terça-feira, 21 de julho de 2015
37

[RESENHA] Filha da Floresta - Juliet Marillier

Lido em: Julho/2015
Título: Filha da Floresta
Autor: Juliet Marillier
Editora: Butterfly Editora
Categoria: Literatura Estrangeira / Literatura Fantástica
Ano: 2012
Páginas: 608
ISBN: 9788588477971
Onde comprar: Loja Virtual
Skoob
Favorito!




Sinopse: O domínio de Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas, além dos sábios druidas, que deslizam pelos bosques vestidos com seus longos mantos... 
Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era lei e a magia uma força da natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, o soturno Lorde Colum, e dos seus seis amados irmãos, vítimas de uma terrível maldição que somente Sorcha é capaz de quebrar. Em sua difícil tarefa, imposta pelos Seres da Floresta, a jovem se vê dividida entre o dever, que significa a quebra do encantamento que aprisiona seus irmãos, e um amor cada vez mais forte, e proibido, pelo guerreiro que lhe prometeu proteção.

Biografia: Juliet Marillier nasceu na cidade de Dunedin na Nova Zelândia. Cresceu neste cidade, estudou na escola Arthur Street Primary e Otago Girls' High School, depois foi para a Universidade de Otago se formando em Bacharelado em Música.
Ela cresceu ouvindo história sobre a cultura e musica celta, o que influenciaria nas sua obras. Seu primeiro livro foi "Daughter of the Forest" (A filha da floresta), dando inicio à série Sevenwaters. 
Mãe de duas filhas e de dois filhos, vive atualmente na região de Perth, na Austrália.

*Livro cedido em parceria com a Editora.

Filha da Floresta é o primeiro livro da Trilogia Sevenwaters.



Sorcha tem doze anos, seis irmãos, sua mãe morreu em seu parto, seu pai cuida de todo o domínio de Sevenwaters. Desde sempre se deu bem com seus irmãos, sendo Finbar e Conor os que mais tem afinidades. Ao invés de se interessar por costura e bordado, como as outras meninas, Sorcha sempre se interessou pelas plantas e seu poder curativo, estudando muito em livros e trocando conhecimentos com Padre Brien, tornando-se assim, junto com ele, a curandeira de Sevenwaters. Padre Brien foi quem ensinou Sorcha e seus irmãos a lerem, em uma época em que a força física e as táticas de guerra eram mais importantes que a leitura e a escrita.
Seu pai sempre fechado e bastante ausente preocupava somente em defender as terras de seus inimigos, partindo para viagens e ficando muitos dias fora de casa. Um belo dia, ele retorna com uma mulher que diz ser sua noiva, para o espanto de todos. Lady Oonagh é bonita e um tanto quanto estranha, todos perceberam que ali não havia boas intenções.
A união de Sorcha e seus irmãos, e o cuidado que tinham uns com os outros, sempre os manteve próximos e foi o que fez com que se reunissem sempre em volta de uma árvore que havia sido plantada à pedido de sua mãe.  Um belo dia, se reuniram para conversarem e tentarem encontrar respostas sobre o que deveriam fazer à respeito de Lady Oonagh, invocando Deirdre, a Dama da Floresta, mas são surpreendidos pela chegada de Oonagh, que lança um feitiço transformando todos os irmãos em cisnes. Somente Sorcha conseguiu fugir, e caberá a ela desfazer a maldição lançada em seus irmãos.


"Quem tem a sorte de crescer em um lugar como o que eu cresci possui sempre muitas lembranças. Mas nem todas são tão boas." Pág. 16


"Passou o braço ao meu redor, e senti como se estivesse me queimando." Pág. 120


Sorcha é uma protagonista que me encantou com sua força de vontade, sua coragem e simplicidade. Apesar de ter passado pelas mais difíceis e complicadas situações, se manteve firme em seu propósito de tentar reverter a maldição de seus irmãos.
No início da narrativa, Sorcha tinha apenas doze anos, no final, após alguns anos, ela está com dezesseis.

Não posso deixar de falar do romance. Não é daqueles romances em que os personagens se apaixonam da noite para o dia. O romance foi acontecendo aos poucos, de forma encantadora (e angustiante em alguns momentos rs). A autora soube inserir o romance na história, de forma que conquistasse Sorcha (e a mim) de maneira avassaladora, porém sem desviá-la de seus propósitos. Red é forte, carinhoso e justo (suspiros). Sorcha aprende a confiar nele e acaba entregando seu coração a ele sem nem se dar conta.

Personagens marcantes e bem construídos compõem uma excelente trama: Liam, Diarmid, Conor, Cormack, Finbar, Padriac, irmãos de Sorcha;  Lorde Colum, pai; Padre Brien, amigo, ajudou muito os irmãos; Lady Oonagh, a megera; Simon, prisioneiro Bretão que é ajudado por Finbar e Sorcha; Red, Bretão que ajuda Sorcha, se torna seu protetor; Margery, amiga de Sorcha; Lorde Richard, cretino, manipula as coisas a seu favor; Padre Dominic, bom e justo; Linn e Alys, as cadelinhas encantadoras, companhia de Sorcha; entre outros.


"(...) Sempre imagino nós sete como membros de um corpo. Podemos estar separados e ter a impressão de que não há futuro para nós. Podemos seguir caminhos diferentes, cair, quebrar e voltar a ser inteiros novamente. Mas no fim, tão certo quanto o sol e a lua atravessam o arco dos céus todos os dias, a força de um será a força dos sete."Pág. 147


"(...) Estava sentado a certa distância, observando-me com um sorriso no rosto, o primeiro de verdade que eu via em sua face. Um sorriso que encurvava e suavizava sua boca séria e aquecia os olhos frios. Um sorriso que me fez enrubescer e mexeu com meu coração." Pág. 427


"(...) As palavras que não dizíamos naquele momento pareciam as mais fortes. E os gestos que controlamos também." Pág. 537


Narrado em primeira pessoa, as primeiras cem páginas são mais explicativas, sobre como funcionavam as coisas em Sevenwaters, mas depois é ação até o fim. Mesclando elementos da natureza, feitiços e aventura, Juliet Marillier criou uma história fantástica.  Com uma narrativa leve e instigante a leitura flui, apesar das 600 páginas do livro, a leitura em nenhum momento se torna chata ou maçante. União, natureza, magia, fantasia, maldade, amor, abnegação, esperança, força de vontade e uma ótima narrativa fazem de Filha da Floresta uma excelente leitura.

Essa leitura me despertou os mais diversos sentimentos: amor, apego, raiva, ódio, tristeza, angústia... Sofri, chorei, acreditei e amei junto com Sorcha.
Filha da Floresta se tornou um dos meus favoritos! Estou ansiosíssima pelo livro 2 da Trilogia.

Sou apaixonada pela capa. Boa diagramação, páginas amareladas, fonte e espaçamento ótimos. No início do livro há uma descrição das pronúncias e dos termos utilizados. Encontramos também notas de rodapé, facilitando a leitura. Ótimo trabalho da Editora!







Mais do que recomendado! ♥


Book Trailer 


Beijos. ;)







37 comentários:

  1. Oi Aline eu sabia que você gostaria de Sorcha! É uma leitura maravilhosa mesmo!
    Beijos e adorei sua resenha!
    Até mais
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é uma das minhas próximas aquisições, pois até agora eu juro que não vi uma nota menor do que cinco estrelas e obviamente, minha curiosidade foi despertada ao nível máximo. Sorcha parece uma protagonista encantadora e o universo criado pela autora cheio de surpresas. Estou ansiosa para começar a leitura ^^
    Ótima resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é incrível <3 Sorcha melhor personagem <3
    Li no começo do mês, mas parece que terminei ontem de tão impactante e lindo que ele é safkjasklfa Estou super ansiosa pra ler O Filho das Sombras! Me apaixonei pela escrita e por esses personagens da Juliet Marillier.

    Parabéns pela ótima resenha! ^^
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Vou ler o terceiro livro agora e estou apaixonada, posso te afirma que o segundo livro e´ainda melhor!

    ResponderExcluir
  5. O livro tem uma grossura imensa, Li. Mas mesmo assim sua resenha me fez se interessar pelo livro, pensei que a história fosse completamente diferente, rs.
    Beijo,
    http://pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. Acabei de ler um livro parecido com esse, adorei sua resenha e a capa é linda, só não quero lê-lo porque não é livro único, e não quero mais uma trilogia para acompanhar, já que meu estoque está lotado rsrs.
    Bjs
    http://myself-here1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Que bom que gostou da leitura desse livro, eu também recebi ele de parceria mais ainda não comecei a ler. Pela resenha realmente parece ser uma leitura incrível.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá :) Já fiz a leitura desse livro, simplesmente amei, *-* a história é fascinante e apaixonante, estou louca para ler os próximos, :D o drama da protagonista/irmãos é envolvente e emocionante, :') sim, o romance acontece aos poucos, o casal é tão fofo. :3 <3 Sem dúvida, essa história desperta diferentes sentimentos. :) <3 Sua resenha ficou linda! Beijão! *-*
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    apesar da bela diagramação, pela resenha não fiquei empolgado em ler este livro. Seu texto está bacana, mas não é o tipo de história que me agrada.

    www.novocaroneiro.com

    ResponderExcluir
  10. Não tenho costume de ler livros assim, mas adorei a resenha. Já tinha visto a capa do livro, mas não tinha parado para ler nada sobre ele. Adorei! Vai para minha lista de leituras!
    Abçs Aline!!

    ResponderExcluir
  11. Eu li este livro, e ele me despertou os mesmos sentimentos que despertou em você, eu amei muito esse livro, chorei demais no final, me emocionei muito, amei a escrita e a história, estou no terceiro livro da Trilogia Sevenwaters, já li Filha das Sombras e adorei tanto quanto adorei Filha da Floresta, agora estou lendo A Filha da Profecia e estou adorando também, adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  12. Olá, sou tenho ouvido bons comentários e resenhas positivas sobre esse livro. Também pudera, começando pela capa, essa história é muito fascinante e desde que o vi fiquei querendo ler. Espero pela oportunidade em breve. òtima resenha!!! Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  13. Oiiii
    Muitas pessoas que leem esse livro dizem a mesma coisa que vc, que o livro mesmo tendo 600 paginas não é massante, que a leitura não é arrastada e acho que isso é muiiito bom. Significa que a autora fez um ótimo trabalho. Mas infelizmente o livro não me despertou curiosidade.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Uauuuuu....eu quero e preciso ler, kkkk
    Essa capa me chamou desde que eu a vi...nossa achei ela linda...e lendo a sinopse, pensei, eu quero ler!!!!!!
    Ai ganhei uns marcadores desse livro, e a vontade crescendo...
    E lendo a sua resenha, tenho certeza absoluta que vou amar!
    Adoro livros que envolvem magia, mistérios, aventuras...e tem tudo isso nesse livro!!!!
    Ótima Resenha!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  15. Oi Li...
    Acho que nunca vi alguém que não tenha gostado desse livro. Há tempos quero ler, mas ainda não tive oportunidade. O que me chama atenção é a construção dos personagens, que parece ótima, e que é essencial para um bom livro. E claro todas essas sensações que você sentiu lendo, fico curiosa.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Saudações Lady Li,
    O meu exemplar está aqui, com a leitura iniciada. O que mais me encantou é o quão lindo ele é: não apenas a diagramação e todos os detalhes, mas a narração em si.
    Espero ao final, estar tão encantada quanto vós!


    Venha visitar o Castelo
    Att
    Ana P. Maia ♛
    The Queen's Castle

    ResponderExcluir
  17. Oie Aline!!
    Já vi algumas resenhas desse livro e cada vez fico mais curiosa em lê-lo. A autora parece que soube conduzir bem a história e criou personagens ótimos e fico aqui pensando como ela não se perdeu num livro tão grande!! Isso é mesmo talento! A Butterfly trabalha muito bem, amo a editora!

    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  18. Li, o que falar desse livro?
    Eu me identifiquei muito com a sua resenha.
    Pois quando li o livro ele me deu uma mescla de sentimentos.
    É impossível não se apaixonar pela Sorcha e pelo amor que há entre os irmãos.
    Todos tem que ler esse livro, é muito bom.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  19. Li-sua-linda,
    Adorei sua resenha. Estou para conhecer algum leitor que não aprecie esse livro, porque (gente!!!!) todos parecem avaliá-lo com louvores (rs). Eu não posso dizer que não entendo. Com uma resenha como a sua, é possível entender que é uma história bem construída, com personagens bem caracterizados e, sobretudo, com mistérios que fazem a leitura fluir. Eu gostei muito das suas impressões e espero curtir muito a Sorcha!!!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olha eu só tenho os dois primeiros livros da autora.
    Estou bastante curiosa para conhecer sua história, mas eu acho que vou começar por outras obras dela que eu não vejo ninguem resenhando e espero gostar bastante.
    Mas A FILHA DA FLORESTA eu não li ainda por conta do tamanho do livro.
    Achei muito grande para ler agora, ainda mais com a lista que tenho do que ler ainda.
    Mas mesmo assim sua resenha me chamou atenção, porque achei a história envolvente e com personagens que me parecem cativantes. Espero gostar quando for ler !

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/reflexaocontos-22.html

    ResponderExcluir
  21. Olá; gostei muito da sua resenha, ainda não li a trilogia, mas tenho muita vontade de ler, ainda mais após ler as resenhas que dizem que a história é ótima.

    ResponderExcluir
  22. Oi,
    Estou com esse livro aqui em casa para ler e ele me chamou atenção por tratar de magia. Espero gostar tanto quanto você.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2015/07/musica-do-coracao-de-kate-ashley.html#comment-form

    ResponderExcluir
  23. Oiê!!!

    Menina de Deus, que livro é esse????? Apaixonante neh???? Igual a você, senti trocentas emoções ao ler estas páginas! Também dei cinco, também favoritei. Impossível não amar :)

    Beijos!!

    www.escrevarte.com.br

    ResponderExcluir
  24. Eu estou encantada com esse livro, justamente por trazer uma protagonista curandeira, adoro a temática e não tenha dúvidas que esse é um livro que lerei. Acho que esse romance deveria acontecer aos poucos mesmo, afinal é uma trilogia... Mas compreendi sua colocação, a história está toda na medida... <3

    ResponderExcluir
  25. Já vi muita gente falando super bem desse livro e eu estou encantada por ele, tanto por conta do gênero quanto pelo fato de que já faz tempo que não leio algo assim. Sem contar que personagens bem construídos deixam tudo mais empolgante, né? Amei a resenha, mal vejo a hora de ler!

    ResponderExcluir
  26. Oi Aline, tudo bem? Que capa mais apaixonante, compreendo porque você também se apaixonou por ela. O book trailer é sensacional, que vontade de que fosse um filme, já fiquei imaginando os atores, as locações, incrível como a nossa mente viaja. Amei sua resenha, ótima dica de livro, com certeza ansiosa pelo segundo. Beijos, Érika

    *www.queroseralice.com.br*

    ResponderExcluir
  27. Olá, tenho visto bons comentários e resenhas positivas sobre esse livro, mas não é muito meu estilo de leitura, apesar disso adorei sua resenha.

    Beijinhos

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
  28. o bom é que a leitura influi apesar de ser um livro longo...
    tenho curiosidade de ler A filha da floresta, mas ando evitando séries no momento... quem sabe em outro momento???

    ResponderExcluir
  29. Li sua resenha bem por cima, pois estou com o livro aqui em casa e já comecei a ler a obra. Estou gostando bastante, a escrita da autora é simplesmente divina!!!

    ResponderExcluir
  30. Oi, Li!
    Achei interessante essa passagem de tempo no livro, tornando Sorcha um pouco mais velha, e confesso que me agradou saber disso pois como já disse não costumo ler livros onde os protagonistas possuem a faixa etária do início da história. Gostei de saber também que o amor foi surgindo aos poucos, acho que a leitura fica mais agradável dessa forma.
    Achei lindo esse terceiro trecho que você colocou, falando dos sete irmãos e o sentimento de união entre eles.
    Com toda certeza essa edição tá linda, a editora soube caprichar.
    Obrigada pela indicação!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  31. Hey,

    Apesar de não ter muito interesse por essa série eu gostei de saber que além da rama ter sido bem construída os personagens também receberam esse mesmo cuidado. Acho incrível quando podemos encontrar personagens assim.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  32. Oiee, ahh, meu amigo já super me recomendou esse livro, é tanto que quando veio na minha casa trouxe o livro e deixou aqui para mim ler :p
    Ahh, tua resenha ta otima, ressaltou vários dos elogios que já escutei, espero que eu possa gostar da leitura tanto quanto vcs :)
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  33. Já li livros assim, que tem aquele romance que se aproxima aos poucos mais ainda sim não desvia os protagonistas dos seus objetivos, confesso que isso é um pouco angustiante mais o certo a se fazer.

    ResponderExcluir
  34. Oi!
    O livro me pareceu bem legal com um ótimo enredo e a autora criou um mundo fascinante achei bem escrito e gostei muito da Sorcha e já na resenha estava torcendo por ela !!!

    ResponderExcluir
  35. Olá,

    Nunca tinha ouvido falar do livro, e estou me perguntando:como?
    Eu adoro esse genêro, já estou desejando aqui e buscando para comprar!

    Beijos

    www.itgeekgirls.com

    ResponderExcluir
  36. Hey!!
    MDS!! Amei a resenha, e que história top, já estou louca para ler! E que capa linda! Amei já tudo nesse livro kkk
    Parabéns pela resenha!
    Bjs
    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Hey!!
    MDS!! Amei a resenha, e que história top, já estou louca para ler! E que capa linda! Amei já tudo nesse livro kkk
    Parabéns pela resenha!
    Bjs
    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links