quinta-feira, 6 de agosto de 2015
25

[RESENHA] O Oráculo de Aalis - Sergio Sena

Lido em: Agosto/2015
Título: O Oráculo de Aalis
Autor: Sergio Sena
Editora: Talentos da Literatura Brasileira / Novo Século
Categoria: Literatura Nacional / Fantasia
Ano: 2015
Páginas: 304
ISBN: 9788542804072
Onde comprar: Saraiva  |   Livraria Cultura
Skoob
Muito bom!




Sinopse: Em o O Oráculo de Aalis, conhecemos a comunidade da jovem Aalis, que vive sob o forte estigma de ser a causa de todas as tragédias que assolam a região dos Vales Alpinos. Caçados como animais, são forçados ao isolamento e à vida em regiões inóspitas. Diante de uma série de perseguições, mal-entendidos e traições, a jovem Aalis é obrigada a partir e, desnorteada em meio à fuga, acaba despencando no perigoso Vale Escarlate. Após despertar, porém, ela se vê em um misterioso Oráculo, de onde recebe grandes esclarecimentos e profundas revelações que mudarão significativamente o curso de sua história e mostrarão também a coexistência de outras dimensões e mundos até então desconhecidos. Esse encontro despertará ainda mais seu fortíssimo senso de justiça e fé. No entanto, as revelações poderão desencadear conflitos e batalhas naquela região, repercutindo na trajetória da comunidade de Aalis e na de futuras gerações.


Biografia: Natural de Nilópolis (RJ); 53 anos; casado, radicalizado em campo Grande (MS); o autor resolve dedicar o tempo de sua aposentadoria à escrita. Bacharel em Teologia, atualmente atuando como pastor evangélico. Não se considera ainda um escritor, em virtude do pouco tempo, porém a percepção, a concepção de ideias, e o exercício da observação; do imaginário, ferramentas indispensáveis a qualquer aspirante do mundo das letras, já existia em seu cotidiano desde a infância; restando aprender a arte de transcrevê-las.

*Livro cedido em parceria com o autor.


Aalis escapa de um ataque onde estava com outros sete amigos, mas somente ela consegue escapar. Sem entender muito bem como conseguiu, ela fica se questionando e tentando entender o que aconteceu, bem como os guardiões e o líder de sua comunidade. Sem saber como explicar, eles decidem que ela irá a julgamento, por pensarem se tratar de algo oculto. Mas se surpreendem ao saber que o Ancião Menno, cancelou o julgamento e pediu a presença de Aalis. Ela e Urian, o guardião, partem de encontro ao Ancião. E esse encontro será fundamental para o entendimento de muitas coisas que acontecem com seu povo. Então a história se desenvolve.


"(...) Era algo divino e, em sua concepção, uma profecia se cumprindo. Ele teria o privilégio de ser se não o protagonista, um dos personagens daquele momento significativo na vida do povo e daquela época também, pois sabia que tudo o que fosse tratado ali repercutiria no futuro de seus contemporâneos, atingindo outras gerações." Pág. 53


"(...) As coisas vão melhor quando não tentamos fazer do nosso jeito. O segredo é confiar, sabendo que o destino está em boas mãos." Pág. 150


"(...) Um jogo de habilidades e preparo físico fazia o combate seguir firme, porém sem vencedor; lutavam em nível de igualdade. Como que numa batalha nunca vista antes, os que assistiam ao duelo diziam que não houvera, em toda aquela geração, um duelo tão intenso. Pareca um duelo de semideuses." Pág. 297


A história não é focada somente em Aalis. O autor nos mostra fatos que acontecem com personagens importantes para a trama. Todas as situações que passam e seus conflitos e dramas pessoais.

Os personagens da história foram muito bem caracterizados: Urian, amor de Aalis, guerreiro do bem, luta pelo que acredita; Menno, o ancião, procura sempre conduzir seu povo da melhor maneira e está sempre em busca de respostas; Beatriz, sempre apoia e auxilia Menno;  Eleazar, em busca de respostas encontra o seu destino; Hirineu, guerreiro, deixa sua ambição falar mais alto; Zafara, usa sua beleza para conseguir o que quer; o Carcereiro, braço direito de Hirineu; entre outros.

Tendo como característica marcante a fé, o autor soube contrastar o bem e o mal presentes no ser humano, com personagens intensos que seguiam o que acreditavam, seja para o bem ou para o mal. A maneira como encaravam as situações, as ambições que tinham, tudo foi muito bem caracterizado em cada personagem. 

Traição, guerras, conflitos, reviravoltas, mistério, amor, fé... O Oráculos de Aalis é uma ótima pedida para quem gosta de histórias fantásticas. 

Narrado em terceira pessoa, O Oráculo de Aalis é uma obra bem estruturada, com um enredo repleto de ação. A trama se passa na era Medieval em 1499. O autor nos leva por uma viagem naquele tempo com todas as características com uma escrita rica em detalhes. A única coisa que me incomodou foram os capítulos longos, mas ainda assim, em nenhum momento foi uma leitura enfadonha, pelo contrário. O autor nos instiga a ler e querer conhecer a história cada vez mais. 

O desfecho foi eletrizante e me deixou ansiosa pela continuação.
Na verdade a história é muito maior do que pode parecer à princípio, maior no sentido de tudo o que engloba, todos os temas que compõem o enredo e todas as emoções que despertam em nós durante a leitura. O  Oráculo de Aalis é uma obra nacional que com certeza merece ser lida!

Acho a capa bonita, a diagramação está simples, com fonte em bom tamanho e páginas amareladas propiciam uma leitura agradável. Encontrei alguns erros, mas nada que atrapalhasse a leitura.




 Recomendado!


Beijos.

25 comentários:

  1. Gosto bastante de histórias fantásticas, principalmente as que se passam no período medieval, e me interessei bastante por esse livro, mesmo não entendendo muito bem rs

    Abraços,
    Lucas Fagundes
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro fantasia! Este livro parece interessante. Curto a idade média e espero que autor tenha conseguido retratar bem a época!
    Não curto muito capítulos longos, mas acho que vou considerar sua opinião sobre não ser monótono, hehe.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Livro bem interessante. VAle a pena ler!

    ResponderExcluir
  4. Gosto desse gênero de livros, acho legal historias com oráculos, reviravoltas e mistério que adoro.
    Que bom que é uma historia de outra época, assim sabemos mais sobre esse período.

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Amo fantasia! Não conhecia esse livro, mas ele já me ganhou na capa (que é super linda) e na sinopse. Sua resenha está linda e com certeza aguçou mais a minha vontade de lê-lo.

    Beijos,

    Dai
    Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  6. Oi, Li. Recentemente li um livro com a temática parecida com este. Adoro quando o livro termina e ficamos com aquela enorme vontade de ler o próximo, o problema é quando ele demora para ser lançado, rs.
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Confesso que assim que vi esse livro e li a sua sinopse não me agradou muito...mas já é a segunda resenha que leio a favor dele, e através a da sua fiquei mais animada para ler...pois curto mistério, fantasia...se eu tiver a oportunidade de ler, vou ler sim, e ver o que eu acho!

    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Muito interessante o livro, com certeza é um título que vou buscar por mais informações, achei muito legal a mistura do autor de culturas diferentes e a religião, são misturas interessantes que chamam minha atenção!
    Beijos, Nathália (http://entrelinhaseafins.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  9. A era Medieval sempre me atrai, e até entendo os capítulos longos. Na maior parte das vezes em que se trata de histórias assim, os capítulos não são curtos.
    A premissa em si é ótima! E ainda por cima tem fantasia! Super gostei.
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Gostei muito da capa do livro e da resenha e legal saber que o autor também foca em todos personagens e cada um ganha uma importância ao longo do livro fiquei muito curiosa com o mistério sobre o que aconteceu !!!

    ResponderExcluir
  11. ''Traição, guerras, conflitos, reviravoltas, mistério, amor, fé... O Oráculos de Aalis é uma ótima pedida para quem gosta de histórias fantásticas. ''
    NOSSA, com certeza foi esta frase que me fez colocar o livro na minha listinha!!
    Eu nunca tinha ouvido falar do autor ou do livro, mas sou apaixonada por este selo da Novo Século! Quero ler o mais rápido possível!!!
    Beijos!!!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela resenha,
    Estou lendo livro e gostando muito.
    Abraço
    www.dnabookz.com

    ResponderExcluir
  13. Olha eu gostei bastante da resenha que você escreveu.
    Me parece um livro muito bom, pois aborda romance e mistério que eu adoro
    Uma das minhas colaboradoras está com o livro para ser resenhado e espero
    que ela goste também. Mas eu ainda não sei se compro. Vou aguardar um pouco.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/memorias-literarias-1.html

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente eu não gosto muito do gênero fantasia, então não leria mas sucesso pro autor pq atualmente tem mais fãs de fantasia do que qualquer outro gênero kkk
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiii
    Eu ainda não conhecia nem o livro nem o autor to começando a ler mais livros de fantasia e esse com certeza já esta na minha lista.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Uma pena ter continuação, pois sendo assim prefiro esperar sairem todos os volumes para poder começar a leitura.

    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  17. Essa capa é linda assim como a cor. Eu amo livros de fantasia, são os meus preferidos e até hoje nunca tinha falar sobre esse livro, mas já o coloquei na minha lista de desejado, gstei de saber que haverá uma continuação dele e estou louca para ler esse livro

    ResponderExcluir
  18. Oii Li!

    Adoro a história desse livro e a capa é muito linda! Ainda não o li , mas pretendo ler em breve :)
    Amei a resenha, parabéns ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  19. Nao conhecia esse livro, mas olha amei a capa e a historia deve ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    O livro parece ser um sobrenatural bem estruturado e gostei de saber que ele passa em um tempo bem antigo. Não conhecia o livro ainda, mas fiquei interessada.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Bom, adoro livros medievais, com ação e personagens bem construídos, então esse livro tem tudo para me agradar, não tenho dúvidas. Ainda não tinha visto nada sobre ele, mas depois dessa resenha fiquei bastante empolgada em fazer a leitura!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Gosto bastante de livros com temática medieval e esse parece não deixar a desejar.
    a capa é bonita e a história tem cara de ser bem contada.
    Além de contém a fé. Já me ganhou só pore sse ponto.
    bjs
    Ana
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi! Adoro os lançamentos da Novo Seculo que contém fantasia, sobrevivencia, fugas. Esse parece ter uma premissa e desenvolvimento muito interessante. Adorei a resenha, me interessou bastante.
    Abraços ^^

    ResponderExcluir
  24. Eu gosto de fantasia, muito. E acho que pode ser um livro muito bom. Gosto bastante quando o autor foca bastante na história e nao tanto na personagem, entende o que quero dizer?
    Mas ao mesmo tempo teve alguma coisa que me deixou meio com o pé atras, mas eu ainda nao consegui definir o que.
    Provavelmente eu lerei se tiver a chance

    ResponderExcluir
  25. Ei, tudo bem?
    Não conhecia esse livro e a premissa é bem legal. Se eu tiver oportunidade com certeza é um livro que eu leria. Adoro livros que se passam na era Medieval, tenho certeza de que vou curtir a leitura.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links