segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014
10

[CONHECENDO O AUTOR] Entrevista Wilson Pereira Figueredo

Olá!
Hoje a entrevista é com Wilson Pereira Figueredo, autor de Escola da Vida - Caminho Para Felicidade (resenha aqui). 



Literalizando Sonhos - Quem é o autor Wilson Pereira Figueredo?
Wilson Pereira Figueredo - Natural de Ivaína município de Santa Cruz do Monte Castelo-PR, nascido no dia 19 novembro 1968. Casado, pai de 3 filhos, é Tanatólogo, Psicólogo e autor.    

L.S. - Há quanto tempo você escreve?
W.P.F. - Sempre gostei muito de ler e a escrita é muito presente em minha vida. As primeiras criações surgiram na adolescência em formas de rimas e poesias.

L.S. - Como surgiu a ideia de escrever "Escola da Vida - Caminho para a Felicidade"? O que te inspirou a escrevê-lo?
W.P.F. - Sempre estou buscando ler e estudar a espiritualidade, esse tema me fascina. Entender o porquê estamos nesse plano material. Qual a nossa verdadeira missão como seres humanos? As pessoas que estão ao meu lado será que foi por acaso que nos reunimos? O amor, o perdão e a gratidão podem contribuir para a felicidade das pessoas? O livro Escola da Vida – Caminho para a Felicidade surgiu das respostas que me veio por inspiração desses questionamentos, e o grande desafio foi encontrar uma maneira de transmitir para o leitor que somos co-criadores de nossa própria história e que podemos conquistar o verdadeiro sucesso somente quando manifestarmos o AMOR em todos os atos.     

L.S. - Quanto tempo você demorou para escrever "Escola da Vida - Caminho para a Felicidade?
W.P.F. - Tudo começou quando tive que passar uma semana de “férias” em um hospital internado. Certos momentos de nossas vidas quando precisamos parar para refletir sobre nossas posturas e somos teimosos não nos damos esse tempo, Deus com sua Sabedoria faz com que a gente pare para pensar sobre nossa vida é assim que hoje vejo o acidente automobilístico que sofri no ano de 2007. E foi no silêncio das longas noites no hospital que o universo me presenteou com a personagem cotonete. Depois de minha saída do hospital em aproximadamente seis meses o livro estava pronto.     

L.S. - Porque é que os leitores devem ler "Escola da Vida - Caminho para a Felicidade"?
W.P.F. - Acredito na grande mensagem deixada por Jesus cristo; “Amai-vos uns aos outros e fazei aos outros o que quereríeis que vos fizessem”   talvez muitos acham que isso é papo de aposentados, de pessoas idosas, mas o quanto antes o ser humano vivenciar essa mensagem em seu dia a dia, vamos nos preocupar menos com a violência, com corrupção, com a miséria, com a pobreza, com a fome e principalmente com as guerras. Não tenho a pretensão de ser famoso, vender milhares de exemplares (é claro que quanto mais vender, essa mensagem chegará a mais pessoas), a missão desse livro é fazer com que o leitor reflita sobre sua vida e se encontrar algo negativo mude sua postura.      

L.S. - O que podemos esperar de sua outra obra, "O Grande Encontro"?
W.P.F. - O livro o grande encontro também é nessa mesma linha, trás uma mensagem de amor, perdão e gratidão. É um grupo de dez pessoas de personalidade, classe social e crenças diferentes onde se reunirão durante dez dias procurando a formula para obter o sucesso. Nessa reunião esses dez indivíduos terá “O Grande Encontro” consigo mesmo. 

L.S. - Como é sua rotina para escrever? Você tem alguma rotina para escrever, alguma disciplina, um horário determinado ou escreve quando surge oportunidade?
W.P.F. - As ideias surgem quando você menos espera, numa conversa com um amigo, no local de trabalho, dentro do carro, do ônibus, numa caminhada. O importante é sempre ter uma caneta e uma folha de papel para as anotações, pois o que surgiu ali é único se deixar para depois não será mais o mesmo, sempre estou anotando essas ideias e para desenvolvê-las gosto de ficar no computador de madrugada, o silêncio da noite enquanto a maior parte da mente coletiva esta adormecida é um ótimo momento para a inspiração.

L.S. - O que você está lendo no momento? Qual seu gênero de leitura preferido? E autor, algum preferido? 
W.P.F. - Sou bem eclético quanto à leitura, desde que no final do livro vem aquela sensação, “que legal aprendi algo novo”. Adoro romance que mistura ficção com autoajuda, sempre aprendemos com essas histórias. Estudo muito filosofias, Confúcio, Descartes, Aristóteles, Lao-Tsé, Sócrates, Platão entre outros. Como romancista tenho como preferência o autor Og Mandino, procuro trazer nos meus romances as mensagens desses grandes mestres em uma linguagem simples e atual.

L.S. - O que acha da nossa literatura? Ou melhor, o que tens a dizer sobre a literatura nacional?
W.P.F. - Temos grandes nomes, Erico Verissimo, Fernando Sabino, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Luis Fernando Verissimo, Adélia Prado, Daniel Galera, Carola Saavedra, Michel Laub entre outros. E tem muita gente boa surgindo por ai o que está faltando é as grandes editoras apostarem nesse pessoal, acredito que em breve isso vai acontecer, pois temos grandes talentos. 

L.S. - Para você, qual importância dos blogs literários na divulgação de livros/autores nacionais?
W.P.F. - Os blogs são uma grande ferramenta de divulgação de uma obra, ainda mais quando o autor não tem o apoio e incentivo da grande mídia e editoras. Esse trabalho é fundamental para o autor que está iniciando nesse mundo literário, a minha sincera gratidão a todos que fazem esse belíssimo trabalho.

L.S. - Quais são seus próximos projetos na área literária?
W.P.F. - Terminei agora meu terceiro romance que tem como titulo “Câncer... Por que comigo”, uma história onde a personagem principal será diagnosticada com câncer de mama, mas uma vez o enredo trás a mensagem da importância de estarmos sempre praticado o amor, o perdão e a gratidão. Em breve lançamento.

L.S. - Agradecemos pela entrevista. Gostaria de deixar alguma mensagem para os nossos leitores?
W.P.F. - A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Os livros ultrapassam fronteiras, eles agem de forma direta na consciência e inconsciência humana, atua diretamente no imaginário de adultos e crianças, dá esperanças aos “desesperados” e através do livro o leitor projeta uma vida nova, cria e recria novas formas
De ver o mundo. Façamos dessa leitura algo construtivo em nossas vidas e nunca esquecemos que estamos projetando hoje o nosso futuro, portanto viva o agora intensamente tendo como premissa a manifestação do AMOR.
Um grande beijo no coração de todos.  



10 comentários:

  1. Não faz o meu estilo de leitura, mas gostei da entrevista. Desejo todo sucesso para o autor! E parabéns pela parceria.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie não conhecia o autor nem o livro! Vou procurar para ler!
    Bjs, comenta por favor nesse resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/02/pocao-do-amor.html

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista! Gostei muito da mensagem que ele quer passar com o livro dele.
    Quando você fizer a resenha, me chama pra ver! ;D

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bem legal a entrevista. Eu comecei a escrever com poeminhas na adolescência também, mas coisa muito tosca. Quando eu encontro esses textos antigos hoje em dia dá até vontade de rir de mim.

    PS: sem dúvida a leitura é crucial para nosso auto-conhecimento.

    Um abraço,
    http://oepitafio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elder,
      Eu também, quando leio coisas que escrevi faz tempo, não dá nem pra acreditar hahaha
      Beijos

      Excluir
  5. Oi.

    Gostei da entrevista e foi bom lê-la pois estou muito interessada no livro do autor.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links