segunda-feira, 11 de abril de 2016
37

[RESENHA] O Lago Negro - Juliana Daglio

Lido em: Abril/2016
Título: O Lago Negro
Autor: Juliana Daglio
Editora: Arwen
Categoria: Literatura Nacional / Suspense
Ano: 2015
Páginas: 368
ISBN: 9788568255117
Onde comprar: Arwen Store
Skoob



Sinopse: Verônica é uma garota problemática marcada por um passado traumático do qual mal se lembra, mas que lhe tirou o direito à total sanidade.
Ao se mudar para o interior, depois de passar no vestibular, ela se depara com o local perfeito para se inspirar e, finalmente, transformar seus personagens imaginários em um livro. Lagoana é uma cidade nebulosa, úmida, habitada por almas quietas e pouco amigáveis. Porém, o clima obscuro não despertará somente a criatividade, mas também acordará seus fantasmas mais profundos.
Prestes a perder o controle sobre sua trama e sua mente, Verônica conhece um estrangeiro de sorriso cafajeste e olhos azuis e, desconfiada de suas intenções, ela guarda segredo quanto ao seu livro, mas não sabe que Liam também tem os seus.
Verônica nem desconfia, mas eles podem ser a chave para os mistérios que a rondaram durante toda sua vida. Assim, o lago negro de sua imaginação será, definitivamente, o estopim para toda sua loucura emergir. O que será que ele esconde no fundo de suas águas escuras?

Biografia: Vinte e poucos anos, Psicóloga Clínica, apaixonada por Psicanálise, viciada em Livros e amante do Rock Britânico. Desde criança foi vidrada em faz de conta e inventava inúmeros personagens para conversar. Assistia a filmes sobre vampiros já aos seis anos, mesmo que tivesse que se esconder atrás do sofá. Na adolescência, dizia que iria ser uma Libélula. Hoje em dia se diz uma adulta confusa, que ainda adora vampiros, não ganhou asas de libélula, mas escreveu um livro sobre elas, transformando seus personagens inventados em pessoas reais, embora sejam feitas de tinta e papel.

*Livro cedido em parceria com a Editora.


Verônica Cattani vive em São Paulo, tem vinte anos e um passado traumático. Aos doze anos, ela e o pai, Andréas Cattani, sofreram um grave acidente. Seu pai veio a falecer e ela ficou no limite entre a sanidade e a loucura. Desde o acidente, ela conta com o apoio de sua avó Antonietta e do namorado Enzo, além de suas pílulas contra alucinações. Após passar no vestibular para o curso de jornalismo, ela e Enzo se mudam para Lagoana no interior de São Paulo, uma cidade obscura, nebulosa, com habitantes nada receptivos.
Aos poucos, nesse novo ambiente, dividida entre rotina da faculdade e seu emprego de babá, Verônica finalmente consegue colocar no papel personagens que há tanto tempo estavam em sua cabeça e assim seu livro começa a ganhar forma. O que ela não imagina é o quanto a história irá mexer com seus fantasmas internos.

"As pessoas acham que eu sou psicótica. Confesso que eu mesma já pensei sobre isso algumas vezes, mas depois me dei conta de que tenho muitas dúvidas na vida para ser louca. Pessoas lúcidas é que vivem de incertezas, os loucos tem certezas demais e por isso vivem em outro mundo. Não que isso seja uma resposta convincente, mas eu me apego nisso e não posso me deixar abalar." (p. 40)

Verônica é insegura, ciumenta, tem baixa autoestima e uma imaginação catastrófica. Nesse momento você deve estar pensando "essa personagem deve ser um porre", mas devo dizer que não, ela passa bem longe de ser uma personagem chata. Verônica é uma protagonista surpreendente.
Teimosia também é uma das características de Verônica, e é por conta dessa teimosia que ela começa a enfrentar seus fantasmas e apresenta uma força que nem ela mesma sabia que tinha. A evolução da protagonista no decorrer da história é notável. Mesmo estando a beira de um colapso, nunca deixou de correr atrás das respostas que queria, e essa determinação foi uma das coisas que mais me agradaram nela.

"(...) Era como se todo o sentimento dentro de mim tivesse esvaziado, restando somente dúvidas, lacunas, espaços a serem preenchidos." (p. 170)

"- Ninguém consegue entender...
- Então você tem que parar de se explicar. As pessoas no mundo são, em sua grande maioria, um bando de idiotas convencidos de suas verdades inúteis. Poucas pessoas param para pensar no outro, no que ele sente, pensa, ou na forma como enxerga as coisas. Você tem que aprender isso na teoria, pois na prática é como apanhar repetidas vezes de uma mão invisível. Nunca sabe de onde vai vir o tapa." (p. 270)

Liam, o forasteiro, mora em Chicago e está no Brasil em buscas de algumas respostas. Misterioso e sarcástico, é o tipo de personagem que vai se revelando aos poucos. Ele e Verônica se encontram por acaso e descobrem que suas vidas estão mais ligadas do que eles imaginam.

Os personagens secundários foram muito bem caracterizados, entre eles merecem destaque: Carol, a única amiga de Verônica; o Ancião; Antonietta, a avó;  Vicente e Katarina Caprini, patrões de Verônica.

A ambientação da história é perfeita. Com uma riqueza de detalhes, consegui visualizar perfeitamente a obscura cidade fictícia de Lagoana e seus moradores apreensivos e nada receptivos.

Narrado em primeira pessoa, o livro é dividido em três partes, sendo a primeira e a terceira pelo ponto de vista de Verônica, e a segunda pelo ponto de vista de Liam. Juliana Daglio nos transporta para dentro de sua história com uma escrita envolvente, instigando-nos cada vez mais a buscar respostas junto com a protagonista Verônica. A maneira como a autora conduz a história, com as dúvidas da protagonista afloradas, muitas vezes nos faz questionar o que é real e o que é fruto da imaginação de Verônica. Com capítulos curtos e a escrita cativante da autora, a leitura flui rapidamente e prende o leitor até as últimas páginas.

"(...) Se tem uma coisa que a vida ensina aos atentos, é que um mentiroso nunca consegue mentir com todas as partes do corpo ao mesmo tempo." (p. 237)

"Não havia nenhuma amiga para quem ligar, nenhum colo no qual chorar, uma pílula para tomar, nem uma lamina para me ferir. Eu estava sozinha.
Sozinha.
Sempre estive sozinha." (p. 192)


Algo que gostei bastante foi que em diversos capítulos encontramos trechos do livro escrito por Verônica, ou seja, um livro dentro do livro.  Que aliás é fundamental para o bom entendimento da trama.

Trauma, medo, lembranças, confusão, loucura. Muito mais do que um suspense sobrenatural, O Lago Negro apresenta além de uma trama criativa e muito bem elaborada, questões psicológicas e temas polêmicos e delicados, como a questão da automutilação. Juliana soube conduzir muito bem essas questões na história, sem deixar a leitura pesada ou incômoda.

Alguns mistérios foram resolvidos, mas outros ficaram em aberto, para serem respondidos nos próximos livros da série, pelos quais já estou ansiosíssima!

O Lago Negro foi o meu primeiro contato com a escrita de Juliana. Me encantei com a maneira como a autora desenvolveu a história e fiquei bastante curiosa para conhecer os outros livros da autora. Com certeza irei lê-los assim que possível.

Um excelente livro nacional com uma história que agradará à todos que são fãs de suspense sobrenatural!

Super recomendo!

A capa é simplesmente maravilhosa e tem tudo a ver com a história. A edição mostra o capricho da Editora, com ilustrações no início e final dos capítulos, os trechos do livro escrito pela protagonista estão em itálico, possibilitando a diferenciação entre a narrativa e o livro. Ótima diagramação e fonte e espaçamento em bom tamanho.










Beijos. ;) 
http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2016/04/top-comentarista-18-abril2016.html









37 comentários:

  1. Adorei a estrutura do livro. A capa é linda, assim como os capítulos. Fiquei curiosa quanto ao final do livro, esses mistérios assim chamam a minha atenção.
    Abraços !

    ResponderExcluir
  2. A diagramação do livro é linda e gostei dos desenhos dos personagens, mas honestamente não gostei de Veronica, por mais traumas que ela tenha passado não me pareceu uma personagem que eu ia gostar não.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Uau, que livro lindo <3. E a história parece ser bem interessante, já estava de olho nele antes e depois dessa resenha com certeza irei colocá-lo na minha lista infinita. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei a premissa, muito interessante. E a capa Nossa que capa linda viu, adorei sua resenha e a forma como você expos tudo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ah, que resenha mais lindaaaa!
    Preciso dizer que amei demais? AMEI DEMAAAAIS!
    Obrigada pelo carinho e por ter colocado em palavras de uma forma tão linda sua experiência com o livro. <3

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Adorei todo o mistério que a história parece passar, gosto de premissas assim, sempre fico grudada no livro até terminar. Achei linda a capa também e principalmente a diagramação, a editora Arwen sempre capricha não é? Guardarei essa indicação de livro e adorei sua resenha e as fotos também que nos ajudam a ter um panorama da obra.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nossa o trabalho editorial do livro ficou M A R A V I L H O S O !!
    Não há como negar, não sei se teria muita paciência com a protagonista, nem se leria o livro, mas o trabalho foi primoroso da editora. Parabéns pela resenha!

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  8. Alem de parecer ter uma história boa, o livro é lindo por dentro e por fora,
    acho que irei gostar por ser um drama

    ResponderExcluir
  9. Olá, Li.
    Gosto muito de suspense com uma pegada sobrenatural. Então, quando você começou a resenha, fiquei bastante animado. O fato de have também um aprofundamento psicológico e a abordagem de temas polêmicos me agrada. Amo obras que fazem isso.
    Ademais, que diagramação linda!
    Pretendo dar uma chance para a obra.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro descobrir novos autores nacionais *-*
    Eu ainda não conhecia a Juliana e nem o seu livro, e confesso que gostei muito da premissa dele. Adorei o fato que a Verônica, apesar de ser considerada "fraca", corre atrás das respostas que ela quer. Outra coisa que gostei muito, foi o fato dos trechos do livro da Verônica aparecerem no livro, como você mesmo falou, um livro dentro de um livro *-*
    Gostei muito da resenha e já adicionei na minha lista! Beijo!

    ResponderExcluir
  11. É muito bom quando a escrita é tão bem feita que você consegue imaginar bem o lugar, o clima e a ambientação mesmo no geral. Gostei por não ser um livro só de um ponto de vista, isso de ter outro ajuda a entender melhor, acho. Dá aquela diferença gostosa na história. E a parte do livro dentro do livro me chamou atenção, é muito legal quando fazem isso numa história. Já vi coisas boas do livro e de novo dá pra perceber que é uma trama que vale a pena ser lida. A diagramação também é muito bonita!

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Já vi várias resenhas desse livro e as meninas estão gostando demais, isso é muito bom, mas infelizmente não me sinto atraída pelo livro, mesmo com todo mistério e esse ar meio sombrio, não consigo me interessar muito. Mas uma coisa eu digo o livro é lindo visualmente.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Que capa linda, mas o que mais me chamou a atenção foi esse cabelo lindoo.
    Nossa a autora tem que se dar muito ao livro pois isso é um assunto muito pesado, que mexe com as pessoas e principalmente para aquelas no qual já perderam o pai ou algo semelhante.
    Ainda bem que falou porque com tantos defeitos achei que ela deveria ser bem chatinha e ficar 50% do livro reclamando, mas algumas situações até é comum considerando pelo que ela passou. Nossa vindo para o Brasil só buscando respostas mesmo haha, pois sério, não consigo imaginar alguém que mora em Chicago, uma cidade maravilhosa e lindaaa vindo para o Brasil, onde apresenta tantos problemass.
    Achei lindo o designer, a capa e os desenhos lindos.

    ResponderExcluir
  14. Olá linda,
    A Ju escreve muito bem e fez da Verônica uma personagem que incia-se problemática, mas vai crescendo com o tempo e melhorando sua visão de mundo e demonstrando seus talentos através de seu livro.

    Estou na metade do livro e amando a evolução do enredo.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. parece que você leu minha mente na hora que você estava descrevendo a verônica, eu pensei: pq eu vou ler um livro com a protagonista assim. adorei o fato de ter um livro dentro de um livro deve ser bem legal a narrativa
    colocar na minha lista

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Já tinha visto essa capa, que por sinal é linda, mas não tinha lido nada sobre ele. A sinopse não me despertou muito interesse, mas gostei da sua resenha. Gosto muito de livros com capítulos curtos, acho que eles fluem muito bem. Fiquei curiosa com a tal ligação que Verônica e Liam tem. :)
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Ainda bem que falou que a protagonista não é tão chata,pois quando descreveu as suas caracteristicas, já comecei a ficar irritada com ela kkk Não sabia que se tratava de uma trama de suspense sobrenatural, e pelo que vi, tem temas intensos. Gostei também da capa e da diagramação!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?

    Este livro está na minha lista de desejados. E lerei em breve. Já li um livro da Juliana e simplesmente amei, Uma Canção Para Libélula, então estou super curiosa para ler este. Sua resenha me deixou mais animada ainda.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Amei sua resenha. Dá para perceber que você gostou do livro por causa do tamanho da resenha!! hahahaha.... Bem, também se tratando da Ju, até eu gosto, mesmo não sendo meu gênero favorito de leitura. Se gosto dos livros dela assim, imagina quando vier a dark fantasy.rsr...

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Gostei muito da resenha, não conhecia o livro e fiquei com vontade de ler.
    Livros com personagens problemáticos me encantam, então tenho certeza que vou gostar desse!
    Achei legal o fato de ter um "livro dentro do livro", creio que tenha enriquecido a história.

    ResponderExcluir
  21. Olá, Aline.
    Eu tenho visto esse livro no facebook, mas nunca li sobre sobre o que era. Essa capa é maravilhosa e o enredo é interessante. Quando você começou a falar sobre a protagonista já pensei que não queria ler por causa dela hehe. Ainda bem que você avisou. Mas como é série, vou esperar lançar os outros que gosto de ler tudo de uma vez.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Eu conheci a Juliana em um evento aqui em SP, pena que não comprei meu livro, porém, acredito que a escrita dela seja mesmo maravilhosa. Apesar de não curtir tanto sobrenaturais, eu daria sim uma chance a ele.

    ResponderExcluir
  23. Que capa linda! O projeto gráfico do livro é excelente. A premissa é boa, talvez o livro me interesse. Vou dar uma pesquisada sobre ele e ler mais algumas resenhas para decidir se o coloco na minha já tão imensa lista. Gostei da sua resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  24. Ei, tudo bem?
    Eu tenho esse livro aqui em casa e estou bem curiosa para lê-lo. Com a sua resenha percebi que tenho algumas afinidades com Verônica e acho que vai ser legal acompanhar isso. Essa edição é realmente linda, fico babando por ela haha

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  25. Boa Noite.
    Eu gosto muito de livros dentro de livros, não curto muito triângulos amorosos mas eu com certeza vou por esse livro na minha lista, me surpreende com a profundidade da escrita descrita na resenha, o livro parece desenvolver bem, sem personagens chatos e repetitivos, gostei bastante.
    Não Noite.

    ResponderExcluir
  26. Oi, Li!
    A capa de O lago negro é linda, as ilustrações no livro um encanto a parte, mas apesar de gostar de suspense o mistério sobre o passado da Verônica não despertou meu interesse, não me interessei pela trama, sem falar que não gosto de personagens inseguras como a Verônica... Por isso, esse é um livro que eu não leria.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  27. Não sou mto fã de suspense e ,ultimamente, não leio mais sobrenatural. Só por isso ,esse livro já não me seria uma opção de leitura, maaaas,sua resenha bastante instigante e a linda diagramação do livro me chamou mto a atenção para a história de O Lago Negro.
    Ainda não sei se quero mesmo ler rsrs, porém fiquei bastante interessada. Parabéns pela resenha.

    www.emcadapagina.com

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    A cada dia que passa, mais aumenta meu amor por este livro, ele é super desejado.Gosto muito da premissa, da ideia da autora, e o designe está impecável né? Excelente trabalho!

    bjs :*
    www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. AI, TEM DESENHO!!!!!
    Enfim, não sou muito fão de romance sobrenatural. Mas não entendi isso, a personagem sofre um acidente e pelo trauma, aparenta ter ficado "meio louca". Tá, o que tem de sobrenatural? É algo na cidadezinha?
    Enfim, fiquei curiosa e provavelmente lerei.

    ResponderExcluir
  30. Oi Aline não conhecia esse livro, e é sempre bom conhecer novos autores e ainda mais brasileiros a capa do livro é linda eu gostei bastante da sinopse e pela sua resenha o livro parece ter uma narrativa incrivel daquelas que prendem o leitor e com suspense, fiquei curiosa em relação a historia com certeza vou ler obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
  31. Geeente, ameei essa capa, é suspense e PARA TUDO! Tem desenho??? Quero, só isso haha. Fiquei curiosa com a historia, mesmo nao entendendo muito porq ela fica louca kkkkk mas achei super interessante.
    Beeijos Liii

    ResponderExcluir
  32. A edição e diagramação do livro está impecável. Vi muitas resenhas positivas sobre esse livro e esse mês quando a editora teve uma promoção maluca com seus livros, corri e comprei alguns, sendo um deles Lago negro, estou esperando ele chegar aqui em casa para começar a ler. Já li alguns livros em que a protagonista tinha isso de alucinações, como Mara Dyer, e adorei, dá um toque a mais na história pq você fica instigada a saber se o que ela está narrando é verdade ou só da cabeça dela. E ela é uma escritora 😍
    To ansiosa para ler o meu!

    ResponderExcluir
  33. Amo a capa desse livro, e gostei muito da sua resenha, na verdade, é a primeira do livro que leio, apesar de já ter visto vários fotos dele.
    Eu gostei muito da história, parece ser reflexiva, viciante, e embora a personagem tenha tantos problemas, a gente acaba se identificando em vários pontos e tal.
    Quando puder, lerei sim.
    bjss

    ResponderExcluir
  34. Serio, os autores nacionais estao de parabens, ta saindo muita coisa boa no mercado. A editora também porque essa capa é no minimo maravilhosa! Parece ser um enredo que te toca, que te cativa e faz voce querer ler sem parar. Eu ja adicionei o livro no skoob, quero mto!

    ResponderExcluir
  35. Oi!
    Logo que vi esse livro, a capa m chamou atenção e gostei muito da historia que me deixou curiosa sobre todos esses mistérios em volta da Verônica, com certeza ela foi uma personagem que me surpreendeu e gosto muito quando temos personagens secundários interessante, adorei a diagramação o livro esta lindo !!

    ResponderExcluir
  36. A capa do livro é linda, e eu adoro histórias com suspense e coisas sobrenaturais, então acho que iria gostar bastante desse livro. Já está na minha lista de desejados.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  37. Parece que o livro é cheio de magia, e eu amo livros assim! Você disse que ele é mágico porém não preciso espera bruxas e fadas. Mesmo assim, todo este mistério com personagens cheios de segredos me deixou curioso para ler. Os comentários estão bem positivos sobre. :)

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links