segunda-feira, 14 de março de 2016
21

[RESENHA] Pó de Lua - Clarice Freire

Lido em: Março/2016
Título: Pó de Lua
Autor: Clarice Freire
Editora: Intrínseca
Categoria: Literatura Nacional / Poesia
Ano: 2014
Páginas: 192
ISBN: 9788580575705
Onde comprar: Submarino  ||  Saraiva
Skoob



Sinopse: Em 2011, discretamente, a publicitária Clarice Freire criou no Facebook uma página para reunir seus escritos e desenhos. Batizou-a como 'Pó de Lua', sua receita infalível 'para tirar a gravidade das coisas'. Desde então, ela vem conquistando uma legião de fãs fiéis e engajados, que se encantaram com a delicadeza de seus pensamentos, seu humor sutil e o traço despretensioso, que combina desenho e até fragmentos de palavras. Entre eles, estão personalidades como a atriz Grazi Massafera e a apresentadora Ticiane Pinheiro. Da internet para as páginas de um livro, foi mais um salto para a jovem autora recifense. Ela surpreende seus admiradores com uma proposta diferente. Pó de lua, o livro, tem o formato de um dos cadernos moleskine em que Clarice exercita sua criatividade. Inspirada pelas quatro fases da lua - minguante, nova, crescente e cheia - ela trata em frases concisas e certeiras de sentimentos como a saudade, o medo, a paixão e a alegria, sempre em sua caligrafia característica, ilustradas com muitos desenhos.

Biografia: Publicitária, compositora e autora são só alguns dos atributos dessa Pernambucana nascida em 1988, que alcançou rapidamente o sucesso e conquistou mais de um milhão de fãs no Facebook. Desde muito cedo aprendeu a usar as palavras para acalmar suas inquietações e cresceu admirando os desenhos em lápis de cor da mãe, Lúcia, e os versos do pai, Wilson. Uma noite, ouviu falar que a lua era bela porque, mesmo sendo só areia, deixava refletir a luz de outro, e por isso as noites não são escuras. Daí veio a inspiração para o nome de seu blog, Pó de Lua. Hoje, com um livro publicado e uma coluna no blog da Intrínseca, Clarice está só começando a diminuir a gravidade das coisas e aumentar a poesia nos corações de milhares de leitores. 

"Para diminuir a gravidade das coisas."

Amor em forma de livro. ♥



 
A partir do momento em que criou sua página no Facebook em 2011, que leva o mesmo nome do livro, o número de fãs encantados pelo trabalho de Clarice cresceu cada dia mais. Com talento de sobra, o sucesso foi inevitável e um compilado de seus posts resultou no livro Pó de lua.


Clarice Freire deixa em cada página um pouquinho da delicadeza de sua alma. Com frases, poemas e ilustrações (feitas pela própria autora), dividido pelas fases da lua, o livro apresenta um apanhado de sentimentos como amor, dúvida, medo, liberdade, saudade, solidão, de acordo com cada fase.
Lua minguante: tempo, despedida, distância, saudade, dor; lua nova: medo, coração, solidão; lua crescente: vida, relatividade das coisas, dúvidas e certezas; lua cheia: leveza, alegria.


 
Pó de lua é uma leitura leve, envolvente e apaixonante. A perfeita mistura de desenhos, cores e versos faz com que o livro seja, no mínimo, incrível!

Levei menos de meia hora para terminar a leitura. O livro vai nos conquistando mais a cada página. Ao mesmo tempo em que queria terminar, queria continua imersa na escrita delicada de Clarice. A autora brinca, joga com as palavras, com os desenhos e faz combinações que fazem com que seja uma leitura mágica e inspiradora . Os sentimentos transbordam pelas páginas. É impossível não se identificar com algumas frases, sentimentos e situações.


Pense em um livro encantador. Pó de lua começa chamando a atenção pela sua perfeita edição. A capa é maravilhosa! O livro tem o formato de moleskine, páginas amareladas com bordas azuis, e em cada página nota-se o capricho da Editora. As ilustrações são um charme à parte, e a preocupação da Editora em manter o aspecto original, dá a impressão de que estamos lendo os rascunhos da autora. Cada detalhe torna o livro ainda mais especial.

Sou fã do trabalho da Clarice desde quando começou sua página no Facebook, bem antes do livro. Quando soube do lançamento do livro, não pensei duas vezes, seria a oportunidade perfeita de trazer para casa um pouquinho do trabalho maravilhoso da autora. Tive a oportunidade de conhecê-la em 2014, em uma sessão de autógrafos que teve aqui em Ribeirão Preto. Clarice é uma fofa e foi bastante atenciosa com os leitores.


E para quem quiser conhecer, link da página no Facebook: Pó de lua. Vale a pena!

Pó de lua é o típico livro para se ter sempre à mão. Para aqueles momentos em que lindas palavras podem mudar o seu dia.

Mais do que recomendado!


Beijos. ;)
http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2016/03/top-comentarista-17-marco2016.html










21 comentários:

  1. Amei a sinopse, amo livros que parecem que tem desenhos ''rabiscados'' por dentro, são livros assim que nos inspiram, entrou na wishlist

    ResponderExcluir
  2. Saudações Lady Li,
    EU QUERO ESSE LIVRO há tempos
    É realmente amor demais! E que dedicatória mais linda

    Venha visitar o Castelo
    Att Ana P. Maia ♛ The Queens Castle

    Entre Vidas - Kiara
    Crônica - Ela nunca ganhou flores
    The Queen's Castle no Instagram

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline a diagramação do livro é linda pela sua resenha a leitura do livro parece ser bem leve e gostosa eu gostei bastante da sinopse já coloquei na minha lista de leitura obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oooi! Tudo bem?

    Eu adoro essas autoras despretenciosas, que começaram pelas redes sociais ou de compartilhamento de textos. Normalmente é muito mais fácil se identificar com elas, elas escrevem sobre coisas mais dentro da nossa realidade e com uma linguagem do dia a dia. E o que falar da diagramação? Tô babando com essas fotos, simplesmente. Vontade de emoldurar e espalhar as páginas pelas paredes do meu quarto. O pior é que eu nem a conhecia, tô me sentindo muito por fora. Indo lá na página dela agora mesmo pra consertar isso!

    Beijinhos, te espero lá no http://amendoasefelpices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Só pela capa já se nota que o livro é muito fofo mesmo!
    Amei as páginas que vc mostrou!
    E agora estou louca para ter um pra mim :)
    Vou lá conhecer a página dela, não conhecia a autora!
    Linda semana!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  6. Olá, Li.
    Eu amo poesias e trechos poéticos, então essa obra me chama bastante a atenção. Parece ser uma leitura fácil, bela e rápida. Ademais, como você bem disse, essa edição é perfeita.
    Adoro autores que brincam com as palavras. <3

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Li! Também acompanho a Clarice desde o Facebook. Acho lindo o trabalho dela! Ainda não tenho o livro, mas sem dúvida é um daquele pra termos mesmo sempre por perto. Alguma de suas páginas sempre vai se encaixar no momento que estamos vivendo.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha da obra nem sabia nada da autora, mas pela sua resenha eu diria que é o tipo de leitura que acrescentamos na listinha de livros para a vida toda, pois nos deixam um aprendizado e não são de auto ajuda!

    Gostei bastante de conhecer Pó de Lua pelas suas palavras, o trabalho da editora está lindo mesmo! Parabéns pelas fotos!
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Me parece um livro encantador. Acho até que já vi alguns post pela timeline do facebook, mas não curtia a página, agora vou curtir. Que bom que foi uma leitura rápida e agradável.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Li!
    Pó de Lua não se enquadra no meu estilo de leitura, portanto, mesmo tendo achado interessante as frases, os poemas e as ilustrações serem divididos pelas fases da lua e de ter achado linda essa edição, esse é um livro que eu não leria mas acredito que seja uma ótima opção para presentear alguém, então... dica anotada!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li, mas acho esse livro muito fofo. A edição é maravilhosa, os textos são simples e lindos e os desenhos só tornam tudo mais fofo; acho que a sua última frase diz tudo, com certeza é um livro que pode trazer mais alegria aos nossos dias :D

    ResponderExcluir
  12. Já tinha visto esse livro e gostado. O livro deve ser uma graça, adorei os poemas, as frases e os desenhos estão muito fofos. Não sabia da historia da autora como ela começou e achei interessante saber.

    ResponderExcluir
  13. Não é o tipo de livro que costumo ler mas ele parece ser muito bonito, achei muito fofas as ilustrações.

    ResponderExcluir
  14. parece ser super fofo. achei linda as fotos das páginas do livro, eu tinha escutado falar do livro, mas achei que era só os poemas, e não com figuras lindas, acho que vou dar uma olhada no material dela

    ResponderExcluir
  15. Esse livro é uma das coisas mais lindas que já vi. *--* Haha
    A poesia sempre me inspira, e nada melhor do que um exemplar da Clarice para fazer isso. <3

    ResponderExcluir
  16. Esse livro é tão fofo! *-*
    Gostei muito da ideia e é um daqueles livros que são de agarrar e levar pra onde você for. As ilustrações dão um charme lindo à obra, encantador mesmo =D

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Que livro mais lindo e fofo, faz um tempo que vi ele e logo a capa me conquistou e gostei muito das ilustrações !!

    ResponderExcluir
  18. Sou louca pra ter esse livro da Clarice, ele parece ser puro amor!!
    Já conheco e acompanho o trabalho dela faz um bom tempo, e sou uma grande fã. Mas infelizmente, ainda não tive a oportunidade de ter esse livro nas minhas mãos :(
    Gostei muito da resenha, e você fez com que eu só ficasse com mais vontade de ter ele! Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Sou looooouca para ler esse livro!!!
    Acho uma fofuraaaa linda total!!!
    PRE-CI-SO pra ontem!!!!!
    Mas é tãooo difícil de encontrar o livro dela, preciso acha-lo numa promo kkkkkk
    bjoos

    ResponderExcluir
  20. Nossa que diagramação linda, eu amei os desenhos e o colorido, apesar de não fazer meu gênero literário, eu com certeza quero da uma conferida nessa obra da Clarice, as ilustrações são um charme, gostei de saber da fofura do livro.

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho! Estava numa livraria, dei uma folheada e foi amor à primeira vista! Esteticamente é lindo: capa, contra capa e lombada. No interior é que vem a grande surpresa: frases lindas intercaladas por desenhos lindos. Todos os dias abro em uma página pra ler a msg ^^

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links