quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
28

[RESENHA] Se Arrependimento Matasse - Alma Cervantes

Lido em: Dezembro/2014
Título: Se Arrependimento Matasse
Autor: Alma Cervantes
Editora: Novo Século/ Novos Talentos da Literatura Brasileira
Categoria: Literatura Nacional / Policial
Ano: 2013
Páginas: 240
ISBN: 9788576799955
Skoob
Ótimo!




Sinopse: Alex, Alice e Rebeca são grandes amigos e decidem se reencontrar depois de alguns anos sem se verem. O lugar escolhido é o hotel dos pais de Alex, mas o que parecia uma viagem especial, repleta de conversas agradáveis e descontraídas com os outros hóspedes durante o jantar se transforma, em seguida, num pesadelo. Quando os três se preparam para dormir, ouvem batidas desesperadas à porta e seguem ao salão, onde logo descobrem que o cozinheiro fora assassinado. Com a comoção, somada à dificuldade de fuga devido à tempestade e névoa lá fora, a confusão logo se instala no hotel, além de um desagradável clima de suspeita entre os hóspedes.

Biografia: Alma Cervantes é admirador da Língua Portuguesa desde a infância e grande fã dos romances policiais de Agatha Christie. Faz sua estreia na literatura com a obra " Se Arrependimento Matasse".

*Livro cedido gentilmente pelo autor.
 
Só há um jeito de começar esta resenha: UAU!
Se Arrependimento Matasse cumpre muito bem o seu papel de suspense policial, e mais, vai além! Um hotel, assassinatos, muitos suspeitos e um desfecho inesperado, se eu tivesse que definir o livro em uma só palavra com certeza seria Surpreendente!

"É dito que quando alguém conhece o verdadeiro desespero, se não houver distração constante e eficiente, a pessoa se perde nas profundezas da loucura até o fim de sua vida." Pág. 07

Fã de suspense policial, adoro poder bancar a detetive e ficar o tempo todo tentando desvendar o assassino. E algo que aprendi com histórias policiais, é que o assassino nunca é aquele mais suspeito, para o qual a maioria das evidências apontam. O assassino sempre será quem você menos espera, e é exatamente o que acontece em Se Arrependimento Matasse. Em momento algum suspeitei do assassino (confesso, sou uma péssima detetive..rs), apenas no final, quando tudo já estava sendo esclarecido, foi que matei a charada. Outro fato: o assassino geralmente ou é psicopata ou tem motivos (ou os dois) para cometer tais crimes, e o nosso assassino em questão tem motivos muito fortes, por mais que não justifiquem tais atos.

Você está preparado para devorar esse livro? Porque é isso o que acontece quando você começa a leitura. 
Narrado em terceira pessoa, com uma escrita excelente, detalhada e fluída, Alma nos apresenta detalhes para compreender toda a história, sua narrativa é focada na investigação e não se prende a detalhes sem importância, o que torna a leitura prazerosa, pois em momento algum se torna cansativa, pelo contrário, somos instigados a querer ler cada vez mais.

"(...) Quem busca a verdade absoluta deve ser frio, imparcial, e manter sempre acima de tudo a razão, ignorando qualquer comentário desacompanhado de fatos. Deve também abandonar a preferência por realidade específica, pois esta pode facilmente distorcer o raciocínio e moldá-lo para aquilo que a pessoa quer que seja a verdade, levando a uma cegueira mental." Pág. 101

Trama bem desenvolvida e entrelaçada, situações plausíveis...  o autor não deixou pontas soltas. 
Personagens com personalidades únicas e contrastantes fazem com que a história pareça cada vez mais próxima da realidade. Diversas atitudes e reações diferente de pessoas sobre a mesma situação de perigo. Os personagens que mais gostei foram: Alice, inteligente, coerente e determinado; Rebeca, amiga e companheira;  Frederica, inteligente e astuta; e Jeremiah, irônico e dono de um humor ácido.

Uma curiosidade é que Alice é um personagem masculino. O que, por sinal, achei bastante interessante.

Surpreendente, instigante, misterioso, tenso... Ah! Eu já disse surpreendente? (não me canso de repetir).

O final possibilita que o autor escreva futuramente outras histórias com dois personagens da trama (não vou dizer quais), o que me agradaria bastante. Quero mais, Alma!

A capa e contracapa refletem bem a história. Diagramação ótima, fonte e espaçamento em bom tamanho, e páginas amareladas possibilitando uma leitura agradável.
 
Foi uma leitura extremamente prazerosa, com um desfecho inesperado e impensável (pelo menos para mim..rs).
Alma estreou maravilhosamente bem na literatura nacional!
Fãs de suspense policial, leiam! :)

Beijos.

http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2014/12/top-comentarista-2-dezembro.html

28 comentários:

  1. Verdade, o assassino nunca é aquele que é o que a gente mais suspeita e sim quem se menos espera.
    Investigação de resenha e livro nota 10 para você!

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, tudo bem?
    Eu li esse livro uns meses atrás e também amei! É uma leitura realmente surpreendente e muito bem escrita.
    Também adoro bancar a detetive, mas geralmente eu não acerto o alvo! O que acaba sendo algo bom, já que o final acaba por me surpreender!
    Eu também quero mais livros do Alma! Ele começou bem demais....

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei já desde outros posts sobre este livro. Os suspenses e mistérios que o autor coloca no livro parecem ser demais.
    Também adoro bancar a detetive, mas sabe... quase nunca acerto, os autores me enganam fácil demais, ou eles querem brincar comigo, só pode.
    A maioria de livros assim, interessam a todos, por ter o fato de tentar desvendar tudo e ficar curioso quanto ao motivo, por quê?
    E que bom que ele esclareceu tudo, fica bem mais fácil e não ficamos com aquela pulga no final. Fiquei tipo (o que?, Alice homem?) KKKK, legal.
    A contracapa é bem bonita, e a capa também.
    Abraços,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline ,
    gostei dessa capa *-* , também gosto de bancar a detetive hahahhaha , teve um tempo de minha vida que pensei -vou virar detetive- rsrsrsrssr . O livro parece emocionante :3 ,gostaria de lê-ló com certeza .
    Beijos

    http://www.nossaspaixoesopsnossoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Estou morrendo de saudade de ler um suspense policial e acabo de encontrar uma excelente opção!
    http://nixeartisan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Sua resenha me deixou curiosa, mas ainda não leria o livro. Gênero policial não é um gênero do qual eu goste, na verdade, eu acabo fugindo dele...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Sou muito fã de um suspense policial, mas não conhecia esse livro ainda, me surpreendi até lendo a resenha, imagina o livro, Sou ótima para descobrir casos de assassinatos, eu sempre vou na primeira pessoa menos improvável pra ser o assassino logo de cara, e no final eu sempre acabo acertando haha e como assim Alice é um personagem masculino? o_O. Um desfecho inesperado e impensável? agora eu quero saber.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Esse livro parece ser muito bom mesmo. Que bom que você gostou do livro, e que ele atendeu suas expectativas. Adoro tentar desvendar os mistérios e descobrir o assassino. Sou meio detalhista, então já consegui descobrir algumas vezes, então, quando pego um livro que vou até o final, e é quem menos espero, aí considero o livro para lá de bem escrito. Adoro quando o autor me surpreende, rs.


    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Adorei a resenha, fiquei morrendo de vontade de ler o livro. Eu acho que também sou péssima detetive, pois quando vejo as séries (não me lembro de ler romance policial) eu nunca sei quem é o assassino. Mas eu tento não suspeitar de ninguém para não me arrepender KKK o pior é que eu sempre tive um sonho escondido de ser detetive :((( ainda bem que nunca fui atrás, pois já sei que seria péeeessima nisso.

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Eu adoro um suspense policial! Fico querendo desvendar os mistérios e descobrir logo quem fez o que! Fiquei mais interessada em ler ao saber que é literatura brasileira, acredito que nossos autores não deixam a desejar e tenho certeza que esta é uma ótima leitura!

    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá amore, como vai?
    Já vi várias resenhas sobre este livro e parece ser uma leitura de tirar o folego. A premissa e o enredo parece ser fantástico e sou uma daquelas apaixonadas por suspense e gêneros policias. Fiquei surpresa em saber que Alice é um personagem masculino e fiquei mais curiosa ainda.
    Parabéns pela resenha, fiquei mais curiosa ainda com o livro.
    Beijos e sucesso.
    chuvaelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li mas parece prender o leitor do começo ao fim.

    www.omliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Adooooro livros policiais!!!
    Amei a resenha.
    Bjs
    www.satisfashionbrazil.com

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho esta mania de ler romances policiais e sempre fico tentando acertar o culpado kkkk
    Não conhecia o livro e já vou anotar o título.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  15. Como eu amo romance policial <3 Gente, não conhecia o livro, mas já estou extremamente ansiosa para ler esse (que já coloquei na minha lista). O enredo parece ser daqueles que te prende desde o início. Amei a resenha :*

    ResponderExcluir
  16. Oi Li!
    Já tinha lido algumas resenhas positivas sobre o livro, mesmo não sendo uma grande leitora do estilo até fiquei curiosa... Dos poucos livros policiais que li nunca consegui descobrir o criminoso, acho que ão sou muito boa nisso :P
    Que diferente Alice como um personagem masculino!
    Bjs
    PS: Que linda a letra do autor!

    ResponderExcluir
  17. Amo livros policiais, principalmente quando o autor me permite ser detetive.
    Pelo que tu escreveu na resenha, acredito que este livro vai me surpreender muito e isso despertou a minha curiosidade.
    Vou colocar na lista de futuras leituras COM CERTEZA :D

    bjs
    www.confraria-cultural.com

    ResponderExcluir
  18. Ola Aline lindona sua resenha me deixou mega curiosa, adoro suspense policiais, a premissa já
    nos deixa curiosa, e saber que a autora consegue prender o leitor e nos trazer a tona nossa face de detetive hehe . Já entrando em minha lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  19. Esse é o próximo livro da minha lista de leitura das férias , estou numa expectativa grande sobre ele !

    ResponderExcluir
  20. Adorei mil vezes!!!!
    Sua resenha está ótima e me fez querer esse livro, amo o gênero policial e quanto mais difícil descobrir o assassino melhor. AGORA PRECISO DESCOBRIR QUEM É KKKK

    Bjs
    Jéssica Rodrigues
    Blog Coração Leitor

    ResponderExcluir
  21. Nossa gosto demais de suspenses policiais. Não conhecia este livro e confesso que fiquei aqui um tanto curiosa. Espero que o livro seja bem dos bons mesmo.

    ótima resenha

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi Aline tudo bem, me interesso muito por esse genero, as vezes me enrolo com tanto detalhe e suspense mas curto livros assim!
    Gostei desse livro leria com certeza o enredo é bem instigante e ainda não conheço esse autor.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  23. Oi, te entendo bem, li esse livro a algum tempo e me apaixonei pela escrita do Alma. Sabia que ele escreveu outro que está no Amazon?E O GÊNERO É OUTRO, ESTOU SUPER ANSIOSA PARA LER.

    Gostei muito da história, suspense/policial, é um gênero que adoro, e esse livro é um dos meus queridos da estante nesse gênero.

    Amei a resenha, bem instigante.



    bjs

    ResponderExcluir
  24. Quando lemos um livro de suspense policias ou romance policial sempre queremos descobrir de qualquer maneira quem é o assasino do livro, porém, não costumamos ligar os fatos. E no final das contas, o assasino é aquele em que você nem imaginava. Acontece.
    Estou louca para ler esse livro, sou tão atraída por gêneros policiais.. <3

    ResponderExcluir
  25. Oi,
    Desculpe pela demora da visita.
    Então, o livro parece ser muito bom mesmo, adorei a resenha. Fiquei com vontade ler ^^
    Abraços
    http://kworldofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Aline!!!
    Gente do céu!!! Eu quero esse livroooooo!!!
    Sempre gostei de gênero policial, principalmente filmes e séries... E graças ao desafio que estou participando esse ano, acabei abrindo mais a mente para ler livros que compõem este gênero. Confesso, não me arrependi nenhum pouco... é sempre interessante você suspeitar de todos e de tudo durante a leitura! Amo leituras que te instigam, e fazem você mergulhar no drama de forma que você não consiga parar de ler!
    E o mais interessante é!!!! Livro nacional! Gente como tem crescido o número de autores nacionais super talentosos e que escrevem tão bem?!! Tenho esperança que a literatura Nacional seja, realmente, reconhecida em seu território! Isso tem feito muitas pessoas quebrarem paradigmas e darem mais uma chance em ler e conhecer estas maravilhas de obras! Fico super feliz por isso!
    Beijos
    Ariana Silva
    ariabooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá Aline.
    Meu Deus parece ser um livro incrível, não conhecia a autora nem a obra mas agora fiquei muito curiosa para lê-lo rs..com quem livro eu não fico curiosa? rs. Deu pra sentir a sua empolgação daqui rs. Adorei a resenha!
    Beijoos

    https://cantodelivros.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links