quarta-feira, 16 de agosto de 2017
9

[RESENHA] As Luzes Mais Brilhantes - Augusto Alvarenga

Lido em: Agosto/2017
Título: As Luzes Mais Brilhantes
Autor(a): Augusto Alvarenga
Editora: Astral Cultural
Gênero: Literatura nacional / Young Adult
Ano: 2017
Páginas: 205
ISBN: 9788582465301
Onde comprar: Saraiva  ||  Amazon
Skoob



Sinopse: Julién passou por uma fase terrível e seu coração ainda está despedaçado. Agora, ele decidiu viver um dia após o outro, tentando compreender as particularidades dessa cidade enorme que é São Paulo, onde ele vive, mas se sente sozinho. Porém, um dia, quando cruza a Avenida Paulista de bicicleta, ele tromba com Bruna, a aprendiz de cineasta mais diferente que já viu. Por causa desse momento tão inesperado - e quase trágico -, eles decidem tomar um café. E, depois desse café, nada mais foi como antes. Talvez algo possa surgir entre as luzes mais brilhantes da Paulista e repetidos cafés no Starbucks. Talvez eles – e os leitores – possam descobrir se e existe ou não amor em SP.

Biografia: Nasceu no interior de Minas Gerais, mas hoje mora em Belo Horizonte. Ainda é estudante, tem apenas 21 anos e dois livros publicados.
É viciado em todo tipo de histórias, sejam elas lidas, escritas, vistas ou contadas. Também é apaixonado por romances e histórias encorajadoras, e pretende escrever mais palavras do que imagina.

*Livro cedido em parceria com a Editora.





Julién é um jovem de vinte e quatro anos que mora sozinho em um apartamento na Avenida Paulista, trabalha em uma livraria e conta sempre com a companhia da sua melhor amiga, Mari.
Um dia, andando de bicicleta pela Paulista, ele acaba atropelando uma garota. Bruna é seu nome. Sem graça pelo pequeno acidente, ele se oferece para pagar um café para ela, como forma de se desculpar. O que eles não imaginam é como esse café irá mudar a vida deles.

"É realmente engraçado ver como as pessoas conseguem ser curiosas, mas ao mesmo tempo, não se importar de verdade." (p. 25)

"Meu coração talvez seja mesmo um oceano... Então, tento fazer dele calmaria para que Bruna possa navegar." (p. 93)

Julién encanta. À primeira vista o protagonista pode parecer estranho pela solidão e pela maneira como vive sua vida, mas aos poucos ele vai conquistando justamente por ser único e intenso. Ele carrega uma grande bagagem emocional, ocasionada por acontecimentos passados, que até hoje o assombram.

Bruna é como o sol surgindo em um dia cinza na vida de Julién. A forma como ela mexe com ele e ilumina sua vida, é linda! Bruna é empoderada, não se importa com a opinião alheia e vive sua vida de acordo com o que acredita. A personagem me cativou desde o início, com seu jeito sincero e a maneira de encarar as situações que acontecem. Pouco a pouco ela mostra a ele que pequenas coisas podem fazer a diferença, quando feitas ao lado de alguém especial.

Julién e Bruna juntos é muito amor. A maneira como acontece o envolvimento entre os dois, sem pressa, permitindo se conhecer, cultivando aos poucos aquele sentimento bom que nasceu, é encantadora.

"(...) A mente é quem você é, e quando ela não funciona corretamente, é assustador." (p. 103)

"Às vezes, acho que o cérebro pode ser como uma arma. Há momentos em que pensar demais é o que basta para iniciar uma guerra consigo mesmo. Em instantes, pensamentos autodestrutivos tomam conta de tudo o que ele entende como "ser". Não tem como escapar do próprio corpo, tem?" (p. 124)

Não posso deixar de falar de Mari. Que garota incrível! Sabe aquele tipo de amiga que está com você nas horas que você mais precisa, nunca te deixa na mão e segura muitas barras com você? É a Mari. A amizade e apoio dela são fundamentais para Julién.

Todos os personagens foram muito bem construídos, com personalidades marcantes e bem explorados na história. Luan, amigo do trabalho de Julién, foi o que mais me agradou.

Com narrativa em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Julién e Bruna, As luzes mais brilhantes nos leva por um passeio por São Paulo, tendo como referências locais bastante conhecidos da cidade, como a Avenida Paulista, o Bixiga, entre outros. Além disso, a história aborda temas importantes como depressão, ansiedade e síndrome do pânico. Augusto Alvarenga aborda tais assuntos de maneira direta, mas sem deixar a história pesada. Ele vai nos envolvendo na história, nos cativando com o drama de Julién e nos faz vivenciar as dores, conhecer os fantasmas e torcer pelo nosso querido protagonista.

"Um sonho nunca realizado é dolorido, e o mesmo pode se dizer de uma esperança nunca saciada. Mas a perda, a falta e a saudade incessante...
Estou certo de que essa combinação pode levar qualquer um à loucura." (p. 201)

Família, conflitos, amizade, solidão, As luzes mais brilhantes é o tipo de história que de um jeito ou de outro mexe com o leitor, faz pensar, refletir sobre muitas questões, e principalmente mostra que depressão e crise de ansiedade não é frescura como muita gente ainda pensa.

É uma leitura que recomendo para quem gosta de uma boa histórias, com personagens cativantes e realistas, ótima ambientação, diálogos envolventes e uma linda história de amor.

A capa faz jus à história e chama a atenção, confesso que foi a primeira coisa que me despertou interesse em ler. A diagramação é simples, com fonte e espaçamento em bom tamanho e páginas amarelas.




Beijos. ;)




9 comentários:

  1. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura! :)

    De qualquer das formas, acho ótimo que a ambientação te tenha agradado, assim como que os personagens consigam ser tao cativantes assim!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  2. Essa realmente parece ser uma ótima leitura menina, eu vi esse livro para a solicitação e acabei escolhendo outro, gosto muito de romance, pareceu-me meio clichê esse acima, mas sei que adoraria ler e me tiraria de uma bela ressaca literária.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline, deve ser uma leitura muito gostosa de se fazer. Adorei saber que a narrativa é feita por ambos os personagens, e melhor ainda, que o cenário é aqui em São Paulo!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Li, gostei muito da premissa da história.
    Acredito que esse livro é o tipo de leitura que me atrai, sem contar que ele se passa no Brasil, amo.
    Gostei dele tratar de depressão e ansiedade.

    ResponderExcluir
  5. Oi Li!
    A capa também foi a primeira coisa que me chamou atenção. É linda e com certeza iria me puxar até o livro em qualquer lugar que eu o visse.
    A história parece ser muito boa, ainda mais por tratar de assuntos tão sérios e que, infelizmente, fazem parte do cotidiano de muitas pessoas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi!!
    A capa chama a atenção, não conhecia esse livro. A foto ficou linda, fiquei mais apaixonada pela capa.
    Eu quero ler esse livro, pela tua resenha a história é encantadora e gosto quando a trama trata de temas importantes como depressão e outros.
    Vou ver se consigo ele na livraria, amei a dica.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas estou sempre aberta a novas dicas, principalmente quando se trata de um enredo que me leva a reflexão e com personagens bem construídos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha. Também amei o livro, personagens, enredo! Maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom esse livro eu comprei mais ainda não conseguir ler tudo mas estou na metade e maravilhoso❤️ uma história linda ❤️

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links