terça-feira, 17 de janeiro de 2017
16

[RESENHA] A princesa da Lapa - Danilo Barbosa

Lido em: Janeiro/2017
Título: A princesa da Lapa
Autor(a): Danilo Barbosa
Editora: Universo dos Livros
Gênero: Literatura nacional / Romance
Ano: 2016
Páginas: 304
ISBN: 9788550300511
Onde comprar: Saraiva  ||  Amazon
Skoob



Sinopse: Há tempos, entre os postes brilhantes e solitários da Lapa, houve um castelo feito de amores e ilusões perdidas. Nele, entre cortinas e brocados, existiu uma bela mulher, prisioneira de sentimentos perdidos e marcada pelo desejo dos homens. Uma mulher inesquecível, que foi chamada e ovacionada como a Princesa da Lapa. Jonas é um jovem escritor capaz de escrever as mais belas histórias de amor, mas não de vivenciá-las. Por ter sido abandonado por aquela que considerava a mulher da sua vida, ele não acredita mais em finais felizes. Até que, em uma noite, uma misteriosa senhora o encontra, disposta a lhe contar a sua história... A partir do momento em que a fantástica personagem começa a se revelar ao cético criador de histórias, um novo conto de fadas se revela aos olhos dos leitores, mostrando um mundo de paixões vorazes, sensualidade, poderes supremos e a eterna luta do bem contra o mal. Sejam bem-vindos à incrível e instigante história daquela que ficou conhecida para sempre como A Princesa da Lapa.


Biografia: Danilo Barbosa foi eleito autor revelação de 2015 por um dos blogs literários mais influentes do país após a publicação do seu primeiro romance Arma de Vingança, pela editora Universo dos Livros, recebendo, inclusive, uma extensa resenha no conceituado jornal inglês The Guardian. Este livro e os contos que publicou no seu ano de estreia como autor entraram na lista de e-books mais vendidos de acordo com a Revista Veja e, em pouco tempo de carreira, ele já conquistou uma legião de fãs, sendo um dos autores mais comentados em redes sociais.



Jonas é um escritor de romances e viu a mulher que ama deixá-lo sem maiores explicações. Decepcionado e desacreditado do amor, se encontra perdido, sem saber como seguir em frente.
Larissa é uma senhora misteriosa, que mora em uma casa confortável com sua amiga Lalinha, que é quem cuida dela, e Roberto, marido de Lalinha, seu motorista.
Um dia, após uma situação inusitada, Jonas e Larissa se encontram. Decidida, ela resolve que ele é a pessoa certa para ouvir sua história. A história da Princesa da Lapa.

"(...) Será que não é hora de dar asas àquilo que verdadeiramente somos, nem que seja pela última vez?" (p. 30)

"No entanto, todo mundo possui aquele exato instante na vida em que a inocência lhe é arrancada, seja por um choque muito grande, seja pela percepção da morte, seja quanto descobrimos um fato que nos impõe a realidade do mundo." (p. 75)

R, como Larissa ficou conhecida em sua juventude, é uma mulher que sempre encantou à todos, tornando-se a atração principal da Casa dos prazeres. Forte e dona de uma incrível autoestima,  a protagonista passou por muitas adversidades e nunca deixou de encontrar forças para se reerguer. Sempre acreditou que o amor era algo que deveria evitar à todo custo, tamanho o estrago que causava na vida daqueles que se aventuravam a vivê-lo. Até que suas convicções vão por água abaixo quando conhece Lucas. Então, aquela que parecia forte e determinada, se encontra perdida diante dos novos sentimentos que a envolvem. Assim, R terá que aprender a lidar com tudo o que está sentindo e decidir se foge ou se entrega a esse amor.

"(...) Pois quando o mundo nos obriga a crescer, o processo é doloroso." (p. 98)


"(...) Havia sido tanta coisa, menos eu mesma." (p. 185)

Jonas já escreveu lindas histórias de amor. Sempre teve o desejo de casar e ter filhos. Mas seu sonho foi por água abaixo quando Luíza o deixou. Após ouvir a história de Larissa, notamos o quanto tudo aquilo mexeu com ele e como mudou sua perspectiva sobre o amor e a vida.

Todos os personagens foram muito bem explorados na trama. Os que mais se destacaram foram: Kyo, uma das mulheres da Casa dos prazeres, fundamental na trajetória de R; Lucas, por não desistir do que acreditava; Lalinha, pela ligação com R, e por ter estado ao lado dela até o fim; Mama Mercedes e Marechal Rubem Pontes, duas criaturas que me fizeram querer torcer seus pescoços.

Com narrativa em primeira pessoa pelo ponto de vista dos protagonistas, a história é dividida em três partes: Parte 1- Breves despedidas, definitivos encontros; Parte 2 - A história de R; Parte 3 - As palavras de Jonas. Danilo Barbosa criou uma história intensa e fascinante. Personagens cativantes, excelente ambientação e uma trama bem construída e totalmente envolvente. O autor transporta o leitor para dentro da história, nos fazendo vivenciar todas as situações junto da nossa querida Princesa. Partilhamos suas dúvidas, suas frustrações, seus anseios, suas alegrias e suas tristezas. Empoderamento feminino, amor-próprio e amor verdadeiro são alguns dos temas abordados com maestria pelo autor. 

"(...) Tudo que é fingido se dissolve diante dos sentimentos verdadeiros." (p. 148)

Sensualidade, sedução, maldade, amor, aceitação, entrega... A Princesa da Lapa é um conto de fadas mágico e emocionante. Foi uma leitura que me despertou as mais diversas emoções, sofri, chorei, me apaixonei, me encantei. Uma história que me fez refletir sobre muitas coisas, principalmente sobre o amor, e quando terminou, me deixou pensando por um bom tempo, ainda sob efeito da atmosfera mágica que me envolveu durante a leitura.
E o desfecho não foi menos do que eu esperava. Um final incrível, para uma história incrível.

Quando comecei a leitura, sabia que uma boa história me aguardava, mas eu não tinha noção do que estava por vir. Me faltam palavras para descrever o quanto A Princesa da Lapa me conquistou. Por mais que eu escreva, a impressão que tenho é que nunca será suficiente para mostrar à vocês o quão magnífico é o livro. Sendo assim, resta-me apenas dizer: leiam e permitam-se conhecer esta emocionante história. Garanto que vocês não vão se arrepender.

Olha essa capa gente, que coisa mais linda! A edição conta com ótima diagramação, com páginas amareladas, bom espaçamento e fonte em um tamanho confortável para leitura. 



Mais do que recomendado!


Beijos. ;)




16 comentários:

  1. Obrigado, minha querida, pela linda resenha. Espero que a Princesa toque o coração de todos os leitores <3

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Caramba o autor já tem tudo isso em sua bagagem e eu o desconhecia?! Eita em que mundo eu vivo?! risos
    A premissa é bem interessante e estou intrigada para conhecer um pouco mais sobre R e intrigada com qual escolha ela irá fazer.
    Me anima bastante saber que os personagens são cativantes! Dica anotada.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Caramba, legal saber que os autores também estão se arriscando nesse gênero meio new adult. Sempre vejo autoras investir nesse tipo de literatura.
    Pessoalmente não me senti atraído para ler a obra. Não sou muito chegado em romances, por mais bem construídos os personagens sejam, ou cativantes. Mas fico feliz que você tenha sido sugada pela historia com tanta força. Realmente dá pra vê isso na sua resenha. E isso bom. Parabéns pelas belas palavras. Quem sabe no futuro eu não dê uma chance?

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, gostei da sua resenha e também gostei de saber que tem autores brasileiros começando com essa pegada meio new adult. Apesar de ser um romance legal, só tenho receio de, pra mim, ser uma dramalhão. Eu, sinceramente, não curto livros que trazem romances, mas que exageram no drama. E essa capa, como você bem salientou: está linda.

    http;//porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Aline achei o título bem curioso, assim como a premissa do livro que fiquei interessada para ler. A capa é linda por sinal! Bjkas

    ResponderExcluir
  6. Oi, Li.
    Sua resenha está incrível, você falou de todos os detalhes.
    No entanto, apesar dos pontos positivos e de toda a reflexão sobre o amor etc., eu acredito que não leria, pois a premissa não me atraiu.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. A capa é realmente muito linda e é a segunda vez que leio sobre esse livro, mas confesso que a história não me atraiu muito... Não gosto muito de romances com ar de conto de fadas, sabe? Creio que não seria uma boa leitura para o momento :/

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  8. Já tinha visto por aí a capa do livro, mas não tinha lido a resenha! A sua por sinal está ótima! Me fez querer ler o livro com certeza!
    A história parece ser muito boa, fiquei realmente curiosa a ler.

    Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Li!
    Sempre que vejo histórias com senhoras contanto sua juventude me vem na cabeça uma vibe "filme do Titanic", não posso evitar hahahaha
    Já tinha visto esse livro por aí mas não sabia do que se tratava, e agora fiquei bem interessada em conhecer a história da R e o que tem de tão especial!

    ResponderExcluir
  10. Olá Li, tudo bem?

    Eu sou fissurada nessa capa e perdi uma baita promoção dele na Bienal. Mas como eu estava tentando finalizar algumas séries, acabei deixando de lado :/ . Me arrependi profundamente depois de ler sua resenha. Vou tentar comprá-lo o mais breve possível.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Eu achei a história um tanto interessante por trazer o ponto de vista de duas pessoas e mostrar como era a vida daquela pessoa, incluindo a amorosa. Não sei se era um livro que eu tenho interesse em ler, mas gostei da resenha e quem sabe posso ler mais para a frente?!
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  12. Xará linda adorei conferir suas impressões desse nacional lindo. Sua capa é mesmo Diva.
    Já conheço o trabalho do Danilo e entendo bem o que você deve ter sentido lendo esse livro.
    Já li Arma de vingança e foi uma leitura que me marcou e me surpreendeu muito. Também já li alguns contos dele e fiquei surpresa com a capacidade que o autor, mesmo com poucas palavras, consegue tocar, emocionar e fazer o leitor refletir sobre determinado assunto.
    Enfim amei sua sugestão de leitura. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Li! :D
    Eu já havia visto a capa desse livro, mas ainda não tinha lido resenhas referentes a ele. A história parece ser linda e costumo adorar quando os autores iniciam a história no presente e aos poucos vão contando o passado, ainda mais em primeira pessoa, isso nos aproxima do personagem que está narrando.

    Ótima sua resenha e a edição está lindaaaa! <3
    Beijos e até logo! ;)

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Já conhecia o título da obra mas nunca tive curiosidade em saber mais sobre ela. Adorei a sua resenha, ficou bem completa e nos deixou com uma visão muito legal da obra.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Que legal ser um livro nacional, a única coisa que não curto muito é a questão de nomes muitas vezes, mas gostei da premissa dele pelo que ele conta, acho isso muito legal. Um estilo mais romântico e meio sensual né.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Li esse livro recentemente e gostei muito da forma como o autor construiu alguns personagens (como a Kyo e o Lucas) e também a bagagem cultural que ele insere no livro, de acordo com a época em que ele se passa.
    Beijo,
    Luiza

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links