quinta-feira, 2 de julho de 2015
38

[RESENHA] Hamlet - William Shakespeare

Lido em: Junho/2015
Título: Hamlet
Autor: William Shakespeare
Editora: L&PM
Categoria: Literatura Estrangeira / Drama
Ano: 2011
Páginas: 64
ISBN: 9788525423573
Onde comprar: Submarino  ||  Saraiva
Skoob
Muito bom!




Sinopse: Hamlet é uma das mais famosas tragédias de todos os tempos. Na história, o príncipe Hamlet é chamado de volta ao seu país, a Dinamarca, porque seu pai, o rei, acaba de morrer. Quando chega ao castelo de sua família, descobre que sua mãe se casou com seu tio, que agora será o novo rei. Mas, à medida que o tempo passa, Hamlet começa a desconfiar do tio e planeja uma maneira de descobrir a verdade sobre a morte do pai. Tem início uma das mais sangrentas peças de William Shakespeare, uma obra-prima sobre relações familiares e vinganças.

Biografia: William Shakespeare (baptizado em 26 de Abril de 1564 – 23 de Abril de 1616) foi um poeta e dramaturgo inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. É chamado frequentemente de poeta nacional da Inglaterra e de "Bardo do Avon" (ou simplesmente The Bard, "O Bardo"). De suas obras restaram até os dias de hoje 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e diversos outros poemas. Suas peças foram traduzidas para os principais idiomas do globo, e são encenadas mais do que as de qualquer outro dramaturgo. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permaneceram vivos até aos nossos dias, sendo revisitados com freqüência pelo teatro, televisão, cinema e literatura. Entre suas obras mais conhecidas estão Romeu e Julieta, que se tornou a história de amor por excelência, e Hamlet, que possui uma das frases mais conhecidas da língua inglesa: To be or not to be: that's the question (Ser ou não ser, eis a questão).

Muitos não sabem, mas sou fã de Shakespeare e de sua "difícil" escrita. O tema de junho do Desafio de Gêneros que estou participando foi: Clássico. Não pensei duas vezes e resolvi ler Hamlet.

A edição que li é da L&PM e é da Coleção É Só o Começo, voltada para novos leitores, com uma versão reduzida da história e linguagem simplificada. O livro apresenta notas históricas, geográficas e culturais, além de dicas e sugestões de outras leituras, filmes e sites. Apesar de simples, é um livro repleto de informações e ilustrações.








Hamlet é considerada a principal obra do autor, escrita entre 1599 e 1601.

Hamlet, príncipe herdeiro da Dinamarca, estudava fora de seu país, mas retorna para casa para o funeral de seu pai e o casamento de sua mãe com seu tio Claudio, irmão de seu pai. O príncipe estava muito triste com a morte do pai, o rei Hamlet, e não se conformava com a mãe Gertrudes ter casado com o tio em menos de dois meses da morte do marido.


"-Não parece, senhora, é! Comigo não tem "parecer". Minhas roupas de luto, meu rosto fechado, minhas lágrimas, tudo isso pode "parecer", porque qualquer um pode fingir isso, mas o que eu tenho dentro de mim ninguém pode imitar." Pág. 14


Um belo dia, o fantasma de seu pai aparece para ele e pede que vingue sua morte, contando a ele quem é o assassino.
Para descobrir se realmente o assassino é quem o fantasma disse, Hamlet se finge de louco para que assim ninguém desconfie de sua investigação.
Ele elabora um plano relacionado à uma peça de teatro que será apresentada, e então o assassino é desmascarado e Hamlet coloca em ação seu plano de vingar a morte do pai. A partir desse ato de vingança uma sucessão de acontecimentos e tragédias acontecem. A vingança e seus frutos amargos...


"-Maldito destino, que me fez nascer para consertar esses tempos confusos!" Pág. 22


"-Ser ou não ser: eis a questão... O que é melhor: aguentar as estacas e as flechas que o destino crava em nosso coração, ou enfrentar um mar de dificuldades com a espada na mão?" Pág. 29


"(...) A cena fez o príncipe lembrar que a morte igualava todas as pessoas. Um político, um puxa-saco do rei, um nobre que explorava os escravos, um advogado, todos apodreciam, cheiravam mal, e no fim nem dava para saber de quem eram os ossos." Pág. 45


Narrado em terceira pessoa, Hamlet é um drama de primeira. A história mostra os bastidores do poder e que tudo gira em torno dele. Calúnias, intrigas, traições... Além de uma reflexão direta sobre o pensar e o agir, o grande dilema de Hamlet.

Gostei bastante da história e da linguagem utilizada, porém ainda quero ler a versão com a linguagem original.

Recomendo para quem gosta de ler e acha a escrita de Shakespeare difícil de entender.

Beijos.

38 comentários:

  1. Gostei de saber q essa versão é simplifica, pois realmente a linguagem do original é muito difícil e, pra mim, pareceu cansativa.
    As ilustrações tb me pareceram bem interessantes.
    Ótima dica!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Confesso que nunca tive vontade de ler esse livro, kkkk
    Mas lendo a sua resenha, comecei a mudar de ideia...rsrsrs...
    Parece bem interessante, cheio de mistério...e quem sabe nessa versão eu consiga pegar gosto né?
    Parabéns pela resenha!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  3. Oi Li,
    Olha, eu tentei recentemente ler Otello e Hamlet na versão original em inglês e falhei! kkkk
    Comprei um exemplar antigo lá em Londres e nossa, a linguagem é arcaica, então dá muito trabalho pesquisar o que significam termos ingleses que nem existem mais. Espero um dia poder me dedicar a ler o original na íntegra, mas por enquanto, ficarei com as adaptações também. <3 Pouco tempo para tanto conteúdo. Resenha impecável, como sempre né? Linda!

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu amoooo Hamlet!! Já fiz essa peça na escola e lembro até hoje, pq foi uma das melhores, tipo aquelas mega produções da TV...mentira! hehe.
    Mas fazer a peça realmente foi o meu primeiro contato com Shalespeare e isso foi um marco na minha vida. Depois disso ja li várias outras obras dele e que talento!
    Gostei das fotos que tirou de dentro do livro, esse com certeza eu vou procurar pra comprar!
    Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  5. Oiie!
    Nunca li Hamlet, mas sempre ouço falar que é maravilhoso. A escrita de Shakespeare é sim meio difícil, mas deve ser isso que torna suas obras interessantes. Vi um exemplar na biblioteca da minha escola, mas parece diferente desse e o número de páginas é maior.
    Mas com certeza vou pegar pra ler quando acabarem as férias.
    As frases que você colocou são muito legais, e não estou mais lendo livros em terceira pessoa, mas quero retomar esse tipo de leitura com Hamlet. Um bom drama nunca é demais não é?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Sempre de uma chance aos clássicos...é uma experiência única!
    Esse ano li O Conde de Monte Cristo, confira minha resenha no SUA ESTANTE

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu tenho Hamlet há muito tempo, mas nunca o peguei com real intenção de ler. Como você disse, muitos acham que a escrita de Shakespeare é difícil e eu sou uma dessas pessoas, haha. A única obra do autor que eu li foi Romeu e Julieta.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Li, nunca li nada de William Shakespeare. É um livro que tem uma carga emocional de tristeza , é preciso estar bem emocionalmente para ler um livro desse porte. Sua resenha está ótima e você percebe que mesmo nesses livros antigos se fala muito sobre espíritos? Isso sempre me chama atenção! Imagine ler o livro antigo como deve ser difícil né...
    Beijo
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
  9. Oie como vai?
    li esse livro no ensino médio, lembro dele vagamente mas na época odiei ter q ler

    ResponderExcluir
  10. li há pouco tempo e achei Hamlet um extremo chato... detestei o livro rsrsrs depois li uma versão adaptada em quadrinhos e a história fluiu um pouco melhor... li algumas obras de Shakespeare, todas bem melhores que Hamlet hahaha
    Não conhecia essa versão da LPM, a que li é a em teatro, da LPM tb...

    ResponderExcluir
  11. Eu amo o autor e essa obra é uma das minhas favoritas, depois de A Megera Domada, não conhecia essa versão e as ilustrações estão lindas, gostei muito de saber essas novidades.

    http://www.vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oii! Tudo bem?
    Eu li Hamlet há um bom tempo, tanto que nem me lembro se gostei ou não de ter feito a leitura. achoq ue vou reler para saber o que eu acho agora. Parabéns pelo post!

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  13. Apesar de ser de William Shakespeare, não me interessei muito pela história não, não curto histórias assim, e lendo a resenha não fiquei interessada em conhecer um pouco mais da obra, então não leria.

    ResponderExcluir
  14. Eu sei a história de Hamlet por alto, mas nunca li.
    A única obra que li de Shakespeare foi Romeu e Julieta.
    Apesar dessa escrita "difícil" eu gosto muito da escrita dele.
    Espero ler Hamlet, pois sei que vou gostar.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  15. Também sou fã do autor e não li nenhum livro dele que não tenha gostado até o momento, curti todos. Tenho esse aqui em casa e já li cinco vezes :D

    ResponderExcluir
  16. Hamlet não é meu preferido de Shakespeare, na verdade. Mesmo assim é meio que impossível não se render a uma narrativa clássica como essas. Gostei bastante da resenha e das citações que você escolheu usar. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Acho que tinha cerca de 9 anos quando li Shakespeare pela primeira vez. Não sou fã do cara, mas ele realmente criou histórias complexas, com forte apelo psicológico, como é o caso de Hamlet.

    Muito interessante essa edição para novos leitores.

    Beijo!

    http://miasodre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. A primeira vez que vi Hamlet foi para uma peça da escola. Gostei muito da leitura, e acabei relendo anos depois.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  19. Ainda não tive a oportunidade de ler Hamlet, de Shakespeare até agora meu preferido é O Mercador de Veneza.

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada de Shakespeare, mas tenho curiosidade em ler, porque ele é um autor importante, né? E Hamlet parece ser uma ótima história, já tinha lido alguns comentários por cima sobre essa história, mas nunca uma resenha e fiquei bem animada com a sua. Enfim, imagino que esse livro iria me agradar bastante e essa edição da L&PM está linda.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá; gostei da resenha. Gosto dessas edições "adaptadas", se eu achar a história boa, procuro outras edições. A história desse livro me pareceu bem interessante, ainda não li nada do autor, acredita?

    ResponderExcluir
  22. "(...) mas o que eu tenho dentro de mim ninguém pode imitar" Amei esse trecho.
    Ainda não tive oportunidade de ler nada do autor e quero fazer isso ainda esse ano e começar por Hamlet, que é o que mais me chama atenção entre seus livros. Gostei muito do seu texto e de saber mais sobre a obra, além dos quotes que citou :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Oi, Li!
    Tenho Romeu e Julieta, Sonho de uma noite de Verão e A Megera Domada, mas ainda não tive a oportunidade de ler Hamlet, apesar de ser fã das histórias de Shakespeare...
    Amei essa edição com suas ilustrações! Esse livro parece ser mais uma bela obra do autor, e vou anotar com certeza a dica. Gostei bastante do primeiro trecho que você colocou na resenha falando sobre "o parecer", concordo completamente com a fala do personagem.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  24. OIe!!
    Li Hamlet quando estava no segundo colegial e não me importei muito com a história. Precisei fazer um trabalho e uma peça de teatro adaptada com a história de Shakespeare! Confesso que não me lembro muito da trama, na época não me importava muito e hoje me arrependo de não ter prestando mais atenção! Um dia releio a obra, com certeza!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  25. Olá Li, ainda não li nada do autor e achei bem legal essa ideia da editora de simplificar o livro e deixa-lo mais acessível, espero poder ler em breve algo do autor =)

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Eu adoro Hamlet, mas meu preferido ainda é Otelo.
    Essa edição do livro me deixou encantada por ter ilustrações <3
    Vou tentar comprar em breve!
    Gostei muito da resenha!
    Beijão!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  27. Nunca li as obras de William Shakespeare pois sempre achei a escrita dele muito dificil, e para mim, quanto mais simples, melhor. Mas gostei muito da resenha. Parabéns!
    E-mail: sandrinha.icm@hotmail.com
    GFC: Alessandra Fernandes
    Facebook: https://www.facebook.com/AlessandraFernandes.S2

    ResponderExcluir
  28. Sempre achei que a principal obra do autor tinha sido Romeu e Julieta, por ser a mais conhecida e a mais adaptada para as telas até hoje. Eu tive a chande de ler Hamlet na época de escola, achei fascinante o enredo do livro e os seus personagens, acho que se a história fosse reescrita para os dias atuais daria algo fantástico.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  29. Eu tive que ler vários livro do William na época do colegial, era parte da leitura complementar e eu odiava, mas pelo fato de que era obrigada a ler o livros do que pela escrita dificil dele. Eu simplesmente não tenho a minima vontade de ler outra vez, não mesmo!


    http://teoremasdamimosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Oii Li!

    Confesso que nunca li nenhum livro do William, mas gostaria muito de ler.
    A escrita realmente deve ser bem difícil de entender e por isso acho que leria esse ai que você disse que a escrita é mais fácil ^^

    Beijos, Amanda ^^
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  31. Oiee, de Hamlet, só conheço por filmes, hahaha, nunca li nenhuma obra do autor, talvez tenha pego algo numa adaptação ilustrada quando era criança, mas nunca tive muito interesse pelas historias dele :p
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Tenho um caso de amor e ódio com esse livro, mas essa versão simplificada acho que seria mais agradavel... será que eu devo reler? gostei da sua resenha e das fotos.
    Obrigada pela resenha
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oii,tudo bem?
    Olha, admito que nunca li nada do Shakespeare, mas nutro uma enorme vontade, poque acredito que a escrita dele seja linda. Já ouvi falar do livro, mas como mencionei ainda não li nada dele, rsrs. Acho que o tio dele matou o pai e forçou a mãe dele a casar com ele, só acho.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  34. Apesar de ser um autor clássico devo admitir que nunca li nada de Shakespeare, apesar de possuir enorme vontade. Entre seus livros, Hamlet é um dos mais me interessa, fora seu romance Romeu e Julieta entre outras obras do autor.
    Gostei da resenha desta versão simplificada e acho que darei uma chance a ela, caso eu possua algum problema com a escrita original do autor.
    Abraços

    ResponderExcluir
  35. Não sou muito Shakespeare mais achei a historia interessante e Hamlet teve uma ótima ideia de se fingir de louco para poder investigar com mais segurança.

    ResponderExcluir
  36. Ainda não li o livro, mas já conhecia a história por alto. Acho que o que mais me interessou foram as ilustrações, porque quando a escrita do autor é um pouquinho mais complicada isso sempre me ajuda a dar uma quebrada e empolgar na leitura.

    ResponderExcluir
  37. Oi Li! Não sabia que tinha esse livro mais simples, gostaria de lê-lo pois acho a versão original muito complicada mesmo. Sempre tive vontade de conhecer essa história mas só de pensar naquela linguagem... Essa versão vem a calhar e muito.

    ResponderExcluir
  38. Oi!
    Já li alguns livros de Shakespeare mas adaptações ainda não li Hamlet mas sempre tive muito curiosidade de conhecer a historia e pretendo ainda ler !!!

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links