terça-feira, 4 de outubro de 2016
29

[RESENHA] Extraordinário - R. J. Palacio

Lido em: Setembro/2016
Título: Extraordinário
Autor(a): R. J. Palácio
Editora: Intrínseca
Gênero: Young Adult
Ano: 2013
Páginas: 320
ISBN: 9788580573015
Onde comprar: Submarino  ||  Saraiva
Skoob



Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Biografia: R.J. Palacio atua no mercado editorial norte-americano há mais de duas décadas, atualmente com dupla função: designer gráfica durante o dia e escritora à noite. Ela mora em Nova York com o marido, os dois filhos e dois cachorros. Este é seu primeiro livro. Para difundir a mensagem de Extraordinário, a autora iniciou uma campanha antibullying no site www.choosekind.tumblr.com, da qual milhares de crianças já participaram. 



Depois de algum tempo com o livro na estante, finalmente arrumei uma brecha na minha fila de livros e consegui ler Extraordinário. Confira agora o que achei da história.



Extraordinariamente lindo!

August Pullman, o Auggie, tem dez anos e vai para a escola pela primeira vez. Ele nasceu com uma doença que fez com tivesse o rosto todo deformado. Por conta das inúmeras cirurgias que teve que fazer, ele sempre estudou em casa, tendo sua mãe como professora. Mas agora, seus pais acham que já é o momento de começar a frequentar a escola. Auggie, por conta de sua insegurança com relação à sua aparência, não gosta da ideia e tenta convencê-los a não ir, em vão. Resta então encarar mais um grande desafio.

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo." (p. 313)

Auggie é um garotinho muito amável, inteligente e fã de Star Wars. É impossível não se encantar com ele. Apesar de criança, é dono de uma força extraordinária. Não me refiro à força física, e sim psicológica e emocional. Depois de ter passado por todas as dificuldades que passou, a maneira como ele encara as novas situações, mesmo com tanto receio, é demais. Para mim, ele é um verdadeiro herói. Cada passo, cada vitória dele, é emocionante. No decorrer da história, vemos um amadurecimento não só de Auggie, que fica mais confiante, mas também de seus pais, ao verem as atitudes do filho diante dos problemas da nova fase em que está vivendo. Auggie é realmente Extraordinário

"Se eu encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse fazer um desejo, pediria para ter um rosto comum, em que ninguém nunca prestasse atenção. Pediria para poder andar na rua sem que as pessoas me vissem e depois fingissem olhar para o outro lado. Sabe o que eu acho? A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma." (p. 11)

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil." (p. 55)

A família de Auggie é incrível. Seus pais são amorosos, protetores e atenciosos. E sua irmã, Via, sempre o apoiou e defendeu. Todos o amam da forma como ele é.

Dentre os personagens secundários, os que mais me agradaram foram: Os pais, Isabel e Nate; Jack e Summer, novos amigos de Auggie; Via, irmã; Miranda, amiga de Via; e Sr. Browne, professor.

A história é dividida em oito partes e narrada em primeira pessoa pelo ponto de vista principalmente de Auggie e também de outros personagens, o que me agradou bastante, pois possibilitou conhecer vários pontos de vista da história. R. J. Palacio possui uma escrita cativante e fluída, que faz com que a leitura flua rapidamente. A autora aborda o tema bullying de uma maneira que não deixa a narrativa pesada, mas mostra o que tem que ser mostrado, sem mascarar o problema.

"(...) Estava procurando um espacinho onde eu pudesse desaparecer. Queria poder cair em um buraco: um pequeno buraco negro que me engolisse." (p. 83)

"- (...) A questão é que todos temos que lidar com os dias ruins." (p. 122)

"(...) É engraçado como às vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante." (p. 222)

Na história fica evidente o quanto as crianças podem ser cruéis quando querem, mas vemos também, a força das amizades verdadeiras.

Amizade, família, apoio, amor, gentileza, superação... Extraordinário é um livro que me conquistou logo no início. É o tipo de livro que mexe muito com a gente e nos faz pensar. Sabe aquela leitura envolvente e repleta de lições? Assim é Extraordinário. Mais um da série: Livros que todos deveriam ler.

Lindo, emocionante, maravilhoso, sensacional! Não existem palavras suficientes para descrever quão Extraordinário é este livro. Terminei a leitura querendo agradecer à autora por ter me apresentado Auggie.

A capa é pertinente à história. As páginas são amareladas, fonte e espaçamento em bom tamanho, ótima revisão e a diagramação conta com ilustrações e frases no início de cada uma das oito partes da história. 





Mais do que recomendado!


Beijos. ;)



Livro 9 do desafio I Dare You. 
Tema de Setembro: Colegial.






29 comentários:

  1. Olá!
    Excelente resenha. Também curti bastante o livro. Comecei a ler sem grandes pretensões e no fim adorei.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
  2. Oie

    Esse livro é muito lindo!!! Eu li em um dia só!!
    Gostei muito disso de mostrar os pontos de vista dos outros personagens. Com certeza um dos meus favoritos.
    O trabalho da editora ficou perfeito.
    Excelente resenha!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Li! Que bom que finalmente leu esse livro. Eu também demorei a ler e, quando li, tive a mesma sensação que você. Que livro maravilhoso! Espero que a adaptação consiga fazer jus a ele.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu tenho esse livro aqui, já ouvi falar tão bem, mas também ainda não li. Está na lista de espera há tempos e eu nem sabia do que se tratava a história! Mas agora que li sua resenha achei incrível! Deve ser realmente te extraordinário! ❤ vou passar ele na frente de outros aqui rs
    Também adoro livros com a visão de vários personagens, muitas vezes a história fica mais "completa".
    Beijos beijos

    www.livroseafetos.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Li.
    Esse livro é uma daqueles que a gente indica para todo mundo né. Ele parece ser um livrinho bobinho, mas é tanta lição que podemos tirar dele.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  6. acredita que eu tenho esse livro há um boooooom tempo e ainda não pintou a vibe pra ler? hehehe vou tentar tirar da estante, como você fez com sua edição, e espero me emocionar com a história, que pelo que vc falou na resenha, traz grandes lições... bjs ^^

    ResponderExcluir
  7. Olá nunca li esse livro, mas só vejo pessoas encantadas e comentários tão lindos quanto o seu. Acho que estou me preparando para esse livro, estou pelas beiradas até chegar o dia que irei me apaixonar por ele. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Eu já li o livro e adorei, apesar de ter achado um pouco clichê em alguns casos. É uma história com bastante lições. Estou ansioso pelo filme que irá sair.
    Até mais!

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline, tudo bem?

    Eu preciso arrumar um tempinho pra ler. Eu acho a capa bem interessante e que bom que vc gostou! Também quero ver a adaptação!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oláá!!
    Ah, não sei como, mas a história desse livro já me contagiou. Fiquei aqui achando lindo o que você escreveu na resenha e estou doida para ler!
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu li esse livro há tempinho e confesso que não lembro muita coisa, o que é uma pena, pois hoje em dia vejo muitas pessoas elogiando e completamente emocionadas com a leitura, quando eu não me recordo de quase nada hahaha. Devo relê-lo qualquer dia e estou querendo assistir ao filme também. Beijos!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  12. Oiiii, tudo bem?
    Eu já li esse livro, mas diferentemente da maioria dos leitores, não curti muito :(
    Concordo que ele realmente passa lições indas, mas não curti a narrativa. Acho que por isso estou tão ansiosa pelo filme :)
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Li, certa vez comecei a ler este livro e me lembro de me conectar com a história logo no início, mas eu estava em uma viagem e acabei deixando ele de lado e até hoje não voltei a ler. Mas definitivamente é um livro que lerei assim que a pilha de parcerias acabar. Pensei que não fosse gostar muito pois alguns Sick Lit andaram me irritando, mas do pouco que li já me senti exatamente como você disse que se sentiu na sua leitura. Este parece mesmo ser um livro extraordinãrio

    ResponderExcluir
  14. Oii Li, tudo bem?
    Menina eu to apaixonada por essa sua resenha, fiquei encantada com essa obra, mas ainda não tive oportunidade de realizar a leitura, mas está entre os meus queridinhos de desejados.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Eu li esse livro já faz algum tempo e posso afirmar: é realmente extraordinariamente lindo! Não é uma história que tem muitas reviravoltas ou uma escrita detalhista e completa, mas a lição que nos alcança, foi o que me deixou emocionada do começo ao fim. Recomendo essa leitura para todos.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Esse livro é realmente extraordinário! Uma leitura leve, agradável e que aborda temas densos como o bullying. Deveria ser uma leitura obrigatória em todas as escolas, principalmente para as crianças que tem a mesma fase de idade do Auggie. É impossível realizar essa leitura e não extrair ao menos uma lição positiva, vale a pena!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oie Li!
    Acho que é o livro que mais li resenhas na vida e até hoje não li o livro, acredita? Eu não sei porque não pego ele de vez para ler, fico enrrolando! A cada resenha que leio, gosto ainda mais do livro e me encanto mais pelo Auggie!
    Que bom que você gostou tanto! Eu espero sentir tudo isso quando terminar de ler também!! Parabéns pela resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Sempre tive muita vontade de ler a obra, mas estou enrolando e ando precisando de um empurrãozinho para iniciar antes de assistir ao filme.
    Auggie realmente parece ser um protagonista incrível pelo fato de ser amável e muito inteligente e estou curiosa para saber como ele passou por todas essas situações.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Extraordinário é um livro que a maioria dos leitores gosta e recomenda, tenho certa curiosidade em ler, principalmente depois de ler a resenha, afinal, o livro te tocou profundamente e tenho para mim, que será uma leitura comovente, fluída e muito envolvente, apesar dos dramas não estarem presentes nas minhas leituras, gosto de ler livros com essa temática de Extraordinário e espero futuramente, suprir minha curiosidade.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  20. Nossa, quero muito ler esse livro! Pessoal fala muito bem da obra e tem quotes lindos, além da história ser emocionante e que vai me fazer chorar muito.
    Quero fazer a leitura antes do filme, então vou tentar fazer até o começo do ano que vem e espero gostar como você.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi Li!
    Realmente esse livro é maravilhoso, é extraordinário assim como o nome rs
    Eu resolvi comprar depois de tudo que li sobre ele e não me arrependi, a história é tão simples e mesmo assim passa uma história tão bonita que eu fico até boba. A autora trata tudo com uma suavidade incrível e tem tantas frases que me marcaram... É um livro apaixonante e fico feliz que você também tenha gostado dele!
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Eu estou para ler esse livro há séculos, já tenho na estante, mas tenho que passar na frente de outras leituras também, quero mais tempo! :( rsrs
    Eu imagino que deve ser uma história muito sensível e rápida de ler. Fico com pena antes de começar pelo personagem. rsrs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  23. Eu amei Extraordinário! Foi um livro que me pegou de jeito logo no início e me deixou vidrada. Chorei, sorri, me apaixonei por Auggie e sua história! <3 E é um livro que indico pra muita gente, afinal tem uma história que é repleta de lições lindas! <3
    Inclusive, falei sobre ele em uma das minhas muitas conversas com meus alunos e eles ficaram curiosos pra conhecer mais. Como ainda são crianças (tem 7/8 anos), contei por alto e falei a respeito do filme. A empolgação deles foi tão grande que estou pensando em ler pra eles.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi flor!
    Fico tão feliz quando leio resenhas desse livro, é um livro encantador que TODOS deveriam ler, Auggie nos ensina tantas coisas boas, ele tem uma força e um amor extraordinário que é capaz de transformar as pessoas a sua volta. Que bom que foi uma leitura maravilhosa!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem? Esse livro é simplesmente incrível, fico muito feliz quando vejo que mais alguém leu ele. Se eu pudesse, faria dele leitura obrigatória.

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio de 3 KITS

    ResponderExcluir
  26. Ai que pecado... ainda não li esse livro... preciso resolver isso!!! A cada resenha me apaixono mais!! Parabéns pelo post!

    bjss
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá.
    Acho que não vi uma resenha falando mau sobre esse livro. Amo histórias que passem mensagens de superação, amizade e família. A escola é uma fase que marca qualquer criança para o bem ou para o mau.
    Um dia ainda vou ler esse livro.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  28. Comprei o livro recentemente, porém ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Mas devo dizer que sua resenha (maravilhosa, por sinal) me deixou louco para ler. E espero me encantar tanto quanto você e a maioria dos que o leram. Beijos, adorei o blog.

    ResponderExcluir
  29. Todo trabalho que Jacob faz reflete sua preparação e talento. Em Refém Do Medo acho que Jacob Tremblay fez um trabalho excepcional e demonstrou suas capacidades, é um filme que vale muito a pena ver. Ele sempre surpreende com os seus papeis, pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções. Não há dúvida de que muitas pessoas vão se lembrar dela como um Jacob Tremblay filmes. Adoro porque sua atuação não é forçada em absoluto. Cada um dos projetos deste actor supera a minha expectativa. Eu sem dúvida verei novamente.

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links