terça-feira, 9 de agosto de 2016
9

[RESENHA] Aparências - Ligia Ortiz

Lido em: Agosto/2016
Título: Aparências
Autor(a): Ligia Ortiz
Editora: Amazon
Gênero: Literatura nacional / New adult
Ano: 2016
Páginas: 419
ISBN: B01I496DDQ
Onde comprar: Amazon
Skoob



Sinopse: Nascida em uma família abastada, sustenta uma postura nobre, exibindo a educação refinada no melhor dos círculos sociais com uma beleza ímpar. A sorte parece sorrir para Mariana.

Até adentrar em sua casa.
A majestosa mansão padece sem cuidados, objetos de arte valiosos foram substituídos por réplicas medíocres e o dinheiro que enchia os bolsos da família Albuquerque é tão escasso que dívidas se acumulam entre bancos e credores.
Num cenário ditado pelo severo Sr. Renato, Mariana mantém as aparências, independentemente de sua vontade. Tudo muda quando conhece Rafael. Dono de um poder de sedução intenso e incrivelmente persistente, aos poucos ela abre as portas de sua vida e mostra que sob as brumas há segredos indecorosos, escondidos por anos.
Contudo Rafael também guarda segredos e quanto mais eles se aproximam, mais complexa a relação fica. Ressentimentos tingem o passado, marcando o ritmo entre os dois corações.
Aceitação pode não ser uma opção e, quando muito é escondido, nada é o que parece ser.

Biografia: Ligia Ortiz nasceu na capital de São Paulo em 1981. Inquieta por natureza cursou Publicidade e Propaganda, atuou em agências de grande porte e trabalhou com grandes contas. Encontrou na escrita um jeito de acalmar seu incansável instinto criativo. Nas Proximidades do Amor é seu primeiro romance adulto publicado exclusivamente na Amazon.

*Ebook cedido em parceria com a autora.


"Entender é perdoar?"

Mariana mora com os pais e cursa faculdade de administração. Sua família está falida, mas seu pai recusa-se a mudar seu estilo de vida e continua morando na luxuosa casa, ostentando muito mais do que pode. 
Para custear sua faculdade, Mariana trabalha em um Café, escondida do pai, claro. Ignorante e arrogante como é, não permitiria de maneira nenhuma que a filha trabalhasse em um local assim. A mãe vive dopada e trancada no quarto, sendo a sombra da mulher que um dia foi.
Em meio a tantas dificuldades, Mariana conhece Rafael, e a partir de então, sua vida já tão complicada, fica de cabeça para baixo. Ao mesmo tempo em que tem que lidar com a inconstância de Rafael, precisa lidar com seus problemas familiares, que se agravam cada vez mais.

"Apenas aceitar que eu não preciso ser uma muralha de vez em quando faz bem." 

"Meu peito se enche de expectativa mais uma vez, e mesmo que eu esteja em uma constante queda livre, o chão é o que menos importa."

Mariana é doce, inteligente, dedicada e, muitas vezes, ingênua. Com todos os problemas familiares, ela carrega um grande fardo. O que me agradou na protagonista foi a coragem e a força que demonstrou ao lidar com todos os problemas familiares. E após tudo o que teve que enfrentar, ela finalmente amadureceu.

"Nesse momento queria estar a quilômetros de distância de mim, infelizmente não sei como."

"É alívio com dor, esperança com sofrimento, uma mistura louca de tudo que tem me atormentado nos últimos meses."

Rafael é sedutor, determinado, persistente e, muitas vezes, autoritário. Minha relação com ele foi de amor e ódio, na mesma proporção de sua bipolaridade. Ao mesmo tempo em que ele me conquistava, cinco minutos depois estragava tudo. Mesmo sabendo que as atitudes dele tinham motivo, tinha hora que eu queria torcer seu lindo pescoço. Mas chega uma hora em que precisamos enfrentar nossos demônios, e isso aconteceu com ele, e o resultado foi um Rafael amadurecido e muito melhor do que eu imaginei ♥.

"A esperança é um sentimento engraçado. Mesmo quando todas as possibilidades apontam para o pior, alguma coisa, uma centelha acesa em algum canto de nossa alma implora para que confiemos, só para depois aprendermos às duas custas que a esperança pode ser a última que morre, mas morre."

O romance de Mariana e Rafael não é um simples romance, pelo contrário, está bem longe disso. Apesar de tudo o que sentem e da ligação entre eles, precisam primeiro a aprender a lidar com eles mesmos, para depois poderem se entregar um ao outro e ao relacionamento.

Os personagens secundários possuem personalidade marcantes e foram muito bem explorados na trama. Gostei muito de Denis ♥, atencioso, se mostrou um verdadeiro amigo;  e Angela, amiga de Mariana, sempre esteve por perto quando ela precisou.

A história é narrada em primeira pessoa principalmente pelo ponto de vista de Mariana, e alguns capítulos pela perspectiva de Rafael. Ligia Ortiz mais uma vez me conquistou com sua narrativa envolvente e uma trama intrigante e emocionante. Com detalhes na medida certa, a leitura fluiu rapidamente. Quanto mais eu lia, mais queria ler.

Aparências vai além das aparências desculpem o trocadilho, não resisti rs, a autora inseriu no enredo dois delicados temas: violência doméstica e relacionamento abusivo, e a maneira como tais temas foram abordados na narrativa, se deu de maneira intensa mas sem deixar a narrativa pesada.

Família, amor, romance, segredos, perdão... Aparências é muito mais do que um New adult. Uma história intrigante que me despertou diversos sentimentos, e me emocionou muito, principalmente no final. 

Mais um excelente nacional que entrou para o meu hall de favoritos! ♥


Mais do que recomendado!



Beijos. ;)

BEDA #9


9 comentários:

  1. Olá, no início da resenha eu fiquei intrigada com a história, mas depois ficou parecendo que o livro focava apenas no romance do casal de protagonista e só no final, percebi que havia um algo a mais, além de um simples romance. Gosto do gênero quando aborda esse tipo de temática, o que torna a leitura muito válida. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua resenha e fiquei curiosa, parece ser uma boa leitura!
    Vou ler e tirar as minhas própria conclusão.

    ResponderExcluir
  3. hunn, eu não curto romances, ainda mais New Adult =T
    mas fico feliz que vc tenha se envolvido com a história..
    sobre os personagens, acho que iria me irritar com Rafael tbm, mesmo tendo justificativa dele agir dessa maneira... e mesmo se tratando de dois temas que me interessam numa obra, não me empolguei pra ver como a autora trabalha ambos nesse título...
    bjs...

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Adorei sua resenha! Fiquei muito curiosa com essa história porque amo New Adult e esse parece ser muito bom. Gostei de que a autora abordou a Violência Doméstica e eu quero saber como ela trabalhou isso.
    Beijos.
    arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. OI!!

    Infelizmente estou enjoada do gênero New Adult, sei que é a leitura do momento, mas tenho achado as estórias todas iguais e sem vida. Mesmo Mariana e Rafael vivenciando o contexto diferente não deixa de seguir a mesma trilha, ou seja, mocinha vulnerável e homem controlador. Deixo para outra fase, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!! Adorei a resenha! Não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa!
    Dica anotada!
    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Desconhecia o livro e achei a resenha incrível.
    Me deu bastante vontade de ler. De início, achei que seria um romance qualquer, mas depois vi que tem um algo a mais e acredito que seria uma excelente leitura.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Li, não conhecia o livro, mas sou adepta de um bom new adult e pelo que você falou na sua resenha esse é do tipo que ganha a gente.
    Fiquei bem curiosa em lê-lo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline, adoro livros assim com uma história complicada e com uma personagem forte. Só o Rafael que fiquei meio assim com esse jeito bipolar, mas de resto fiquei curiosa para ler. Bjkas

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links