segunda-feira, 29 de dezembro de 2014
20

[CONHECENDO O AUTOR] Entrevista - Peterson Silva

Olá leitores!
Hoje a entrevista é com o autor Peterson Silva, de Controlados - A Aliança dos Castelos Ocultos.

Vamos conhecê-lo? :)


Literalizando Sonhos - Quem é o autor Peterson Silva?
Peterson Silva - Que pergunta curiosa! Quem é o autor Peterson Silva – não o cara que está estampado no meu RG mas essa persona que se apresenta para escrever e, principalmente, se apresenta para os leitores. Acho que ele me lembra um pouco os vilões caricatos de desenhos animados, que surgem com planos mirabolantes para por em ação e vão esfregando as mãos em antecipação, risadas malignas a postos... Mas meus planos não são malvados, são só formas de contar uma história, caminhos por onde ela segue, ou o que essas centenas de pessoinhas na minha cabeça (os personagens) decidem fazer aqui e ali.

L.S. - Há quanto tempo você escreve?
P.S. -  Bastante, na verdade... Desde pequeno quando ia para a casa da minha avó, se não tinha primos com quem brincar eu pedia “papel e caneta para escrever”. Mas meu primeiro livro, M10, foi lançado assim que saí do ensino médio. O verão pós-ensino médio me deixou escrevê-lo... Então tecnicamente faz, talvez, uns 4, 5 anos?

L.S. - Como surgiu a ideia de escrever "A Aliança dos Castelos Ocultos"? O que te inspirou a escrevê-lo?
P.S. -  A ideia surgiu quando eu li em algum lugar que um supermercado nos Estados Unidos espalhava cheiro de pão saindo do forno pelos corredores do mercado mesmo quando não havia pão fresco, para influenciar os compradores a comprar pão. Lembra alguma tradição mágica do livro, não é? Não pelo pão, é claro. Mas pelo fato de estimular um comportamento a partir de sentimentos, de sensações.
A partir daí que eu comecei a pensar em um mundo em que fosse mais declarada essa questão de influenciar os sentimentos das pessoas, ou os pensamentos, enfim. A partir do tipo de poder que isso dá para as pessoas hoje, nesse nosso mundo, dá para pensar todo um outro mundo.

L.S. - Quanto tempo você demorou para escrevê-lo?
P.S. -  Um ano, mais ou menos – pelo menos o conteúdo principal. Achei que poderia demorar menos para o segundo mas... Pelo visto vai ser a mesma coisa!

L.S. - Porque os leitores devem ler "A Aliança dos Castelos Ocultos"?
P.S. -  Porque é uma ficção interessantíssima! Veja, existem muitos livros querendo sua atenção hoje em dia. E muitas fantasias também. Então você pode pensar em termos do que diferencia um livro do outro. A Série Controlados é uma fantasia única porque traz pro palco da ficção questões políticas e sociais, simbólicas mesmo, muito fortes. É uma obra que faz pensar, mas nem por isso é chata ou desinteressante. Não foi feita pra ser didática; foi feita pra ser uma fantasia, mas mesmo assim traz elementos que vão fazer você parar pra pensar. Acho isso particularmente interessante.

L.S. – O que podemos esperar da continuação de “A Aliança dos Castelos Ocultos”?
P.S. -  Bom, o legal de uma ambientação relativamente “medieval” é, inevitavelmente, as lutas. Em “Aliança” você tem alguns conflitos, mas nada em larga escala. No Volume II você tem não só muitos mais desafios, problemas, lutas entre indivíduos, entre magos... Mas há também toda a guerra deflagrada por Desmodes. Então vai ser ação de tirar o fôlego. Aliás, o primeiro capítulo já pode ser lido no Universo Estendido!

L.S. - Você tem alguma rotina para escrever, alguma disciplina, um horário determinado ou escreve quando surge oportunidade?
P.S. -  Um pouco dos dois... Tento sempre reservar um espaço do dia para escrever. Nem sempre dá certo. Às vezes no equilíbrio das prioridades o que sai perdendo é o meu sono.

L.S. - O que você está lendo no momento? Qual seu gênero de leitura preferido? E autor, algum preferido?
P.S. -  Agora estou lendo Édipo e Antígona. É um livro que tenho desde criança e tentei ler faz muito tempo, mas obviamente não tinha maturidade para tal e achei muito chato, então estou voltando a ele agora. Não sei se tenho um gênero preferido; acho que com uma boa escrita, boas premissas, bom desenvolvimento você pode fazer quase tudo ficar interessante em termos de gêneros literários. E, bem, para autor de ficção acho que o meu preferido é o Douglas Adams!

L.S. - O que acha da nossa literatura? Ou melhor, o que tem a dizer sobre a literatura nacional?
P.S. -  Ah, há tantas coisas boas por aqui. Recentemente descobri o Maurício Gomyde, por exemplo, tem o Cristóvão Tezza... Tem muita coisa legal acontecendo. E a literatura mais antiga também tem coisas muito boas. Sou fã de carteirinha do Machado de Assis!

L.S. - Para você, qual importância dos blogs literários na divulgação de livros/autores nacionais?
P.S. -  É suprema, nossa. Não haveria nenhum sentido na empreitada independente enquanto autor se não houvesse os blogs. Porque com a internet você tem uma ferramenta que facilita sua pesquisa, facilita a produção do livro, a distribuição, até mesmo alguma estrutura de confecção em sites como a Bookess. Mas de nada adianta você prescindir de uma editora se o livro não puder chegar a quem interessa, que são leitores potencialmente interessados. Pode parecer intuitivo que a internet ajuda nisso também, mas com a internet vem uma quantidade enorme de dados, de informações – de “concorrentes”, ora! É todo tipo de coisa chamando a atenção. Os blogs literários organizam esse torrente de informação de acordo com seus segmentos, seu público-alvo, etc. Isso é importantíssimo.

L.S. - Quais são seus próximos projetos na área literária?
P.S. -  Pretendo continuar fazendo as oficinas literárias com o livro junto às escolas e, se possível depois que o segundo livro for lançado, escrever alguma outra coisa menor antes do terceiro. Essas ideias ficam loucas dentro da minha cabeça, querendo sair de todo jeito do meu crânio. Tenho que dar vazão para pelo menos uma delas no futuro próximo!

L.S. - Agradecemos pela entrevista. Gostaria de deixar alguma mensagem para os nossos leitores?
P.S. -  Muito obrigado por ler esta entrevista, e, enfim, se vocês ficaram interessados na série Controlados saibam que o livro está disponível gratuitamente em PDF, eBook, online, Widbook e Wattpad... Visitem www.seriecontrolados.com.br para saber mais! Valeu!

http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2014/12/top-comentarista-2-dezembro.html







20 comentários:

  1. Um ano! Quanto tempo hein!! Também escrever um livro não é tão fácil assim.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o autor nem o livro. Adorei a entrevista e me interessei pelo livro.

    Jéssica Rodrigues
    Blog Coração Leitor

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista!!
    Fiquei super curiosa pra conhecer a história do livro dele, não conhecia ele ainda.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista.
    Estava super interessada nesse livro, estou muito feliz em ter conhecido o autor.

    Beijos,
    Sarah

    ResponderExcluir
  5. Já conhecia o autor. Não tinha visto uma entrevista se não me engano, mas o livro sim. É bom ele continuar sim, o enredo dele parece bem original, além de época medieval. A nossa leitura nacional é ótima, esse povo que fica de mimimi com preconceito. Continuem aos autores nacionais, são ótimos. Adorei a ficção. Espero poder ler.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oieee, tudo bem? Eu não conhecia nem o autor e nem o seu livro, achei a entrevista bem legal. A parte que mais me chamou a atenção foi a parte que o autor disse sobre o supermercado que influenciava seus compradores a comprarem pães, achei essa ideia bem interessante e mais interessante ainda foi a ideia de que com este fato se inspirou um livro rsrs. Adorei a dica de livro, ainda não conhecia o mesmo e fiquei bastante curioso para ler, Abraços e sucesso para o autor.

    ResponderExcluir
  7. Oiee.

    Se não me engano li a resenha deste livro aqui em seu blog e não fiquei muito curiosa para lê-lo, mas depois de um comentário do autor sobre politica e vida em sociedade em fiquei curiosa. Por isso espero ler. Gostei muito da entrevista pois deu para saber um pouco mais sobre ele e sobre sua obra também e a forma como ele influencia as pessoas me fazem pensar o que teremos no livro dele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Caramba, eu adoro as entrevistas que vocês fazem, as perguntas são eextremamente bem feitas.
    Não conhecia o autor ainda, muito menos a sua obra, no entanto, fiquei muito curiosa para saber um pouco mais sobre ambos, já coloquei o livro na minha lista de leituras para 2015 ♡♡♡
    Parabéns pela entrevista, beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Não conhecia o livro, mas como é fantasia já fiquei interessada! Acho incrível autores que escrevem desde criança, pensar que o que era brincadeira vira uma profissão...
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Disponível em PDF? OMG eu necessito! Quero muito ler esse livro, a capa é linda, a história parece ser maravilhosa e o autor gente boa. Fantasia/Ficção não é meu gênero favorito, mas fiquei muuito curiosa.

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline !
    Gostei dele super smpático ;3 e aliás livro em pdf ? \o/ \o/ huhueheuehueh preciso disso !
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi tudo bem?
    O Peterson também é meu parceiro e é super simpático. Eu não li controlados, quem leu e resenhou foi meu colunista, mas ele elogiou muito.
    E essa iniciativa dele de deixar o livro gratuito é muito legal.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Bom, eu não conhecia o autor e nem o livro dele, mas como adoro entrevistas, já fiquei animada oo/ Lendo as respostas do autor deu para perceber que ele é bem simpático. Achei muito bacana e criativa a ideia que o autor teve para escrever o livro, bem diferente, né? Quem tem o dom para escrever, tira inspiração até do ar, né? kkkk Gostei bastante da resposta que ele deu quando você perguntou a importância dos blogs literários, é tão bom ver que os autores dão valor para o nosso trabalho, né? *-* Enfim, adorei a entrevista, vou tentar pesquisar mais sobre o livro oo/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    Mesmo não lendo muitos livros fantásticos, fiquei interessada na proposta do autor. Gosto de livros que me fazem pensar. Ah, assim como ele eu também descobri o autor Maurício Gomyde.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá... tudo bem???
    Nunca tinha ouvido falar desse autor de verdade... mas eu anotei o livro dele aqui para divulgação nacional... pelo menos nisso quero ajudar... Desejo a ele muito sucesso nessa empreitada!!!! Bom eu gostei da entrevista... achei ele bem simpático e aberto a possibilidades... não sei se leria o livro a temática não me chama muito atenção... mas fiquei curiosa. Xero!!

    ResponderExcluir
  16. Gostei bastante da entrevistas, e as perguntas foram muito bem selecionadas e as respostas do autor me instigaram a conhecer sua obra.
    Ele conseguiu me convencer em pouco tempo que seu livro já publicado realmente possui um diferencial, com certeza irei atrás de maiores informações ($$$) a respeito :D

    bjs
    www.confraria-cultural.com

    ResponderExcluir
  17. Oiee, tudo bem?

    Adorei a entrevista, parabéns! Adorei conhecer um pouco mais sobre o autor. Assim como ele, também sou fã de Machado de Assis.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  18. Ótima entrevista! Já li a respeito da obra do Peterson, mas conhecer pelas palavras dele foi bom, pois fiquei curiosa para conhecer o livro, o autor é bem simpatico, boa sorte para ele com sua história!

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  19. Adorei a entrevista e poder conhecer esse autor! Essa coisa de sermos manipulados, o exemplo do mercado com o pão, nossa, chamou demais a minha atenção... pq, afinal, somos moldados pelo mundo em que vivemos, pelas nossas culturas e experiências!
    Anotei o nome do autor e do livro!
    beijos
    Nica

    ResponderExcluir
  20. Super adorei a capa desse livro, tem cara de conter uma historia legal. Bem, adorei a entrevista, adorei conhecer o autor. :)

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links