segunda-feira, 6 de janeiro de 2014
11

[NOTÍCIA] 450 Anos de Shakespeare


Oi gente!!!
Nossa que saudade eu já estava do blog!!!Mas como a Li explicou no post do nosso “Mesversário”, eu estava com muito trabalho,por isso me ausentei. Muitos cupcakes e bolos saindo do forno por causa do Natal e Ano Novo,e estava uma loucura!!!
Mas já estou de volta!!!

Dia desses,trabalhando pela madrugada,eu estava assistindo o Jornal da Globo,e passou uma matéria falando sobre Shakespeare, na coluna do Nelson Motta.

Em 2014 Shakespeare completaria 450 anos, e por este motivo, de Abril de 2014 até Abril de 2016 (ano que se comemora 400 anos da morte do autor), várias comemorações e projetos serão realizados pela Inglaterra e por vários países, inclusive no Brasil!
Quem nunca se emocionou com Romeu e Julieta (meu preferido,amo <3)? Quem nunca proferiu a famosa frase de Hamlet, “Ser ou não ser,eis a questão?
Inveja, ciúme, amor, paixão, drama, comédia... sua obra é recheada de temas que são tão atuais,que nem parece ter sido escrita há séculos!!
Tenho quase certeza que quase todo mundo conhece pelo menos alguma escrita pelo autor, seja frase, livro, peça de teatro, poema, soneto, qualquer coisa.
Então acho merecida essa mega comemoração.
As atrações começaram em Novembro de 2013, na cidade natal do autor.
Nessa matéria publicada pelo jornal  Estadão, dá pra ter uma noção de como serão os projetos:
Inglaterra celebra 450 anos do nascimento de Shakespeare com eventos inspirados

Autor de obras etéreas, William Shakespeare (1564-1616) serve também de inspiração ao turismo na Inglaterra. Em sua terra natal, Stratford-Upon-Avon, sua memória e seu legado serão celebrados ao longo de 2014, que marca os 450 anos do nascimento do bardo inglês.
A primeira das muitas atrações programadas, contudo, entra em cena já na quinta-feira. Um show de luzes em 3D (birthplacelightshow.co.uk) vai iluminar o local de nascimento do poeta e fazer referências a suas obras mais celebradas. Será apresentado até 19 de dezembro, quatro vezes por dia, em intervalos de 15 minutos com início às 17h45. O espetáculo é gratuito e poderá ser acompanhado da Henley Street.
Após o show de luzes, haverá um tour à luz de velas ao berço shakespeariano. O passeio custa 5 libras por pessoa (R$ 18,65) e trará a oportunidade de compartilhar um pouco das tradições natalinas britânicas, com comes e bebes à disposição (bebidas cobradas à parte). Informações: shakespeare.org.uk.
As celebrações avançam no ano que vem, com destaque para a realização da 1.ª edição da Shakespeare Week (shakespeareweek.org.uk), evento que será anual e pretende envolver estudantes e famílias de todo país no universo criativo do poeta e dramaturgo.
Em Londres, o Shakespeare's Globe (shakespearesglobe.com) vai inaugurar em janeiro um espaço especial, o Sam Wanamaker Playhouse, para peças, concertos e óperas à luz de velas. Além disso, o Globe inicia a turnê de Hamlet, que será encenada no mundo todo de 23 de abril de 2014 a 23 de abril de 2016, quando completam-se 400 anos da morte de Shakespeare 
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,inglaterra-celebra-450-anos-do-nascimento-de-shakespeare-com-eventos-inspirados-,1098262,0.htm 

 No Brasil, a cidade mineira de Rio Acima terá uma réplica oficial do teatro “Shakespeare Globe”,que será inaugurada em 2016, e terá 1,5 mil lugares!! O primeiro do planeta fora da Inglaterra (que honra né? rs).
Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/04/130418_shakespeare_globe_mdb.shtml



Abaixo fotos do Shakespeare Globe, réplica exata de um teatro da época de Shakespeare, feito todo de madeira e palha. O palco é mínimo, quase não há cenário e a iluminação é apenas a natural. Nada de microfones ou caixas de som. Todos os assentos são de madeira, mas se você quiser assistir a peça como fazia o povo de antigamente, pague 5 libras pela frente do palco, onde se assiste a peça em pé.
Shakespeare Globe 
Apresentação no Shakespeare Globe  
Área interna do Shakespeare Globe
Shakespeare Globe 
Para quem quiser conhecer os projetos, seguem alguns links abaixo:
http://www.birthplacelightshow.co.uk/
http://www.shakespearesglobe.com/
http://shakespeareweek.org.uk/
E nós não iremos ficar de fora desta comemoração (ebaaaa)!!
Aguardem os próximos posts!!
Beijokas.

11 comentários:

  1. Gostei do poste, eu adoro o livro Sonhos de uma noite de verão.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise!
      Que bom que gostou! Ainda não li Sonhos de Uma Noite de Verão, mas conheço a história e é linda!

      Beijao =)

      Excluir
  2. Nossa que legal !
    Deve ser ótimo essas comemorações
    na Inglaterra, hein !?

    Aguardo seu comentário lá no blog
    letiiciamaral.blogspot.com

    Beijos,
    Letícia Amaral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal né Leticia!
      Melhor ainda se pudéssemos ir lá pra participar, deve ser o máximo!

      Pode deixar que irei visitar seu blog!

      Beijaooo

      Excluir
  3. Que lindo esse Shakespeare Globe!
    Só li um livro de Shakespeare, Otelo, mas pretendo ler mais alguns!

    Seguindo o blog com o perfil do clubedas6 :)

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindíssimo não é Débora? Morro de vontade de conhecer!
      Eu também vou aproveitar as comemorações e ler mais livros dele =)

      Obrigada por nos seguir!

      Beijao

      Excluir
  4. Uau, esse Shakespeare Globe é o máximo! :D
    Shakespeare era realmente um gênio, não há quem não tenha ouvido falar dele.
    Beijos, Lery.
    http://lerissakunzler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um gênio mesmo! E que nos emociona até hoje! =)

      Beijaoo Lery!

      Excluir
  5. Gente, que novidade ótima *____* Espero mesmo que esse teatro no Rio seja inaugurado logo, eu vou querer ir o quanto antes! Vou ficar de olho nas comemorações que tiver pela minha cidade.
    Beijos e adorei a notícia =)

    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal né Vanessa! Eu estou ansiosa, quero conhecer também. Pena que será inaugurado somente em 2016 rs.

      E vamos ficar de olho nas comemorações pelo Brasil!

      Beijaoo

      Excluir
  6. Olá!
    Super interessante o post!
    Quem não gosta do Shakespeare né?
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, 36 anos, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, 31 anos, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Universo dos Livros


Editora Arwen



Astral Cultural


Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Acompanhe via E-mail

Classificação

Pesquisar no Blog

Publicidade