quinta-feira, 30 de julho de 2015
35

[RESENHA] Neve Na Primavera - Sarah Jio

Lido em: Julho/2015
Título: Neve Na Primavera
Autor: Sarah Jio
Editora: Novo Conceito
Categoria: Literatura Estrangeira / Drama
Ano: 2015
Páginas: 336
ISBN: 9788581637211
Onde comprar: Submarino  |  Saraiva
Skoob
Ótimo!




Sinopse: SEATTLE, 1933. Vera Ray dá um beijo no pequeno Daniel e, mesmo contrariada, sai para trabalhar. Ela odeia o turno da noite, mas o emprego de camareira no hotel garante o sustento de seu filho.
Na manhã seguinte, o dia 2 de maio, uma nevasca desaba sobre a cidade.
Vera se apressa para chegar em casa antes de Daniel acordar, mas encontra vazia a cama do menino. O ursinho de pelúcia está jogado na rua, esquecido sobre a neve.
Na Seattle do nosso tempo, a repórter Claire Aldridge é despertada por uma tempestade de neve fora de época. O dia é 2 de maio. Designada para escrever sobre esse fenômeno, que acontece pela segunda vez em setenta anos,
Claire se interessa pelo caso do desaparecimento de Daniel Ray, que permanece sem solução, e promete a si mesma chegar à verdade. Ela descobrirá, também, que está mais próxima de Vera do que imaginava.

Biografia: Sarah Jio é jornalista e escreve para revistas como SELF, Real Simple, Cooking Light e O, The Oprah Magazine, entre outras. Nos últimos anos mantém um blog na “;Glamour.com”; sobre saúde e bem-estar. Vive em Seattle com o marido, seus três filhos e um golden retriever.
As Violetas de Março é o seu primeiro romance e foi considerado o melhor livro do ano (2011) pelo Library Journal.

*Livro cedido em parceria com a Editora.



1933 - Vera Ray é mãe solteira, tem um filho de três anos chamado Daniel e é camareira em um hotel.
2010 - Claire Aldrige mora em Seattle, casada com Ethan e é jornalista. 
A história dessas duas mulheres se interligam por conta de uma nevasca fora de tempo que acontece em Seattle.
Claire é designada para fazer uma matéria sobre esse evento da natureza. Sem muita vontade ela começa a pesquisar e acaba descobrindo acontecimentos que aconteceram durante essa mesma nevasca no ano de 1933. Seu interesse vai crescendo conforme ela vai pesquisando e desvendando o mistério do desaparecimento de Daniel. Em meio a esta pesquisa, vamos conhecendo Claire e seu drama pessoal, e vemos que ela está passando por problemas não só no casamento, como também por algo que aconteceu em sua vida um ano antes, que foi o que ocasionou uma mudança nela, em suas atitudes e em seu casamento. 


"(...) Eu senti calafrios só de pensar na riqueza da cidade - quente e confortável sob milhões de plumas, comendo bolo à meia-noite- enquanto meu filho tremia na cama em um apartamento sobre um bar de arruaceiros, sozinho. O que há de errado com o mundo?" Pág. 31


"Fechei os olhos, deixando as lembranças verterem como um deslizamento, destruindo o mundinho inflexível que eu havia criado para mim mesm, a blindagem emocional que me protegia de sentir a dor do passado. Fechei os olhos. E me lembrei." Pág. 96


Vera é uma personagem sofrida, leva uma vida de muitas dificuldades. Quando retorna do trabalho e percebe o sumiço de seu filho se desespera e sai em sua busca dele, mas acaba encontrando apenas seu ursinho caído na neve. Dias após o desaparecimento ela ainda mantinha a esperança de encontrá-lo. Então, acaba tomando atitudes desesperadas esperando encontrar ajuda para achar o filho. É emocionante ver como ela manteve a esperança de encontrá-lo, o amor e os sacrifícios que ela faz pelo filho.


"(...) Eu faria qualquer coisa, de verdade, se isso me deixasse mais perto de encontrar meu filho." Pág. 150


Claire não está no seu melhor momento. Com o casamento em crise e a presença constante de um fato acontecido que a assombra e lhe tomou todo ânimo e vontade de ver, ela vai se envolvendo com a história de Vera e Daniel, querendo descobrir o que aconteceu ao menino, e conforme vai descobrindo os acontecimentos mexem tanto com ela que faz com que tome atitudes e resolva enfim, encarar seus problemas.


"(...) Perder o seu verdadeiro amor é como perder a sua mão direita. É exatamente a mesma sensação. Tudo exige mais esforço. Tudo parece diferente quando você não o tem mais." Pág. 243


Duas personagens fortes, intensas e marcantes. Os outros personagens também foram muito bem caracterizados: Charles, pai de Daniel, íntegro porém conformado; Lon Edwards, rico e cretino; Gwen, colega de trabalho de Vera; Caroline, amiga de Vera, ajuda a amiga nos piores momentos; Eva, filha de Caroline, amiga de Daniel; Josephine, irmã de Charles, insuportável e traiçoeira; Sr. Ivanoff, vizinho de Vera; Frank, chefe de Claire; Dominic, dono do Café Levanto, se torna amigo de Claire; Abby, amiga e colega de trabalho de Claire, quem lhe aconselha; Emily, amiga de Claire; Bee, tia de Emily; Warren, avô de Ethan, tem um carinho especial por Claire


"(...) Ninguém falava sobre o passado. ele foi cuidadosamente escondido, até encontrar a liberdade à força. Os segredos têm dessas: sempre encontram seu caminho. Mesmo que leve uma vida toda." Pág. 302


Drama, mistério, preconceito, superação, perdão são os elementos que compõem Neve Na Primavera e tornam a história emocionante e intensa.
Narrado em primeira pessoa tanto pelo ponto de vista de Vera em 1933 e quanto de Claire em 2010, uma mescla de narrativa entre passado e presente se deu de uma forma minuciosa, intensa, fluída,  e o mais importante, sem deixar pontas soltas. A autora possui uma escrita envolvente que nos leva para dentro da história, nos fazendo vivenciar todas as situações com os personagens, sentindo todas as suas emoções.

Neve Na Primavera começou como uma leitura despretensiosa mas me agradou tanto que se tornou uma grata surpresa. Fã de drama e mistério, características marcantes da história, fui conquistada pela história de Claire e Vera.

Um desfecho surpreendente para uma obra fascinante. Neve Na Primavera é um livro que me muito me emocionou!



A capa é linda! Diagramação simples, folhas amareladas e fonte em bom tamanho. Mais uma vez um bom trabalho da Novo Conceito!

Mais do que recomendado!

Beijos. ;)


35 comentários:

  1. Pelos quotes, já dá pra perceber que o livro é bom, e essa resenha me deixou ainda mais curiosa. Adorei! Beijo.

    literarizei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas da pra notar que ele é ótimo. Amei sua resenha e pretendo colocar mais esse livrinho na lista. <3

    Ps: Adoramos seu blog

    ResponderExcluir
  3. Li várias resenhas e todas dizem que o livro é ótimo e como não poderia ser? Drama e mistério, dois gêneros que adoro. Criei expectativas um tanto altas e sei que é perigoso, mas torço para não me decepcionar e acredito que haja poucas chances disso ocorrer.
    Acho que me apagarei a Vera e Emily, principalmente com essa troca de narrativa, que nos permite conhece-las mais a fundo.
    Sua resenha está ótima e me deixou com a ligeira impressão que vou amar alguns personagens e odiar outros.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Super fofa essa capa mesmo...achei ela tão marcante e suave ao mesmo tempo!
    Já tinha lido a sinopse e ficado bem interessada no livro, e após ler a sua resenha, ah eu quero ler sim!
    Super curiosa para saber como os caminhos das personagens Vera e Clarie se encontram...e como termina...
    Adoro mistério...e envolvendo sumiço de um garotinho...ohhhh, louca para um final feliz, kkkk
    Preciso ler, kkkk
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu estou com esse livro na minha estante para ler e confesso que estou super curiosa, com certeza será um dos próximos que irei pegar. Fiquei curiosa com esse desfecho :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bom?
    Ai, livros assim não me atraem, não sei se é por ser romance demais. Estou meio que evitando esse tema kkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Li!
    Drama não é meu gênero favorito, mas o mistério envolvendo o pequeno Daniel despertou minha curiosidade. E confesso que fiquei mais curiosa sobre a história da Vera e o desaparecimento de seu filho do que na história de Claire. Gosto de narrativa que mesclar passado e presente, e acredito que também me emocionarei com essa história.
    A capa é mesmo linda, e amei as fotos.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua resenha!
    Inicialmente este livro me chamou a atenção pela capa, mas depois de ler a resenha adicionei ele imediatamente em minha lista de leitura, adoro livros de drama, e esse parece ser bem emocionante, pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  9. Sabe aquela historia de que não julgue o livro pela capa?? Eu sempre faço isso kkk.E esse livro já me ganhou pela capa, mas com essa resenha tenho certeza que é uma história contagiante. Vi na biblioteca de minha cidade e amanha mesmo vou lá buscar =)
    Abçs!!

    ResponderExcluir
  10. Oiiie
    Eu não imaginava uma história assim pela capa, mas ameiiiii a premissa.
    Tenho certeza que vou me envolver na história e vou me emocionar.
    Uma mãe deve sofrer muito ao perceber que seu filho desapareceu.
    Amei a resenha

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Quando comecei a ler a resenha não pensei que o livro fosse me interessar tanto adorei o mistério que tem no livro me deixando super curiosa e envolvida na historia quero muito ler esse livro e descobrir o que aconteceu !!!

    ResponderExcluir
  12. Oii, eu já li varias resenhas desse livro, uma melhor que outra e eu fiquei doido pra ler esse livro só pra descobrir esse mistério heuhe.

    Bjs!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ai, tem muita gente falando super bem desse livro. Não tinha me chamado tanta atenção assim na época do lançamento, mas agora estou louca para fazer essa leitura. Além do mistério, ainda parece ser muito envolvente e emocionante, então tem tudo para me agradar bastante. Espero ler logo!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu já li várias resenhas positivas sobre esse livro, mas também já li várias resenhas negativas sobre ele, então confesso que fico um pouco "em cima do muro" em relação a leitura.
    Sua resenha me deixou um pouco mais esperançosa sobre esse livro, rs. Acredito que eu vá gostar!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  15. Oie, eu não li nada da SarahJio, mas tenho muita curiosidade.
    Mas não tenho vontade de começar por esse, ele não me chamou muita atenção.
    Parece que falta algo para chamar minha atenção;

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  16. Esse e deu certa curiosidade apos a leitura de resenha em um outro blog. Me deu um pouco de pena da mãe, pois ver que o filho não se encontra no mesmo lugar aonde ela o deixou deve causar um certo panico.

    ResponderExcluir
  17. Fiquei com MUITA vontade de ler esse livro! Não é todo o livro que me desperta esse interesse - ainda mais os contemporâneos, sou mais chegada em clássicos -, mas esse realmente me despertou. Certamente o lerei!

    Beijo! ;*
    Wink!

    ResponderExcluir
  18. Oie,
    Sua resenha ficou bem formulada mas não consegui me interessar pela obra, acho que é o gênero que não é o meu favorito. Pela capa eu imaginava que fosse um romance mas pensei que a premissa seria diferente, enfim, dificilmente lerei esse livro.

    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  19. Hey! Eu gostei da resenha, e a sinopse do livro é até boa, mas não me interessei. Talvez a temática...não chamou minha atenção.
    Beijos!
    http://laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  20. Já li algumas resenhas do livro e adorei a trama, sua resenha ajudou mais ainda na minha vontade de conhecer a obra. rsrs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Estou ansiosa para ler esse livro, acho que ele será o próximo da lista!
    Eu li Violetas de Março, da Sarah Jio e amei a narrativa dela. Aliás, será que as personagens Emily e Bee que vc cita na sua resenha são as mesmas de Violetas?
    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina!
      Não sei se são as mesmas,ainda não li Violetas de Março, mas pelo nome pode ser que seja. Bee é tia da Emily em Neve na Primavera.
      Beijos.

      Excluir
  22. Oláá! A capa do livro é linda, gostei muito da sua resenha, mas ele é um livro que não leria, contudo quem sabe, darei uma chande pra ele depois.
    Adorei seu marcadoor :D

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?
    Eu quero muito esse livro! Estou super curiosa desde que li a primeira resenha sobre a obra, que parece ser maravilhosa. Espero poder lê-lo em breve.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  24. oi ^^ cara a premissa desse livro é muito boa e não tem uma pessoa que não leia ele que diga que é ruim.
    assim que der vou ler meu exemplar. gostei da sua opinião.

    ResponderExcluir
  25. Olá
    Tudo bom?
    Esse livro quem está lendo para o meu blog é a resenhista, mas assim que puder eu irei ler, pois fiquei curiosa em como a vida dessas duas personagens se entrelaçam.
    Adorei sua resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Olá; eu ainda não li esse livro, mas pelas resenhas dele que já vi (gostei da sua) estou com muuuita vontade de lê-lo e saber como a história se desenvolve. A capa é muito bonita.

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    O mistério é legal, mas estou correndo de histórias dramáticas no momento.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Eu gosto bastante de livros de drama, por isso de cara já fiquei curiosa com esse livro e pela sua resenha a Vera é uma personagem muito cativante e deve ser muito triste acompanhar toda a busca dela. Enfim, acredito que esse livro irá me agradar muito, pois nada melhor que personagens fortes, né?

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Preciso ler esse livro já. Segunda resenha leio e me deixa super curiosas

    ResponderExcluir
  30. Esta é a segunda resenha que leio sobre esse livro, e estou com muita vontade de ler! Hahaha
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  31. Oii!

    Confesso que não gostei da história. A capa é bonita e a sua resenha ficou ótima, mas não me agradou muito. Vou deixar essa dica passar.

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  32. Oiii.
    Ouço falar maravilhas desssa autora, mas ainda não tive o prazer de ler nehum livro dela, espero poder ler esse livro,pois adorei a premissa e a sua resenha ficou ótima, Parabéns. ♥♡♥♡♥♡
    Bjs;-);-)
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oiii.
    Ouço falar maravilhas desssa autora, mas ainda não tive o prazer de ler nehum livro dela, espero poder ler esse livro,pois adorei a premissa e a sua resenha ficou ótima, Parabéns. ♥♡♥♡♥♡
    Bjs;-);-)
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Olá, já li o livro e não entra no meu top do ano, mas entra na lista “dos que me fizeram chorar que nem uma criancinha. Me marcou e eu adorei no fim das contas rs
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links