sexta-feira, 28 de outubro de 2016
14

[RESENHA] A garota de treze - Lilian Reis

Lido em: Outubro/2016
Título: A garota de treze
Autor(a): Lilian Reis
Editora: Mundo Uno
Gênero: Literatura nacional / Young Adult
Ano: 2016
Páginas: 220
ISBN: 9788567218045
Onde comprar: Saraiva  || Amazon
Skoob



Sinopse: Oi, meu nome é Luce. Odeio ter treze anos, ser chamada de pirralha e não ser popular, mas, Acima De Tudo, odeio nunca ter sido beijada! Só tenho uma amiga de verdade, a Rafa, e um amigo apaixonado que tenta de todas as formas chamar minha atenção, o Bruno. Ele é pra lá de fofo, mas não gosto de garotos tão novos, entende? Minha vida sem graça começou a mudar quando botei os olhos no vocalista de uma nova banda. Nossa. Que gato! Eu já queria fazer aulas de violão, mas, depois que ouvi o carinha, decidi me matricular. Quase caí dura quando descobri que ele era o professor! Pelamordideus! Além de atencioso, paciente e lindo, tocava MUITO! Fiquei maluca por ele, tão maluca que decidi trapacear. Eu só não imaginava que as consequências seriam tão desastrosas!

Biografia: Mineira de Belo Horizonte, Lilian Reis é casada e mãe de dois adolescentes. Formada em Letras, sempre foi apaixonada por palavras, cinema e rock dos anos 80 e 90. É fã de momentos bobeira com família e amigos, e maluca por livros de fantasia, sobrenatural e ficção científica, porém gosta de escrever sobre realidade. Adora corações partidos, amores impossíveis e finais felizes.


*Livro cedido em parceria com a Editora.




Luce tem treze anos, é filha de pais separados, mora com a mãe, Bete, e está insatisfeita, pois queria ter dezesseis anos. Ela ainda não deu seu primeiro beijo e acha que isso não acontecerá tão cedo, pois os garotos de sua idade são todos bobos e infantis, e os mais velhos não se interessam por meninas da sua idade. Sua mãe, é super protetora e não dá folga, mas nem isso impede Luce de se meter em algumas enrascadas quando ela conhece Noah, o vocalista super fofo de uma banda. É assim, em meio a loucuras adolescentes que vamos conhecendo Luce e sua desastrosa história.

"(...) Uma vez ouvi alguém dizer que as meninas amadurecem mais rápido do que os meninos. E é verdade, sabia? Na minha sala, tem um monte desses moleques que só tem tamanho. O cérebro deles é do tamanho do caroço de uma azeitona." (p. 15)

"(...) Se arrependimento matasse... Na verdade, estou péssima porque percebi que agi feito criança. Logo eu que queria tanto crescer!" (p. 79)

Luce é a típica adolescente, com todos os anseios e dúvidas, é impulsiva, exagerada e ansiosa, tem pressa de fazer dezesseis anos. A pressa e a impaciência, comum aos adolescentes, faz com que ela entre em algumas enrascadas, onde ela terá que lidar com as consequências da confusão em que se meteu. Por outro lado, mesmo com todas as suas manias adolescentes, Luce acabou me surpreendendo pela sua compreensão com algumas situações. Ela lidou com alguns acontecimentos melhor do que eu imaginava.

Os personagens secundários foram muito bem caracterizados e explorados na trama.  Os que mais me agradaram foram a Vó Candinha; Rafa, a melhor amiga; Bruno, amigo apaixonado; e Noah, o primeiro amor.

A história é narrada em primeira pessoa pelo ponto de vista de Luce. Lilian Reis possui uma escrita delicada e agradável, que fez com que a leitura fluísse rapidamente. Com uma trama cativante, a história foi me envolvendo e quando dei por mim, já tinha terminado de ler. O que me agradou foi que apesar de ser uma história leve, a autora sutilmente mostra que independente da idade, temos que arcar com as consequências dos nossos atos e que não devemos apressar as coisas, não adianta querer pular fases, tudo acontece no seu tempo, e o melhor é que não foi somente Luce que precisou aprender sua lição, sua mãe, também tirou uma boa lição de tudo o que aconteceu.

"(...) Está só precisando enfrentar as consequências de suas atitudes, e o nome disso é crescer! Portanto, seja educada e pare de ironizar! Sorria um pouco! Eu já disse que essa fase ruim, que você arrumou sozinha para si mesma, vai passar." (p. 203)

Adolescência, amizades, primeiro amor, ansiedade, A garota de treze é uma história que me transportou de volta para minha adolescência, me fez reviver histórias, foi uma leitura gostosa que me deixou totalmente nostálgica. 

O desfecho foi, de certo modo, surpreendente, o que fez com que a história me cativasse ainda mais. A garota de treze foi uma grata surpresa. O livro é uma ótima pedida para aquelas leituras de domingo à tarde, sabe? Leve, agradável e descontraído, e com uma boa mensagem. Um ótimo passatempo!

A capa é linda demais e é totalmente pertinente à história. A diagramação está uma fofura, com ilustração de uma menina no início de cada capítulo, folhas amareladas e boa fonte e espaçamento. Um ótimo trabalho da Mundo Uno.



Recomendado!


Beijos.;)




14 comentários:

  1. Oi Aline, tudo bem?

    Gostei da Luce, ter treze anos não é fácil mesmo rs E essa capa é linda demais! Não conhecia o livro, mas adorei a indicação!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, tudo bem? É a primeira vez que venho no seu blog e fiquei encantada com ele.
    Quando li a sinopse pensei que a protagonista seria bem irritante, chata até dizer chega mas pelo apesar dos descontentamentos por causa da idade ela não parece ser nada disso. Gostei de saber que o livro é ideal pra um domingo a tarde pois tenho lido muitos livros assim ultimamente e é sempre bom ter mais um na lista.
    Sua resenha ficou excelente, parabéns.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  3. Oi, Aline!

    Assim que li que ela tem treze anos, meio que desisti. Já veio na minha mente que era aquele mimimi de criança, entende? Mas depois de ler sua resenha e com calma, mudei de ideia. Agora parece ser aquele típico livro que te prende de uma tal maneira! Vou adicionar à minha lista, obrigada pela resenha e pela indicação!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá. Que gracinha de resenha. Também não tinha como ser diferente porque esse livro parece ser uma gracinha, assim, como a temática adolescente com todos os medos e anseios inerentes da idade. Já tinha ouvido falar do livro e ele está em minha lista, nada pequena, de leituras, espero que goste. Dica mais que anotada! beijos

    ResponderExcluir
  5. Lendo sobre a protagonista, a comparei comigo na idade dela e com minhas sobrinhas. Apesar dos anseios e dúvidas, não fomos exageradas e impulsivas. Mas, existem muitas adolescentes assim. Pelas suas considerações a trama me parece ser envolvente! Eu o lerei com certeza. A capa, por si, já desperta o interesse dos leitores, é muito bonita.
    Beijos,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Li!
    A capa do livro já chamou a minha atenção e achei uma fofura todo o trabalho de arte (quem nunca, né? Haha).
    Mas confesso que fiquei com medinho de ler, pois histórias teens geralmente tendem a ser exageradas e as autoras exploram nas expressões, coisa que normalmente me desagrada.
    Parece que Luce vai ter uma evolução bem legal durante a história, né? Já me apaixonei por esse Noah, rs.
    Quem sabe um dia não entra na minha listinha de leitura! <3 Amei a resenha.
    Parabéns pelo blog e bjocas!

    www.umdiamelivro.com.br
    www.youtube.com/literamigas4

    ResponderExcluir
  7. Menina de treze querendo ter dezesseis me pareceu tão sei lá que nem queria ler o livro quando terminei a sinopse... Mas, ao ler sua resenha e ver que a escrita é envolvente, os personagens são bem trabalhados e que mesmo com a escrita leve tem aprendizado fiquei super empolgada e querendo conhecer a história.
    Que bom que pude mudar de opinião. E que edição linda *-*
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  8. não curto muito Young Adult porque as protagonistas são geralmente muuuuito novinhas, tipo pirralhas mesmo, como diz na sinopse.. rs
    Mas vale a dica porque tenho algumas "pirralhas" que podem gostar muito da leitura!! =)
    Valeu a dica!

    #Ana

    LiteraKaos!

    ResponderExcluir
  9. Oie
    essa capa é uma graça e aprece ser um livro bem gostoso de ler, fiquei curiosa desde que lançou e sua resenha está ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ooi!
    Ache essa capa lindaa!!
    Confesso que a premissa não chamou tanto minha atenção, mas, leria. Parece ser divertido e leve, ótimo para descontrair!

    ResponderExcluir
  11. Eu curto historias assim, acabam me lembrando quem fui um dia. A capa também é linda, anotei a dica!!

    Beijos

    Viviana
    *Devore um livro ou filme"

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus a Luce querendo ficar adulta logo e eu querendo de volta meus treze anos!! Brincadeirinha!! Acho que o ela está sentindo é normal para a idade dela, mas fiquei curiosa para saber se ela tem alguma coisa com o Noah!!

    ResponderExcluir
  13. Oi o seu livro e um sonho eu li esse livro quando tinha 12 anos e hj tenho 15 e o meu livro favorito e me ajudou muito em uma fase muito difícil em minha vida e eu sou apaixonada por ela e por vc também esse livro mereco ser conhecido em cada canto desse mundo nossa me apaixonei junto com ela e hoje bateu uma vontade de ler esse livro só que infelizmente fui roubada e desde que eu tinha 12 não vejo ele mais eu amo esse livro quero continuação ♡♡♡

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links