sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016
25

[FAVORITOS] #1 Antoine de Saint-Exupéry

Olá!
Hoje é dia de estreia. Tem coluna nova no LS! \o/




Pensando em novas colunas aqui para o blog, tive a ideia de falar sobre os autores dos meus livros favoritos, até como uma forma de homenageá-los. Assim, quem não conhece tem a oportunidade de conhecer e quem já conhece pode conhecer um pouco mais. É interessante até para mim, pois ao pesquisar sobre a vida do autor, descubro coisas que nem imaginava. ;)
A coluna será mensal e a cada mês falarei sobre um autor específico.

Na coluna Favoritos de hoje vamos conhecer um pouquinho o autor do meu livro favorito da vida: Antoine de Saint-Exupéry, autor de O Pequeno Príncipe.

Tenho vários livros favoritos, mas O Pequeno Príncipe é o meu livro favorito da vida! Muito amor por essa história. ♥

Antoine de Saint-Exupéry

 

Antoine Jean-Baptiste Marie Roger Foscolombe, Conde de Saint-Exupéry, terceiro filho do conde Saint-Exupéry e da condessa Marie Fascolombe, nasceu em Lyon, na França em 1900 e morreu em 1944, aos quarenta e quatro anos. Foi escritor, ilustrador e piloto.

Iniciou no serviço militar no 2º Regimento de Aviação de Estrasburgo, em abril de 1921, depois de reprovado nos exames para admissão da Escola Naval. Conseguiu seu brevê de piloto civil e em 1926 foi admitido na Sociedade Latécoère de Aviação, onde começou sua carreira como piloto de linha. Foi nessa época, quando chefiou o posto de Cabo Juby, no sul de Marrocos e uma colônia espanhola, que os mouros lhe deram o apelido de senhor das areias.
A última tarefa de Saint-Exupéry foi recolher informação sobre os movimentos de tropas alemãs em torno do Vale do Ródano antes da invasão aliada do sul da França. Em 31 de julho de 1944, ele partiu de uma base aérea na Córsega e não retornou. O alemão Horst Rippert assumiu ser o autor dos tiros responsáveis pela queda do avião e disse ter lamentado a morte de Saint-Exupéry. Em 3 de novembro, em homenagem, recebeu as maiores honras do exército. Em 2004, os destroços do avião que pilotava foram achados a poucos quilômetros da costa de Marselha. Seu corpo não foi encontrado.

Suas obras são caracterizadas por elementos como a aviação e a guerra. Entre elas destaca-se O Pequeno Príncipe de 1943, livro de maior sucesso de Saint-Exupéry.






O Pequeno Príncipe 

 

Meus preciosos ♥. E tem mais algumas edições que pretendo comprar. :)


Le Petit Prince (título original) pode parecer simples, mas o livro é uma verdadeira lição de vida. A história apresenta personagens repletos de simbolismos: o rei, o contador, o geógrafo, a raposa, a rosa, o adulto solitário e a serpente, entre outros. E foram esses personagens que fizeram o principezinho repensar muitas coisas, inclusive o que realmente é importante na vida. É o tipo de livro que nos faz refletir sobre o adulto que somos e a criança, muitas vezes esquecida, que fomos.

O livro vendeu mais de 80 milhões de exemplares no mundo todo e foi traduzido para 180 línguas.

No cinema a primeira adaptação foi feita em 1974. E em 2015 foi lançada uma nova adaptação, dirigida pelo americano Mark Osborne. Muito linda e emocionante! (chorei quase o filme inteiro)

Na minha opinião é um livro que todos deveriam ler. Eu já li e reli inúmeras vezes, e sei que ainda vou reler muitas vezes mais. ♥

Obras

 

  • L'Aviateur (O aviador) - 1926
  • Courrier sud (Correio do Sul) - 1929
  • Vol de nuit (Voo Noturno) - 1931
  • Terre des hommes (Terra dos Homens) - 1939
  • Pilote de guerre (Piloto de Guerra) - 1942
  • Le Petit Prince (O Pequeno Príncipe) - 1943
  • Lettre à un otage (Carta a um refém) - 1943/1944
  • Citadelle (Cidadela) — póstuma, 1948

Frases


"Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós."

"A perfeição não é alcançada quando não há mais nada a ser incluído, mas sim quando não há mais nada a ser retirado."

"Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos."

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

"Os homens compram tudo pronto nas lojas... Mas como não há lojas de amigos, os homens não têm amigos."


Fonte: Wikipédia 
Fotos: Google 
Bom, é isso. Espero que tenham gostado da nova coluna. :)
Mês que vem tem mais Favoritos. ;)
Beijos.










25 comentários:

  1. Eu gosto bastante de O Pequeno Príncipe também, mas não chega a ser o meu favorito da vida. Gostei de conhecer um pouquinho mais sobre o Antoine de Saint-Exupéry e me surpreendi com as outras obras dele, não imaginava tantas.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Li!
    Confesso que não sou uma leitora do tipo que pesquisa pra saber a respeito dos autores, consequentimente desconheço sobre suas vidas pessoais... mas gostei da nova coluna e de conhecer um pouco do Antoine, trágica a morte dele...
    Quanto as suas obras, ainda não li nenhum livro dele, mas fiquei curiosa em relação a adaptação do O pequeno príncipe, me deu até vontade de assistir.
    Amei as cinco frases, uma mais linda e mais sábia que a outra!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adoro O Pequeno Principe e tenho muita curiosidade em ler seus demais livros!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  4. Gostei da proposta da nova coluna, é bem legal, apesar de que sou o tipo de pessoa que costuma admirar o trabalho de outras, mas nunca fui de pesquisar sobre autores, cantores ou o que fosse.
    O Pequeno Príncipe é um livro lindo, tem lições maravilhosas e entendo o motivo de seu sucesso.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é um encanto, eu li faz muito tempo e comecei a fazer uma releitura. O filme ainda não assisti. e também não li mais nenhum livro do autor. Gostei da coluna interessante saber mais sobre o autor, geralmente eu não pesquiso sobre eles, só sei o que vem escrito nas orelhas dos livros rsrs.

    ResponderExcluir
  6. Souu apaixonada pelo Pequeno Principe, esse livro me encantou de uma forma q nao da pra explicar rs <3 Ainda não vi o filme mas pretendo ver logo logo! Fora esse livro, não li mais nenhum desse autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline amei o post achei diferente eu sou doida pra ler o pequeno Príncipe bjs.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Que máximo essa nova Coluna!!!!
    Sucesso!
    Oh eu tbém amo O Pequeno Príncipe!
    Pretendo reler no próximo mês!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  9. Nunca imaginei que o escrito de O Pequeno Príncipe poderia ter escrito outras obras, um fator lógico, mas que não passou por minha cabeça. Gostei de conhecê-lo.

    ResponderExcluir
  10. Sabe o pequeno príncipe foi um livro que li mais por obrigação do que pro outra coisa, tanto que li esse livro aos 9 anos de idade por meio pai dizer que livro que vinha fazendo muito sucesso e ser infantil, mas sabe com a idade que eu tinha tenho que admitir que na época eu não peguei o verdadeiro sentido do livro sabe, era muito nova pra compreender as lições que ele carregava e por isso tenho vontade de lê-lo de novo.

    ResponderExcluir
  11. Que legal saber mais do autor! Conheço esse livro de O pequeno príncipe, mas é só. Não sabia de outras coisas do autor e nem muito dele. Bom ver mais. Queria assistir essa versão nova do filme, mas ainda não deu. Pelo jeito é bom me preparar pra quando for assistir =D

    ResponderExcluir
  12. Livro muito bom! Acredita que eu só li esse livro todo há pouco tempo? Só conhecia alguns trechos, porém nunca tinha lido por completo.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia nada desse autor, e foi muito bom conhecer melhor sobre a vida dele, e uma pena eu ainda não ter lido o livro o pequeno príncipe, mas tenho muito desejo de comprar ainda mais essas edições luxuosas, quem sabe esse ano.

    ResponderExcluir
  14. Gostei dessa coluna, não conhecia o ator, infelizmente ainda nao tive oportunidade de ler o livro :(

    ResponderExcluir
  15. Oi Li. Eu adorei essa nova coluna e foi um excelente começo iniciar com o autor do Pequeno Príncipe! Assim, como você, tenho esse livro como o favorito da vida! <3
    Abraços.


    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  16. Só li mesmo O pequeno Príncipe, mas tenho aqui Cidadela, quem sabe me empolgo e leio.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  17. Genteee estou passaa,olha a biografia desse homem,nunca que eu iria imaginar que seria ele á escrever o livro "O Pequeno Príncipe",pois ele era um piloto civil e de certa forma ainda participou de guerras...Não dá para imaginar que um homem assim escreveria um livro tão sensível nÃo?! Isso prova que nunca devemos julgar pelo exterior rs

    Fiquei com dó que ele morreu dessa forma trágica,nessa época de guerra :/

    É impossível negar o sucesso desse livro,desde quando era pequena eu via meus professores falando que esse livro é livro de cabeceira rs

    Gostei dessa nova coluna,espero que qualquer dia cite algum autor que seja meu favorito também!
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Amei a nova coluna. Parabéns pela iniciativa e pela escolha do primeiro favorito. O Pequeno Príncipe tbm è um dos meus livros preferidos e saber um pouco mais da vida de seu autor foi muito legal. Não sou de pesquisar a vida dos autores então essa comuna ,quem sabe, desperte minha curiosidade para isso.

    ResponderExcluir
  19. Amei.
    Não conhecia a vida do autor, mesmo sendo fã de O pequeno príncipe nunca quis ler mais sobre quem o escreveu.
    Que tola. Tem tudo a ver a vida dele o contexto com suas obras.
    Saiu um aí quando li que ele morreu tão novo e da forma que foi.
    Já li o livro muitas vezes e lerei outras tb.
    Foz amigos que nunca leram, ler e todos sempre amam.
    Adorei essa coluna e quero saber mais e outros autores. Ansiosa
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Acredita que ainda não li este livro e confesso não ter tanta curiosidade assim ? Esses dias quase comprei um por 5 reais, mas acabei mudando de ideia. Beijos.

    potato-purple.blogspot.com
    youtube.com/potatopurpleblog

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Li O Pequeno Príncipe faz um tempo e quero muito fazer uma releitura da obra, foi uma historia que me cativou, mas não conhecia quase nada da historia do Antoine de Saint-Exupery por isso gostei muito desse post e principalmente poder ver uma foto do autor !!

    ResponderExcluir
  22. Acho que sou a única pessoa que não gosta de O pequeno Príncipe, não é o tipo de leitura que me agrade, amei a capa é muito bela.

    ResponderExcluir
  23. Nunca li O Pequeno Príncipe mas tenho muita vontade de ler, principalmente por ouvir muitos comentários de que o livro é lindo

    ResponderExcluir
  24. Que legaaaaal!!! Obrigadooooo por postar sobre ele, nunca tinha lido nada dele, a não ser O PEQUENO PRÍNCIPE!!!
    AMOOOOo esse livrinho, e agora que fiquei sabendo que tem, vou querer ler em breve!!!
    Será que tem traduzido?? não sei nada de francês kkkk
    bjoos

    ResponderExcluir
  25. Quando li o pequeno príncipe quando era mais nova não gostei do livro. Mas recentemente assisti o filme e amei. Então vou ler o livro novamente, pra ver se minha opinião mudou.

    Abraços :)

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Universo dos Livros


Editora Arwen



Astral Cultural


Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Acompanhe via E-mail

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade