segunda-feira, 27 de julho de 2015
25

[RESENHA] Festim das 12 Cadeiras - Elvis DelBagno

Lido em: Julho/2015
Título: Festim das 12 Cadeiras
Autor: Elvis Delbagno
Editora: Schoba
Categoria: Literatura Nacional
Ano: 2015
Páginas: 164
ISBN: 9788580133813
Onde comprar: Livraria Cultura
Skoob
Muito bom!




Sinopse: Ao comprar um conjunto de 12 cadeiras russas para o jantar anual, um casal homossexual descobre um tesouro embaixo do estofado de uma delas. Com as contas bancárias transbordando, os milionários resolvem manter o tesouro na cadeira e doá-lo ao primeiro convidado que se sentar nela. No entanto, eles percebem que isso será um problema quando um dos convidados não comparece ao jantar.
Estruturando-se nas comédias de costumes, nos deparamos com uma crítica social de um humor ácido extravasante dos diálogos preconceituosos dos personagens mais bizarros que poderiam surgir numa sociedade cheia de interesses.
Narrado de forma corrida como um roteiro cinematográfico e com diversas referências à cultura popular, o autor traça uma paródia ao clássico conto russo 12 cadeiras, de Ilf and Petrov, e ao filme Festim Diabólico, de Alfred Hitchcock.

Biografia: Elvis DelBagno é um cineasta independente que produz seus próprios projetos desde 2008, ano em que se formou em Cinema pela Anhembi Morumbi/SP. Em 2014 realizou o primeiro longa-metragem fan-film do mundo usando o personagem Batman e atualmente se dedica também à literatura.

*Livro cedido em parceria com a Editora.

Quando recebi a proposta para resenhar Festim das 12 Cadeiras me encantei com a capa e com a sinopse me interessei ainda mais.

Laerte e Carlão, um casal homossexual, são muito ricos. Logo no início da história recebem uma encomenda que Laerte havia feito. A encomenda contém doze cadeiras raras que vieram da Rússia. Por acaso acabam descobrindo em uma dessas cadeiras um tesouro escondido e resolvem deixá-lo como prêmio para quem sentar na cadeira em um jantar que estão organizando, onde exatamente doze pessoas foram convidadas. Então eles pensam em uma estratégia para o jantar. Porém, inúmeras situações e imprevistos acontecem e toda estratégia acaba indo por água abaixo.

Crítica, humor, preconceito, interesse... despojado, divertido, irreverente  e com sacadas geniais do autor, assim é Festim das 12 Cadeiras.


"(...) Nada do que se planeja com exatidão ocorre como planejado; existem forças do além quebrando todo o esquema de organização do mundo." Pág 59


"(...) Uma outra razão é o interesse que todos tinham por informações. Queriam estar a par de tudo e, para isso, praticavam o velho ato de fofocar." Pág. 81


"(...) Olha aquela zona no meio da sala. Abriram as portas do zoológico e não lhe avisaram. A situação estava pior que festa de rodeio em cidade pobre do interior. Mula, vaca, veado, cabrita e até morsa saltitavam ao som de Tchakabum." Pág. 128


Personagens singulares e inusitados compõem um enredo onde a crítica se faz presente o tempo todo. A narrativa intercala entre os preparativos do jantar e a história pessoal de cada convidado.

Narrado em terceira pessoa, Festim das 12 Cadeiras possui um narrador que conversa com o leitor, possibilitando uma interação livro-leitor. O autor possui uma escrita corrida, deixando a história como um filme, o que particularmente, me agradou bastante, e os capítulos curtos possibilitaram uma leitura agradável e fluída.

Algo que achei bastante interessante, são as notas do editor durante a história, com certeza deram um toque extra ao livro. Sem contar as referências culturais a filmes, séries, personagens e autores e atores. Ah! E não devo deixar de dizer que Ribeirão Preto (minha cidade) é citada na história, adorei! rs
Festim das 12 Cadeiras é o tipo de livro que sai totalmente da minha zona de conforto, porém nem por isso quer dizer que tenha sido uma leitura ruim, muito pelo contrário. A história me agradou bastante, tanto pelos personagens quanto pela crítica social e humor ácido e escrachado. 

Sou apaixonada pela capa (fala se não é linda?). Páginas amareladas, fonte em bom tamanho. Ótimo trabalho da Editora Schoba!



Leitura mais do que recomendada para quem gosta de críticas sociais regada à um humor ácido!

Beijos. :)

25 comentários:

  1. Oi! ^^
    Tudo bem?
    Não conhecia o livro. A capa realmente é muito linda.
    Achei interessante a proposta do livro. Devo confessar que também é fora da minha zona de conforto, mas estou disposta a arriscar a leitura. Quem sabe eu não goste tanto quanto você.

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  2. Desde que vi pela primeira vez a capa desse livro me apaixonei <3 Ela é linda! Dava pra virar enfeite.
    A proposta do livro é um tanto curiosa e apesar de também fugir um pouco do que estou habituada a ler, eu arriscaria a leitura. Parece ser um livro ótimo e adorei as quotes que selecionou.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Parece ser realmente incrível, não conhecia o livro e a sua resenha somado a sinopse do livro, me instigou. Com certeza é uma leitura diferente de tudo que estou acostumada a ler, mas leria de boa e acho que até iria curtir, adorei a forma de sarcasmo descrita no livro, esta anotado a dica, espero poder ler em breve.
    Abçs Aline!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia este livro, mas parece ser ótimo, fiquei super curiosa em relação a história e pra saber quem vai ser o sortudo que vai sentar na cadeira com o tesouro haha, adicionei em minha lista de leitura e pretendo ler, também será uma leitura fora da minha zona de conforto, mas pelos comentários positivos sobre o livro da sua resenha vale a pena ler, pois o livro parece muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Li!
    A capa de Festim das 12 Cadeiras é mesmo um encanto, e apesar do livro não fazer meu estilo de leitura, fiquei bastante interessada pelo livro. As criticas, o humor presente, personagens singulares com certeza são pontos fortes da história, sem falar dessa interação livro-leitor, gosto disso num livro. Valeu pela dica!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu assim que vi o livro fiquei encantada com a capa!!! Achei ela linda tbém, kkkk
    E lendo a sinopse achei bem interessante, e pela sua resenha, parece muito bom!
    Adoro qdo tem humor inteligente e regado a críticas atuais fica melhor ainda!
    Quero ler sim!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Já li algumas resenhas sobre esse livro e sempre são muito positivas.
    Acho o enredo completamente inovador e tenho muita vontade de ler esse livro.
    Gostei dos pontos que você destacou na resenha, me deixaram mais curiosa ainda!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline.
    Gosto de narrativas que interagem com o leitor, gosto desse estilo de escrita fluida e envolvente, adoro quando um enredo faz referências culturais e pra completar o autor parece ter sagacidade e jogo de cintura pra mesclar tudo isso com assunto que foge do habitual do leitor.
    Muito boa sua sugestão, dica anotada.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. A capa e contracapa são mesmo um luxo, as novas editoras estão arrasando na diagramação e na produção de capas convidativas, tem tudo para fazer o maior sucesso. Achei o enredo interessante e após ler sua opinião acabei ficando curiosa para saber o que é esse tesouro, quem será o sortudo e o que acontecerá ao longo do jantar. Enfim foi muito bom saber sua opinião. Valeu pela dica!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  10. No mínimo diferente a proposta do enredo em si. 12 cadeiras, um tesouro, quem senta? Situações para serem pensadas, mas o que me chamou atenção mesmo foram as críticas que pelo visto o livro contém.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Olaa
    A capa é realmente muito legal. Adorei o enredo e espero poder ler em breve e gostar como você, foi uma ótima resenha e dica.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    A capa é realmente muito bonita, e gostei muito da premissa dele, espero conseguir ler!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Adorei a capa de de Festim das 12 cadeiras achei a proposta bem interessante e gostei que o autor conseguir juntar temas como criticas e preconceito e ainda conseguir colocar um toque de humor na obra !!

    ResponderExcluir
  14. Já tinha visto o livro por aí, e sempre achei bem interessante. E sou fã dessas referências culturais, já que o leitor acaba conhecendo mais coisas por conta do livro. Adorei! Está entre os meus desejados.

    ResponderExcluir
  15. Ei Li!
    Menina tb crti a capa, achei d um mistério!
    Ainda n li livros com casal homossexual, Dois garotos se beijando vai ser meu primeiro, mas curti bastante a temática deste, fiquei curiosa com o jantar, a vida dos convidados e o tal tesouro!!!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  16. Quem diria eu sentasse nesta cadeira que contem um tesouro. Essa capa deixa o estilo do livro mais misterioso. Gostei mesmo do livro.

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o livro, o autor e as referências dele, mas achei a proposta bem legal e interessante. Gosto quando usam o humor e a ironia pra criticar e divertir ao mesmo tempo.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  18. Anônimo3/8/15 02:20

    Ei, Li, parabéns pela resenha! Estou amando ler tantas opiniões sobre a obra! Beijos e até breve

    ResponderExcluir
  19. Oi, Aline, tudo bem?

    A capa do livro é linda mesmo. Às vezes é bom nos desafiarmos um pouco e ler algo diferente do que estamos acostumados.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Esse livro parece ser bem interessante mesmo, e também foge um pouco da minha zona de conforto. E nossa, a capa é linda demais!
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bom?
    Que história diferente e interessante. Gostei bastante dessa verdadeira "dança das cadeiras".
    A capa é muito bonita.
    beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Aline tudo bem?

    Eu ainda não conhecia esse livro, achei a capa bem curiosa.

    Acho bacana quando o narrador do livro interage com o leitor, mais ainda sim eu prefiro a narrativa em primeira pessoa, acho que fica tão mais íntimo.

    O livro não é bem da minha vibe literária, mas eu daria uma chance.

    Beijos,
    http://www.lendoeesmaltando.com/

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem? A capa deste livro realmente é muito bonita.
    E este livro realmente é bem diferente do que eu estou acostumada a ler, mas acredito que conhecer coisas novas sempre é bom então fiquei curiosa para lê-lo.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oie! Eu já tinha ouvido falar desse livro, e como você, também me apaixonei pela capa <3
    Achei a premissa bem legal e estou curiosa para ler esse livro.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  25. Oi Querida!!
    Eu vi a capa deste livro e fiquei bastante curiosa, mas quanto ao enredo não me chamou tanta atenção. Como você mesmo disse e se encaixa bastante no meu caso, sai bastante da minha zona de conforto !
    Então não sei se vou ler ou se eu for ler, vai demorar um pouquinho.
    Beijocas!!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links