segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016
26

[RESENHA] O Garoto ao Lado - Laritza Oliveira

Lido em: Fevereiro/2016
Título: O Garoto Ao Lado
Autor: Laritza Oliveira
Editora: Talentos da Literatura Brasileira / Novo Século
Categoria: Literatura  Nacional / Young Adult
Ano: 2015
Páginas: 160
ISBN: 9788542807240
Onde comprar: Saraiva
Skoob



Sinopse: Apesar de seu nome, Alice não tem nenhum "País das Maravilhas" à sua volta. Não há nenhum Chapeleiro Maluco, muito menos um gato sorridente por perto. Acontecimentos do passado atormentam sua mente. Ela não pensa duas vezes em se mudar após a separação dos pais, e, em uma nova cidade, em uma nova turma, Alice encontra-se sozinha em seu último ano do Ensino Médio.Mesmo tendo parte de sua família por perto, ela se sente isolada em meio à multidão, e ninguém parece notá-la. Seus únicos companheiros são seus livros e seus escritos. Apenas as palavras acompanham Alice, pelo menos até o dia em que ela percebe que um garoto da sua turma a está observando. Fechada a qualquer tipo de relacionamento, Alice tenta fugir do interesse de qualquer um, mas vê-se intrigada pela presença do "garoto ao lado".

Biografia: Laritza Oliveira nasceu em Guaxupé/MG. Começou a ler aos seis anos e descobriu que queria ser escritora aos doze, quando escreveu seu primeiro livro, publicado dois anos mais tarde. Desde então, vem apurando a escrita e buscando novas inspirações. O garoto ao lado é sua quarta obra. Atualmente, reside em Palmas/TO, e divide o tempo entre a escola, a família, os livros e o blog e canal no YouTube "Ler & Maquiar".

*Livro cedido em parceria com a Editora.


Alice tem dezessete anos e acabou de se mudar para Palmas, no Tocantins. Após a separação dos pais, resolve morar na cidade onde moram seus tios e primos, deixando todo seu passado para trás. 
Último ano do ensino médio, nova escola, ela se vê sozinha, tendo como companhia apenas Maria, que estuda em sua sala e é o mais próximo que ela tem de uma amiga. Um determinado dia ela nota alguém a observando, o garoto ao lado. A partir de então, ela começa a reparar mais nele e fica intrigada com o garoto de poucos amigos, que ficava sempre quieto no seu canto. E assim, aos poucos, ela foi se interessando cada vez mais pelo "antissocial"parecido com Quentin, de Cidades de Papel.

"(...) Eu não estava preparada, mas resolvi enfrentar tudo." (p. 11)

"(...) Dizem que os olhos são o espelho da alma, mas os de Nicholas nada pareciam revelar." (p. 26)

Alice é a típica adolescente, do tipo que bola planos para manter um garoto afastado, tem suas inseguranças, dúvidas e não sabe muito bem o que quer, mas por outro lado, é independente e apresenta certa maturidade com relação à alguns assuntos. Se culpa por alguns acontecimentos e por conta disso os fantasmas do passado estão sempre lhe assombrando. Adora ler e escrever é sua válvula de escape.

"(...) Algumas coisas no passado me impediam de amar alguém. Não queria me entregar à ninguém. Preferia controlar meus sentimentos a ficar em uma corda bamba de emoções." (p. 70)

"- (...) Eu sou uma garota mimada? E você, hein, Nicholas? Você age comigo como um menino com seu brinquedo. Uma hora trata com carinho, em outra ignora ou simplesmente pisa nele. Agora, eu sou mimada? Fique sabendo que eu já passei por coisas piores que você  soube lidar com tudo, mas agora não quero ser seu brinquedo ou brincar, Nicholas! Então cresça!" (p. 66)

Nicholas, o garoto ao lado, é quieto e tímido. Está sempre com seus fones de ouvido por perto, pronto para ignorar tudo ao seu redor no momento que bem entender. Com um passado difícil e muitos traumas, prefere ficar na dele e assim viver sua vida. Em certos momentos me irritou com algumas atitudes bipolares, mas me chamou atenção por seu jeito misterioso e solitário, e acabou se tornando o meu personagem preferido da história. Ele é fofo de uma maneira única. ♥

"(...) Eu cresci em meio a pessoas horríveis, Alice. Eu vi o mundo terrível. Por mais que eu busque melhorar, e que Deus me ajude nisso! Eu ainda tenho as cicatrizes do passado." (p. 118)

O Garoto ao Lado tem muitos personagens, Maria, Dante, Benhur e Enzo são os que mais se destacam na trama. Cada um com sua personalidade singular, deram o toque adolescente necessário para o enredo criado pela autora.

Narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de Alice, O Garoto ao Lado apresenta uma narrativa simples e fluída, que fez com que finalizasse a leitura em apenas algumas horas. Laritza possui uma escrita envolvente que nos leva a torcer pela protagonista e vivenciar suas angústias e dúvidas.

Adolescência, escola, amizade, romance, traumas,  são alguns dos elementos que compõem o enredo de O Garoto ao Lado. É uma leitura leve e descontraída, com um leve toque dramático. O tipo de livro ótimo para ser lido após uma ressaca literária.

Sabe quando uma leitura começa despretensiosa, mas aos poucos vai se revelando melhor do que você imagina? Foi exatamente isso que aconteceu. De início pensei que seria apenas mais um típico romance adolescente (o que não seria ruim, pois eu adoro), mas a história se revelou muito mais do que isso e acabou sendo uma grata surpresa.

O que me agradou bastante foram as citações no início de cada capítulo: poemas, frases, trechos de músicas, que deram um charme a mais à história. Shakespeare, Mario Quintana, Caio Fernando Abreu, Lifehouse, John Legend e Ed Sheeran, são alguns dos citados.

A capa me agradou muito, tanto que foi o motivo principal de ter solicitado o livro. As folhas são amareladas, diagramação simples e fonte em bom tamanho. Mais um ótimo trabalho da Editora.





Recomendado!

Beijos. ;)










26 comentários:

  1. Olá! Já faz um tempo que quero ler esse livro, mas nunca vi ele com um preço "comprável", na verdade, nunca vi ele para vender, rs. O livro parece ser bem bacana e a capa é um amor...

    Beijos,
    Leia a resenha de "Lugares Distantes"

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente se eu fosse comprar seria pela capa inicialmente, mas o decorrer da para notar que é um bom livro, parece ser típico como um filme da seção da tarde. Mas leria sem problema.

    ResponderExcluir
  3. adorei a resenha! A capa do livro tambem rsrs. Gostei das frases que você citou aqui tambem. Me interessei por esse livro, ja vou adiciona-lo a minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  4. Já vi esse livro navegando pela internet, e ele me chamou um pouco a atenção. Pela sinopse o enredo dele não aparenta nada muito diferente de outros romances adolescentes, mas parece uma leitura leve que me agradaria muito, sua resenha comprovou minha primeira impressão em parte, pois fiquei bem curiosa com o modo como a história acabou se revelando mais do que você esperava.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Parece ser uma leitura fofa, os personagens estão na fase da adolescência que é um período que já passamos ou vamos passar é muito bom relembrar esses conflitos e inseguranças que sentimos quando lemos um livro assim.

    ResponderExcluir
  6. Oi Li, tudo bem? Tenho visto muitas resenhas positivas sobre o livro, achei a arte linda e instigante. Agora lendo sua resenha vejo que será uma boa leitura, ainda mais que adoro o tema!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  7. Olá, Aline.
    Geralmente não curto esse tipo de leitura que retrata o cotidiano adolescente porque, geralmente, cai em clichês e dramas desnecessários. Porém, sua resenha me fez ter uma nova visão sobre a obra. O fato de ser uma leitura leve e rápida talvez me anime um pouco mais. Porém, não seria algo que leria agora.
    Adoro quando os livros possuem esses trechinhos de outros autores.


    Devido ao ataque hacker sofrido pelo blog, voltamos com novo nome e layout. Venha conhecer! Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Li!
    A capa é linda, e a sinopse me deixou curiosa principalmente por causa do misterioso Nicholas, o garoto ao lado, mas... Típica adolescente com suas insegurança e que não sabe muito bem o que quer? Hum, confesso que não é meu tipo preferido de personagem e não tenho paciência para elas, sem falar no protagonista com atitudes bipolares, esses também não me agradam.
    Enfim, com tantas características que para mim são bastante negativas ficou claro que O garoto ao lado não é pra mim...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Oi eu não conhecia esse livro eu amei a sinopse o livro parece ser bem, gostoso de ler e romântico, é bem o tipo de gênero literário que eu gosto, já coloquei na minha lista de leitura e como sempre sua resenha está incrivel bjs.

    ResponderExcluir
  10. É ótimo quando um livro vai nos pegando aos poucos. Não tinha lido resenha dele ainda, e fiquei interessada. Gostei.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha visto a sinopse e a capa desse livro em um blog (só falta ter sido aqui mesmo kkk é que eu leio tantaaa coisa que ando até confundindo kkk) e eu fiquei doidaaaa por ele,pois amo romances e fico seca por livros assim,pois apesar de amar bad boys eu piro num mocinho tranquilo,fechado e fofo *--*

    Assim como você eu também esperava um livro bem clichê romance adolescente,mas bom saber que ele é mais que isso. Einh,mas deixa eu perguntar,ele têm alguma cena mais quente? Ou nessa parte é beem de adolescente mesmo? rs Por que eu prefiro livro de romance que tenha cenas mais quentes viu...

    Do mais,eu amei a capa,e com certeza vai para a minha lista,vou add no Skoob,também vou dar uma olhada nas resenhas por lá!

    E ah,uma coisa que me chamou a atenção foi a biografia da autora,que diz que lê bastante desde os 6 anos e já aos 12 sabia que queria ser escritora!! Menina prodígio mesmo hein rs Eu sempre gostei de ler,mais só depois dos 12 anos que comecei a me viciar mesmo nesse trem kkkk

    Sucesso a autora,e fico feliz que seja uma autora nacional,mineirinha :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Sempre via esse livro em promoção na saraiva e ficava doida para comprar porém ficava com um pé atrás porque não conhecia a trama, mas após ler sua resenha fiquei completamente encantada com um livro, ainda por aborda um situação muito presente que a separação dos pais, logo vou adquirir esse livro, e espero gostar.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Parece bem fofa mesmo a história!
    E fiquei com vontade de ler e saber como esses dois resolveram os seus fantasmas e terminaram.
    A capa é linda! Faz a gente viajar!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  14. A capa realmente è o que chama atenção primeiramente; eu o compraria pela capa com certeza, rsrs... E ,pela sua resenha, não me arrependeria. Amo livros que nos fazem acredita ser uma coisa e ,com o decorrer da leitura, nos surpreende.
    Pena ter tão poucas páginas...

    ResponderExcluir
  15. Vi algumas outras resenha dele e achei bacana, mas no geral não sei se é um livro que pego. Gosto da ideia da trama, a sinopse é boa e pelo visto até os personagens secundários são bem legais e é bem feito. Só não fiquei muito no clima pra ler agora, acho que mais tarde, talvez, possa estar lendo. Achei legal isso das citações, adoro ler livros assim.

    ResponderExcluir
  16. Definitivamente, não estou no momento pra esse tipo de leitura. Mesmo gostando de livros adolescentes. Esse não despertou minha curiosidade. Sucesso a autora e que ela melhore os pequenos detalhes “não favoráveis”, que seja melhor trabalhado em suas novas obras.

    ResponderExcluir
  17. Esse livro dificilmente me agradaria.
    Não gosto de obras apenas fofinhas e também detesto um clichê. Pior, livros adolescentes me irritam. rs A única coisa que pesa mais a favor é o fato de os protagonistas terem um passado com traumas. Isso pode deixar a obra mais interessante. Porém, acho que dificilmente me faria querer ler a obra.

    ResponderExcluir
  18. Acho que esse livro não me agradaria no momento.
    Os conflitos de uma adolescente cujos país se separaram e se culpa... E um garoto traumatizado...
    Nada contra, já li livros assim e gostei. Mas no momento busco outras leituras.
    Eu gostei da capa, da diagramação.
    Das citações iniciais... Queria lê-las.
    Mas que ótimo o efeito que causou em ti.
    Vou anotar a dica pra quando eu tiver de ressaca ;)

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Já tinha ouvido falar deste livro, mas não me recordo de ter gostado ou não dele. Vou adicionar na lista do Skoob, porque ele parece ser bem legal.
    Beijos.

    potato-purple.blogspot.com
    youtube.com/potatopurpleblog

    ResponderExcluir
  20. Mana fico fiz que tenha gostado do livro mas tenho que dizer a historia não me cativou tanto assim, por isso eu dispenso a leitura. Mas tenho certeza que outras pessoas irão gostar do livro.

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Gostei desse livro, a historia pareceu legal e fiquei curiosa com o passado dos personagens principalmente da Alice e gostei muito das citações, musicas que a autora colocou no começo dos capitulos mas inda não sei se irei ler o livro !!

    ResponderExcluir
  22. Amei a resenha.
    Gostei muito da capa, ja tinha ouvido falar desse livro, porém essa é a primeira resenha que leio sobre ele, achei maravilhoso o enredo que descreveu, espero em breve, poder desfrutar dessa leitura.

    ResponderExcluir
  23. Gostei da resenha, o livro parece ser muito bom mas infelizmente não faz muito o estilo de livro que costumo ler.

    ResponderExcluir
  24. Aiii que fofura!! Amooo demais livros adolescentes, principalmente os que tratam sobre assuntos polêmicos e bem recorrentes, como timidez, abusos, vícios e traumas.
    eu não conhecia ainda o livro, mas quero pra hoje, é bem do que estou precisando!!!!
    bjãooo
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. O que mais chamou a minha atenção nesse livro foram s personagens bem construidos, os amigos, os professores e Benhur(o melhor amiga de Alice, um garoto que ela conheceu em uma sala de bate papo literario), ele é amigo para todas as horas e podemos nos identificar com as conversas deles.

    ResponderExcluir
  26. Fiquei bem curiosa com essa história, adoro esses romances. A capa do livro é linda.

    Abraços :)

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links