quinta-feira, 21 de janeiro de 2016
46

[RESENHA] A Menina da Neve - Eowyn Ivey

Lido em: Janeiro/2016
Título: A Menina da Neve
Autor: Eowyn Ivey
Editora: Novo Conceito
Categoria: Literatura Estrangeira / Fantasia
Ano: 2015
Páginas: 352
ISBN: 9788581638010
Onde comprar: Submarino  | Saraiva
Skoob




Sinopse: Alasca, 1920: um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando cada vez mais um do outro. Em um dos raros momentos juntos, durante a primeira nevasca da temporada, eles constroem uma criança feita de neve. Na manhã seguinte, a criança de neve some. Dias depois, eles avistam uma criança loira correndo por entre as árvores. Uma menina que parece não ser de verdade, acompanhada de uma raposa vermelha e que, de alguma forma consegue sobreviver sozinha no frio e rigoroso inverno do Alasca. Enquanto Jack e Mabel se esforçam para entender esta criança que parece saída das páginas de um conto de fadas, eles começam a amá-la como se fosse sua própria filha. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam, e o que eles aprenderão sobre essa misteriosa menina irá transformar a vida de todos.

*Livro cedido em parceria com a Editora.

Quando li a sinopse de A Menina da Neve me interessei bastante e não pensei duas vezes na hora de solicitar o exemplar para resenha. Minhas expectativas estavam altíssimas, porém acabei me decepcionando um pouco. Vou contar para vocês o por quê.

Mabel e Jack se mudaram para o Alasca após um acontecimento triste em suas vidas. Com o intuito de se isolar por conta do ocorrido, ela sugere isso a ele que acaba aceitando. Porém, a vida difícil os está distanciando pouco a pouco. Eles não se olham profundamente, mal se falam. Até que um dia em um dos raros momentos juntos, Mabel começa a brincar na neve atirando bolas de neve em Jack. Eles acabam fazendo uma boneca de neve, enfeitam com cachecol e luvas. No dia seguinte a boneca está desfeita, o cachecol e as luvas sumiram, e pela primeira vez, avistam uma criança acompanhada de uma raposa. Intrigado, Jack resolve segui-la, mas a criança é mais rápida e some de sua vista. 
Após essa primeira aparição, a garota começa aparecer mais frequentemente, porém é sempre arisca, não permitindo que ele se aproxime. Aos poucos ele vai ganhando sua confiança, e o mesmo acontece com Mabel. A menina aos poucos passa a visitá-los e então eles acabam se apegando cada vez mais à misteriosa criança.

"Não era necessário entender os milagres para acreditar neles (...)" Pág. 191

Mabel e Jack precisam lidar com as dificuldades do inverno rigoroso chegando, sem saber como vão se alimentar e sobreviver. Ela quer ajudá-lo nas plantações, mas ele não permite, então ela passa o dia sozinha cuidando da casa. Ambos sozinhos, se distanciando cada vez mais. Até que a menina surge, fazendo ressurgir uma nova esperança.

"Eles seriam parceiros, ela e Jack. Aquela seria a vida nova deles juntos. Agora ele se sentava rindo com estranhos, ao passo que ele não sorria para ela havia anos." Pág. 27

"(...) Ela caminhava pela floresta com a graciosidade de um ser selvagem. Conhecia a neve e dela cuidava com carinho. Ela conhecia os abetos, como passar entre os galhos, e conhecia os animais, a raposa e o arminho, o alce e os pássaros. Ela conhecia aquela terra intimamente." Pág. 64

Mabel é uma mulher forte por trás de todo seu sofrimento. Apesar de todas as dificuldades sempre está ao lado do marido, cuidando e apoiando no que for preciso.
Jack é um pouco teimoso e de certo modo, orgulhoso, por não aceitar a ajuda da esposa quando precisa. 
Ambos são sofridos e estão aprendendo a lidar com as dificuldades.

"(...) podemos escolher nossos destinos, a alegria em vez da dor?" Pág. 146

"(...) A vida sempre nos joga para um lado e para o outro. É uma aventura não saber onde você acabará e como pagará sua passagem. É tudo um mistério e, se dissermos  contrário, estamos mentindo para nós mesmos." Pág. 239

Algo que me agradou foi a construção dos personagens, nisso a autora não pecou, pois criou personagens únicos com personalidades bem definidas: Faina, a menina, misteriosa, encantadora e delicada; George e Esther, os vizinhos, ajudam Jack e Mabel no momento em que mais precisam e estão sempre por perto se fazendo presente e oferendo ajuda, verdadeiros amigos; Garret, filho mais novo de George e Esther, trabalha nas terras de Jack;  entre outros.

A Menina da Neve é baseado em um conto russo chamado Snegurochka, citado na própria história. Narrado em terceira pessoa, a autora faz um paralelo da história pelo ponto de vista de Mabel e Jack. Falando no contexto geral, A Menina da Neve possui uma boa história, porém a narrativa da autora me incomodou muito, a leitura não fluiu. Demorei mais tempo do que o normal para ler. Com excesso de detalhes, achei que faltou um pouco de emoção e sensibilidade à narrativa. O que é uma pena, pois como já disse, a autora tinha uma ótima história nas mãos, mas não soube desenvolvê-la bem. Faltou cativar o leitor, sabe aquele "Q" a mais que prende a nossa atenção?

Para mim a história ficou boa apenas nas últimas cinquenta páginas e o final que a autora deixou em aberto também me conquistou, pois assim é possível que cada leitor interprete à sua maneira o que aconteceu. Gosto muito de finais assim, que dão margem à nossa própria interpretação. 

Essa é apenas a minha opinião, li vários comentários positivos sobre o livro de pessoas que amaram a história. Talvez não fosse o momento de ler o livro, de repente se eu pegar para ler em outro momento a minha opinião seja diferente, pois acredito que tem livros que tem o momento certo para ler. Portanto, recomendo que leiam e tirem suas próprias conclusões. ;)

Quanto à parte gráfica, a Novo Conceito arrasou mais uma vez. A capa é linda e tem tudo a ver com a história. As páginas são amareladas, ótima fonte em bom tamanho e espaçamento e no início de cada capítulo há uma ilustração bem fofa.




Beijos.
http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2016/01/top-comentarista-15-janeiro2016.html











46 comentários:

  1. Oi Aline! Tudo bem?
    Esse livro é realmente lindo! Quero adquirir um exemplar em breve. Adorei sua resenha pela sinceridade e também por apontar os pontos positivos e negativos da obra... infelizmente algumas leituras não vêm na hora certa ou então simplesmente não é do nosso gosto. Mesmo assim quero conferir a obra.

    beijos
    http://www.livromaniaca.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Line
    Já vi resenhas desse livros, e como você disse foram boas.
    E chato quando você encontra um livro que você não encontraste no clima.
    Msm assim ficou bem pertinente e imparcial tua resenha, parabéns.
    Beijos
    Ju

    http://nossaestantenacional.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. o livro é belíssimo, tanto na diagramação quanto pela história que carrega. Eu me senti bem sensibilizada ao longo da leitura, e realmente, a construção dos personagens foi um dos pontos altos do livro... pena que vc não curtiu taaanto assim, mas pelo menos não foi uma leitura entediante, né??? ^^
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Esse livro está nos meus desejados, não só pelas ótimas resenhas que vi, mas porque a trama em si é bastante interessante. A autora parece ter criado ótimos personagens, o que é sempre bom, pois quase sempre necessito me apegar a algum deles durante a leitura, boa parte da emoção que um livro carrega depende deles.
    A narrativa não te agradou tanto assim, o que é uma pena, mas o livro em si não parece ter sido uma perca de tempo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. A história parece ser bem bonita, também gosto de finais abertos, faz a gente pensar no nosso próprio final para a história. Achei a capa super linda, o desenho no início dos capítulos é realmente super fofo.
    Beijos, bia.
    http://completaloucuraa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Desde do lançamento desse livro que estou querendo lê-lo, e após ler várias resenhas sobre ele, fiquei ainda com mais vontade de ler, gosto de livros com histórias que te faz refletir, e pensar, acho que é o caso dessa trama, espero poder adquiri-lo logo.

    ResponderExcluir
  7. Oi, flor!
    Que saudades das suas resenhas. Dessa vez, como você mesma disse, sua opinião veio ser diferente do que a maioria dos leitores parece dizer sobre esse livro. Eu estou muito animada para lê-lo, mas não sei quando o farei. Mesmo assim, achei legal você ter mencionado o excesso de descrições que tornou a leitura um tanto lenta… Eu não esperava por isso e vou diminuir minhas expectativas quando chegar a minha vez (rs). Que pena que faltou uma narrativa capaz de transmitir mais emoção, mas o enredo é criativo, com certeza.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Li
    Todos parecem que estão se decepcionando com esse livro, o que é uma pena pois a premissa parece boa. Acho que não gostaria de um livro que faltou emoção e algo mais. DE qualquer forma, gostei de ver sua opinião e quem sabe no futuro eu leia o livro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Achei um livro bem interessante assim que vi sinopse, mas depois vi umas coisas dele que me deixam pé atrás. O final que vale mais que a maior parte do livro, diálogos confusos.... E parece que não foi convincente, a escrita deixa a desejar. Mas fora isso acho que iria gostar de ler. Parece uma boa história. E só lendo mesmo pra saber o que acho, porque como disse, também vi coisas positivas dele, então...

    ResponderExcluir
  10. Line (pode chamar de Line?), eu já tinha visto esse livro por ali e até então eu tava bem empolgada em lê-lo (apesar dele ainda não fazer parte da minha biblioteca particular), mas fiquei um pouquinho decepcionada com o que você disse, que faltou trabalhar mais a parte motiva do livro. A história tem tudo para ser linda e comovente, mas realmente se autora se prende aos detalhes e não às emoções dos personagens a história pode ficar meio vazia. Mas ainda sim, acho a proposta muito interessante por ser baseado em um conto usso, então talvez eu leia algum dia para tirar minhas próprias conclusões ;)

    Beijinhos
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  11. É uma pena que você não tenha gostado tanto do livro, isso baixou um pouco as minhas expectativas também. Logo que vi a capa desse livro e li a sinopse dele fiquei super louca por ele, mas agora estou pensando duas vezes antes de comprá-lo, já que não existe nada pior que um livro onde a leitura não flui tão bem. Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  12. Oie! Adorei a sua resenha, expondo todos os pontos positivos e negativos da história. Já vi várias divulgações a respeito desse livro, mas, pelo título, sempre imaginei que fosse algo parecido com um drama. Fiquei encantada pelos quotes que você separou e curiosa para saber o que levou o casal a se mudar para o Alasca. Não li a obra, mas só pela sua resenha fiquei encantada com a raposinha que segue a menina - não me pergunte o motivo, hahah. Pena que o livro só ficou bom no final :c Também acredito que cada enredo tem o seu momento para ser explorado. Tomara que futuramente você possa se encantar com a história :3

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  13. Não é um livro que eu queira ler no momento, e assim como você, li resenhas bem positivas dele. Uma pena que para você não foi tudo isso.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  14. Olha preciso concordar que a Novo Conceito realmente caprichou na diagramação dessa obra. Está realmente maravilhosa. Mas eu ainda não li acredita? Espero poder fazer isso esse ano, porque quem leu os livros foram minhas colaboradoras e estou bem curiosa para conhecer as estórias. Espero poder gostar, vamos ver. Mas mesmo assim achei boa sua resenha, porque me deixou com ainda mais expectativa e espero fazer a leitura em breve.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-estrelas-cadentes-nao-dizem.html

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Nossa, no tempo de seu lançamento eu só lia resenhas com nota 5. Mas de uns dias pra cá essa nota tem parado no 3 que não é brincadeira,kkkk. Me parece uma obra bem legal que vai pegando o leitor aos poucos, espero poder ler a obra. Acho essa capa muito top, lembra um pouco Chapéuzinho Vermelho kk
    Abcsc

    ResponderExcluir
  16. OIiie,

    Sabe, foi a primeira vez que li falando que a obra ão fluiu muito, por causa do excesso de detalhes, sempre li pessoas falando mega bem. Mas como você também não gosto de muitos detalhes, porque acho que cansa, e acaba fazendo a gente perder o foco de algo. Essa capa, a Novo Conceito ARRASOU, estou doida para ler essa estória e também para tê-lá na minha estante. Adorei os quotes mostrados, ajuda a gente querer ler mais ainda.

    Bjs


    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  17. Eu quero muito ler essa obra, li diversas resenhas tanto positivas quanto negativas, mas mesmo assim estou curiosa para conferir sabe? Quero ver o que eu acho, pois realmente, às vezes não lemos em um momento bom. Que pena que não cativou o suficiente. :/
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Aline eu já li muita resenha desse livro mas sinceramente ele não me desperta vontade de le-lo bjs.

    ResponderExcluir
  19. Este é um livro que eu compraria pela capa e me apaixonaria pelo conteúdo. Fiquei imaginando este drama e esta coisa surreal da menina e estou muito interessada em ler o mais rápido possivel. As fotos que você postou mostram que a arte gráfica está maravilhosa!!! Quero um pra mim!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    É a primeira pessoa que vejo que não gostou do livro, pois até agora só tenho lido resenhas positivas sobre a estória. Também acredito que há o tempo certo para determinadas leituras, e por essa razão evito ler livros pré determinados, porque aí não é a hora certa e acabo não curtindo tanto a leitura.
    É uma pena você não ter gostado, mas mesmo assim esse livro continua na minha wishlist, porque achei a capa e a sinopse legal e quero tirar minhas próprias conclusões.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oie!
    Nossa, que pena não ter gostado tanto assim do livro. Para mim a história foi tão delicada, emocionante, misteriosa, que eu não consegui parar de ler. Foi uma grata surpresa, e simplesmente devorei as páginas. Foi uma pena não ter gostado.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Desde que eu vi esse livro, fiquei louca para ler...adorei a sinopse e a capa é linda demais.
    Li várias resenhas falando bem...vc já é a segunda que falou que a leitura não fluiu...por isso q qdo eu fico muito ansiosa por um livro eu espero para não ir com muita expectativas, kkkk...
    Ainda vou aguardar um pouquinho mais para ler.
    Gostei da sua resenha...sincera.
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Esse é um livro que estou bem curiosa.
    Esse mistério foi a primeira coisa que me chamou atenção, mas pelo jeito a história é muito mais que isso. Magico e sensível. Espero gostar.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  24. Ooi,
    Já ouvi tanta coisa ótima sobre esse livro... essa é a primeira resenha negativa que leio. Não sei se leria porque a premissa em si não me atrai muito, vou deixar a dica passar.
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    estou querendo ler esse livro desde que foi lançado, quero saber o que envolve a história dessa garota. Fiquei um tanto curiosa para saber que acontecimento foi esse para faze-los sofrerem essa mudança tão drástica. Me animo só de saber que eles os personagens são bem construídos, pois adoro ler livros assim que conseguem tornar os sentimentos reais.
    Não me tira a vontade de ler saber que não tenha uma leitura fluída, pois cada somos diferentes e posso achar uma coisa diferente.
    Uma coisa concordamos o livro tem uma história e tanto.

    Karine || Ainda Me Livro

    ResponderExcluir
  26. Oiii
    Estou doida para ler esse livro! Pena que o livro só funcionou para você quase no final! Vou ler para tirar minhas concluçoes! Como estou ansiosa pela leitura pode me decepcionar! Mas faz parte!
    Bjus

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem?
    Eu amei essa capa, li a sinopse e me apaixonei e coloquei ele na minha lista, já vi criticas e elogios para obra, mas estou a cada resenha mais curiosa em saber, me pareceu algo bem lúdico quase como um conto mágico, e saber que foi baseado em um conto russo fez todo sentido, ainda não sabia disso.
    Parabéns pela resenha, espero não me cansar com a narrativa. Mas acho que cada leitura tem realmente um momento ou um clima para ser feita.
    Beijos
    Giuliana
    Clube do Livro & Amigos | Curtiu?

    ResponderExcluir
  28. Desde que vi esse livro a primeira vez fiquei interessada na leitura. O plot me chamou a atenção e a capa é super bacana. Porém fiquei meio assustada quando você disse que o livro só te conquistou nas 50 páginas finais. Nossa, nem consigo me ver lendo um livro assim. Sei que é sua opinião pessoal, mas assusta um pouco, porque eu sou muito chata e cri-cri com as leituras. Vou pesquisar um pouco mais antes de me arriscar. Mas gostei muito da sua opinião.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  29. Oii, tudo bem?
    Eu tenho visto muitas resenhas desse livro, e a maioria tenha sido positiva. Fico feliz que de certa forma você tenha gostado do livro, mas é uma pena que a narrativa não fluiu bem. Mas espero que eu tenha a oportunidade de o ler.

    ResponderExcluir
  30. Oi Aline, sua linda, tudo bem
    Será que ela é a boneca de neve que ganhou vida, se for será fantástico!!!! Sempre tive curiosidade para descobrir o mistério dessa menina na neve. Independentemente do que ela é, o fato é que parece que ela unirá o casal que estava se distanciando pela dor. Parece ser uma linda história, que pena que a autora não soube narrar de forma a sensibilizar o leitor. Gostei muito da sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi Li!
    Ao contrario de você não li muita criticas positivas desse livro. Gostei muito da capa tbm, mas não leria muito pq as resenhas li não me empolgaram tanto.
    Nenhuma delas tinha falado sobe final tbm, e eu não gosto muito de finais em aberto. Normalmente até procuro saber se há um bom final do livro para ler a história.

    ResponderExcluir
  32. Mesmo com todo o mistério que a sinopse deixa no ar eu não fiquei curiosa com a trama, que pena que a história não fluiu muito bem,pois se a construção dos personagena e boa junto com uma trama boa é de se esperar que flua bem, adoraria conhecer esse conto russo, o tal final aberto me incomodaria muito, tem vezes que finais assim mesmo sendo condizentes me incomodam até a eternidade.

    Giovana, blog dei um jeito

    ResponderExcluir
  33. Oi!
    Fiquei um pouco triste em saber que você não curtiu muito a história, principalmente por ter um excesso de detalhes, o que torna realmente a narrativa bem cansativa.
    Mesmo sabendo desse 'defeito' na obra eu morro de vontade de ler esse livro, pois é bem inovador a autora se basear em um conto Russo.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  34. Oi! Tudo bem?

    De início, não me interessei pela leitura. Tanto que nem solicitei o livro na Editora. Mas, depois de ler a resenha, alguns fatores chamaram minha atenção e outros nem tanto. Não sabia que foi baseado em um conto russo... Muito bacana! E fico contente em saber que os personagens são bem construídos. Vou dar uma chance a leitura para tirar minhas próprias conclusões.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  35. Eu te entendo perfeitamente, também não gosto de narrativas muito descritivas e com enrolação, e isso parece estar presente nesse livro que eu esperava tanto. Já é a segunda resenha que leio com as mesmas características, dizendo que a autora falhou quase todo o livro, conquistando o leitor apenas nas páginas finais. Enfim, pode ser que eu dê uma chance, já que os personagens e a premissa parecem interessantes, além do lindo trabalho gráfico. Abraços

    ResponderExcluir
  36. Desde que lançou quero muito ler esse livro.
    To cheia de expectativa e temo me frustrar.
    Eu achei o livro com cara de sobrenatural, até pensei que o casal na verdade estivesse morto.
    Não me fala se tenho razão.
    Adorei saber do final que nos da oportunidade de imaginar o ocorrido.
    Fiquei chateada com seus comentários, espero tanto desse livro.
    Pena que a leitura não fluiu nem te cativou.
    Mas eu vou ler uma hora dessas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Oi!
    Faz um tempo que vi esse livro no lançamento e fiquei bem interessada na historia a sinopse pareceu legal e gostei da capa que esta linda, e também fiquei curiosa pelo livros ser baseado na historia de um conto russo mas lendo a resenha não gostei tanto do livro !!

    ResponderExcluir
  38. Quando vi esse liro me interessei, achei diferente a historia do boneco de neve que some e da garota que aparece e some misteriosamente. É uma pena que faltou algo mais.

    ResponderExcluir
  39. Me encantei assim que vi A Menina da Neve nas vitrines de livrarias e da Novo Conceito. Não pude deixar de me apaixonar pela história, então vim conferir a resenha. As minhas expectativas foram todas correspondidas, gostei bastante do cenário invernal do Alasca, dos mistérios e segredos que rondam a garota e dos personagens que fazem o casal. A escrita desta autora parece mesmo incrível.

    ResponderExcluir
  40. A Menina da Neve me deixou com uma sensação sensacional, eu ainda estou lendo o livro, mas tudo me agrada bastante, desde as características dos personagens, os enormes sentimentos às ambientações invernais. Uma narrativa encantadora, cheia de reviravoltas.

    ResponderExcluir
  41. O começo do livro me deixou tão assustada em relação à sinopse inicial. O primeiro capítulo me deixou confusa com o gênero do livro, pois tanto suspense me deixou com receio de ser um terror, depois tudo flui muito bem e gostei muito da intensidade do livro.

    ResponderExcluir
  42. Eu estava bem interessada pelo livro, pela capa e nome, essa é a primeira resenha dele que leio e gostei sim, desse fato intrigante do aparecimento d amenina, mas ao mesmo, achei tudo meio estranho, acho que se tiver a oportunidade, lerei sim.
    bjooos
    Ana
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  43. Adorei a capa, não sei se entendi se o livro é de suspense ou de drama! Não gostei mto de ser narrado em terceira pessoa, prefiro livros em primeira, mas achei que a história deve ser legal!

    ResponderExcluir
  44. Oi, confesso que estou bem animada para ler esse livro neste ano! Mas o contrário de você o que me incomodaria muito e que não gosto de finais abertos, gosto de finais que contam detalhadamente tudo que aconteceu!

    ResponderExcluir
  45. eu senti um tom meio creepy lendo a sinopse, mas talvez tenha sido só impressão. De qualquer forma, creio que nao leria pelo simples motivo de que nao consegui me identificar. Eu jamais iria morar no Alasca, por mais decepcionada que estivesse (até pq acho q o clima me deixaria é pior).
    E tbm achei meio cópia de O Pequeno Principe a menina andando com a raposa :B

    ResponderExcluir
  46. Olá
    Tudo bom?
    Poxa uma pena que a história só lhe agradou nas primeiras cinquenta páginas, mas acho fundamental quando os personagens são bem construídos, isso faz a história ficar bem interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links