domingo, 31 de janeiro de 2016
17

[RESENHA] Faça Amor, Não Faça Jogo - Ique Carvalho

Lido em: Janeiro/2016
Título: Faça amor, não faça jogo
Autor: Ique Carvalho
Editora: Gutenberg
Categoria: Crônicas
Ano: 2014
Páginas: 224
ISBN: 9788582352076
Onde comprar: Submarino  | Saraiva
Skoob





Sinopse: Viver a plenitude do amor é o desejo senão de todas, ao menos da maioria das pessoas. Amar e ser amado incondicionalmente, contar com o apoio de alguém para as horas difíceis e para os momentos alegres, e saber que independentemente do que fazemos, alguém estará ao nosso lado simplesmente pelo que somos é o ideal de vida de muitos.
Viver esse amor na prática, no entanto, nem sempre é fácil. E é exatamente sobre felicidade, vida e amor que Ique Carvalho fala neste livro. O autor, que começou escrevendo em seu blog e já tocou o coração de milhares de pessoas que se envolveram e se emocionaram com suas palavras, descreve com perfeição o amor que muitos procuram e poucos realmente encontram. E ele fala do amor em todas as suas expressões: desde o romântico entre duas pessoas até o mais puro e verdadeiro dos laços familiares, que ele tem com seu pai e mentor.
Como as relações humanas são frágeis e complicadas, os relacionamentos tornam-se difíceis, o que nos faz buscar a felicidade nos lugares ou nas pessoas erradas. Mas o autor nos faz enxergar a vida de forma diferente. Faça amor, não faça jogo é um lembrete de que, no jogo do amor, não é necessário haver ganhadores ou perdedores. Basta olhar e aceitar novos paradigmas e acreditar no que diz seu coração. E vivenciar isso de verdade.

Biografia: Nasceu em 1980 em Belo Horizonte (MG). Caçula de três irmãos, sempre foi fascinado por pessoas e suas complexas relações, o que o levou a cursar Psicologia na Universidade Fumec (MG). Após três anos de incertezas, decidiu abandonar o curso depois que uma professora leu um texto seu e disse emocionada: “Você não é psicólogo. É escritor”. Formou-se então em Publicidade e Propaganda na mesma universidade, e trabalhou em algumas agências, até abrir a sua própria, em 2009, onde é diretor de arte. A paixão por escrever o levou a criar um blog em 2010. Em junho de 2013, dois fatos mudaram totalmente os rumos de sua vida e de seu blog: na mesma semana viveu o fim traumático de um relacionamento, seu pai recebeu o diagnóstico de uma doença degenerativa grave e irreversível. Começou a partir daí a contar no blog histórias tocantes sobre a vida, o amor, e sobre seu pai, com as quais milhares de pessoas se identificaram, e em pouco tempo o blog se popularizou, atingindo milhões de visualizações, assim como sua página no Facebook, que já tem mais de 110 mil fãs. Este livro marca sua estreia como autor.

Apaixonada! Encantada!

Confesso que tive bastante dificuldade para escrever essa resenha. É aquela velha história, quanto mais eu gosto de um livro, mais difícil escrever a resenha. O medo de não conseguir transmitir o que a leitura me despertou é grande.

Eu já conhecia o blog do Ique Carvalho, o The Love Code, e, desde o primeiro texto que li, me tornei sua fã.

Ique fala de amor, amizade, família e relacionamentos de uma maneira direta e ao mesmo tempo encantadora. Ele cutuca a ferida, fala o que tem que falar na lata, mas não deixa de ser poético. Dono de uma sensibilidade sem tamanho, seus textos transbordam sentimentos. 
Faça amor, não faça jogo é um livro que você só consegue largar quando chega ao fim. Sério, eu li em menos de duas horas.

"(...) Nesse mundo, meu velho, 
quem fala com a razão
acha maluco quem escuta o coração." Pág. 62

"(...) Quando olhar for mais forte que tocar, é amor." Pág. 100

É impossível não se identificar com pelo menos um dos textos (eu me identifiquei com vários).  Sua escrita é simples mas ao mesmo tempo seus textos transbordam sentimentos. Dono de uma sensibilidade sem tamanho, Ique me fez rir, me fez chorar e me fez refletir (e fez eu me apaixonar..rs). Faça amor, não faça jogo é um livro para sentir.

"(...) Se eu escolher você, como vai ser?
O mundo inteiro dizendo o que a gente tem que fazer 
ou apenas eu e você?
Eu sei que pode doer, e, como em toda história de amor, 
você precisa escolher entre o medo e o viver." Pág. 143

O relacionamento dele com a família, principalmente com seu pai, de quem fala em muitos textos, é algo lindo de se ver. Seu pai sofria de uma doença degenerativa e incurável, e veio a falecer no ano passado. Porém, o pai não se deixou levar pela doença e ao invés de ficar se lamentando, viveu de maneira intensa seus últimos momentos de vida. Ele sempre enxergava o lado bom, e Ique mostra tudo que aprendeu com ele, a lição de vida e o amor que ele deixou como legado.

"(...) Qualquer um pode ser babaca.
Poucos podem ser cavalheiros." Pág. 160

"(...) O problema dos homens
é que alguns seguem regras.
Outros, o coração." Pág. 197

O que eu acho legal é que, tanto no livro, quanto no blog, no início de cada texto há uma sugestão de música para ouvir enquanto lê o texto. Ou seja, o livro é repleto de sugestões de músicas. E devo dizer, uma melhor que a outra.

O melhor de tudo é ver que ainda existem pessoas com um coração de ouro, que valem a pena. Do tipo que queremos ter por perto, sabe? E Ique mostra ser assim, humano, sensível e de caráter. Um verdadeiro príncipe, que através de seus textos nos mostra o que realmente é importante na vida.

Faça amor, não faça jogo um livro que todos deveriam ler!

A edição está maravilhosa! A capa é linda, as páginas são amareladas, boa fonte e ótimo espaçamento. Entre um texto e outro há uma página contendo somente o nome do texto e a sugestão de música, e no final de cada texto sempre tem uma ilustração. Um verdadeiro capricho da Editora.




Mais do que recomendado!

Beijos. ;)
http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2016/01/top-comentarista-15-janeiro2016.html









Livro 1 do desafio I Dare You. Tema de Janeiro: Ganhei de um amigo.








17 comentários:

  1. Poxaaaa, imaginei um livro beeeem diferente, mas ele me surpreendeu, não conhecia o Ique ainda, porém, fiquei ansiosa agora para conferir essa fofura!!!
    A capa é muito linda também.
    bjãoooo

    ResponderExcluir
  2. Faça Amor, Não Faça Jogo é um livro que já vi ganhar outras resenhas tão positivas quanto a sua e todos falam com tanta paixão e encanto da escrita e sensibilidade do autor, que acabo ficando muito curiosa em relação ao livro.
    Ele foge um pouco do que costumo ler, mas é sempre bom sair da zona de conforto e termina a leitura emocionada, acho que vale a pena arriscar. Já haviam mencionado antes que o livro possuía uma playlist e achei bem legal esse detalhe, misturar música e literatura é algo que adoro ver sendo feito. Nunca li nada do autor - ao menos não que eu me lembre -, mas pelos pequenos trechos na resenha, acho que ele tem talento para me envolver.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Que surpresa, sério, pela título/capa achava que era mais um guia de relacionamentos tipo "Por que os homens amam as mulheres poderosas?" e por isso passei por ele batido, mas agora fiquei com muita vontade de ler e já me ganhou pela playlist.

    ResponderExcluir
  4. Eu senti que este livro é pura poesia.
    Adorei os trecho escolhidos, mostra o quanto o autor é sensível.
    A relação que ele teve e ficou do pai, coisa mais linda.
    O pai se foi,mas deixou ensinamentos e uma força, uma visão tão profunda da vida.
    Fiquei mega a fim de ler.
    Vou dar uma conferida no Blog dele também.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. A ideia de fazer a playslit para cada texto foi genial. Não conhecia o Ique, porém já ouvi falar muito bem do livro e somente elogios. Amei os trechos e a ideia do livro, quero muito ler. Vou dar uma bisbilhotada no blog dele, criatividade à mil.

    ResponderExcluir
  6. Eu estou impressionado. A minha primeira impressão foi de desejo pelo livro por conta da capa, mas logo depois o afastei por pensar ser uma autoajuda. Como é a primeira resenha que leio fiquei surpreso com o bom conteúdo do livro, cheio de sentimentos e emoções transmitidos de forma poética. Adorei! <3

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Ainda não conhecia o livro do Ique mas o livro me surpreendeu, esperava uma historia diferente, mas gostei bastante de ser um livro de texto e principalmente dos temas e fiquei muito curiosa sobre sua escrita e parece uma leitura rápida mas muito envolvente !!

    ResponderExcluir
  8. O título já chama atenção e vi a sinopse e já pensei que iria gostar. Mas caramba, que resenha! Ler tão rápido assim? Só pode ser bom mesmo e viciante! Adoro pegar livro que não consigo largar e se esse fez isso com você, quem sabe eu aqui não seria outra né? Gostei bastante e se puder estar lendo acho que vou adorar também. Muito legal!

    ResponderExcluir
  9. eu tinha uma colega de apartamento que era pirada no blog do Ique. Aí quando saiu o livro, ela correu e comprou e meu, fiquei babando no livro. O projeto gráfico é tao absurdamente lindo, queria que você tivesse postado mais fotos aqui pra todo mundo ver. Até os numerozinhos das paginas são de vermelho, puro amoor! É muito legal ver alguem com tanto talento e com uma historia tao triste, mas tao bonita aqui no nosso país mesmo :)

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é puro amor!!
    Amei demais esse liro, amo a sensibilidade do Ique... e pelo que vi na página dele, vêm mais um livro por aí *-------------------*
    E se não bastasse os textos dele serem incríveis e emocionantes, a edição está a coisa mais linda de meu Deus!!
    Faça amor, não faça jogo foi uma das minhas melhores leituras de 2015.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Ah, que capa apaixante! Me deu vontade de ler esse livro, por conta da capa e a sinopse, mas depois de terminar de ler sua resenha, me deu mais vontade ainda! Como já disse, os livros que nos deixam sem palavras para descreve-los, são os melhores! Não conhecia o blog do autor, vou fazer uma visita depois! Parabéns pela resenha!
    Beijos, Bia!
    completaloucuraa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Já conhecia esse livro faz um tempo, mas e a primeira vez que leio uma resenha, e esse e realmente um livro que todo mundo deveria ler, pois ele e lindo, gostei muito, e já vou incluir na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Ainda não conhecia o autor...Vou lá no Blog dele, pelo que falou, é maravilhoso...
    O livro parece ser bem interessante...enfim, ele fala a Real da Vida! Sem frescura, mas com olhar de um poeta!
    Gostei!
    Linda semana!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline, o livro parece ser bem interessante, gostei muito da sinopse e da resenha alem da capa do livro ser linda com certeza vou ler bjs.

    ResponderExcluir
  15. Oi Aline!
    Gostei logo de cara por causa da capa, a Gutenberg sempre faz capas lindas. Amei a diagramação tbm, um livro fininho e rápido de ler, com certeza entrará para minha lista de leitura!
    Amei o quote da pagina 160 :D
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Nossa, que edição linda! O livro parece ser ótimo mesmo e fiquei super contente de você ter gostado ^-^ Bacana ele vir com sugestões de músicas p/ ouvirmos enquanto o lemos. Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Que livro lindo, tem uma essência verdadeira de quem dá o devido valor para a alma humana. Os livros mais bonitos são os que mexem com nossas vidas, nos fazem sonhar e sentir de alguma forma uma integração verdadeiramente positiva. Gostei muito desse livro e me parece um bom presente para um mundo onde as pessoas parecem se tolerar, quem sabe consigo aquecer alguns corações, vai para minha lista! Obrigada, sua resenha ficou ótima!

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links