sábado, 25 de abril de 2015
35
[RESENHA] Engano - Madalena da Silva Vilela
15:18
| Postado por
Unknown
Lido em: Abril/2015
Título: Engano
Autor: Madalena da Silva Vilela
Editora: Talentos da Literatura Brasileira / Novo Século
Categoria: Literatura Brasileira / Romance
Ano: 2015
Páginas: 328
ISBN: 9788542804034
Onde Comprar: Saraiva, Livraria Cultura
Skoob
Título: Engano
Autor: Madalena da Silva Vilela
Editora: Talentos da Literatura Brasileira / Novo Século
Categoria: Literatura Brasileira / Romance
Ano: 2015
Páginas: 328
ISBN: 9788542804034
Onde Comprar: Saraiva, Livraria Cultura
Skoob
Muito bom! |
Sinopse: Adriana esbanja mistério e beleza pela ruas de Luanda. Mulher inteligente e cobiçada, usa de seus dotes para obter o que quiser; inclusive ingressos VIP para o maior evento da cidade: A Festa da Fama! O DJ mais famoso, o DJ Max, fará a animação do grandioso e esperado evento, e não se fala em outra coisa. No entanto, toda descontração será abalada por um terrível engano, trazendo consequências irremediáveis para a vida da ex-modelo. Nesta trama, estar no lugar errado e na hora errada fará todo sentido.
Biografia: Madalena da Silva Vilela é nascida aos 22 de janeiro de 1984, angolana, natural do Luena. Aos nove anos escreveu sua primeira história. Além de escrever, passou a infância a dançar, cantar e escrever. Hoje, trabalha em Contabilidade e Finanças, é casada e tem três filhas. Também é autora do romance Ninguém como tu.
*Livro recebido em parceria com a Editora.
Quando solicitei Engano à Editora, a capa, o título e a sinopse tinham me chamado atenção, no entanto, quando iniciei a leitura, não sabia bem o que esperar da história.
Adriana tem 26 anos, ex-modelo, trabalha em uma agência de modelos. É extremamente interesseira, só quer saber de dinheiro e posição social. Sempre usou sua beleza para conseguir o que quer, sem se importar com ninguém, doa a quem doer. Seu noivo João, em nada lhe encanta, ela só está interessada em tudo que o dinheiro dele pode proporcionar. O relacionamento com sua mãe é péssimo, a única pessoa que ela preza e confia é sua prima Safira, 17 anos, que ela tem como uma irmã mais nova.
Safira pede a Adriana que lhe consiga convite para a Festa da Fama, onde o DJ Max, que ela é fã, iria tocar. Como Adriana faz tudo para agradar a prima, ela procura seu ex-namorado Dino, para conseguir o convite. Com o convite em mãos e o documento de Adriana, já que era menor de idade, Safira aguarda ansiosamente pela festa. O que ninguém imaginava era que muitas coisas aconteceriam na festa, bem como um terrível engano, capaz de afetar a vida de Adriana.
"(...) O que ela queria (e sempre soube disso) era um homem com posses para com ele se casar e dele gastar o dinheiro." Pág. 7
"Tenho que ficar grávida desse pateta, assim pelo menos terei onde morar. Ele é rico, tem trinta e seis anos, está doido para se casar e ter filhos, e feio como é, é uma honra me ter como mulher, pensava ela enquanto bebia vinho tinto. Se eu ficar grávida, ele terá que se casar comigo!" Pág. 27
Adriana passa por poucas e boas, inclusive no dia de seu casamento, um escândalo vem à tona, ela é humilhada e João desiste do casamento no altar. O que apesar de tudo, acaba sendo bom, já que Adriana estava envolvida com Hernâni, sócio e melhor amigo de João. Então, apesar da humilhação que sofreu, ela agora poderia viver sua história com Hernâni. Isso foi o que eu pensei, pois outra sucessão de fatos acontecem e mais uma vez o destino prega peças em Adriana.
"-A minha vida agora está assim. Não posso ter um minuto de felicidade que vem uma bomba de tristeza. Eu estava tão feliz ontem quando o vi de joelhos me pedindo em casamento! Parecia o melhor dos sonhos, mas se tornou um pesadelo. Será que estou pagando pelos meus pecados? Será que o meu inferno começou aqui na Terra?" Pág. 211
No decorrer da história, com todos os acontecimentos, é visível o amadurecimento de Adriana, de uma pessoa fútil e interesseira, ela passa a se importar mais com as pessoas, inclusive faz as pazes com a mãe. Não que ela deixe de se importar com dinheiro, mas ela se transformou em outra pessoa, bem mais humana do que costumava ser.
"(...) Fechou os olhos enquanto chorava, e pensava em Hernâni e na vontade imensa de abraçá-lo e ficar em paz ouvindo o bater do coração dele. Precisava dele, não queria sexo ou prazer, mas apenas estar com ele." Pág. 116
"-Construí um muro na minha vida, estava decidida a não dar meu coração a ninguém. Me tornei essa menina má que você vê." Pág. 191
"Como sempre, louvavam a beleza de Adriana, mas para ela aquilo já não a satisfazia. Ter atenção de homens que não lhe interessavam era agora irrelevante. Passou muito tempo em busca do que queria e daquilo que ela era, e agora tinha uma resposta." Pág. 294
Personagens donos de personalidades únicas, compõem uma história surpreendente: Adriana, prepotente, arrogante e interesseira; João, o noivo, só pensa no trabalho, não dá muita atenção à noiva, inclusive nos momentos em que ela mais precisou não que Adriana tenha se incomodado com isso; Hernâni, melhor amigo e sócio de João, inteligente e discreto, me surpreendeu muito na história; Safira, a adolescente sonhadora; Evalina, a mãe que esconde segredos, entre outros.
Narrado em terceira pessoa, com uma narrativa bem detalhada. Engano começou como uma leitura despretensiosa, mas me surpreendeu muito no decorrer da história. A autora soube construir um enredo onde dosa suspense policial e um "quê" de erotismo, desenvolvendo uma história totalmente prazerosa de se ler.
O suspense na trama foi muito bem explorado e entrelaçado, mas sem aquela narrativa frenética de livros policiais. A autora desenvolveu a investigação como plano de fundo da história de Adriana, possibilitando assim acompanhar toda a evolução da protagonista e ao mesmo tempo, acompanhar a investigação. E quando eu achava que já tinha solucionado a investigação, boom!, um novo fato acontecia e toda minha teoria ia por água abaixo. Um final surpreendente, digno de uma ótima história.
A história se passa na Angola e em Moçambique, e a Editora se preocupou em explicar no rodapé das páginas as expressões regionais contidas no texto.
A capa é linda, achei original o coração de discos de vinil. Diagramação simples, fonte em bom tamanho e páginas amareladas possibilitando uma leitura confortável. Ótimo trabalho da Editora!
Recomendado!
Beijos. :)
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Quem Escreve
Colaboradora
Seguidores
Editoras Parceiras
Últimas Resenhas
Categorias
Editoras
- Aped
- Ases da Literatura
- Astral Cultural
- Benvirá
- Bertrand Brasil
- BestBolso
- Butterfly Editora
- Büzz Editora
- Chiado Editora
- DarkSide Books
- Edições Best Bolso
- Ediouro
- Editora Arqueiro
- Editora Arwen
- Editora Bezz
- Editora Biblioteca 24horas
- Editora Gutenberg
- Editora Intrínseca
- Editora InVerso
- Editora Jangada
- Editora Lafonte
- Editora Melhoramentos
- Editora MODO
- Editora Nova Fronteira
- Editora Novo Século
- Editora Pandorga
- Editora Paralela
- Editora Penalux
- Editora Pendragon
- Editora Schoba
- Editora Seguinte
- Editora Valentina
- Essência
- Fábrica 231
- Galera Record
- Giostri Editora
- Giz Editorial
- Grupo Editorial Arwen
- Grupo Editorial Pensamento
- Grupo Editorial Record
- Gryphus
- Jardim dos Livros
- L&PM
- LeYa
- Madras Hot
- Martin Claret
- Mundo Uno Editora
- Novo Conceito
- Planeta
- Qualis Editora
- Record
- Rocco
- Selo Jovem
- Seoman
- Sextante
- Suma de Letras
- Talentos da Literatura Brasileira
- Única Editora
- Universo dos Livros
- V&R
- Verus Editora
Total de Visualizações
Pesquisar no Blog
Arquivo do blog
-
▼
2015
(322)
-
▼
abril
(21)
- [PROJETO BLC] Postagem #6 - Uma Páscoa Especial...
- [PARCERIA E LANÇAMENTOS DO MÊS] Butterfly Editora
- [RESENHA] Sempre Foi Você - Ana Lemos
- [LANÇAMENTOS DO MÊS] Abril - Grupo Editorial Pensa...
- [RANKING TOP COMENTARISTA] #6 Semana 4
- [RESENHA] Engano - Madalena da Silva Vilela
- [PARCERIA] Autora - Anaté Merger
- [RESENHA] Doce Persuasão - Maya Banks
- [RANKING TOP COMENTARISTA] #6 Semana 3
- [PARCERIA] Madras Hot
- [RESENHA] Dominados - Mila Wander
- [LANÇAMENTOS DO MÊS] Abril/2015 - Novo Conceito
- [RANKING TOP COMENTARISTA] #6 Semana 2
- [BOOK HAUL] #6 Março/2015
- [RESENHA] Uma Lição de Amor - Elysanna Louzada
- [LANÇAMENTO] O Plano é o Amor - Neiva Meriele
- [RANKING TOP COMENTARISTA] #6 Semana 1
- [RESENHA] Doce Entrega - Maya Banks
- [TOP COMENTARISTA] #6 Abril/2015
- [TOP COMENTARISTA] Resultado Top Comentarista #5
- [PROMOÇÃO] Aniversário de 2 Anos do Clube das 6
-
▼
abril
(21)
Só não curti muito que a protagonista me pareceu ser muito chata, pela resenha não consegui me identificar com ela e como assim ela estava envolvida com o sócio do noivo?!
ResponderExcluirFiquei curiosa apenas com o suspense que você diz haver na trama, fora isso não acho que seja um livro que vá me instigar.
A protagonista me incomodou, mas que bom que ela mudou ao longo da história. Gostei dos lugares escolhido para ambientar a trama, diferente do comum.
ResponderExcluirBeijos, Entre Aspas
Oi Li, eu não conhecia o livro ainda.
ResponderExcluirAchei a capa linda e a premissa super intrigante.
Outra coisa que me ganhou foi o fato de a história se passar em Luanda. Com certeza nos deixa conhecer um pouco da cultura de um novo país e desmistificar algumas ideias infundadas que pudéssemos ter, eu leria, sim. Sem dúvidas Beijos
Conversas de Alcova ❤
Sim, a capa é mesmo linda! O coração de discos de vinil dá um toque todo especial. Mas não me interessei pela história... Não esperava por esse quê de erotismo, que não me agrada, e acho que ia passar muita raiva com as personagens. Pelo menos a Adriana melhora, apesar de não completamente.
ResponderExcluirBeijo!
Juliana
Entre Palcos e Livros
Menina, adoro coração e de vinil ainda não tinha visto! Sobre o livro:
ResponderExcluirPara mim seria uma leitura tensa, passaria o tempo todo irritada com as atitudes dessa personagem, rsrsrs. Pelo que me conheço acabaria gostando no final! Gosto de resenhas com quotes, fica bem legal!Gostei. Beijo e até mais!
Olá,
ResponderExcluirapesar da ambientação da história se passar em uma cultura da qual não conheço muito e isso costumar me atrair, não funcionou nesta história (ou pelo menos acho que não funcionaria, pois ainda não o li). Gosto de livros com esse toque de suspense e quero saber qual foi o resultado de toda essa investigação. Prefiro livros narrados em terceira pessoa, e isso é o que mais me atraiu neste. Amei a capa <3
Beijos,
http://www.entreleitores.com/
Não conhecia o livro e logo de cara a capa chama muito atenção. Não é o tipo de leitura que costumo fazer usualmente, então não sei se gostaria desse, mas mesmo assim estou tentada a dar uma chance.
ResponderExcluirBeijos!
Oi Li...
ResponderExcluirO livro parece ter uma investigação bem gostosa de se ler, e mais leve. Eu gosto quando tem aquela narrativa mais pesada, quando leio livros policiais, mas gostei dessa história e leria o livro com certeza.
Ótima resenha.
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas sua resenha foi uma boa surpresa já que só pela sinopse não pensei que essa história poderia conter tantas coisas interessantes. Fiquei muito interessada em ler :)
Beijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
autora nacional, adorei nao a conhecia mas já gostei de seu livro. vou pesquisar mais sobre ele e ler
ResponderExcluirOi Li, tudo bom?
ResponderExcluirQue capa linda!! Super retrô, romântica! AMEI! <3 Ainda mais por saber que faz parte da literatura brasileira, que hoje em dia anda crescendo tanto com muitas obras maravilhosas.
Adorei a sinopse, e a resenha me deixou com muita vontade de ler.
Beijocas,
Ana - Bookzonthetable.com.br
www.bookzonthetable.com.br
A Adriana me pareceu ser aquela personagem detestável que aos poucos, conforme ela vai amadurecendo, vai fazendo o leitor gostar dela. A trama tem cara de ter um bom triângulo amoroso e personagens com ótimas personalidades. Adorei o local onde a história se passa, bem diferente dos que já li. Concordo que a capa com esse coração formado com os discos ficou muito bonita e tem a ver com a história. :)
ResponderExcluirOlha lendo a sua resenha eu tenho que confessar que fiquei bastante interessada na história, pois ele nos passa um aprendizado né? Dar valor para os sentimentos ao invés de coisas materiais. Enfim...Mas sabe que essa história me lembrou muito da novela RUBI que passou no SBT? Eu fiquei assim fascinada e com vontade de ler esse livro. Mas lendo mais a frente eu só desanimei por ser um livro HOT e que não curto muito. Mas eu não sou de julgar um livro sem antes de ler, por isso eu daria uma chance sim. =]
ResponderExcluirhttp://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/reflexaocontos-20.html
O livro deve ser muito bom, sempre compro livros que você indica aqui no blog e vou procurar esse. http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/
ResponderExcluirOlá gostei muito da resenha mas da obra fiquei em dúvida ..geralmente gosto muito qdo se tem um crescimento e amadurecimento dos personagens mas neste caso não gostei do perfil da personagem e talvez eu precise ler mesmo o livro para conhece-la melhor e suas motivações ..bjs
ResponderExcluirhttp://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/
Wow, que livro é esse?
ResponderExcluirAdorei! Eu nunca li nada que se passe na Angola e Moçambique. Fiquei muito interessada, enquanto lia sua resenha, em dar uma chance à leitura. Acho muito difícil, para começo de conversa, haver uma protagonista interesseira. Geralmente, encontramos protagonistas que nos encantem e não que nos deixem desconfortáveis. Adorei essa audácia da autora! Com certeza, pretendo conhecer o livro quando possível.
Beijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Olá
ResponderExcluirEssa capa é maravilhosa, achei muito criativa essa ideia com os discos!
Adorei conhecer esse livro, gostei bastante da sinopse, achei a premissa do livro muito boa, espero ler em breve!
Abraços
www.estantedepapel.com
Oie Li! :D
ResponderExcluirA personagem principal pela a sua descrição não conseguiu me deixar muito curiosa não pela história do livro, mas por ter uma dose de mistério fiquei tentada a ler. Acho que vou dar uma chance, talvez eu me surpreenda! *-*
Beijos e até logo!
https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/
Gostei da resenha, mas o livro não me parece muito interessante.
ResponderExcluirBom trabalho
Oi Li!
ResponderExcluirNão sei se escolheria esse livro para ler, mas achei legal conhecer esta escritora angolana e o fato da história se passar em Angola.
Beijos,
Fernanda
www.oprazerdaliteratura.com.br
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirnão conhecia o livro, mas me pareceu interessante. Gosto quando a história mostra o amadurecimento e mudanças do personagem, e nesse, acho que isso era uma exigência, rs, porque com todas as características que você deu da Adriana, eu sei que iria detesta-la de cara!
Fiquei curiosa para saber qual o tal engano da trama, e e sobre as investigações policiais
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Oii Li, tudo bem? Não conhecia o livro, mas achei bem interessante ele se passar na Angola e em Moçambique, é bem diferente do que estamos acostumados e achei legal as notas de rodapé explicando as expressões regionais.
ResponderExcluirQuanto ao enredo, não me animei muito. A Adriana parece ser uma personagem insuportável no início, e mesmo ela amadurecendo ao longo do texto, acho que continuaria não gostando muito dela. O João parece também meio bobão. Mas fiquei curiosa sobre essa investigação.
Achei essa capa bem bonita!!
Beijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?
Ja tive vontade de ser modelo, entao sempre me identifico com essas historias haha .... Gosto desses livros que mostra o amadurecimento do personagem ao longo da trama, sempre tem algo a nos ensinar!
ResponderExcluirBeijos Lis
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirEu nunca tinha ouvido falar desse livro antes, mas adorei a premissa, gosto muito quando o personagem amadurece ao longo da historia. Adorei a resenha e com certeza o livro está na minha listinha de desejados.
www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br
Esse livro eu pedi pra minha amiga que resenha lá no blog ler, aí fiquei bem mais tranquila quando vi sua resenha. Achei o conceito da capa bem legal, e a premissa também é interessante. Vamos ver, se ela gostar de repente eu pego emprestado. ;)
ResponderExcluirBeijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Não conhecia o livro, que capa linda! Gosto dos livros que mostram o amadurecimento do personagem ao longo da trama, dá um ar mais sério par a história!
ResponderExcluirOi oi!
ResponderExcluirEssa capa é realmente muito linda e bem original <3
Gostei da premissa da história e da tua resenha.
Acho interessante quando lemos um livro a podemos ver o amadurecimento de personagens, pois muitas vezes alguns livros são tão superficiais que isso não é possível ser visto.
Também adorei saber que a história é bem detalhada.
Enfim, fiquei bem curiosa e quero ler!
Beijos!
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia o livro nem a autora, mas confesso que a obra em si não me atraiu muito, por mais que a capa seja muito linda e sua resenha super bem escrita. Vou anotar o nome, mas não garanto ler o livro.
loucurasaovento.blogspot.com.br
Adorei o fato do livro ser ambientado na Angola, visto que a autora é natural de lá.
ResponderExcluirA princípio pensei que não ia me interessar pela estória, por conta da personalidade nada admirável da protagonista, mas mudei de ideia assim que vi que ela amadurece ao decorrer do livro.
E essa é linda demais, super original.
Não conhecia o livro, mas infelizmente o exemplar não me agradou. Não fico muito interessada nesse tipo de gênero, mas quem sabe um dia eu leia este livro que parece ser bom! Gostei bastante da sinopse, achei a capa um pouco simples demais.
ResponderExcluirEu não conhecia o livro e sendo totalmente sincero a sinopse não me chamou atenção :/ Não tenho nada contra a literatura nacional, mas mesmo com sua resenha e você tendo destacado uns pontos positivos no livro, acho que não irei gostar da história apesar de amar romance :/
ResponderExcluirAbs!
http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br
Oi Aline, tudo bem???
ResponderExcluirQue resenha mais linda... fiquei atonita com o enredo apresentado acredita? Eu quase solicitei esse livro, mas não me lembro o motivo pelo qual eu não optei por ele... de qualquer forma fiquei bem incentivada a comprá-lo assim que tiver a oportunidade... Parece que Adriana só estava nessa vida para sofrer... embora saibamos que ela estava pagando pelas consequências de seus atos, mas até quando? Não é mesmo? Espero que essa mudança em que ela passou tenha sido o suficiente para trazer bons momentos na vida dele. Xero!
Oiee ^^
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas que capa mais linda! Adorei! Fiquei curiosa depois de ler a sua resenha, adoro quando os personagens vão amadurecendo durante a trama e passam por poucas e boas, o livro fica bem mais divertido, né? Gostei bastante, vou anotar o nome aqui :)
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Oi Li!
ResponderExcluirEu fiquei completamente encantada por essa capa, e sua resenha me deixou super curiosa. Preciso descobrir o que tem por trás dessa história. E gente, que investigação é essa?
Necessito desse livro.
Beeijos
www.aculpaedosleitores.com
Oie tudo bom?
ResponderExcluirAh, que diferente! Adoro quando vejo resenhas de livros nacionais e essa capa é bem bonita
Fiquei incomodada com os valores deturpados da Adriana, mas fiquei feliz de ver que ela amadurece durante a história. Parecem ser, todos os personagens, muito bem construídos! Adorei!
Beijão
http://sarahmarques.com.br/