segunda-feira, 7 de dezembro de 2015
36

[RESENHA] Eu Te Darei o Sol - Jandy Nelson

Lido em: Dezembro/2015
Título: Eu Te Darei o Sol
Autor: Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito
Categoria: Literatura Estrangeira / Young Adult
Ano: 2015
Páginas: 384
ISBN: 9788581636467
Onde comprar: Submarino  | Saraiva
Skoob
Favorito!






Sinopse: Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia.
Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém.
Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.

Biografia: Jandy Nelson mora em São Francisco, e lá, assim como Lennie, divide seu tempo entre cuidar das árvores e correr livremente pelo parque. Jandy é uma agente literária, poetisa com livros publicados, e acadêmica eterna. Formada pelas universidades de Brown, Cornell e Vermont. É uma pessoa supersticiosa e uma romântica dedicada, loucamente apaixonada pela Califórina, e pela forma como esse estado continua firme na ponta de um continente.

*Livro cedido em parceria com a Editora.

Sempre que termino de ler um livro eu encontro uma definição. E para esse, não encontrei.
Isso não significa que eu não tenha gostado. Gostei, e muito. Só não sei como definir. Intrigante talvez. Estou na dúvida.

Eu não sei vocês, mas quando eu vejo que alguma coisa envolve irmãos gêmeos, sempre acho que um gêmeo é bonzinho e o outro não. Como a Ruth e a Raquel de Mulheres de Areia (sim,sou noveleira!).

“Sempre que há gêmeos, um deles é um anjo e o outro é um demônio.” Pág. 49

Dois irmãos. Gêmeos. Um menino, Noah. Uma menina, Jude. Ciúmes. Raiva. Amor. Desentendimentos. Tragédia. Perdão. Eu te darei o Sol conta a história desses dois irmãos.
O livro é narrado sob a perspectiva dos dois, mas em tempos diferentes. Noah no passado e Jude no futuro. E eles vão alternando assim até o fim.

Noah e Jude são os personagens principais (é claro rs).
Benjamim, pai.
Dianna, mãe.
Cassandra, vovó Sweetwine.
Brian, o vizinho.
Guilhermo Garcia, mestre escultor.
Oscar, protegido de Guilhermo.

Não sei se é impressão minha, mas achei que o livro tem uma pitada de fantasia, uma coisa lúdica. Os irmãos são artistas, criativos, e imaginativos. Principalmente o Noah. Vocês se lembram daquele desenho O fantástico mundo de Bobby? Noah e Jude tem um mundo fantástico também. Cada um tem seu “infinito particular”.

“Jude sabe muito bem como prezo o sol e as árvores. Nós dividimos o mundo desde os cinco anos. Estou vencendo no momento; a dominação do Universo está ao meu alcance pela primeira vez.” Pág. 82


“A alma dele deve ser um sol. Nunca conheci ninguém que tivesse alma de sol.” Pág. 79

“ (...) Os cabelos dele são uma fogueira de luz branca. Fecho e abro os olhos porque às vezes vejo coisas demais.” Pág.75

Noah e Jude são Yin e Yang. Lua e Sol. Mas ao mesmo tempo que são diferentes, são iguais.

A alternância dos capítulos é intrigante. Um fala A, o outro B, o outro rebate, o outro explica. Isso prendeu minha atenção.
Não tenho um personagem favorito. Gostei de todos. Cada um me cativou um pouco e por motivos diferentes.
Uma coisa que gostei bastante é que a autora fez uma miscelânea e abordou vários assuntos (opções sexuais, misticismo e espiritualismo, por exemplo). Achei super inteligente a forma que ela guiou a trama.
E fala ainda do meu mundo, a arte (de desenhar,pintar,esculpir)! De tudo um pouco,sem exageros. Amei!

E apesar dessa história do relacionamento entre irmãos (quem tem irmão sabe que brigas são inevitáveis), o livro não é chato, enfadonho. Tem muita coisa acontecendo e a gente se empolga querendo saber o que vai vir a seguir. E depois, percebe-se que além dos conflitos entre os dois, cada um tem uma guerra travada com eles mesmos. Conhecer a si mesmo é um batalha diária.

“- Ouça o que tenho a dizer. É preciso muita coragem para ser sincero consigo mesmo, ser sincero com seu coração.(...)” Pág. 286

“ Às vezes, quando se surfa, você pega uma onda e percebe que está “sem chão”, e de repente, sem aviso, você se vê caindo diante da parede de água. Sinto-me assim.” Pág. 216

A capa do livro parece que foi pintada com o dedo. Quando você molha o dedo na tinta e desenha no papel. Adorei! Páginas amareladas, fonte simples e de tamanho ideal, facilitando a leitura. Parabéns mais uma vez Editora Novo Conceito!



Não sei qual definição dou para o livro. Só sei que adorei esses gêmeos, e a história deles é linda, e triste, e linda de novo. Tenho certeza que vão gostar. Vale a pena conhecer Noah e Jude!

Beijokas e até a próxima!
http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2015/12/top-comentarista-14-dezembro2015.html









36 comentários:

  1. Eu só tenho lido comentários positivos em relação a esse livro e por esse motivo pretendo lê-lo, achei interessante a história do livro abordar dois irmãos gêmeos e seus conflitos, estou muito ansiosa para ler Eu Te Darei O Sol, pois parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Eu Te Darei o Sol é um livro que me intriga muito. Ele aborda diversos assuntos e ao que parece, consegue fazer que nenhum soe superficial. Além de uma história entre irmãos, ele se aprofunda muito nos personagens e o universo particular deles.
    Creio que, talvez, role meio que uma identificação vez ou outra. Como sou a irmã mais velha de três, manter a paz é missão impossível, é algo complicado, mas faz parte de se ter um irmão.
    Espero não me decepcionar com o livro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Essa é a primeira resenha que leio desse livro, pois desde o lançamento , não tinha gostado muito da capa , então não me aninava ler nada relacionado a ele. Entretanto, descobri por meio da sua resenha que o livro aborda o mundo da arte , então a capa passou a ter mais significado pra mim; como você bem disse , parece que foi pintada com o dedo. Acredito então, que é co.o se os próprios personagens a tivessem feito , pelo menos foi como me pareceu, rsrs.
    Apesar de agora , a capa fazer mais sentido, ainda não consegui me ibteressar pela história; uma pena , pois você deu a nota máxima .E é por isso, que não o descarto como uma possível leitura.

    ResponderExcluir
  4. Ok, você me convenceu, esse é um livro que talvez se eu lesse só a sinopse não me interessaria, mas depois de ler sua resenha, estou super curiosa. Fora que parece que o livro foge do comum, principalmente na maneira que foi escrito, então fiquei bem interessada.

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline já tinha lido a resenha desse livro me outro blog confesso que o livro não me chamou muita a atenção mas como sempre você faz ótimas resenhas bjs.

    ResponderExcluir
  6. Aline!
    Vou discordar só um tantinho de você, porque aqui em casa tenho gêmeas e ambas são boas, ok?
    Quanto ao livro, gosto também quando aborda arte, porque gosto de fazê-la quando posso.
    Saber que os irmãos se 'perdem' e depois se reencontram, deve ser um amadurecimento.
    Gostaria de ler.
    “Sonhar é acordar-se para dentro.” (Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é bem elogiado, concordo quando se fala de gêmeos geralmente tem um ruim e bom, mas tenho vizinho gêmeos e não são assim rs. Realmente irmãos vivem brigando os meus são assim. Mas a historia parece ser interessante e aborda assuntos que fazem parte do nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Lu. Como não se apaixonar por um livro tão real e polêmico como Eu Te Darei o Sol?! Conferi várias resenhas sobre o livro e a sua maioria foram positivas. É perceptível o turbilhão de emoções que é possível sentir com a leitura desta família em crise. A realidade nos ronda por todos os lados, pois real é sinônimo de vida e Jandy Nelson nos possibilita experimentar isto, a rotina em crise de uma família comum, poderia ser a sua, a minha, a de um leitor qualquer. Fantástico!

    ResponderExcluir
  9. Uau parece ser uma história de altos e baixos, tem seu lado bonito e triste, gosto de histórias assim! Mais uma resenha positivando o livro, o que nos cativa mais a ler haha a capa é o que menos me atrai infelizmente, porém seu conteúdo...

    ResponderExcluir
  10. Adorei sua resenha, mas confesso que o livro não me chama atenção, porém eu nem eu sei direto o pq. Mas mesmo assim ele aparenta ser uma leitura interessante. <3

    ResponderExcluir
  11. Jandy Nelson é uma diva! Mas posso te confessar que prefiro O céu esta em todo lugar.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  12. gosto de livros que me deixem com essa sensação de 'intrigante', com um sentimento que não se explica quando se tenta dizer o que o livro fez conosco e certamente quero fazer essa leitura...

    ResponderExcluir
  13. Já tinha vontade de ler esse livro, após ler sua resenha fiquei com mais vontade de ler o livro. Também amo historias com irmãos, acho que faz com a gente acaba refletindo sobre nossa convivência com os nossos próprios irmãos, além do mais a trama desse livro parece ser muito gostosa de se ler, a leitura parece fluir.

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu, tudo bem?
    Faz tempo que quero ler esse livro, mas ainda não tive oportunidade de realizar essa leitura.
    Acho a premissa do livro bem interessante e todo mundo tem elogiado bastante a obra.
    Que bom que você gostou de todos os personagens, espero ler em breve e gostar bastante também.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  15. Nenhuma resenha sobre esse livro tinha chamado tanto a minha atenção quanto essa. Agora fiquei com vontade de conhecer a história desses irmãos gêmeos e saber por quais conflitos ele passam ao longo da narrativa. Parece mesmo ser linda e incrível, á dá para ter uma noção disso só olhando a capa. Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  16. De todas as resenhas que li sobre este livro o seu foi o melhor. Sempre vejo o pessoal falando que é legal, mas não me interessava TANTO quanto agora. Gostei muito da maneira como escreveu. Parabéns! (ó qu enão é pra todo mundo que eu digo isso, haha) ♥

    ResponderExcluir
  17. Assim que esse livro saiu, eu não dei nada por ele. Agora muita gente tem elogiado a obra e eu aqui, ficando louca para ler. Sério, eu não imaginava que ele fosse tão bom. Espero que eu tenha a mesma impressão que você quando finalmente fizer minha leitura.

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Só vejo elogios para este livro! Não estou no momento certo para lê-lo, mas quando o momento chegar com certeza vou querer ler!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu amo esse livro! Meu Deus, o melhor da minha vida e quero roubar um continuação da mente da autora, por que, eu quero ela! Eu amo o Noah e a Jude, mais eu sou mais #TeamNoah Adorei a resenha e esse livro não se pode definir, só sentir!

    Abraços e até!!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Estou doida pra ler esse livro, mas estou numa ressaca danada haha a história parece ser bem emocionante.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bem? Já vi resenhas super positivas desse livro, mas infelizmente não me chamou atenção. Gostei da resenha e das fotos que você usou para ilustrar o livro, mas eu vou passar a dica de leitura.
    Beijos
    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Oii
    Nao vi ninguém que não tenha gostado desse livro! Estou louca para começar. Está aqui na pilha para leituras de dezembro. Espero gostar, assim como você!
    BJu

    ResponderExcluir
  24. Oee, eu vi muitas resenhas desse livro e a maioria foi positiva, to doido pra ler.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá, Já li muitas resenhas e não consigo me interessa por ele. Não sei se é porque não faz o meu genero ou algo assim.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  26. Ola´´a
    Uauuu parece ser uma leitura muito boa depois de ver sua resenha e ver tantos elogios, espero com certeza ler em breve e gostar assim como você, curti o enredo e vi outras pessoas elogiando

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Eu quero muito ler esse livro e já tenho um exemplar aqui. Já li um outro livro da autora (acho que é O céu está em todo lugar) e amei. Adorei a narrativa da autora, por isso acho que vou gostar dessa história. Enfim, sua resenha só me animou mais. A capa é muito linda.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  28. Oii,

    Confesso que quando terminei de ler, também tive a mesma sensação. E não sabia classificar aquilo que tinha lido, louco isso não?? Mas gostei e também não gostei da história. Achei que a autora deu uma enrolada em algumas partes.

    beijos

    ResponderExcluir
  29. to ficando doida, vi esse livro e confundi com um que é interativo kkkkk
    o livro parece ser interessante, tem altos e baixos que pelo jeito cativam, mas ao mesmo tempo "afastam" o leitor, não tenho certeza se leria, especialmente pq a sinopse não me agradou muito

    ResponderExcluir
  30. Olá, sabe que esse é um livro que desperta todos os tipos de comentários das pessoas. Ele chama bastante minha atenção, já vi pessoas que amaram e pessoas que odiaram, então nem sei o que esperar dele. Só sei que quero ler ele logo e ver o que eu acho!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  31. Eu vejo tantos elogios a essa obra que fico curiosa com a leitura, vários amigos que confio dizem que ela é grandiosa e espero um dia poder ler.

    ResponderExcluir
  32. Ah, eu quero muito esse livro.
    Já planejei que estará em minha meta de leitura do próximo ano.
    Só li coisas boas sobre.
    Eu gosto do drama do irmãos gêmeos que disputam atenção dos pais.
    Esses país que não sabem lidar e tratar os filhos com o mesmo amor. Fico revoltada com isso. Da vontade de pegá-los pelos ombros e sacudi-los até que deixem de ser assim... Haha
    Irmãos geralmente competem pela atenção dos pais e por outras coisas TB, isso é bem realista pra mim. Mas não deve ser alimentado e me parece que os país não ajudam em nada.
    Que bacana a percepção de fantasia que VC teve... Já gostei mais.
    Eu acho que TB não vou tomar partido sabe...
    Ai, quero ler logo.
    Adorei sua resenha.
    Este livro é lindo em todos os sentidos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Oi, tudo bem?
    Eu fiquei bem curiosa com esse livro quando o vi, mas li vários comentários negativos que me desanimaram um pouco, só que ainda quero ler algum dia, porque credito que vou gostar, achei bem bacana toda essa coisa de Noah e Jude serem Yin e Yang e a forma como eles narram.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  34. Oi!
    Ouvi muitas criticas positivas sobre esse livro o que me deixou com muito vontade de ler e esse parece ser um livro bem emocionante com uma linda historia, gostei muito da forma como a autora aborda vários temas e principalmente os personagens que parece que estão se encontrando!

    ResponderExcluir
  35. Eu quero muito, muito, muuuuito ler esse livro. Desde que saiu lá fora eu estou de olho, lembro que todo mundo lá ficou pirando horrores nele e agora que chegou no Brasil nao ta sendo diferente!
    Nao sei o que esperar na vdd, só sei que tanta gente falando tao bem dele tem que ser um bom sinal.

    P.S: nao sabia que voce era das artes! posta algumas coisas suas aqui!

    ResponderExcluir
  36. Oii!

    Ainda não li esse livro, mas quero muito ler ^^
    Já li muitas resenhas desse livro e parece ser realmente muito bom :)
    Amei a sua resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links