    ResponderExcluir
  18. OIe!
    Também falo com os personagens, coisa doida neh!? Mas, eu gosto hahahah
    Esses livros, essa autora!! Só ouço elogios, só vejo cada vez mais resenhas positivas, não sei como a autora pode ter escrito livros tão grandes que prendem tanto. Não vejo a hora de ter a oportunidade de Ler!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  19. Quero muito ler essa série que parece ser tudo de bom. Adorei essa protagonista que é decidida e não abaixa a cabeça para ninguém rsrs. E ainda tem visões do passado e futuro que interessante e se não bastasse pode entrar na mente das pessoas e saber o que estão pensando. Outro detalhe que gostei adoro historias com profecias. Ah e também falo com personagens kkkkk.

    ResponderExcluir
  20. Oi Aline,
    Menina que livro mais lindoooooo
    Eu já tinha visto ele na livraria mas a sinopse não me cativou...
    Lendo sua resenha meio que mudei de ideia, mesmo não conseguido acompanhar muito bem já que não li nada da série antes.
    Você está tão encantada com a história e eu com a diagramação do livro.
    QUANTO CAPRICHO :O

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  21. Eu particularmente não gosto desse gênero literário, então não leria. Simplesmente não consigo gostar do tema, do estilo de histórias de fantasia...
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olha que eu tentei ler o primeiro livro e não deu certo, a história não funcionou comigo e por isso eu deixei esse livro de lado, mas vendo sua resenha deu vontade de dar mais uma chance ao livro, quem sabe agora eu possa ver o lado bom da história não é mesmo ? Gostei da sua resenha.

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    Essa leitura não é do meu gênero favorito, mas pode ser que eu dê uma chance a ele. Gostei das ilustrações, bem feitas, e a capa também não fica atrás!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Realmente a capa desse livro é maravilhosa, adorei tanto essa série, achei uma história super bem construída e a leitura me prendeu de início ao fim.
    Sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  25. Oii, tudo bem?
    Estou recebendo muitas recomendações para ler os livros dessa série, confesso que estou curiosa.
    A diagramação desse livro é simplesmente lindaa, ainda não tinha isto esse livro por dentro me apaixonei adoro livros com mapas.
    Amei o post, parabéns.
    Bjs da Mary
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Tenho muita vontade de ler os livros dessa autora. O enredo me interessou muito e parece que será uma ótima leitura. Li algumas resenhas que me deixaram com mais vontade ainda. Toma que consiga logo!! ^^

    ResponderExcluir
  27. Eu ainda não li o primeiro livro da série, mas tenho bastante vontade de ler. E já amei saber que a continuação também é boa e não sofreu a maldição do segundo livro. Pelo jeito todos os personagens são muito bem construídos, e a escrita da autora é ótima. Sem contar que a capa e a diagramação estão lindas. Com certeza vou ler essa série :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Oi Aline eu preciso desse marcador de pagina como faço pra consegui - lo tem link pra imprimir bjs

    ResponderExcluir
  29. Comprei a filha da floresta no finalzinho do ano passado e me apaixonei pela saga, ainda não li o restante, mas pretendo ler logo. Já li o primeiro capitulo que tem no final do primeiro volume, e fiquei com aquela curiosidade. Esse ano lançou o 4° livro e como eu ainda nem comecei o 2° fiquei meio desesperada pra dar continuação à leitura logo ;-;

    ResponderExcluir
  30. Oii!

    Fantasia não é bem o meu forte, mas eu gostei desse enredo e da forma como foi ficando mais interessantes. O lado bom de série e que podemos nos encantar por vários personagens.
    Achei curioso essa distancia de um livro pra outro. 18 anos é muito tempo hahahaha

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  31. Ainda não o primeiro livro, mas como muita gente fala super bem dele, já coloquei na minha lista para fazer a leitura. Por isso que li a resenha bem por cima, para não correr o risco de não pegar nenhum spoiler. Parece ser bem interessante e mal espero pela hora de poder ler!

    ResponderExcluir
  32. eu tô louca p ler esse livro, ou melhor essa série =)
    e ainda fiquei encantada com a diagramação que a editora fez, pelas fotos que vc postou ela caprichou

    ResponderExcluir
  33. Boa noite!
    Nossa esse livro tem tudo que eu gosto!
    Mistério, um suspense e magia!
    Adoro!!!! Não li o primeiro, mas com certeza vou procurar para ler sim...pois muito me interessou, e que resenha maravilhosa...
    Estou mega curiosa para ler e ver como vai ser...O título é intrigante...
    Um super bjo!
    Alê
    Alê-Bordados e Crochê

    ResponderExcluir
  34. Oi, Li!
    Confesso que fiquei surpresa com a passagem do tempo e com a mudança de protagonistas... Achei os poderes da Liadan fascinantes, e a personalidade determinada dela junto com a atitude de nunca baixar a cabeça pra ninguém é algo que curto bastante num personagem; ela junto com Bran parece forma um par formidável, muito mais interessante que o casal protagonista do primeiro livro.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  35. Oi!
    Tenho muita vontade de conhecer essa série, mas já acompanho tantas que dá até medo de começar uma nova,rsrs.
    Mas adoro esse estilo, que junta fantasia com mistério, quem sabe mais para frente não me encoraja a ler.

    Bjs!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  36. Oiii genteee como eu amo historias assim!!
    Estou louca para ler essa série!!
    Sua resenhaa está demais e que diagramação linda!!!!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  37. Oi! Percebi que esse livro é de fantasia, são poucos os que me cativam. Vi o primeiro livro dessa série, achei a capa interessante, mas recuei ao saber que era de fantasia. Parece até ser bom e suponho que terá romance (um ponto a mais) mas o que eu achei confuso é que parece ter muitos personagens, será que isso não pode confundir o leitor? Não sei! Não estou entusiasmada para ler esse livro, mas acho que ele merece uma oportunidade.

    ResponderExcluir
  38. Eu tenho o primeiro livro, mas ainda não li.
    Estou muito ansiosa para ter a série completa.
    As capas são lindas.
    Eu adoro releituras. E pelo que li na nota da autora o livro é baseado num conto dos Grimm.
    Algo meio celta... Uma fantasia linda.
    Que bom que VC curtiu.
    Eu li a resenha por cima porque não quero saber mto da estória antes de ler o livro 1.
    Sei que está série se tornará favorita pra mim TB.
    Beijo

    ResponderExcluir
  39. Ainda não tinha ouvido falar da série, e num primeiro momento, quando vi a capa e o título fiquei com medo, rsrs; achei muito sombrio...
    Mas a resenha está tão bem e escrita e instigante, que atiçou minha curiosidade para esse gênero da fantasia com suspense , que há muuto não leio. Ainda não o coloquei na lista de desejados, mas já sei que quando quiser ler um livro de mistério, essa série estará no topo.

    ResponderExcluir
  40. Oie
    Essa série deve ser mesmo incrível já que só vejo comentários super positivos sobre todos os livros.Só acho difícil a pronuncia desses nomes,que são bem diferentes.E que bom que você gostou e continuou se deslumbrando com a escrita da Juliet.Como ainda não li o primeiro livro não conheço muito desse mundo criado pela escritora mas ele parece fascinante.E esses personagens devem ser super bem construídos e trabalhados,espero que o próximo volume continue e ate surpreender.E essa capa está mesmo linda.

    ResponderExcluir
  41. não conhecia o livro até agora ms posso dizer que já gostei, gostei da tua resenha e a editora caprichou na edição.

    ResponderExcluir
  42. Jà ouvi falar da série, porém não me interessei em ler os exemplares. Gostei bastante da capa, a mesma parece ter um toque misterioso e sombrio..

    ResponderExcluir
  43. Oi!
    Sempre quis ler Filha da Floresta mas tinha pensado que o resto da serie falava sobre a Sorcha como uma continuação de sua saga, mas lendo a resenha do próximo livro gostei bastante e achei muito interessante e o adorei os mapas e o cuidado com as paginas que a editora deu ao livro !!

    ResponderExcluir
  44. Oi!
    Sempre quis ler Filha da Floresta mas tinha pensado que o resto da serie falava sobre a Sorcha como uma continuação de sua saga, mas lendo a resenha do próximo livro gostei bastante e achei muito interessante e o adorei os mapas e o cuidado com as paginas que a editora deu ao livro !!

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links