terça-feira, 10 de dezembro de 2013
16

[TEXTO] Autor Desconhecido

Dias atrás eu estava navegando pelo nosso querido amigo google, procurando algumas frases e textos legais pra postar no facebook (um vício né rss).
Pois bem, muitos desses textos e frases, mas muitos mesmo, são de um tal “autor desconhecido”.

Fiquei pensando quem seria esse bendito autor,que é praticamente um viral de internet.

Comecei a ler algumas frases e textos,e me dei conta que na verdade esse tal “autor desconhecido” não existe. O que existe é a falta de respeito com quem escreveu.“Alguém” copia,muda uma coisinha aqui e ali,e não tem a decência de mencionar quem escreveu. Ou então, o texto/frase é de um autor,e de repente, você faz uma pesquisa no google e  aparece 10 autores diferentes para o mesmo.
São tantas divergências que eu parei de copiar e compartilhar essas frases/textos sem ter certeza de quem escreveu.
Imagine que coisa mais chata e irritante se você escrevesse algo,alguém copia,muda algumas coisas e começam a compartilhar como sendo autoria de outra pessoa ou como sendo do tal “autor desconhecido”. Aparece o nome de todo mundo,menos o de quem escreveu.
Eu ficaria muito brava!!!
Na minha opinião não tem nada demais copiar e compartilhar alguma coisa,mas pelo menos vamos dar os créditos para quem o fez. Ou se não sabe quem fez,pesquise.Acho que é o mínimo que se pode fazer.


Encontrei um texto da Vanessa Lampert falando sobre esse tal “autor desconhecido” e queria compartilhar com vocês:


O Autor Desconhecido
Da primeira vez chegamos à noite, olhamos a estátua, a máquina de escrever, a agenda, os jornais e a caneta bic empoeirados sobre o banco, o olhar perdido no horizonte, observando a bela paisagem da orla do Leblon.
- Quem será esse? - Perguntei para o Davison, já procurando uma placa que identificasse a estátua. Absortos em nossa ignorância, não encontramos o nome do cara em lugar algum. Chegamos então à conclusão de que se tratava de uma homenagem ao Autor Desconhecido.
Sim, aquele mesmo que escreve os textos mais legais da internet, que a gente recebe por e-mail, lê em sites, em blogs e até em muito jornal por aí. O Autor Desconhecido é o profissional mais altruísta que existe, ele não quer divulgar seu nome nas coisas que escreve, seu intuito é apenas produzir para jogar ao vento, para espalhar a arte, para que o resultado de seu árduo trabalho seja de domínio público, como uma mente completamente desapegada, como a mãe que joga seus lindos filhos no mundo para que todos possam ter a oportunidade de carregá-los no colo. Ela vira as costas, não deixa nome, telefone, nem endereço, não deixa rastro. Definitivamente, um cara desses merece uma homenagem.
Dia desses resolvi voltar lá, para tirar foto da estátua do Autor Desconhecido. Uma garoa fina me acompanhou até que eu alcançasse o final do calçadão do Leblon, onde repousa a justa homenagem. Um gari, sentado ao lado da escultura atrapalhava a minha foto. Resolvi sentar ali perto enquanto aguardava que o homem retomasse seu trabalho. Em vão. Levantei e olhei para os pertences do Autor Desconhecido, sua caneta, agenda, jornal e máquina de escrever...a garoa retirou a poeira e pude ver que havia, no jornal, algo escrito. Me aproximei e li: "Zózimo". Pensei alto:
- Não acredito que esta é a placa. - O gari ouviu e me explicou, em tom importante:
- Esse é o Zózimo.
- Ele era jornalista - Explicou o pipoqueiro, sentado próximo, ao que o gari completou, apaixonado:
- É, tinha uma coluna no Jornal do Brasil. Na verdade ele é mais do que isso. É o símbolo do carioca que sai do trabalho, olha o mar, observa a paisagem. Sem essa estátua o Leblon não seria o Leblon.
Após uma rápida aula do gari sobre a vida e obra de Zózimo Barroso, tirei minhas fotos, com os dois ao fundo, porque agora faziam parte do contexto, não?
Aprendi com tudo isso o que eu já sabia: não havia homenagem alguma ao Autor Desconhecido simplesmente porque não existe o Autor Desconhecido. O que existe é a preguiça e a falta de atenção que nos faz passar reto pela identidade do autor, a preguiça de retirar a poeira sobre as letras e descobrir quem escreveu aquele texto. O autor desconhecido não existe. É só procurar um pouco e rapidinho a gente descobre quem ele é. É só ter um pouquinho de paciência e humildade para descobrir, nem que seja através de um gari.
O Zózimo de bronze, no entanto, torna-se o espelho de tantos autores desconhecidos que têm seus textos roubados e repassados sem autoria ou até mesmo assinados por outra pessoa. O legal da internet é poder divulgar textos interessantes, espalhar o que nos chama a atenção, mas sempre respeitando o trabalho alheio, colocando os devidos créditos e não repassando texto sem autor. Sempre checar, aliás, a autoria dos textos que recebemos por e-mail, fazendo uma rápida pesquisa no google com uma frase do texto entre aspas.
Enchi tanto o saco dos meus amigos (e da lista de amigos deles) com esse papo de respeito ao trabalho dos outros quando eles me mandavam textos que eu recebia sem autoria ou com autoria equivocada que hoje em dia ninguém mais me manda nada e eu fico sabendo pelos outros do que anda circulando na internet. O problema é que quando esses textos saem da internet para a coluna de alguém em um jornal, por exemplo, ou como texto de estudo em uma sala de aula, a coisa complica. Dá a impressão de que escrever não é trabalho e que um texto brota do nada, assim, no papel, se auto-escrevendo.
Fiquei sabendo dia desses de um texto para o qual estou fazendo operação caça-créditos que foi parar em uma coluna de jornal sem que fosse citado o autor. Não é o único, eu sei, e a pessoa que o publicou certamente o fez achando que ele havia sido escrito pelo tal Autor Desconhecido do início deste post. A partir do momento em que constatamos a inexistência dessa entidade, nos deparamos com um problema grave. Não é frescura querer que seu nome esteja atrelado a seu trabalho porque o escritor não tem outra forma de ter seu trabalho reconhecido e divulgado, ou seu nome vai com o seu texto, ou seu texto vai e seu nome fica.
Então, por Zózimo, tenhamos um pouco de respeito pelos escritores que abrem seu talento aqui na internet e façamos, cada um, a nossa parte. Tenho falado sobre isso aqui há muito tempo, mas agora decidi que algo mais específico deve ser feito. Pensando nisso, acabo de criar este blog, onde reunirei os textos roubados, falarei de seus autores e farei aqui uma espécie de "banco de dados de textos perdidos", para facilitar as buscas de quem recebe texto sem autor. A idéia é transformar, em um futuro próximo, o blog em um site, com mecanismo de busca rápida de textos dentro de seu próprio conteúdo.
Já tenho bastante material, mas vou postando aos poucos. Sim, os textos são fantásticos, por isso mesmo devemos respeitar seus autores. Dizer que um texto não tem autor é mentira, atribuir a autoria a outra pessoa, é roubo. Repassar texto sem autor ou roubado, é conivência.
O Autor Desconhecido não existe, todo texto tem autor, nenhum texto se auto-produz. Escrever é trabalho e os escritores que disponibilizam seus textos na net não se importam se você quiser enviar para algum amigo por e-mail ou postar em seu blog, desde que dê os devidos créditos ao autor. E o que é dar os créditos ao autor? É um troço fácil: é só colocar no nome do autor no início ou no final do texto.
Questão de respeito, Internet é só mais um meio de transportar informações, não é uma outra dimensão em que nossos valores e princípios podem ser jogados no lixo assim. Somos pessoas lidando com pessoas, como em qualquer outro lugar, qualquer outra situação. Respeito. É o que pedimos. Simples assim.
Aqui reunirei os textos órfãos aos seus pais. Há tempos fazemos o que eu chamo de "operação caça-créditos" procurando textos de "autor desconhecido" cujos autores eu conheço :) e avisando, site por site, da autoria. Muitos sites têm colaborado conosco, mas ainda somos formiguinhas muito pequenas nessa tarefa. Com os textos reunidos aqui e o depoimento dos autores, será mais fácil obter a ajuda de vocês para este trabalho. Vamos nos divertir na internet sim, mas sem desrespeitar o trabalho alheio, assim todo mundo fica feliz e cumpre seu papel.
Fonte:  http://www.autordesconhecido.blogger.com.br/2005_03_01_archive.html#desconhecido

Eu sei que é muito difícil controlar esse tipo de coisa,mas se cada uma tiver um pouquinho de consciência e respeito com os autores,essa palhaçada um dia pode acabar,ou pelo menos diminuir.


Beijokas e até a próxima =)

16 comentários:

  1. Qe fofo o blog Lu!!!! adorei!

    ResponderExcluir
  2. Esse "autor desconhecido" é mais conhecido que muitos autores aí! hahahaha
    Eu tinha costume de compartilhar frases e textos no facebook também, mas nunca curti postar quando via o tal "autor desconhecido", sempre me senti desconfortável!

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Realmente,é muito mais conhecido do que muitos autores!!
    Eu também comecei a me sentir desconfortável,então parei de compartilhar rs.
    Triste realidade do mundo virtual rss

    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Muito legal esse post e é sempre bom dar os créditos a quem fez.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é Andressa?Acho que é o mínimo que podemos fazer,dar os créditos a quem fez!

      Beijão!

      Excluir
  5. Muito legal seu post, realmente é muito triste isso. E o pior é que muita gente faz isso sem nem perceber, compartilhando e postando frases que encontram com esse tal de autor desconhecido.
    Para os autores, isso é a pior coisa que pode ocorrer. Alguém copiar textos de sua autoria e levar os créditos por ele. Gosto muito de escrever textos e frases, mas tenho muito receio de publicar justamente por isso. Sempre tive muito medo dessas fraudes. Por isso sempre que vejo algo sem o nome do autor ou com autor desconhecido, nunca passo a diante. Sempre que posto alguma frase coloco o nome do autor embaixo, e me dá muita raiva quando vejo pessoas que não fazem isso. O pior é que já vi muita gente copiando frases de livros e séries que eu já vi e que por sinal gosto muito, sem colocar os créditos, sem falar de onde tiraram isso. Dá uma raiva tão grande rs.
    Beijo,
    http://umviciadoemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo Felipe,a gente faz isso sem perceber.
      E quando me dei conta do quanto isso é desagradável,eu também parei de passar adiante rs.
      Ás vezes deixamos de conhecer um bom autor porque não sabemos quem foi que escreveu os textos/frases.
      Quem sabe um dia isso acabe né?Vamos torcer!

      Beijão!

      Excluir
  6. Gostei muito desse texto, é frustante mesmo não encontrar o nome do autor de um texto.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito chato isso né Denise!
      Imagine um texto seu,compartilhado como se fosse do tal "autor desconhecido". Triste!

      Beijão!

      Excluir
  7. Grande parte das pessoas não se preocupa em verificar a autoria das coisas que compartilha por aí. É um desrespeito e uma desvalorização em relação ao trabalho do autor.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Carla, é muito desrespeito!

      Beijao

      Excluir
  8. Sempre tive recio de publicar textos quando o autor era desconhecido, sempre gostei de atribuir aquela frase ou texto à alguém, e tbm sempre tive receio de publicar minhas frases e textos e elas pararem no site de alguém como "autor desconhecido".
    ótimo post!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da até medo né Patricia? Eu torço pra que isso acabe um dia. Que o "autor desconhecido" desapareça! Rs

      Beijao

      Excluir
  9. Boa tarde!!
    Olha eu já vi textos meus ,que escrevi á anos atrás colocado como autor desconhecido,fiquei chateada e desde então ao fazer um texto,pois tenho esse hábito desde pequena...quando surgiu o face postava ,pois sempre foram bem vistos, e depois de descobrir o que vinham fazendo, agora coloco meu nome mas não creio que isso adiante mas... os tenho todos em casa em caderno Universitário, são vários já que na época não havia rede social continuo postando pois adoro fazer textos frases poemas, creio estar no sangue pois meu Pai já o fazia antes de meu nascimento...Agradeço a oportunidade de deixar claro, já vi textos ou frases em imagens de ( Bom dia,Boa tarde e Boa noite) como podem ter tal atitude Beijos

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde!!
    Olha eu já vi textos meus ,que escrevi á anos atrás colocado como autor desconhecido,fiquei chateada e desde então ao fazer um texto,pois tenho esse hábito desde pequena...quando surgiu o face postava ,pois sempre foram bem vistos, e depois de descobrir o que vinham fazendo, agora coloco meu nome mas não creio que isso adiante mas... os tenho todos em casa em caderno Universitário, são vários já que na época não havia rede social continuo postando pois adoro fazer textos frases poemas, creio estar no sangue pois meu Pai já o fazia antes de meu nascimento...Agradeço a oportunidade de deixar claro, já vi textos ou frases em imagens de ( Bom dia,Boa tarde e Boa noite) como podem ter tal atitude Beijos

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links