segunda-feira, 17 de agosto de 2015
25

[RESENHA] Os Espelhos de Tükor - Sara João Fonseca

Lido em: Agosto/2015
Título: Os Espelhos de Tükor
Autor: Sara João Fonseca
Editora: Chiado
Categoria: Literatura Estrangeira / Infantojuvenil
Ano: 2014
Páginas: 78
ISBN: 9789895124268
Onde comprar: Livraria Cultura
Skoob
Favorito!




Sinopse: Há elos que se originam na incondicionalidade do afecto, laços que se perpetuam pela eternidade e mais um dia. Muito mais do que um livro para crianças, este conto juvenil simboliza uma verdadeira lição de existência com noções tão basilares como o amor, a família, a saudade, a aceitação e a amizade.
Os Espelhos de Tükor é um sonho cheio de inocência, ternura e sensibilidade onde se aprende, principalmente, a crescer.

Biografia: Sara João Fonseca, com uma raiz materna nortenha, nasceu a 29 de Maio de 1975 na luminosa cidade de Lisboa. Desde então, já deu 39 voltas ao sol e mais alguns sprints.
Sendo licenciada em Psicologia, pós-graduada em Neuropsicologia, formadora, descobridora das terapias complementares e iluminada pelos mistérios da mente humana, é no universo infantil que sempre encontra o seu reduto de sabedoria e inspiração.
Leitora compulsiva, fotógrafa criativa e nadadora entusiasta desde a pré-adolescência, apoia activamente as campanhas de doação de sangue como dadora solidária.
É, por natureza, uma observadora. Encanta-se com as pessoas, fascina-se com os animais, admira todas as formas de arte, adora viajar, ouvir histórias e, particularmente é uma apaixonada incurável pela escrita. Escreve… sobre tudo. Ou melhor, sobretudo, porque as palavras lhe conferem genuinidade, identidade e diferença.
Com muitas histórias imaginadas e algumas em gestação, Os Espelhos de Tükor é a sua primeira obra publicada.

*Livro cedido em parceria com a Editora.

Gosto muito de livros infantojuvenis, apesar de simples geralmente nos trazem belas lições. E foi assim com Os Espelhos de Tükor.
Sabe quando você lê um livro e se identifica com ele pelo momento em que está vivendo? Foi exatamente isso que aconteceu. Acredito que existem livros que não vem parar em nossas mãos por acaso.

Os Espelhos de Tükor nos apresenta o Sr. Renê Duclair, Conde da Fonte Diamante. Viúvo, mora em uma Quinta e dedica seu tempo livre às atividades que lhe agradam. Todo ano nas férias, seus dez netos, com idade entre cinco e onze anos, viajam para a Quinta para uma temporada na casa do avô. É o momento mais aguardado por todos, principalmente pelo avô. Sr. Renê é um super avô, faz tudo para agradar os netos e se diverte com eles. Ama seus netos e lhes dá atenção e afeto. Seus netos chegam então para mais uma temporada de férias. Após o primeiro dia de férias, cansadas, as crianças dormem cedo. Mas Théodore, um dos netos, acorda no meio da noite  e se dirige ao piano que costumava tocar com a avó. Então, uma luz entra pela janela e, curioso, ele resolve ver o que é. Quando sai em busca da luz, uma mariposa começa a rodeá-lo e depois segue como se tivesse lhe mostrando um caminho. Ele a segue em direção à luz. Assim, começa a aventura de Théodore.
O que é a luz? O que Théodore descobre? Você vai ter que ler para saber! ;)

"(...) O tesouro trouxera-lhe muita alegria, mas também lhe trouxe uma imensa saudade. Théodore já compreendia que a saudade é o amor impalpável que fica para sempre." Pág. 45

O livro se inicia com o clássico "Era uma vez..." e a história é narrada em terceira pessoa, no português de Portugal, porém, com exceção de uma ou outra palavra, é possível entender a história perfeitamente. A autora nos presenteia com uma história sobre amor, união, amizade, saudade e afeto. Com uma escrita leve, Sara João Fonseca nos leva a conhecer um misterioso e fantástico mundo, cheio de lições e ensinamentos.

Com personagens marcantes e uma história emocionante, Os Espelhos de Tükor é um livro para ser sentido.

O livro mexeu demais comigo e o fato de tê-lo lido em dia importante para mim, me emocionou muito. Eu meio que não acreditava no que estava lendo, e exatamente naquele dia. Como eu disse no início da resenha, tem livros que não chegam por acaso em nossas mãos e esse foi o livro certo, na hora certa. Por conta disso, por todas as emoções que a história me causou e por ter superado todas as minhas expectativas, dei nota máxima e favoritei, porque esse com certeza é um livro que vou levar para o resto da vida.

"(...) há acontecimentos que podem durar pouco e outros que podem ser eternos. Tudo depende do valor que lhes dás. Se lhe deres uma mínima importância, irão extinguir-se. Mas se forem muito valiosos para ti, irão durar eternamente, serão teus para sempre." Pág. 66

A capa é uma fofura e tem tudo a ver com a história. A diagramação está perfeita, com páginas amareladas e decoradas no rodapé, fonte e espaçamento em ótimo tamanho. Excelente trabalho da Chiado Editora.



Recomendado!

Beijos.

25 comentários:

  1. Oi Li!
    Nossa não conhecia este livro nem a autora. Assim como você, eu gosto muito de livros infanto juvenis e este livro é tão fofo por dentro.
    E eu gosto bastante de livros que mexem conosco. Fiquei super curiosa!!
    Ps: Eu marquei vocês em uma Tag no meu blog, chama-se Qual é o livro?
    Beijos!!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    O livro parece lindo! Também amo livros infanto juvenis, inclusive ainda compro alguns quando valem a pena. Literatura não tem idade, se acho bom eu leio! rsrsrs
    Abraços,
    Duda - www.mylittlewonderland.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Li...
    Sei como é se identificar com um livro assim. Estou conhecendo essa obra agora, e até me interessei pela premissa. A capa também me agradou bastante.
    Que bom que o livro te tocou tanto, adoro quando isso acontece comigo rs
    Ótima resenha!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu também gosto muito de livros assim!
    Que na simplicidade te conquistam, falam ao coração.
    Pela sua resenha a história é linda e estou hiper curiosa para saber a tal Luz, mas já posso imaginar! hehehe
    Quero ler com certeza!
    Parabéns pela resenha!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  5. Não é um livro que me chamaria atenção se eu encontrasse numa livraria, mas depois dessa resenha maravilhosa fiquei morrendo de vontade de ler para saber o que é essa tal luz. Amei, parece ser incrível!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. nunca tinha lido esse genêro mas acho que vou gostar com toda certeza.

    ResponderExcluir
  7. Oi Li,

    Adoro receber recomendações de livros infantis, porque gosto de comprar para meu filho. Você sabe se é possível encontrar esse livro aqui no Brasil?

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiane!
      Coloquei no início da resenha o livro para compra na Livraria Cultura, porém é no formato e-book.
      Beijos.

      Excluir
  8. Oiiii
    Gosto muito de livros infanto juvenis,comecei com eles e amo a mensagem que eles sempre deixam.
    Ainda não conhecia esse,mas com certeza estarei lendo ele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Também gosto de livros infantos juvenis são muito bons. Não conhecia esse livro pela resenha ele parece ser tudo de bom. Legal que tem ensinamentos, assim aprendemos e refletimos com ele. Hum essa historia da luz parece ser misteriosa. Como você disse só lendo para saber rsrsrs.

    ResponderExcluir
  10. Se passasse por ele provavelmente não daria muitas atenções. Ainda bem que existem as resenhas. Vou anotar a dica.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia essa obra, mas gostei bastante da resenha.
    Me parece ser um livro muito fofo. Mas é um livro para se ler sem compromisso
    e é bem um que estou precisando no momento, pois ando bem cansada dos que tenho lido viu.
    Eu vou dar uma procurada. Saber um pouco mais da obra, porque adorei a história. Acho que irei gostar.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-procura-se-um-marido.html

    ResponderExcluir
  12. Extraordinário este livro.
    grandes valores e registos para as nossas crianças.
    uma história que nos prende desde a primeira pág.

    ResponderExcluir
  13. Extraordinário este livro.
    grandes valores e registos para as nossas crianças.
    uma história que nos prende desde a primeira pág.

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito de livros infanto juvenis, eles são menores e tem a leitura mais leve, além é claro de sempre trazer valores intrínsecos. A capa é realmente muito linda, e a sinopse nos conquista. Sua resenha ficou ótima. Beijos, Érika

    ~www.queroseralice.com.br~

    ResponderExcluir
  15. Oiii, por isso que sempre leio livros infanto juvenis sem vergonha alguma, apesar de muitos me julgarem por isso, a gente sempre tira ótimas lições nessas leituras e eu como mãe sempre passou e mostro algumas para meus pequenos. Amei a indicação e a resenha, fiquei curiosa para saber o que é essa luz. Assim que puder vou atrás dele para meus pequenos.

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Que livrinho lindoooo! Não conhecia e essa é a primeira resenha que leio, mas fiquei apaixonada e já quero um exemplar pra mim <3

    ResponderExcluir
  17. Oie! Tudo bem?

    Nossa, nunca ouvi falar nesse livro... Adorei os nomes dos personagens! Estou fazendo francês e pude treinar minha pronúncia rsrs E nossa, que coisa maravilhosa essa obra ter te encantado tanto!! Acredito que ter chegado na hora certa fez toda diferença na sua experiência. Achei a capa linda! Acho que vou lê-lo... são tantos pontos positivos! rsrs

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Também gosto muito dos livro infanto juvenis e dessa capacidade de sempre nos trazer um ensinamento também sempre nos lembra da nossa infância e esse livro parece lindo !!!

    ResponderExcluir
  19. Que lindoooo! Amo livros infantis, são tão puros e marcantes! Melhores que muitos romances por aí.
    te entendo perfeitamente! Sei o que é o romance chegar na hora certa que estamos necessitadas!! rs
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Fabuloso este livro!

    ResponderExcluir
  21. Eu curto livros infanto-juvenis, infantis, adultos, desde que seja um texto, uma boa trama tá valendo.
    Este livro parece ser bem do jeito que eu gosto... sempre bom ler livros assim!
    Quando envolve laços familiares e traz lição sobre é super válido.
    Adorei a resenha, achei a capa e a diagramação bem fofas mesmo.
    Que bom que este livro te marcou e veio numa hora tão certa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Ai meu Deus, que livro fofinho !!! Livros infantis com uma história boa são essencias na nossa vida. É sempre bom termos um pouco de inocência na nossa alma. Adorei a resenha ^^
    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Eu amo livros infantis, eles servem para todas as idades, não conhecia esse aqui mas vou procurar ele

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Eu não gostei muito da capa desse livro, parece q os personagens tão meio soltos no cenário, como se tivesse sido feito no paint hahaha
    Mas eu amo infanto juvenis e agora temnho um sobrinho pra mimar, então eventualmente vou acabar comprando o livro!! geeheheheh

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links