terça-feira, 25 de outubro de 2016
15

[RESENHA] Armadilha - Melanie Raabe

Lido em: Outubro/2016
Título: Armadilha
Autor(a): Melanie Raabe
Editora: Jangada
Gênero: Suspense
Ano: 2016
Páginas: 304
ISBN: 9788555390579
Onde comprar: Saraiva  || Amazon
Skoob



Sinopse: Linda, uma escritora best-seller, vive reclusa em sua casa à beira de um lago desde o assassinato de sua irmã mais nova há doze anos. O assassino nunca foi pego, mas Linda o viu de relance, e agora ela acaba de reconhecer seu rosto na TV. Ele é Victor, um brilhante jornalista. Pensando numa saída para pegá-lo, ela escreve um best-seller baseado no assassinato da irmã e concorda em conceder uma única entrevista à imprensa, em sua casa, para Victor. A partir daí tem início um embate perturbador. Cheio de reviravoltas, tensão e terror psicológico.


Biografia: Melanie Raabe nasceu num vilarejo da Alemanha. Especializou-se em mídia e literatura geral e comparada, na Universidade de Ruhr, em Bochum. Depois de se formar, passou a trabalhar como jornalista e, secretamente, começou a escrever livros à noite. Hoje Melanie tem seu próprio blog de entrevistas (www.biographilia.com) e já recebeu vários prêmios por seus contos e roteiros de TV. Armadilha é seu romance de estreia, cujos direitos foram adquiridos por editoras de 14 países e pelo estúdio de cinema TriStar Pictures.


*Livro cedido em parceria com a Editora.






Linda Conrads é uma renomada escritora, tem trinta e oito anos e vive reclusa em sua casa há doze anos, desde que sua irmã foi assassinada. Ela não sai de casa para nada. Charlotte, sua assistente, é quem faz as compras e qualquer outra coisa que ela precise. Além da assistente, ela conta com a amizade de Norbert, seu editor chefe.
Acostumada à vida que leva, ela enfrenta todos os dias seus próprios fantasmas. Um dia, quando estava assistindo ao noticiário na TV, ela reconhece o jornalista como o assassino de sua irmã e, tomada por um desejo de vingança, começa a bolar um plano para atrair o repórter para uma armadilha. Cuidando de tudo detalhadamente, desde a escrita de um novo livro, um romance policial baseado no assassinato da irmã, a fim de atrair o assassino até sua casa com a desculpa de uma entrevista para falar sobre a obra, até técnicas de tortura e persuasão, ela elabora um plano minucioso.
O dia da entrevista chega, e então começa um jogo tenso e perturbador. 

"(...) Sou uma ferida aberta. Sou o odor de carne crua. Estou escancarada." (p. 10)


"(...) O caminho para sair do medo passa pelo medo." (p. 56)


"Meu medo é um poço profundo no qual caí. Movimento-me na água, com os dedos dos pés procuro o fundo, mas não há nada, só a escuridão." (p. 146)


Linda é obstinada e corajosa. Mesmo em sua condição de viver isolada e após todos os traumas pela morte da irmã, ela resolve encarar aquele que ela acredita ser o assassino, sem a ajuda de ninguém. Tudo por conta própria. Tudo bem que a achei corajosa demais em certos momentos, quase beirando a loucura, mas o fato é que apesar de não ser louca no sentido literal da palavra, ela sofre de algumas perturbações psicológicas. A personagem conquista o leitor desde o início e é muito difícil não se angustiar, não ficar nervosa junto com a protagonista. A autora nos possibilita entrar na cabeça da personagem e ver o mundo pelos olhos dela, o que foi fundamental para a trama, apesar de, em muitos momentos, a mente de Linda pregar peças não somente nela, mas no leitor também.

"- Um livro precisa ser um machado para o mar congelado dentro de nós." (p. 52)

Os personagens secundários foram muito bem caracterizados, construídos com personalidades únicas e marcantes. Victor, é um personagem surpreendente, dono de uma certa seriedade e até um pouco irônico, se revelou bastante inteligente e perspicaz. Outro que me agradou bastante foi Julian, um dos investigadores do assassinato.

A história é narrada em primeira pessoa pelo ponto de vista da protagonista. A escrita de Melanie Raabe é totalmente instigante e a autora, com uma riqueza de detalhes, soube desenvolver uma ótima trama, regada à muita tensão e tortura psicológica. A narrativa começa calma, apresentando Linda e a vida que ela leva, e vai seguindo um ritmo mais tranquilo até que toda calmaria vai por água abaixo e turbulências e reviravoltas começam a acontecer. Ela vai nos conduzindo por uma trama intensa,nos deixando mais tensos a cada cena. Em certo momento da história, achei ter desvendado o mistério, mas a partir de então uma grande reviravolta mostra que nada é o que parece ser.

"Muitas vezes, a vida é muito menos espetacular do que a imaginação." (p. 280)

A história conta com um livro dentro de um livro, pois ao longo dos capítulos vamos acompanhando em trechos do romance escrito pela protagonista, detalhes do assassinato da irmã e da investigação. Achei interessante esse detalhe narrativa, pois mesmo sendo uma outra história, com outros nomes e a diferença de algumas situações, no livro de Linda é possível perceber visivelmente os detalhes reais que a protagonista queria passar com seu romance policial.

Suspense, terror psicológico e armadilhas da mente humana, Armadilha é um thriller psicológico de primeira, daqueles que nos deixam tensos e vidrados até o último momento. Perturbador!

Fazia tempo que um livro não me deixava tão tensa. Em diversos momentos da leitura me peguei prendendo a respiração, ansiosa e tensa pela cena que viria.

Adoro a capa, tem tudo a ver com a história. A diagramação é simples, com folhas amareladas, boa fonte e diagramação. Mais um ótimo trabalho da Editora.



Recomendado!


Beijos. ;)


Livro 10 do desafio I Dare You. 
Tema de Setembro: Suspense.




15 comentários:

  1. Olá,
    Adorei saber suas impressões acerca da obra e fico feliz que tenha gostado.
    A premissa é bem interessante e fiquei curiosa para conferir Linda em seu encontro com o possível assassino de sua irmã.
    Acredito que todo esse suspense tornaria para mim uma leitura muito rápida e fluida.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OI Aline, tudo bem?

    Não sou muito de terror psicológico, mas o livro parece ser tão bem construído que confesso que fiquei curiosa! Ótima resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. poxa, nunca tinha ouvido falar desse livro mas o enredo me atraiu de cara...
    e que capa linda omg *-*
    vou anotar a recomendação, preciso fazer essa leitura... ela contém elementos que me agradam bastante num thriller...
    bjs...

    ResponderExcluir
  4. Gente, que livro é esse? se só pela resenha já fiquei super empolgada, querendo saber mais detalhes, imagina lendo o livro?! Com certeza vou colocar na listinha de leituras, preciso saber o que acontece com esse plano maluco q Linda armou!

    ResponderExcluir
  5. Oiii, tudo bem?
    Já tinha visto o livro por aí e ficado bem interessada. Adoro livros neste estilo e se apresenta uma personagem que escreve, melhor ainda ahhahah. Espero conseguir ler e curtir tanto quanto você :)
    E ficar angustiada também, pois já fiquei só com a resenha hahaha. Eita mulher corajosa, mas realmente um bocadinho louca hahaha
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Terminei de ler ontem o e-book, comecei ontem e não consegui parar e já estou preparando a resenha.
    Quantas reviravoltas né? Mas adorei o final.
    Fiquei super feliz com sua resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oiii, tudo bem?
    Que livro mais lindo esse que tu resenhaste, fiquei encantada e apaixonada pela sua resenha, adoraria mesmo de ter a oportunidade de ler, livros cheios de mistérios me encantam <3
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline! Já conhecia o livro e não me sai da cabeça o choque que ela deve ter levado ao reconhecer o assassino da irmã. Eu nem sei o que faria no lugar dela. A dica já está anotada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro e nem a autora, mas sua resenha me despertou o interesse. Adoro thriller psicológico, principalmente esses que nos deixam tensos do início ao fim. A trama parece ser muito bem elaborada e Linda parece ser uma personagem intrigante e perspicaz, fiquei bem curiosa para saber mais sobre a obra.
    Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Aline!
    Essa capa ficou um show! A editora brasileira mandou bem.
    Quem me dera conseguir escrever um best seller só porque quero conseguir uma entrevista. Acho que teria desculpas mais fáceis para atrair o jornalista...kkkk
    Beijos!
    www.gatitaecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas pela sinopse e sua resenha me deixaram curiosas. Não leio muitos livros do gênero, mas pretendo ler mais, já que os que eu li eu adorei.
    Este livro parece que te prende do início ao fim. Muito obrigada pela dica;)

    Bjux ;)
    entrelinhasalways.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Estou pensando em solicitar esse livro, adoro thrillers e esse me chamou bem a atenção, um livro dentro de outro livro.. Gostei da ousadia da personagem e quero saber como as coisas iram se desenrolar.. adoro livro que nos pregam peças, inclusive quando a personagem já se confundo e nos confunde rs' espero ler em breve!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gosto de narrativas que surpreendem assim. Já queria ler o livro, e agora depois de conferir a resenha fico ainda mais empolgada. Eu simplesmente adoro esse suspense todo de saber quem é o assassino e tal. Espero poder ler em breve.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Helloo, Aline! Tudo numa nice?!
    Ah, eu fiquei super empolgada com essa resenha que me deixou curiosa para conferir o livro. Confesso que livros policiais me deixam nervosa para saber o que acontece no final, e eu não gosto disso, mas esse tem um perspectiva diferente já que a protagonista já sabe quem é o assassino de sua irmã, o suspense psicológico acontece é nessa parte o que é interessante, a busca da Linda pela justiça.
    Obrigada pela dica. Adorei.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  15. Oi Li, sua linda, tudo bem?
    Essa é uma das minhas próximas leituras. Fiquei muito empolgada quando você disse que teremos armadilhas da mente. Esse livro deve nos deixar muito ansiosos e sem saber o que realmente aconteceu com a irmã dele. Você me deixou animada quando disse que nada é o que parece ser. Estou louca para ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links