quinta-feira, 21 de abril de 2016
27

[RESENHA] Estranherismo - Zack Magiezi

Lido em: Abril/2016
Título: Estranherismo
Autor: Zack Magiezi
Editora: Bertrand Brasil
Gênero: Poesia
Ano: 2016
Páginas: 224
ISBN: 9788528620573
Onde comprar: Submarino  ||  Saraiva
Skoob



Sinopse: A estreia em livro de uma nova voz da poesia brasileira.
Publicadas originalmente no Instagram, as poesias datilografadas de Zack conquistaram uma legião de fãs, falando sobre sentimentos, medos e dores, amores e perdas, tudo o que de mais profundo toca as pessoas. A sua poesia delicada e bela brinca com as palavras, cria neologismos e conquista os corações, dialogando diretamente com cada um de seus leitores. “Desde que minha vida saiu dos trilhos eu sinto que posso ir a qualquer lugar”, escreve o autor. Felizmente, agora os leitores também podem acompanhar essa jornada poética.

Biografia: Seus olhos dizem mar... Imensos e cheios de mistérios, onde de esconde uma alma intensa e generosa por trás de uma timidez inquieta.
Zack nasceu em São Paulo, morou em Belo Horizonte e em Salvador. Hoje volta às raízes paulistanas, mas a sua cidade pertence ao mundo das palavras. Sempre diz que as coisas que escreve são espelhos feitos de letras para as almas.
Sua poesia alcança os corações, pois é inspirada na vontade intrínseca de levar "humanidades" para cada leitor. Em 2012 começou a expressar seus pensamentos nas redes sociais e hoje é um dos poetas mais lidos e comentados do Instagram e do Facebook.
Estudou História, Teologia e Letras, mas foi na escrita que encontrou seu lar. Caseiro e verdadeiro em sua simplicidade, nos conta que mora dentro de si e vive arrumando as coisas de dentro. Ele é a sua própria poesia viva. 


Sobre as coisas de dentro...

"leve amor
não pesa"

Es.tra.nhe.ris.mo  1 Causar estranhamento.
2 O que é de dentro e não conhecemos.
3 Aventurar-se nas emoções desconhecidas.
4 Surpreender a si mesmo.
5 Estranhar, com o objetivo de ampliar os limites.


Começo esta resenha dizendo que qualquer coisa que eu escreva sobre Estranherismo vai ser pouco, perto de todas as emoções que o livro me causou. Me faltam palavras para descrever como este livro mexeu comigo.
Em diversos momentos da leitura me peguei com um nó na garganta, segurando o choro, até que chegou uma hora que os sentimentos transbordaram pelos olhos. Porque sim, sou dessas que choram lendo.




Ao longo da obra encontramos uma mistura de temas divididos entre os títulos: 3x4, Semântica, Notícias, Instruções para dizer eu te amo, Pensamentos no varal, Causa mortis, Para o amor que vai chegar, Relicários miúdos, Diálogo, Lembretes do existir, Glossário, Sobre as coisas de dentro, Sentimentos legendados, que falam sobre a intensidade e infinidade que cada um carrega dentro de si, e Notas sobre ela, impressões sobre a alma feminina, que tem uma parte especial no livro, com páginas na cor rosa. Essa é uma das minhas partes favoritas, devido à minha identificação com as poesias. Poderia facilmente se chamar "Notas sobre Aline". Sério, a cada nota sentia como se ele falasse sobre mim.


Com suas poesias datilografadas, Zack Magiezi fala sobre as nossas estranhezas. Sentimentos, medo, dor, amor, perdas, tudo escrito de maneira única e singela. Zack brinca com as palavras e nos apresenta sentimentos em forma de poesia. Sou suspeita para falar, pois sou sua fã e acompanho seu Facebook e Instagram já há algum tempo. 

Muito mais que um livro de poesias emocionante e encantador, Estranherismo é um livro para sentir. A cada página, um sentimento, a cada poesia, um encantamento.





Confesso que foi bem difícil escolher as minhas favoritas, todas são lindas, todas mexeram comigo de alguma maneira. Estranherismo é um livro para a vida. Leitura mais do que recomendada!


A edição está belíssima! A capa é maravilhosa, as folhas são de papel reciclado e a fonte é datilografada.
No vídeo abaixo, que postei no Instagram do blog assim que recebi o livro, dá para ver como é maravilhosa a edição:




Beijos. ;)
http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2016/04/top-comentarista-18-abril2016.html









Livro 4 do desafio I Dare You. 
Tema de Abril: Lançamento.










27 comentários:

  1. Quando vi o vídeo no Face já me apaixonou pela produção do livro, mesmo não sendo de um gênero que goste, acho que seria um livro adequado para começar a ler poesias, ele é lindo demais, fiquei comovida com as poesias mostradas

    ResponderExcluir
  2. Que livro lindo. Toda a produção, a escrita, o carinho e o amor que passam esse livro me deixou encantada desde o primeiro momento. Sempre estou vendo umas escritas dele no instagram, e ter como livro deve ser mesmo apaixonante.
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  3. Eu pessoalmente, não sou muito fã de poesia.
    Mas este livro parece ser tão... doce. Sem contar que amei essas letras que parecem ser datilografadas.

    ResponderExcluir
  4. normalmente eu leio uma ou outra poesia, raramente um livro todo, mas esse livro só pelo jeito que a diagramação foi feita datilografado, já começa a poesia pelo visual, eu me apaixonei já pelas fotos
    obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline!
    Achei o teu blog pelo instagram e me apaixonei pela foto desse livro! Vim logo conferir a resenha e amei o teu comentário!
    Considero-me uma poeta de alma e transcrevo meus sentimentos de vez em quando, se quiser ver lá no blog, fique a vontade na aba "palavras soltas".
    Achei essas poesias lindas e já quero o meu exemplar! Teu blog também é uma fofura e já estou seguindo! Beijos!
    Lua.

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luana.
      Acabei de visitar seu blog e adorei seus escritos. Parabéns, são tocantes!
      Beijos.

      Excluir
  6. Estou totalmente sem palavras gostei bastante da resenha e da premissa do livro ser muito diferente do que estou acostumada a diagramação também é um pouco diferente do que estou acostumada Mas éé diferente de um jeito bom gostei das frases pequenas mas com muitos significados eu com certeza vou garantir o meu exemplar porque eu preciso conferir essa obra espero gostar de desfrutar dessa leitura uma boa noite

    ResponderExcluir
  7. Nossa que livro lindo, não só o livro mas as palavras nele transcrito. Até a folha reciclada combina, deixa até mais bonita. Preciso logoooo desse livro porque sem ele eu não vivo(haha ta sei que está ruim mas é que lendo esse post eu não me aguentei).

    ResponderExcluir
  8. Olá, Aline.
    Também estou participando do I Dare You hehe. Eu amei essa edição, que linda que está. E as suas fotos ficaram lindas. Mas é uma pena que não gosto muito do gênero em questão. Mas ainda assim sem gostar, fiquei querendo ler só de ver as que você colocou ali. Pelo jeito estão maravilhosas mesmo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Olá, Aline.
    Também estou participando do I Dare You hehe. Eu amei essa edição, que linda que está. E as suas fotos ficaram lindas. Mas é uma pena que não gosto muito do gênero em questão. Mas ainda assim sem gostar, fiquei querendo ler só de ver as que você colocou ali. Pelo jeito estão maravilhosas mesmo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi, Li!
    Eu ameeeei a capa e a edição de Estranherismo, tá muito linda, a fonte datilografada é um encanto a parte!! Linda poesia de Para o amor que vai chegar; as fotos ficaram ótimas, parabéns!
    Vou colocar Estranherismo na minha lista de leitura com certeza, pois apenas ao ler as poesias que você colocou na resenha pude perceber que o livro deve ser muito lindo, valeu pela dica!
    Ps: vou correndo pesquisar o facebook do Zack e apreciar um pouquinho mais de sua arte ;)
    Bjos!

    ResponderExcluir
  11. Que demais esse livro! Parece ser lindo e uma leitura que mexe com os sentimentos.
    E diferente. Poemas assim são bem interessantes de ler e o livro tem muitos temas, muitas coisas pra se identificar. Que experiencia gostosa deve ser a de lê-lo *-*

    ResponderExcluir
  12. Olá, Li.
    Parece ser um livro muito bonito, intenso e cheio de mensagens de amor. Adoro essas obras mais poéticas, que mexem com nosso lado sentimental. Atualmente li a obra completa de Augusto dos Anjos (a diferença da poesia dele é que é mais densa e pessimista), então, estou no ritmo da poesia.
    Sem dúvidas quero essa obra.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  13. Oi Aline nunca li um livro de poesia não faz o meu tipo, mas lendo a sua resenha e as frases das fotos do livro ele me chamou bastante a atenção parece ser um livro lindo então com certeza vou ler obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
  14. Com certeza essa capa e a fonte datilógrafa deram um charme a mais para esse livro que ,por sua resenha, já é muito encantador por si só.
    É raro eu gostar de livros de poesias ,mas esse ,realmente, chamou minha atenção. Talvez por vc ter citado testar- se de uma obra para sentir , coisa que prezo mto em minhas leituras. Resumindo, amei .
    Beijos.

    www.emcadapagina.com

    ResponderExcluir
  15. Eu já acompanho o trabalho do Zack já faz um tempo, e eu amo as suas poesias. Ele tem o Dom de mexer com as palavras de um jeto único. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de comprar esse livro, mas será uma das minhas próximas aquisições. E a edição está incrível mesmo, adorei que a fonte é datilografada, que nem as que ele posta no seu instagram. Confesso que sou apaixonada pelas poesias de notas sobre ela, e não tem como não se indentificar com alguma delas. Adorei a resenha, beijo!

    ResponderExcluir
  16. Eeei Lii, nossa confesso que nao sou muito fã de poesias. Na verdade acho que nunca li um livro de poesias, só quando eu era obrigada para o vestibular haha. Mas achei interessante esse livro de poesia de Zack e o fato de ser datilografada mexeu muuuito comigo. Ate leria algumas só por isso rsrs
    Beijos Lis

    ResponderExcluir
  17. É uma obra encantadora.
    Já quero na minha estante.

    ResponderExcluir
  18. Ainda não tenho nenhum livro da Bertrand, nem de poesia. Na verdade, nunca li um livro de poesias, na maioria das vezes me sinto entediada :/
    Mas esse me pareceu ser um livro bem tocante e emocionante. Vou tentar ler ele e sair um pouquinho da minha zona de conforto!

    ResponderExcluir
  19. Que foofuraa!!! Pela sua resenha deu pra ver bem, que o livro é especial e muito sensível!!
    To precisando ler algo mais poético, faz teeeeempo que não leio poesias, acho que uns 4 anos que não pego um livro pra ler kkkkk
    Não conhecia esse livro,mas amei os trechos que você colocou e a capa, gente, que divaaaa, amei!!
    bjoss
    Ana,
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Posso dizer que essa é a melhor resenha da vida EVER. <3
    Descobri o blog porquê estava procurando resenhas desse livro. Acabei de efetuar a compra, obrigada por sua opinião tão cativante e sincera.

    ResponderExcluir
  21. Nossa, que diferente esse livro. Não conhecia, bem vintage e singelo. Eu amo poesias e esse toque 'retro' deixou tudo tao fofo, agora eu quero :(

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro mas logo a capa me chamou atenção, parece ser uma livro lindo e emocionante e gostei muito dos temas que o Zack aborda me deixando curiosa sobre sua escrita!
    A diagramação ficou linda !!

    ResponderExcluir
  23. Achei o livro muito bonitinho e fofo, eu compraria para dar de presente para alguém. Mas não compraria pra mim, não gosto muito de poesia.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia a página, mas pelas fotos do post achei bem interessante. Vou ficar de olho nesse livro, é sempre bom ler poesias em algum momento, não gosto de ler um livro poético de uma só vez, mas aos poucos é ótimo.

    ResponderExcluir
  25. Oi aline
    Esse livro é ótimo, tive o prazer de conhecer o autor e ganhar um livro autografado.

    ResponderExcluir
  26. Muito obrigado pelo carinho <3

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links