segunda-feira, 14 de abril de 2014
6

[450 ANOS DE SHAKESPEARE] Divulgação - Romeu e Julieta itinerante na Biblioteca Mário de Andrade

Olá pessoal!
Dando continuidade à comemoração dos 450 anos de Shakespeare (post inicial aqui), recebemos um e-mail do Clube do Mecenas falando sobre a produção de Romeu e Julieta que estão fazendo na Biblioteca Mário de Andrade. E como adoramos a ideia, não poderíamos deixar de divulgar aqui. =)


ROMEU E JULIETA

Sinopse:
Comemoração dos 450 anos de nascimento de William Shakespeare.
Nesta versão itinerante pela Biblioteca Mário de Andrade, o público entrará dentro do espetáculo acompanhando toda a trajetória de amor dos amantes Romeu e Julieta em meio ao conflito de suas famílias. Os aspectos de gênero, homoafetividade e intolerância abordados no texto são enfatizados nesta montagem pelo diretor Ivan Feijó.

Release:
Nova abordagem de Romeu e Julieta celebra os 450 anos de William Shakespeare.

William Shakespeare nasceu no dia 23 abril de 1564. Este ano, o mundo comemora os 450 anos de um dos autores mais célebres do Planeta. Para celebrar, o público de São Paulo recebe uma releitura teatral inédita de Romeu e Julieta, a mais famosa obra shakespeariana de todos os tempos. O roteiro original ganha uma novíssima abordagem, e será encenado em formato inovador: em versão itinerante dentro da Biblioteca Mario de Andrade. A estreia dia 23 de abril de 2014.    

A peça foi montada, remontada, assistida e festejada muitas vezes nos últimos séculos. Até por isso, aspectos do texto original, ou detalhes das entrelinhas, se perderam nas tantas releituras. Um exemplo é a questão de gênero levantada pelo poeta na obra original. Julieta é uma das heroínas mais corajosas de Shakespeare. Além disso, há elementos que remetem, de forma refinada e inteligente, a um polêmico debate sobre sexualidade. Menções subliminares ao homoerotismo estão no texto original e ficam claras, por exemplo, quando o grupo de amigos de Romeu faz trocadilhos sexuais a respeito do amor entre homens.

A homoafetividade em Romeu e Julieta é tema de recentes estudos em universidades europeias, até porque remete ao teatro elizabetano, quando mulheres eram proibidas de trabalhar e  homens interpretavam personagens femininos. Logo, o beijo entre Romeu e Julieta, no palco, era encenado por dois homens. Alguns estudiosos shakespearianos, ainda, defendem que Mercucio fora inspirado na figura de Cristopher Marlowe, notório dramaturgo homossexual elizabetano. Paixão e intolerância, portanto, estão no foco da nova montagem, que surpreende ao resgatar elementos cênicos típicos do teatro elisabetano.

O espetáculo, financiado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, conta com a parceria da Biblioteca Mário de Andrade na primeira temporada.

Ficha Técnica:
Romeu e Julieta de William Shakespeare
Tradução: Ricardo Cardoso
Dramaturgia: Lucas Lassen
Direção: Ivan Feijó
Elenco: André Grecco, Everson Romito, Lucas Lassen, Márcia Nemer Jentzsch, Ricardo Cardoso, Stella Prata, Steves Hiandrey, Zé Geraldo Junior
Elenco de apoio: Daniel Barros, Daniela Lemos, Douglas Norlievicius e Guilherme Amaral
Cenário e Figurino: Telumi Hellen
Preparação Vocal: Guilherme Rodio
Produção: Clube do Mecenas
Duração: 2 horas

Palestra Shakespeare e Gênero – 03/05 – sábado - 14h00
No dia 03 de maio às 14h ocorrerá na Biblioteca Mario de Andrade a mesa redonda "A questão de gênero na obra de William Shakespeare", com a participação dos estudiosos shakespeareanos Régis Augustus Bars Closel (UNICAMP-Shakespeare Institute), Ronaldo Marin Marinsky e Ricardo Cardoso (USP), além da participação de Ivan Feijó, diretor da montagem de 'Romeu e Julieta' em cartaz na mesma instituição. Temas como o heroísmo feminino, o travestismo e a homossexualidade na obra do poeta inglês serão discutidos e aprofundados em debate aberto ao público.

Serviço:
Estréia: 23 de abril
Local: Biblioteca Mario de Andrade
Rua da Consolação, 94 – Centro – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3256-5270

Temporada: 
23/04 – Quarta - 20h30
26/04 – Sábado - 15h00
28/04 – Segunda - 20h30
29/04 – Terça - 20h30
30/04 – Quarta - 20h30
05/05 – Segunda - 20h30
06/05 – Terça - 20h30
07/05 – Quarta - 20h30

Valor do ingresso:  Gratuito

Super dica para quem é de São Paulo e gosta de Shakespeare e Romeu & Julieta!!! ;)

6 comentários:

  1. Super dica mesmo! Amei, sou de SP e vou me programar pra não perder...
    Bjs

    http://expressaomodaeliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que bacana, deve ser muito bom participar!
    Ah, indiquei você para a tag Feitiços de Harry Potter, confere lá:
    http://lerissakunzler.blogspot.com.br/2014/04/resposta-da-tag-feiticos-de-harry-potter.html
    (espero que ainda não tenha respondido essa! hehehe)
    Beijos! :D

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline,
    tudo bem?
    Seu layout é lindo, amei!!!!!
    Eu nunca li nada desse autor, mas engraçado, já vi vários filmes sobre suas histórias. Eu gosto muito de A Megera Domada!!!
    pena que esse evento será em São Paulo, pois gostaria muito de participar.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. ahhhh Quero aqui no RJ para assistir.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Por que não em Belo Horizonte? T-T

    Ana P.M. ♛ Queen Reader - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela postagem!! Muito boa!! Eu gosto de Shakespeare, gosto muito de Hamlet. Romeu e Julieta ainda não li (vergonha), mas já está na lista desse ano! Amo teatro desde pequena, pena que essa peça é em São Paulo. Não estou podendo ir para lá, sabe se ela vem para o Rio?? Gostei muito do blog e já estou seguindo!!

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links