terça-feira, 13 de setembro de 2016
9

[RESENHA] Amor roxo - Rafael Vitti & Júlia Oristanio

Lido em: Setembro/2016
Título: Amor roxo
Autor(a): Rafael Vitti & Júlia Oristanio
Editora: Seoman
Gênero: Literatura nacional / Poesia
Ano: 2016
Páginas: 120
ISBN: 9788555030376
Onde comprar: Saraiva  ||  Livraria Cultura
Skoob



Sinopse: Rafael Vitti, ator, poeta, músico e "arteiro" (como ele mesmo se define), autor do best-seller de poesias Quer se Ver no meu Olho?, está de volta com Amor Roxo. Agora ele encontrou o amor, ou melhor, Julia Oristanio, sua namorada, musa inspiradora e parceira neste segundo livro. Uma história de amor em poesia ou uma poesia que é uma história de amor, escrita a quatro mãos, em que cada um dos autores conta em poemas sua visão do "antes" e do "durante" de um relacionamento. Coração aberto, intimidades reveladas, estas poesias vão arrancar suspiros das fãs mais apaixonadas.


Biografia: Rafael Alencar Vitti nasceu em novembro de 1995 no bairro das Laranjeiras, na cidade do Rio de Janeiro, e é filho dos atores João Vitti e Valéria Alencar. Formou-se no Colégio de Aplicação (CAP) da URFJ e ingressou em 2014 no Curso de Artes Cênicas da UNIRIO. No mesmo ano, estreou como ator em seu primeiro trabalho na TV, na novela Malhação, fazendo muito sucesso com o personagem Pedro. Também tem formação musical pela Escola de Música Villa Lobos e cursou teatro por três anos no Tablado. Se declara como Arteiro poetista. 

Júlia Campos Oristanio nasceu em 1992 em São Paulo. Carioca de coração, é filha do ator Giuseppe Oristanio e Silvana. Seu primeiro contato com o palco foi com o balé clássico, dos cinco aos dezoito anos. Em 2010, começou a estudar teatro na CAL (Casa de Artes de Laranjeiras, RJ). No mesmo ano, integrou o elenco de Malhação com a personagem Josiane. No teatro, se destacou nas peças Quero ser Ziraldo e Conto de Verão (2012-2015), esta última escrita por Domingos Oliveira. É professora de yoga desde 2014 e, em 2016, formou-se em Bacharel de Teatro pela Universidade Cândido Mendes (RJ).


*Livro cedido em parceria com a Editora.





Uma das coisas que mais me encantam ao ler poesia é poder ler sentimentos. A poesia reflete com intensidade quem a escreve, é como se estivéssemos olhando nos olhos da pessoa e enxergando sua alma. 

Em Amor roxo, Rafael Vitti e Júlia Oristanio falam de amor, companhia, olhar para dentro, se encontrar, se perder... Em cada poesia um toque de profundidade escrito da maneira mais singela. Ao longo do livro vamos descobrindo suas percepções sobre a vida, sentimentos e emoções.

"As pessoas gostam de dizer que sentem mas não gostam de sentir." (p. 30)

"Não quero
restos
nem metades.
Quero
por
i n t e r i o r."
(p. 33)

Amor roxo é ideal para aqueles momentos em que queremos ficar quietinhos no nosso canto, pensando na vida, pois a cada poesia lida uma nova reflexão se formava em minha cabeça. Palavras singelas com grandes significados.

A edição está linda e caprichada, com páginas coloridas, ilustrações, ótima diagramação e fonte em bom tamanho. Ótimo trabalho da Editora.



Resenhar um livro de poesias não é tão fácil quanto pode parecer, não temos uma história, uma trama, um enredo, temos apenas o autor e seus sentimentos. Por isso, muito mais que lido, um livro de poesias deve ser sentido. Por mais que eu fale sobre a obra, nunca será suficiente para descrevê-la, recomendo que leiam e conheçam cada pedacinho do Amor roxo de Rafael e Júlia.



Poesias favoritas












Beijos. ;)



9 comentários:

  1. Oii... Amei o livro! Não conhecia e sou super fã de poesia. Realmente esses tipos de livros são excelentes companheiros de cabeceira. Anotei a dica, espero ler em breve.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, devo confessar que você me convenceu a dar uma chance ao livro. Eu não estava muito interessada de início, não por ser de poemas, pois eu gosto, mas por pura falta de interesse mesmo. Estes poemas que você escolheu foram ótimos, e me fez repensar no assunto.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. olá, flor... apesar de amar poesia, não me senti tocada com estes versos, confesso... achei a cor da capa bonita, mas é muito simples... meio que ficou apagada aos meus olhos... =T
    não conhecia os autores mas já tinha visto algumas pessoas falando sobre esse livro...
    bjs...

    ResponderExcluir
  4. Olá linda,

    Amo poesia e por isso meu blog se cham Poesia que encanta a vida <3
    Não fui cativada pelos versos do livro, porque não entram dentro do Simbolismo e Modernismo que gosto, mas darei uma chance.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Os versos estão muito bonitos e a edição ficou maravilhosa! Mas infelizmente eu não gosto nenhum pouco de poesia, então deixo essa dica passar.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Parece um livro bem fofo, mas não curti muito não. Tipo, não deu vontade de conferir :/ Tenho andado meio cheia de poesia e tal. Talvez daqui a algum tempo.


    www.cantaremverso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, fiquei sabendo da obra pelos lançamentos da editora, mas confesso que não fiquei tão empolgada. Gosto de poesias, mas vou esperar mais pra conferir.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi Li...
    Ouvi muito falar desse livro pela Bienal, confesso que tenho uma grande curiosidade para ler algo escrito pelo Rafael, mas poesia é um problema grande para mim, então não sei se o leria, mesmo a sua resenha sendo impecável e a diagramação do livro ser muito linda

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Conheço o Rafael Vitti do seu antigo livro e confesso que não me interessei por ser poesias. Ao saber desse livro, fiquei curiosa mas ao saber novamente que é poesia desanimou. Não é um estilo de leitura que eu faço e gosto. Apesar de achar a capa limpa e ter adorado sua resenha, poesias são livros que não caem no meu gosto.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links