terça-feira, 7 de fevereiro de 2017
12

[RESENHA] Subconsciente - Camila Dornas

Lido em: Janeiro/2017
Título: Subconsciente
Autor(a): Camila Dornas
Editora: Arwen
Gênero: Literatura nacional / Fantasia / Romance policial
Ano: 2016
Páginas: 403
ISBN: 9788568255414
Onde comprar: Arwen Books
Skoob



Sinopse: Paris de 1922. O mundo se recuperava das consequências da Grande Guerra. Em uma geração regada e luxúria e boemia, o sonho de Olga Chevalier era ser a maior cantora que o mundo já viu. Suas ambições começam a mudar quando uma dançarina do famoso cabaré Moulin Rouge é assassinada, e o dom de Olga passa a leva-la até os sonhos e a mente do assassino. Amor, desejo e mistério se unem nessa trama alucinante... Em quem confiar? Em situações extremas, até seu próprio dom pode traí-la.


Biografia: Camila Dornas mora em Brasília, e inspira suas histórias na mistura mágica de uma cidade agitada e as montanhas de Minas Gerais. 
Entre copos de café e pão de queijo, surgiram Subconsciente e A linhagem, seu primeiro livro publicado.


*Livro cedido em parceria com a Editora.




Após a morte do pai na guerra e o desaparecimento da mãe quando saiu para trabalhar, Olga Chevalier, se vê sozinha com seu irmão mais novo, Jean. Perdidos e sem saber o que fazer, eles acabam perdendo a casa que moram e para não serem separados, fogem e passam a morar na rua, passando por inúmeras dificuldades. Hoje, cinco anos depois, os dois moram em um cortiço e Olga trabalha como cantora no cabaré Moulin Rouge.

Desde pequena, estranhos acontecimentos acontecem com Olga. Quando sonha, ela é sugada pelos sonhos de outras pessoas e passa a vivenciá-los como se  fossem dela. Mas o dom de entrar nos sonhos das pessoas, pode ser mais perigoso do que se imagina. 
Atualmente, os sonhos andam ocorrendo com mais frequência, o que a instiga a investigar qual a ligação do atual sonho com sua vida. Em sua investigação, Olga descobre que o famoso Moulin Rouge, esconde muitos segredos por trás das cortinas.

"(...) O que acontecia nos sonhos me seguia até a vida real. Se me afogasse ali, nunca acordaria." (p. 16)

"(...) Não se pode subestimar um homem que não tem nada a perder." (p. 117)

Olga é uma personagem independente, forte, corajosa, um tanto impetuosa e bastante determinada. Não abaixa a cabeça para homem nenhum e é capaz de dar a vida pelo irmão. Não fica chorando e se lamentando pelos cantos, pelo contrário, luta pelo que acredita. O fato de ser essa personagem destemida e intensa, foi uma das coisas que mais me agradaram na protagonista.

"- (...) Sou cheia de defeitos, tenho medo como qualquer outra pessoa, e às vezes posso parecer até mesmo meio suicida para quem olha de fora, mas eu não desisto. E reconheço minha própria força. Consigo fazer isso, sei que consigo. Vou colocá-lo atrás das grades, seja lá quem ele for." (p. 145)

Quando conhece Vicent Lefevre, em meio a acontecimentos turbulentos, seu ar misterioso a deixa intrigada. A conexão entre eles é nítida e o envolvimento, inevitável.
No início o romance não me agradou tanto, mas depois, pela maneira como se desenvolveu, sem pressa mas de maneira intensa, acabou me conquistando. 

Todos os personagens foram muito bem caracterizados e explorados na trama. Os que mais me agradaram foram: Jean, irmão de Olga, por ser atencioso e preocupado; Vicent, por seu ar misterioso; Yvone, pois foi uma das personagens que mais me surpreenderam; e Bernard, por ser amigo e prestativo.

"- (...) É engraçado como coisas boas podem surgir em meio à tristeza." (p. 271)

"- Eu acredito que o eterno é superestimado. As pessoas passam tanto tempo tentando encontrar alguma coisa que dure para sempre que não percebem que, às vezes, um infinito acontece em apenas um segundo. E elas estão ocupadas demais procurando por ele para notarem." (p. 396)

A história é narrada em primeira pessoa pela perspectiva da protagonista. Com ótima ambientação e detalhes na medida certa, a autora nos conduz pela Paris de 1922, mostrando, além de seus encantos, seu lado obscuro. 

Assassinatos, mistério, amor, família... uma história instigante e envolvente. Uma boa dose de fantasia e suspense, personagens cativantes e uma trama bem elaborada fizeram de Subconsciente uma ótima leitura.

Quando achei que tinha descoberto todo o mistério, a autora me surpreendeu. Depois achando que não havia mais nada para descobrir, vem a autora e me surpreende novamente. O final me agradou bastante, assim como todo o desenvolvimento da história.

A capa é bonita e tem tudo a ver com a história. No início dos capítulo tem sempre uma frase marcante, a grande maioria de Olavo Bilac. A edição conta com páginas amarelas, ótima diagramação e fonte e espaçamento confortáveis aos olhos. 



Recomendo!

Beijos. ;)


12 comentários:

  1. Adoro esses livros, que fogem do clichê e deixa uma leitura que te deixa sem ar do começo ao fim, e que a cada momento novas intrigas/revelações surgem. Olga parece ser uma personagem bem forte e batalhadora e que luta por aqueles que ela ama - no caso, o irmão -. Agora fiquei mais curioso foi para saber do Vicent, e saber mais de como vai ser a relação dele com a Olga. Enfim, uma boa história.

    ResponderExcluir
  2. Oi, que capa maravilhosa e o enredo pareceu bem interessante.
    O que mais me instigou foram esses sonhos dela. Bem estranhos, né?
    Mais uma vez a Arwen arrasou com a diagramação e tudo mais, já quero!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Nossa que resenha mais linda, adorei o livro, não conhecia mas me interessei muito.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Adorei! A premissa, a capa e principalmente a resenha, me instigou a querer saber mais sobre a história, que parecer ser muito interessante...Parabéns!

    www.livrosemretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline! Não conhecia este livro, e fiquei empolgada com o que você disse sobre o enredo. Adoro me ver surpreendida pela história. Sem falar que enredos em Paris são sempre bem vindos, mesmo que seja uma Paris de 22.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Fiquei bastante curiosa para saber mais sobre esse dom de entrar nos sonhos de outras pessoas. O livro parece muito bom, não conhecia, mas já fiquei bastante interessada.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  7. Ainda. Não conhecia essa obra, mas gostei bastante do enredo, principalmente por ter romance, suspense, mistério e algumas mortes,isso me cativa. Pretendo ler para conhecer ainda mais.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  8. Olá!!! Já tinha visto comentários sobre esse livro, me chamou bastante atenção a capa e já está anotada a indicação. Espero ler assim que tiver oportunidade. Ótima sua resenha, bjoooooo

    ResponderExcluir
  9. Oi, Aline ^^
    Desconhecia essa obra da Camila mas já havia ouvido falar do outro livro que tem uma capa muito leve. rs
    Subconsciente me parece ter personagens que iram me agradar quando pegar o livro para leitura algum dia. Amo personagens fortes e saber que a Olga é assim e luta para proteger o irmão mais velha me deixa admirado e emocionado!
    Espero que ela consiga denunciar esse assassino que aparece em seus sonhos e que ela não corra risco!!!
    Parabéns pela resenha e muito obrigado por me apresentar a esse enredo através de suas impressões, Aline. ^^
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oiii. Tudo bem?
    Eu amo essas histórias épicas que mesclam história com fantasia. Senti que esse livro fala sobre as dificuldades e pensamentos das mulheres na década de 20 enfrentava com uma pitada de mistério e sensualidade.
    Fico feliz que a escritora seja da minha cidade. <3
    Bjoo

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Não conhecia o livro, mas adorei a premissa e fiquei bem curiosa.
    Adorei o fato da Olga ser tão forte.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela resenha maravilhosa. <3 <3

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links