quinta-feira, 26 de novembro de 2015
33

[RESENHA] Mistério de Elêusis: O Mestre do Crime - Márcio Sidney

Lido em: Novembro/2015
Título: Mistério de Elêusis: O Mestre do Crime
Autor: Márcio Sidney
Editora: Talentos da Literatura Brasileira / Novo Século
Categoria: Literatura Nacional / Suspense
Ano: 2015
Páginas: 445
ISBN: 9788542804270
Onde comprar: Livraria Cultura
Skoob
Muito Bom!






Sinopse: Europa. 2035-2039. Um novo grupo de ladrões ousa avisar previamente o horário e o dia em que irá agir. E nada ou ninguém que tenha uma segurança digna de elogios escapa.
Mas por que informar antes? Qual motivação para enfrentar os melhores esquemas de seguranças para furtar apenas o item posto como alvo, ao invés de efetuar um grande roubo? E por que nem com esses avisos ninguém é capaz de detê-los?
Existe apenas uma maneira de responder a essas questões: capturando-os! para isso, irá surgir um grupo de especialistas dispostos a pôr fim aos crimes. Será isso o suficiente? Nada é o que parece, e a verdade revelada ofusca um mistério ainda maior.

Biografia: Jovem Ilheense, evangélico, empresário, graduando em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e apaixonado por seriados, mangás, filmes e livros de suspense criminal. Escreve pelo puro prazer de desafiar as melhores tramas com que já se deparou, e tem por alvo superar histórias como as de Prison Break (seriado) e Death Note (mangá), ansiando perambular por dimensões ocupadas por personagens como Michael Scofild, "L" e o impressionante Sherlock Holmes.

*Livro cedido em parceria com o autor.


Um grupo de especialistas começa a praticar vários roubos. Até aí nenhuma novidade. A diferença é que eles avisam antecipadamente quando e o que pretendem roubar. Audaciosos e ardilosos, seus crimes passam a ser um enigma para Otavius, um dos profissionais mais experientes da área de segurança. E a partir de então, passa a ser um desafio para ele capturar esses ladrões. O que ele não sabe é muitas reviravoltas irão acontecer e nada é o que parece ser.

Mistério de Elêusis é um grande quebra-cabeças onde cada ação, cada roubo faz parte de uma estratégia ainda maior. Cada passo é devidamente calculado, para que não aconteça nenhum erro. 
Confesso que fiquei tensa durante boa parte da história e curiosa para saber qual seria o próximo passo. O interessante é que os ladrões sempre são subestimados, e estes se superam a cada roubo, deixando a todos e principalmente Otavius, cada vez mais intrigado.


"- Quando se é inteligente, ou melhor, brilhante, nunca se está sem propósito algum!" Pág. 90

O fato dos alvos serem sempre empresas que possuíam a melhor tecnologia de segurança e os objetos roubados não serem sempre tão valiosos deixa tudo ainda mais intrigante. O que de fato esses ladrões querem? Qual é o grande mistério por trás disso tudo?

"(...) Se nem tudo era apenas o que parecia, se o propósito dos ladrões não era os roubos, se era algo voltado para o talento dos ladrões, o que guiava as ações deles?" Pág. 91

"(...) nunca era apenas uma questão de sorte, mas sim de esforço." Pág. 214

Personagens bem caracterizados, com personalidades únicas e marcantes, fazem o enredo da história ainda mais misterioso: Otavius, dono de uma empresa de segurança, que fica obcecado em capturar os ladrões; Marvel, sócio de Otavius; Alex, filho de Marvel, inteligente e observador; Lee, Thomas, Richard e Flavel, equipe de Marvel; Gonçalves, Salomão, Kieper, Talles, Sr. Willians, as vítimas dos roubos.

O livro é dividido em três partes: a primeira parte nos mostra todos os roubos que aconteceram; a segunda parte nos mostra os roubos sob outros pontos de vista; e a terceira parte o desenrolar da história.

Narrado em terceira pessoa, Mistério de Elêusis é o tipo de livro que exige muito atenção durante leitura, devido à escrita minuciosa e detalhista do autor. Porém em nenhum momento a leitura se tornou cansativa, pelo contrário, o autor soube criar uma trama instigante que aguça cada vez mais a curiosidade pelo que irá acontecer na história.
A única coisa que me incomodou foram os capítulos longos, isso fez com que leitura fosse um pouco mais lenta em determinados momentos.


"(...) cada vez que eles seguiam uma nova pista, mais se dispersavam e mais contradiziam as pistas anteriores." Pág. 255

"(...) Dessa forma, os especialistas continuaram se preparando para o mais difícil e não para o mais fácil." Pág. 341

Mistério, suspense, ação são alguns dos componentes trama genial criada por Márcio Sidney.

O final da história deixa algumas questões em aberto, o que fez com que minha curiosidade pelo próximo livro aumentasse ainda mais.

Leitura mais do que recomendada para quem gosta de um bom suspense.

A capa misteriosa condiz com a história. Ótima diagramação, folhas amareladas e fonte em bom tamanho.
Encontrei pouquíssimos erros de revisão.


 Beijos.











33 comentários:

  1. Nossa, faz um tempo que esse livro saiu e com tantos livros desejados, quase me esqueço que ele faz parte da lista.
    Gostei muito da sua resenha, ela me deixou animada para conferir uma trama tão instigante como essa. Sou fã assumida de bons suspense, adoro o modo como, quando bem escritos, despertam nossa curiosidade e deixam nossa mente criando mil teorias, e ao que parece, o autor soube desenvolver tanto a trama quanto os personagens muito bem.
    Não faço ideia de quando poderei ler O Mistério de Elêusis, mas pretendo fazer isso ainda em 2016, se nada atrapalhar.
    Não sabia que o livro teria uma continuação, mas espero que ela feche com chave de ouro as pontas que ficaram soltas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu não sou muito fã de livros de suspense, já li alguns mas prefiro o bom e velho romance msm <3 ...A escrita leve,o enredo diverdito desse gênero literário é o que me cativa ; já esse livro, como vc citou, possui uma escrita minuciosa , o que certamente, carrega a história de tensão .
    Com certeza, parece uma dica maravilhosa para os amantes de susprnse / mistério .

    ResponderExcluir
  3. Caramba, fiquei muito interessada nesse livro! o que me deixa muito feliz ser um autor nacional. Adorei a capa e o marcador, e ainda mais o "autógrafo", ele fez aqueles desenhos? o.O Até hoje nunca li algo muito parecido com isso e adoro livros que me deixam tensa e curiosa para saber o que acontecerá, OMG! :O

    ResponderExcluir
  4. Ei flor!
    Eu amo bons suspenses, mas já li algumas resenhas desse livro e ele não me conquistou.. é uma pena, pq livros são fonte de conhecimento e eu quase me bato quando recuso um. Quem sabe dou uma chance pra ele ano que vem, sua resenha foi a melhor que já li sobre Mistério de Eleusis!
    bjsss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gente que livro maluco. Autor foi bem sucessivo em escrever esse livro. ♥ Fico pensando a ousadia dos ladrões em avisar que vão te roubar e tudo mais.
    Curti muito
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  6. Oi...
    Apesar desse genero ser diferente do que estou acostumada , eu gostei bastante da premissa . Acho que com certeza é uma boa leitura , pois , personagens marcantes mesclados com um enredo misterioso tem tudo para arrebentar !
    Amei a diagramação também .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline, que resenha maravilhosa o livro parece ser suspense puro aquele livro que faz suas ideias complicarem eu nunca tinha lido um livro desse tipo com certeza vou adiciona-lo a minha lista de desejados bjs.

    ResponderExcluir
  8. OI! Ao ler a sinopse eu pensei exatamente isso, que o interesse não era para os materiais roubados e sim que eles queriam passar uma mensagem com aquilo, mas que mensagem? Amo suspense, parece mais quebra-cabeça que você tem que juntar peça por peça. Agora estou louca para saber como eles conseguem "furar" a segurança.

    ResponderExcluir
  9. Eu encontro esse livro no site da Saraiva?! Eu li sua resenha e super quero ler esse livro!!!!
    Adoro suspense e essa história me pareceu ser muito boa!
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Desde que eu vi esse livro, já quis ler só pela capa, kkkk
    Adorei, hiper misteriosa!
    Adoro um suspense!
    E o livro parece cheio, super inteligente...amo ficar tentando descobrir o segredo do livro e no fim o autor consegui me vencer, kkkk
    Fantástico, esse livro parece tudo isso...
    Preciso ler, ótima resenha!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  11. Esse livro parece ser muito bom, fiquei intrigada com ele, onde já se viu avisar de um roubo com antecedência, isso não existe ou melhor existe em Eleusis kk. Bom só lendo esse livro para desvendar esse mistério, qual o proposito de avisar do roubo.

    ResponderExcluir
  12. A história parece ótima!!! já tava sentindo falta de um bom mistério e acredito que vou me satisfazer muito com esse livro!!! Tomara que consiga ler logo!! ^^ Bjoo

    ResponderExcluir
  13. Apesar da capa ser linda eu acho que esse livro não vai me agradar, a sinopse não me ganhou. Quem sabe um dia eu leia mais para frente. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá linda,
    Um livro que vai para minha "listinha" de Desejados.
    Adoro Suspense e qualquer livro que vejo que tem audácia, crimes fabulosos, mistérios e ação já me conquistam e me chamam para se lidos.

    Esse com tamanha audácia dos ladrões já está me chamando haha.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Li!
    Desde que vi o lançamento desse livro fiquei curiosa em relação a todo esse mistérios envolvendo os roubos; a audácia dos criminosos em anunciar o crime antecipadamente é pra mim fascinante.
    Não curto escritas detalhistas mas se você diz que não cansa fico contente, pois como gosto de suspense e curti a trama vou colocar Mistério de Elêusis na minha lista de desejados.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  16. eu não conhecia o autor, mas terminei de ler sua resenha desesperada para le-lo
    eu adoro um livro de suspense/policial e fiquei super curiosa para descobrir pq os ladrões estavam roubando...e ainda anunciando o roubo gente eles são muito bons! (ou loucos, ou as duas coisas)
    foi direto p minha lista

    ResponderExcluir
  17. A arte do crime aperfeiçoada ao extremo...
    Para um viciado em estratégias como eu, qualquer coisa é possível, até mesmo crimes pré avisados, a questão é: como torna-los possível?
    E após feito o crime, essencialmente há dois mistérios para serem desvendados, o principal é: Como o crime foi efetuado? O outro: quem é o culpado?
    E minha melhor dica para quem quer solucionar qualquer mistério, é: "Quando eliminamos o impossível, o que resta, ainda que improvável, deve ser a verdade."
    By Sherlock Holmes

    Assim, para quem ousar perambular pelo meu mistério de Elêusis, boa sorte!

    ResponderExcluir
  18. Oi
    Este livro realmente deixa qualquer um com vontade de ler. No meu caso, foi principalmente por se passar no futuro. Adoro ler sobre coisas que ninguém pensou ainda.
    Fiquei bastante interessada na obra e quero muito adquirir meu exemplar e iniciar a leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia esse livro, mas já me interessei por ele... A parte do roubo realmente não tem nada demais, mas achei bem legal isso deles avisarem onde e o que eles vão roubar, e confesso que já fiquei super curiosa pra descobrir como conseguem roubar ainda hahaha
    E também gosto do jeito que o livro foi dividido, acho que vou gostar bastante dele :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Como amante do suspense, O Mistério de Elêusis me conquistou. Eu não imaginava uma história deste porte, me surpreendi com toda a trama, o enredo de ladrões muito bons no que fazem, o envolvimento da tecnologia e a curiosidade de Otavius sobre este mistério fazem uma história muito boa. Gostei!

    ResponderExcluir
  21. Livros assim não estão nos favoritos doa gêneros literários porque eles tendem a me dar sono e eu acabo abandonando a leitura, gosto desse genero em filmes mas, em livro adoro livros com comédia. Por isso dispenso esse livro mas vejo que o leitor vai fazer um grande sucesso com o seu livro.

    ResponderExcluir
  22. achei interessante a premissa do livro ainda mais por se passar no caso, no futuro, achei bem curioso apesar de não gostar muito do tema abordado.

    ResponderExcluir
  23. Gostei... Tem um quê de "truque de mestre".
    Achei as divisões estranhas, e não gosto de capítulos longos, daí desanimei um pouco, ainda mais por ter continuação.
    No geral curti, mas não pretendo ler por agora.
    Beijo

    ResponderExcluir
  24. Hello!
    Estou gostando mto dos livros nacionais e não conhecia esse Mistério de Elêusis.
    capa bem feita e misteriosa, condizente com a sinopse que eu fiquei bem interessada.
    Amo livros assim que nos fazem pensar, que brinca com a nossa inteligencia e que nos deixa tontos de tao excitante é a investigação e tudo que envolve os crimes.
    Os crinosos avisar antes q vao roubar e levar coisas q teoricamente nao tem valor ja me deixou bem intrigada.
    Com certeza um livro que eu quero ler. Amo esse tipo de livro q a gente entende tudo apenas no final e tudo fica claro..hehe.
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo bem?
    Não conhecia nem a obra e nem o autor, mas adorei conhece-los aqui. A capa é super atrativa e a premissa é incrível. Já anotei a dica, espero ler em breve. É super legal ver os talentos Brasileiros se revelando e ganhando o seu espaço com louvor. Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  26. Meu gênero preferido e romance, por isso não costumo ler livros de mistério, roubo, e etc, mas esse livro me chamou muito a atenção, pois me pareceu que a história foi muito bem construída, muito rica em detalhes, e isso e um grande ponto positivo, fiquei com vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Achei a ideia do livro bem interessante.
    E a história parece ser bem intrincada.
    Não sou muito de suspense e ação, mas gostei da história.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  28. Nossa, adoro este tipo de livro que deixa o leitor fisgado na leitura, no mistério. Com certeza eu irei ler até por ser tratar de um tema/gênero que sou completamente apaixonada.

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    Adoro livros policiais e achei esse incrível principalmente por esse algo a mais que ele tem com certeza os ladrões são bem audaciosos e fiquei muito curiosa sobre essas lições dos roubos e com certeza quero ler !!

    ResponderExcluir
  30. Essa sinopse me deixou bem intrigada, e a capa da uma ideia do que esperar do livro. Gostei da resenha, o livro me chamou atenção! Estou ficando feliz com o destaque que os livros nacionais estão tendo, mas infelizmente ele ainda é ínfimo em comparação com os livros estrangeiros.

    ResponderExcluir
  31. Oie
    Eu tinha me interessado pelo livro por ele apresentar essa capa linda então é bom saber que o conteúdo também não deixa a desejar.Eu não sou muito fã de capítulos longos mas estou tão curiosa pra ler esse livro que esse detalhe nem vai me incomodar.E eu adoro personagens bem desenvolvidos,dá uma vivacidade ainda mais para a história.E eu não sabia que havia uma continuação,espero que seja lançada logo.

    ResponderExcluir
  32. Não conhecia o livro e pelo visto a tensão faz mesmo parte de toda a leitura. Como policial é um dos meus gêneros favoritos, imagine se já não anotei o título.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  33. Olha eu sinceramente não conhecia o livro, mas me parece ser uma boa estória, mas mesmo assim eu acho que não seria uma obra que pegaria para ler no momento que estou passando, porque estou precisando de leituras mais leves sabe? Ando bem cansada pra te falar a verdade. Mas mesmo assim espero poder ler qualquer hora, porque adoro um mistério e acho que esse livro tem o que eu procuro. Enfim...achei sua resenha muito bem escrita. Meus parabéns!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-enfeiticadas.html

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links