quarta-feira, 17 de agosto de 2016
16

[RESENHA] As vidas impossíveis de Greta Wells - Andrew Sean Greer

Lido em: Agosto/2016
Título: As vidas impossíveis de Greta Wells
Autor(a): Andrew Sean Greer
Editora: Jangada
Gênero: Romance
Ano: 2016
Páginas: 256
ISBN: 9788555390548
Onde comprar: Submarino  ||  Saraiva
Skoob




Sinopse: Durante um tratamento psiquiátrico após perder seu irmão e o rompimento de seu relacionamento, Greta Wells se vê transportada para vidas que poderia ter tido se tivesse nascido em épocas diferentes. Sua consciência se alterna entre seu próprio tempo e sua vida em 1918, em que trai o marido, e outra em 1941, em que é mãe e esposa devotada. As três vidas de Greta são repletas de tensões familiares e escolhas difíceis. Cada realidade tem suas perdas, recompensas e desafios. Será que são efeitos do tratamento ou ela realmente está vivendo essas vidas? E se Greta descobrir como permanecer em um dos outros mundos, em qual época ela vai querer ficar?

Biografia: Andrew Sean Greer é autor best-seller de cinco livros de ficção, incluindo The Confessions of Max Tivoli, considerado o melhor livro de 2004 pelos jornais Chicago Tribune e San Francisco Chronicle. Greer é ganhador de dois conceituados prêmios: California Book Award e o New York Public Library Youn Lions Award. Ele mora em São Francisco. As vidas impossíveis de Greta Wells é seu quinto livro.

*Livro cedido em parceria com a Editora.



Maravilhoso! Porque não consigo pensar em outra palavra para definir este livro.

E se você pudesse viajar no tempo e vivenciar outras possíveis vidas?

Greta tem trinta e um anos e está passando por um momento complicado, seu irmão gêmeo, Felix, morreu e seu companheiro de dez anos, Nathan, a abandonou. Perdida e sem saber como agir, ela procura ajuda de um psicólogo, mas como o tratamento não surte nenhum efeito, ele indica um novo tratamento psiquiátrico para que ela pudesse se encontrar. E não é que ela se encontra? Mas não sem antes se perder mais um pouquinho. 

Quando ela começa o tratamento eletroconvulsivante, algo inesperado acontece, Greta começa a vivenciar outras vidas, em outros tempos. São várias versões de sua vida, cada uma com suas perdas e recompensas, sob outras circunstâncias, mas com as mesmas pessoas. Como ela vai lidar com isso? Você vai ter que ler para descobrir. ;)

"(...) Quem somos nós quando não somos nós mesmos?" (p. 25)

Greta é uma protagonista que me encantou desde o início, tanto pela personalidade quanto pelas suas confusões e emoções. Ela é intensa e dona de uma personalidade no mínimo curiosa. A partir do momento em que começa as viagens por suas outras vidas, uma confusão toma conta dela, mas a maneira como as coisas vão se desenrolando, e como ela enxerga e encara todos os acontecimentos, é surpreendente.

"Dois Felixes, duas Ruths, um novo Nathan e, agora, esse tal de Leo. Eu era alguém trocando os canais da televisão, tentando controlar os personagens." (p. 84)

Personagens cativantes com personalidades singulares e marcantes. Além de Greta, os que mais me agradaram foram Ruth, tia de GretaAlan, namorado de Félix, irmão de Greta e  Leo, amante da Greta de 1918.

Narrado em primeira pessoa pela perspectiva de Greta, o livro possui uma narrativa simples e envolvente. Com sua escrita instigante e um enredo muito bem desenvolvido, o autor nos leva para dentro da história. Quando dei por mim estava mais envolvida com a história do que havia imaginado. Uma trama bem estruturada, sem pontas soltas, tudo devidamente conectado e detalhes na medida certa fizeram com que fosse uma rápida e agradável leitura.

"(...) A mente, entretanto, é apenas uma figura decorativa acima daquele ditador oculto: o coração." (p. 130)

"- É engraçado. Vocês todas são iguais, são todas Greta. Todas tentando melhorar as coisas, seja lá o que significar para cada uma. Para você, é Felix que deseja salvar. Para uma outra, é Nathan. Para esta outra, é Leo que ela quer ressuscitar. Eu compreendo. Nós todos temos alguém que queremos salvar do naufrágio, não é verdade?" (p. 178)

Dividido em três partes, a história se passa em três tempos 1985, 1918 e 1941 e a narrativa segue uma ordem cronológica de dias e meses, mudando somente o ano em que se passa.

Amor, família, rompimentos, traições, regras.. As vidas impossíveis de Greta Wells explora sentimentos e emoções, tanto os da protagonista, quanto os nossos. De forma leve e com maestria, o autor nos faz viver a história de Greta e nos faz pensar sobre coisas nunca antes pensadas. Uma história mágica e ao mesmo tempo real, como as nossas emoções. Quem gosta de viagens no tempo vai se surpreender com a história criada por Andrew Sean Greer.

"(...) Somos muito mais do que supomos." (p. 218)

"(...) Porque os outros não são os únicos forçados a encarar nossos outros eus; acima de tudo, nós precisamos encará-los." (p. 225)

A capa é linda e intrigante, as folhas são amareladas, fonte em bom tamanho e a diagramação conta com mapas no início do livro e  uma ilustração de relógio no início de cada capítulo. Mais uma ótima edição da Editora Jangada!



Mais do que recomendado!

Beijos.

BEDA #17


16 comentários:

  1. Adoro os livros da Jangada sempre tem coisa boa!
    Esse questão tem sinopse de filme, fico imaginando como é vivenciar outras vidas

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Eu sinto e não sinto curiosidade de ler este livro. A premissa me parece ser interessante e original, mas não é o tipo de livro que eu estou querendo ler no momento, sabe? Essa coisa de viajar no tempo não me encanta muito, mas de vez em quando eu fico curiosa em relação a algum livro com isso...hehe' Fico feliz em saber que você gostou tanto do livro, espero gostar também quando o ler.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Lembro que quando vi os lançamentos da Jangada esse me chamou muito a atenção, principalmente por isso de viagem no tempo e por ele se passar em 3 períodos distintos. Achei a edição realmente muito bela e eu amo livros com mapas e ilustrações, então esse me conquistou muito hahaha.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi!! Desde que vi o lançamento fiquei interessada, o enredo é bem interessante! Que bom que vc curtiu!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Ah, que bom saber que você achou o livro maravilhoso, estou louca pra ler. Vi na livraria e me apaixonei pela capa, e incrivelmente estava com 50% de desconto mesmo sendo lançamento, tive que comprar imediatamente... Rs... Amo viagem no tempo e dificilmente deixo de ler um livro com o tema, ainda mais sabendo que o livro explora tanto sentimentos e emoções, do leitor e da protagonista.

    ResponderExcluir
  6. Amei sua resenha! Queria mesmo ler uma opinião sobre esse livro. A premissa dele me lembrou um pouco de um livro que li recentemente. Parece mesmo ser extremamente instigante.

    ResponderExcluir
  7. Oiee tudo bom????

    eu vi esse livro, a capa a sinopse, e fiquei em dúvida.
    Mas você me convenceu, é a primeira resenha do livro que eu leio, mas vejo que realmente te conquistou, então estou colocando mais fé na leitura.
    E de que no final vou adorar tanto quando você, acho que não tem como não gostar quando um livro é bem escrito e com personagens bem construídos!

    =)

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Bom saber de antemão que os personagens são muito bons, isso é certamente algo que valorizo numa leitura, principalmente se o protagonista me cativa, mas vou pular a indicação porque realmente não sou chegada em temas de vidas passadas.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  9. Olá tudo bem???
    Adorei sua resenha, que bom que gostou do livro, já tinha visto esse lançamento antes e fiquei curiosa para ler, ele está nos meu desejados!!!
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu recebi o meu exemplar essa semana, e estou ansiosa para iniciar a leitura. Adoro histórias de viagem no tempo, então estou bem empolgada, ainda mais conferindo sua resenha, tenho certeza de que vou gostar. Gostei de saber sobre os personagens.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Eu to querendo esse livro desde que vi o lançamento e sua resenha só veio pra aumentar o desejo de ler. Achei o tema do livro super diferente e legal e fiquei bem curiosa pra saber no que essas viagens por outras vidas vão resultar. Faz a gente pensar bastante também em como seria nossa vida de outras maneiras né?
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline.
    Primeira vez que vejo esse livro.
    Viagem no tempo dentro da própria mente da personagem, não tem como ser mais interessante que isso.
    Confesso que achei esse tratamento eletroconvulsivante um tanto quanto exagerado pra situação, mas talvez seja só minha visão de quem ainda não leu o livro.
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Viagem no tempo me agrada muitos em livros. É um ponto que me chama muito atenção.
    Que bom que a protagonista te encantou, além dos outros personagens. Não conhecia o livro, mas fiquei interessada na leitura. Achei a capa do livro linda. Valeu pela dica!

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  14. Primeiro de tudo, adorei a capa!!!!
    Acho mais do que interessante histórias com viagem no tempo, mas sempre tenho a sensação de que os autores se perdem facilmente na maioria dos casos. Então, o que mais me chamou na sua resenha foi você comentar que não tem pontas soltas, que tudo se encaixa. Isso, e a premissa que é mais do que interessante me deixou querendo conhecer melhor a história do livro.
    E eu adoro quando a personagem tem personalidade própria... E ela ser no mínimo curiosa, me deixou com a sensação de que gostarei muito da Greta.
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  15. Oiii, tudo bom???
    Eu amei essa capa e a diagramação do livro parece ser bem interessante, nunca tinha ouvido falar nem do livro e nem do escritor, te falar que eu acho que não é muito meu gênero de livros favoritos, unico livro que eu li sobre vidas passadas foi a serie da Allison Noel - Os imortais. Mas fiquei interessada de saber um pouco mais sobre as vidas da Greta, quem sabe um dia eu não paro para olhar com mais carinho, amei sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá Aline tudo bem, não gosto muito de biografias, mas essa bem
    chamou atenção, ainda mais por tudo que passou, é um leitura bem intensa. Bjkas

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links